Iniciar sessão ou registar-se
    • jlmfr
    • 26 fevereiro 2015

     # 21

    Recebia as 2 propostas há minutos. :9 Come é que eu adivinhei que iria receber as propostas alguamsa horas antes... :))) LOL

    Aparentemente são 3, no entanto, na prática são 2: 2ª a proposta é decomposta em 2: 1 fornecedor do material em zinco (melhoria face ao atual em chapa - discutível) e a que instala e coloca o material ( do mesmo dono da empresa de condomínio) :))) Como é que adivinhamos, mais uma vez. :))).

    Confirma-se: 3 vezes mais que as que eu arranjei em 2 dias, pesquisando por conta própria!!! Uma vergonha, no mínimo :(
    • jlmfr
    • 26 fevereiro 2015

     # 22

    Alguém , por favor, me pode ajudar relataviamente ao seguin:

    "Tendo a empresa atual realizado obras em 2014 sem consentimento dos condóminos (pintaram ainda o teto falso de um condómino) e tendo substituído todas antenas no condomínio (melhoria) para melhor recepção de TDT segundo alegam, (não notei diferença), sendo que o relatório de contas foi aprovado por unanimidade em Setembro ( apenas apresentaram as contas no próprio dia) pelo que deveria ter reclamado nessa altura (mea culpa). Entretanto, informei-me melhor e, considerando que o telhado foi quase todo mudado em 2013 (devido a tempestade", sendo que no contrato assinado, temos 5 anos de garantia, ao efetuarem obras nos locais cobertos pela garantia da empresa anterior, a mesma foi anulada, correto?

    Entretanto,só recebi hoje as propostas reunidas pela empresa, apesar de pedidas há mais de 1 semana. Em 2 dias, consegui orçamentos para o mesmo fim, a 1/3 preço agora proposto ! Considerando todas estas "ilegalidades"/inconformidades, apesar do prazo para reclamações relativas à anterior assembleia de Agostojá foi em muito ultrapassado, há razões fundadas para destituir esta administração e assumirmos nós a gestão do prédio?

    A eventual eleição posterior de nova administração não está na ordem de trabalhos.

    Obrigado.
  1.  # 23


    Aparentemente são 3, no entanto, na prática são 2: 2ª a proposta é decomposta em 2: 1 fornecedor do material em zinco (melhoria face ao atual em chapa - discutível) e a que instala e coloca o material ( do mesmo dono da empresa de condomínio) :))) Como é que adivinhamos, mais uma vez. :))).



    Confirma-se: 3 vezes mais que as que eu arranjei em 2 dias, pesquisando por conta própria!!! Uma vergonha, no mínimo :(


    Se tem dúvidas, informe os seus vizinhos. Peça tempo para estudar, fale com os fornecedores, compare detalhes e procure eventuais omissões de trabalhos que possam justificar diferenças de preço. No final de tudo, escolham o que dê mais garantias - não esqueça que fazer obras sabendo que não vai ser responsabilizado daqui a uns tempos fica mais barato.



    PS : Só por curiosidade, em que zona do país fica o seu prédio?
  2.  # 24


    "Tendo a empresa atual realizado obras em 2014 sem consentimento dos condóminos (pintaram ainda o teto falso de um condómino) e tendo substituído todas antenas no condomínio (melhoria) para melhor recepção de TDT segundo alegam, (não notei diferença), sendo que o relatório de contas foi aprovado por unanimidade em Setembro ( apenas apresentaram as contas no próprio dia) pelo que deveria ter reclamado nessa altura (mea culpa).

    Aprovou, está aprovado.


    Entretanto, informei-me melhor e, considerando que o telhado foi quase todo mudado em 2013 (devido a tempestade", sendo que no contrato assinado, temos 5 anos de garantia, ao efetuarem obras nos locais cobertos pela garantia da empresa anterior, a mesma foi anulada, correto?

    Não necessariamente. Para se esquivarem da garantia, teriam que estabelecer uma relação entre os trabalhos feitos por terceiros e o defeito entretanto surgido.


