Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Agradecia a vossa opinião / comentários "construtivos" acerca desta planta.
    Antes que batam no "ceguinho" a dimensão da bancada da cozinha está errada, o seu comprimento é mais curto, alinha com a porta da cozinha (porta que dá para o exterior - alpendre Nr. 18), isso já foi corrigido só não tenho aqui a última versão :)


    Cumprimentos,
    Drodrigues
  2.  # 2

    Aqui vai uns comentários... parece que sou eu que vou abrir as hostilidade ;-)

    Onde é a construção/zona?

    1. Anexo
    1.1. vejo que prevê um forno e churrasqueia. Se a ideia é de cozer pão, dá muito jeito ter um apoio à pá que coloca o pão dentro do forno enquanto esta recebe a massa. Para isso, sugiro colocar por exemplo uma bancada do lado direito do forno (encostada à IS) para facilitar o apoio e também é mais uma área de trabalho.

    1.2. Daria muito jeito vindo do alpendre ter uma porta directa para a garagem onde terá a lenha para o forno/churrasco :-)

    1.3 Uma janela na garagem daria, para além de iluminação, circulação de ar à mesma.

    1.4. Não se esqueça do extractor na IS.

    2. Casa
    2.1. Cadê o norte? :-)

    2.2. O escritório tentaria fazê-lo de maneira que, no futuro fosse possível transformar num quarto. Não sei se tem as medidas para tal e nem sei se precisará :-).

    2.3. No hall, ou colocava uma porta com algum vidro (fosco/pastel) ou colocava um vidro estreito (fosco/pastel) na vertical ao lado da porta para dar iluminação ao hall.

    2.4. Roupeiro no hall, boa escolha. Tente colocar lá dentro os quadros eléctricos (depois da vistoria :-)).

    2.5. Se for usar um painel com CF e o depósito ficar na sala das máquinas, era de deixar um ralo para o caso de haver uma fuga de água (será necessário? creio ter ouvido alguém se queixar que teve uma inundação devido a uma fuga... vale o que vale)

    2.6. Tendo em conta a sala, a cozinha é muito pequena (é quase do tamanho da casa das máquinas!). Somos quatro em casa e nas nossas refeições ocupamos uma mesa rectangular bem maior que essa redonda. Há sempre o pão, os tachos/panela, as bebidas, o fruteiro .... E essa bancada não sei será muito prática no dia a dia... Também me parece que tem pouca arrumação/armários...

    2.7. O anexo está na direcção da porta da cozinha? Se não está... deveria :-)

    2.8. Ao entrar em casa com as compras, tem de passar pela sala. Não é prático e irá sujar a sala com os pés se não tiver muito cuidado... A sala terá chão flutuante/madeira ou mosaico?

    2.9. Imagina levantar-se numa noite fria de inverno e ter de ir à cozinha passando por uma sala enorme gelada?

    2.10. Nalguns cantos vejo um circulo a fazer com que a esquina deixe de ser um ângulo recto. É para passar um tubo com as águas do telhado/cobertura? Se sim, veja se isola isso bem (ruídos/infiltrações) e veja se não prejudica o isolamento das paredes (pontes térmicas). Gostará de ver assim os cantos?

    2.11. IS 12, Não colocava a sanita e bidé na parede exterior. E muito menos debaixo de uma janela :-)

    2.12. O que é aquilo que dá para a suite da sala das máquinas? Uma parede em vidro?! Fosco/pastel, certo? Gosta?

    2.13. O jardim de inverno (será?) só é visível para quem está a entrar na suite ou na IS da mesma... um pequeno luxo :-)... O vidro/caixilho deverá de ser bem pensado (laminado/duplo/isolamento)

    2.14. A suite, é enorme! Vai ser difícil /ou não :-) ter um ambiente quente...

    2.15. Preveja à volta da casa um passeio com cerca de 1,20m se possível construído aquando da laje do piso a fim de evitar rachas na ligação à parede exterior. Para além de compor a casa (gostos), evita que quando chover, a água ao cair na terra suje logo as paredes e também possibilita dar a volta à casa no inverno sem sujar os pés (por exemplo ir regar o jardim ou para um pequeno passeio :-)).

