Iniciar sessão ou registar-se
    • kote
    • 31 maio 2013 editado

     # 1

    Bons dias. Depois de fazer a rega e nivelar o terreno chegou a hora de meter o escalracho ou gramão. Tenho as seguintes dúvidas, sobre as quais gostaria de ter a V/ opinião:

    1) de quantos em quantos cm deverei "espetar" as pontas de gramão?

    2) disseram-me que poderia semear um pouco de relva, que assim ficaria com o jardim verde mais rapidamente e depois o gramão começaria a crecer e "eliminava" a relva.

    3) é necessário fazer algum tratamento à terra? se sim com quê? adubo, estrume?

    Obrigado

    (a área a ajardinar serão 200m2)
  1.  # 2

    bom dia

    o espaçamento depende de quao rápido queres que ela feche :) enterre bem o escalracho senao a pisar começam a sair. isso de juntar outras sementes tambem e boa ideia como disse, tal como adubar.
  2.  # 3

    ok.mas qual a distância média que se costuam usar?
  3.  # 4

    eu uso uns 20 cm..
  4.  # 5

    E qual a ordem de plantar/semear? Primeiro planto o gramão e depois coloco as sementes e meto areia por cima delas, ou começo pelas sementes?
  5.  # 6

    isso ja nao sei :D mas se fosse eu plantava as sementes primeiro para poder mexer na terra a vontade.
  6.  # 7

    também era a minha ideia :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LikeSnowinJuly
    • eu
    • 31 maio 2013

     # 8

    Não é obrigatório plantar a grama, também a pode semear... é que plantar grama dá uma trabalheira descomunal...
  7.  # 9

    mas ai já nao é grama ne? é o tal kyruku ou la como se escreve
  8.  # 10

    Até que altura do ano posso plantar o gramão?
    • eu
    • 2 junho 2013

     # 11

    Colocado por: koteAté que altura do ano posso plantar o gramão?

    Esta é a altura ideal...
  9.  # 12

    OK. Digamos que que este mês é o ideal? estou a acabar mesmo a tubagem e a começar a alisar a terra...
    • eu
    • 2 junho 2013

     # 13

    Colocado por: koteOK. Digamos que que este mês é o ideal?

    Na realidade, o ideal é o mês de Maio, mas este ano foi muito frio...
  10.  # 14

    Aproveitando o tópico: tenho na frente da casa 2 zonas de jardim conforme esquema abaixo.

    zona 1: 14m x 8m

    ----------------------------
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    ----------------------------


    zona2: 13 m x 9m

    ----------------------------
    | |
    | |
    | |
    ----------------------------

    Pretendo colocar uma cada uma das zonas além do gramão, uma arvóre. Inicialmente pensei em oliveiras, mas os preços das oliveiras grandes e com alguma idade não é muito simpático.

    Que outras árvores poderei colocar? Quais as vossas sugestões?
    • eu
    • 3 junho 2013

     # 15

    Colocado por: koteQue outras árvores poderei colocar? Quais as vossas sugestões?

    Mas o que pretendes? Com flor ou sem flor? Folha caduca ou perene? Pequena ou grande?

    Tu é que sabes o que queres. Vai a um viveiro ver o que gostas...
  11.  # 16

    Já fui. Dos que vi gostei dos Acer e das Magnolias. Mas pelo que apercebi são de folha caduca. Entretanto delbrei-me umas arvores que têm folha verde, depois passa a vermelha e por fim vermelha, mas não sei o nome. Procurava algo que desser cor.
 
0.0199 seg. NEW