    Entretanto,só recebi hoje as propostas reunidas pela empresa, apesar de pedidas há mais de 1 semana. Em 2 dias, consegui orçamentos para o mesmo fim, a 1/3 preço agora proposto ! Considerando todas estas "ilegalidades"/inconformidades, apesar do prazo para reclamações relativas à anterior assembleia de Agostojá foi em muito ultrapassado, há razões fundadas para destituir esta administração e assumirmos nós a gestão do prédio?

    A mudança de administração não depende de qualquer outra razão que não a mera vontade dos condóminos. Qualquer administração, por melhor e mais cumpridora que seja, pode ser substituída por mera votação dos condóminos.


    A eventual eleição posterior de nova administração não está na ordem de trabalhos.

    Se não há na ordem de trabalhos o ponto "eleição de administração" (não precisa de ser "nova", porque eleição pressupõe escolha), a melhor forma é convocarem uma nova reunião para o efeito.
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2015

     # 25

    Bom dia a todos.
    Ontem foi a reunião. Foi "dura" , :) uma vez que confrontei a administração com todas as irregularidades que detei , acima indicadas. Apenas me enviaram a mim as proposta 2 horas antes da reunião, sendo que na reunião apenas apresentaram ( falando) os valores totais e propostas obtidas, nao distribuindo cópias por ninguém! Dos 14 condóminosestieram presentes12. Infelizmente ninguém percebe quase nada, sendo que eu apresentei todos os argumentos factuais Quase hora e meia a falar e parece que estavam contra mim em vez de questionarem a empresa!!! Temos um contrato que garante 5 anos de garantia. Querem mexer em quase todo o telhado/ caleiros elegando problemas nos caleiros ( necessário substituir apenas cerca de 10 metros) Incluindo substituir rufos e telas de 16 chaminés ! Colocados ha 2 anos e impecáveis !! Consegui que aprovassem a apresentcão de propostas alternativas por mim apena (!!!!) Escrevendo em acta que tinha 15 dias para apresentar quando o limite sao 30. Naturalmente nem assinei a acta! Todos os restantes assinaram!!Indiquei ainda que consegui propostas ainda iniciais por cerca de 40 % do preço por eles apresentado com as mesmas características , pelas empresas mais conceituadas da zona e não de "vão de escada"!!! Aparentemente as pessoas querem estourar dinheiro sem necessidade ou há alguma coisa que me escapa!!!). Aliás, aprovaram a constituição de um fundo para o efeito ( a iniciar a1de Março ) apenas para ir juntando dinheiro para a obra que ainda nao foi aprovada e decidida! !!!!É verdade!Ao que nós chegamos! Evidentemente que não irei transferir qualquer quantia!

    Penso que sei qual a razão : Estou em vias de comprar uma casa ( prazo máximo de 1 ano a mudanca) ao lado deste prédio, do mesmo contrutor que ainda tem 2 fracções no predio atual ! Irá ser uma permuta. Esteve presente na reunião e indicou que eventualmente alguns metros precisaria de ser mudados! Aliás um dos condóminos disparou esta " boca" na reuniao. Resume- se a inveja do meu ponto de vista.

    Desculpem o desabafo mas " quem não se sente não é filho de boa gente".

    Agradeço a Ajuda possível! !!

    Colocado por: luisvv
    Aprovou, está aprovado.


    Não necessariamente. Para se esquivarem da garantia, teriam que estabelecer uma relação entre os trabalhos feitos por terceiros e o defeito entretanto surgido.


    A mudança de administração não depende de qualquer outra razão que não a mera vontade dos condóminos. Qualquer administração, por melhor e mais cumpridora que seja, pode ser substituída por mera votação dos condóminos.


    Se não há na ordem de trabalhos o ponto "eleição de administração" (não precisa de ser "nova", porque eleição pressupõe escolha), a melhor forma é convocarem uma nova reunião para o efeito.
  3.  # 26

    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2015

     # 27

    Colocado por: jlmfrNaturalmente nem assinei a acta!

    Porquê?

    Colocado por: jlmfrEvidentemente que não irei transferir qualquer quantia!

    Porquê?

    Eu não votei PSD. Terei que pagar impostos aprovados ou criados pelo PSD?
    Percebe?
  4.  # 28

    Querem mexer em quase todo o telhado/ caleiros elegando problemas nos caleiros ( necessário substituir apenas cerca de 10 metros) Incluindo substituir rufos e telas de 16 chaminés ! Colocados ha 2 anos e impecáveis !!


    Atenção, em teoria não é descabido - substituir caleiras pode perfeitamente implicar levantar telhado e/ou refazer telas. Por isso lhe disse para ver os detalhes..


    Aliás, aprovaram a constituição de um fundo para o efeito ( a iniciar a1de Março ) apenas para ir juntando dinheiro para a obra que ainda nao foi aprovada e decidida! !!!!É verdade!Ao que nós chegamos! Evidentemente que não irei transferir qualquer quantia!


    Não é descabido começar já a preparar o pagamento da obra. E se a deliberação não for ilegal, vincula todos os condóminos, incluindo quem não a aprovou.


    Escrevendo em acta que tinha 15 dias para apresentar quando o limite sao 30. Naturalmente nem assinei a acta!

    Não sei a que limite de 30 dias se refere, mas se a Assembleia estabeleceu 15 dias, trate disso nesse prazo.
    Quanto à acta, deve:
    a) assiná-la, se reflecte o que se passou na Assembleia, e se retrata adequadamente as posições expressas pelos intervenientes - independentemente de discordar das deliberações tomadas.

    b) exigir a rectificação de eventuais inexactidões, se for o caso.
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2015 editado

     # 29

    Colocado por: jlmfr Naturalmente nem assinei a acta!


    Colocado por: FD
    Porquê?

    Simplesmente por não reflectir o que se passou na acta, apenas e só! Tenho por hábito, não assinar documentos sobre os quais discordo. Se não quiseram incluir tudo o que realmente se passou, não assino e ponto final! Nem que venha o PR!

    Colocado por: jlmfr Evidentemente que não irei transferir qualquer quantia!


    Porquê?
    Eu não votei PSD. Terei que pagar impostos aprovados ou criados pelo PSD?
    Percebe?


    Se o condomínio tem já uma verba quase suficiente para a eventual empreitada, porque carga de água é necessário o Fundo? Somos obrigados a transferir um montante indicado pela administração, indiscriminado para uma eventual obra ainda não definida/decidida e aprovada? Estamos na República das bananas??
    Tudo o que um condomínio decide é letra de lei?? Se se lembrarem de colocar 50.000 € num fundo, sem haver decisão final quanto ao montante e obra, pagamos? Se este é o caso, por mim podem pedir 500 € ou 1 milhão. Que enviem para tribunal! Para isso é que eles existem!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  5.  # 30

    Mais uma vez... :P
    Concordam com este comentário: LuisPereira
      carneiro contra mão.gif
  6.  # 31

    Colocado por: jlmfr


    Simplesmente por não reflectir o que se passou na acta, apenas e só! Tenho por hábito, não assinar documentos sobre os quais discordo. Se não quiseram incluir tudo o que realmente se passou, não assino e ponto final! Nem que venha o PR!




    Se o condomínio tem já uma verba quase suficiente para a eventual empreitada, porque carga de água é necessário o Fundo? Somos obrigados a transferir um montante indicado pela administração, indiscriminado para uma eventual obra ainda não definida/decidida e aprovada? Estamos na República das bananas??
    Tudo o que um condomínio decide é letra de lei?? Se se lembrarem de colocar 50.000 € num fundo, sem haver decisão final quanto ao montante e obra, pagamos? Se este é o caso, por mim podem pedir 500 € ou 1 milhão. Que enviem para tribunal! Para isso é que eles existem!
    Concordam com este comentário:de jesus mendes


    Os tribunais existem para fazerem justiça ou desfazerem injustiças e não deviam servir para resolver "arrufos" entre vizinhos.
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2015

     # 32

    :)) Sabe bem descontrair um pouco!!

    Descreve exactamente o que se passa. Os vizinhos podem até tomar a decisão que bem entenderem, até a mais cara (com o mesmo serviço, garantias, etc...), o que para mim revela apenas estupidez e tacanhez. No entanto, evidentemente que farei tudo o que estiver ao meu alcance para impedir. Pode ser inglório, até. No entanto, acho mais correto por os pontos nos "is" transmitir a todos os factos, cara a cara do que me tomarem por idiota. Perante todos assumi o meu ponto de vista ( esta é minha postura na vida). Podem naturalmente não estar de acordo mas pelo sou frontal e exponho as coisas come elas são de forma correta evidentemente, para não ficara a pensar "Se tivesse falado...."..

    Fiquem bem :)


    Colocado por: Erga Omneshttp://1.bp.blogspot.com/-DphwTLAUs1c/T8Ka-colVZI/AAAAAAAAAKY/Z3ikLeEzU5A/s640/carneiro+contra+m%C3%A3o.gif
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2015

     # 33

    Colocado por: LuisPereira

    Os tribunais existem para fazerem justiça ou desfazerem injustiças e não deviam servir para resolver "arrufos" entre vizinhos.


    Se eu considero uma injustiça, outros não consideram. No entanto estou no meu direito , ainda ou não?
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2015 editado

     # 34

    .....
  7.  # 35

    Caros foristas,

    Uma vez que o condomínio já juntou algum dinheiro nos ultimos anos, por exemplo podem recusar utilizar esse dinhriro para obras ( não faz sentido na minha opiniao) , obrigando que a obra s realizar sejs paga com dinheiro de um novo funfo criado para efeito?
    Ou seja, se a obra custar 5000 euros, sendo que o fundo reserva tem 2000, podem decidir em maioria não utilizar edinheiro para obras e obrigar ( desde que maioria) a colocar a totalidade fos 5000 euros em vez de colocarmos apenas 3000 em falta?. Não faz sentido, mas já espero tudo ( uma vez que é do conhecimento que irei sair desta casa em 1 ano e a inveja é muito feia.....)


    Obrigado.
  8.  # 36

    Boa tarde,

    Uma vez que o condomínio já juntou algum dinheiro nos últimos anos, por exemplo podem recusar utilizar esse dinheiro para obras ( não faz sentido na minha opiniao) , obrigando que a obra as realizar sejam paga com dinheiro de um novo fundo criado para efeito?

    Ou seja, se a obra custar 5000 euros, sendo que o fundo reserva tem 2000, podem decidir - em maioria - não utilizar dinheiro para obras e obrigar ( desde que maioria) a colocar a totalidade fos 5000 euros em vez de colocarmos apenas 3000 em falta?


    Obrigado.
    •  
      FD
    • 4 março 2015

     # 37

    Podem, desde que a decisão seja da maioria.
  9.  # 38

    Colocado por: FDPodem, desde que a decisão seja da maioria.


    Não sei a lei sinceramente, mas se é como diz, acho que não tem lógica. Pode haver quem não tenha possibilidades de contribuir com a sua parte, pelo que usando o fundo já existente, certamente que seria menos penoso para essas pessoas
  10.  # 39

    Obviamente o FCR é feito para obras de conservaçao, se teem dinheiro em caixa, esses euros estao em conta ja para essas obras!ou entao a grande maiorio desses condominos nem tao pouco sabem o funçionamento desse FCR? eu nao assinava nada! e impunhava a deçisao, se esse fundo nao for vertido nas obras de conservaçao do edifiçio, evidentemente so se houver maioria que concorde com esse facto, nessa altura serei obrigado de abdicar
    • pom
    • 4 março 2015 editado

     # 40

    Colocado por: Rodri12

    Não sei a lei sinceramente, mas se é como diz, acho que não tem lógica. Pode haver quem não tenha possibilidades de contribuir com a sua parte, pelo que usando o fundo já existente, certamente que seria menos penoso para essas pessoas


    O nº 1 do artº 4 do 268/94 é claro.
    Obriga à constituição do fundo para custear as despesas que jlmfr refere. Se eu tivesse contribuído para o fundo, desde o seu inicio ou depois, nenhuma maioria me obrigaria a não utilizar a minha parte do mesmo e a constituir outro fundo para o mesmo fim.
    Concordam com este comentário: Rodri12
 
0.0290 seg. NEW