    Resumo:
    - para 3 quatros e uma suite, estamos a falar em teoria, de 5 a 6 pessoas... não sei se no dia a dia é prático utilizar a cozinha ou a sala para as refeições. Reveja isso, se pretender uma cozinha pequena, tente tornar o acesso à sala mais fácil (porta mais larga e de frente à área da refeições por exemplo).
    - não gosto da ideia de ter de aceder a cozinha tendo de passar pela sala, tanto dos quartos como da porta da rua. Já viu o que é entrar para a cozinha com os sacos das compras num dia de inverno, passando pela sala, e deixando marcas por onde passou... ou levar o lixo para a rua e ter de passar pela sala com o saco a pingar :-)
    - ponderava tornar aquele jardim que dá só para a suite, visível para a sala por exemplo...
    - não conheço o estado do projecto, a implantação/localização, nem os seus hábitos e gostos mas... eu ponderava em falar com o arquitecto/desenhador e pedia uma nova organização espacial das divisões.
  3.  # 3

    A mim parece-me que aí muitos cantos e recantos e muita esquina que levam a desperdício de área. Acho que vai levar umas ripadas valentes dos experts daqui do fórum. Mas não leve a mal....vai aprender muito e vão ajudá-lo. Eu também levei... e alterei muita coisa ao projecto inicial com a ajuda deste fórum.

    Sinceramente acho que lhe vão dizer para reformular por completo essa planta, pois parece-me que está muito má. Parece-me que tem acesso complicados as divisões e por vezes acessos difíceis dentro das mesmas divisões. As louças dos wcs dos quartos parecem-me mal distribuídos. Acho aquela entrada da suite um desperdício ainda por cima com os roupeiros no meio do caminho. Na sala também me parece haver um desperdício de área... etc, etc.....
    Boa sorte!!!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 4

    Boa noite,

    Entretanto fizemos algumas alterações que só agora reparei que não estavam neste desenho que aqui coloquei, a churrasqueira e forno foram colocados na parede exterior da cozinha,virando para o alpendre (Nr.18)
    No anexo fica apenas garagem,depois WC de apoio à futura piscina e casa das máquinas (sala onde tem a bomba do furo)

    O escritório é mesmo para ser escritório como tal,está fora de hipótese transformá-lo em quarto, somos apenas 3 em casa,tenho portanto 2 quartos de momento vazios :)
    A cozinha para 3 pessoas parece-me ter espaço suficiente,sempre que tiver visitas, usarei casa de jantar, é para isso mesmo que serve uma sala grande,quanto aos armários tem bastante arrumação,isso posso lhes garantir ;)
    Todas as IS vão ter extractores.

    A saída do lixo e também a entrada de compras, ora se tenho a garagem ao fundo do terreno, o mais certo é sair /entrar pela porta que dá acesso directo à cozinha e não pela porta principal de entrada.

    o objectivo da planta foi ter a area social afastada da área mais restricta (quartos), assim sendo desde a entrada,cozinha,wc's,escritório e sala tudo com cêramico, hall dos quartos e respectivos quartos flutuante.
    Aquilo que se vê na casa das máquinas é um vão pequeno fixo com corte térmico que recebe luz natural do jardim (exterior) para a casa das máquinas.
    Sim o jardim apenas com vista da suite foi um pequeno capricho (um pequeno ar de egoísmo dos donos da casa), LOL

    Todos vãos são em PVC da marca Shüco com vidros baixo emissivo, os vãos maiores são laminados !
    A entrada da saída é uma espécie de closet antes de entrar no quarto propriamente dito. Nós não gostamos do conceito closet aberto por causa do pó etc,enfim gostos....


    Toda a casa terá piso radiante hidráulico (quente / frio) - AEROTERMIA
    As esquinas já foram entretanto alteradas, vão passar a ter ângulos rectos :)
    À volta da casa tenho 1,20 m de passeio.

    Obrigado pelas vossas opiniões / sugestões,desde que tenham carácter construtivo como as vossas, são sempre bem vindas.
    A obra é em Palmela (Distrito Setúbal)

    Obrigado,
    Drodrigues
  5.  # 5

    Errata: onde se lê : " A entrada da saída..." ; deverá ler-se A entrada da suíte...

    Cumprimentos,
    Drodrigues
  6.  # 6

    Parece-me bem, embora tenha aquela gafe do bidé na janela... a não ser que seja um sistema especial! lol
    A dimensão dos quartos 14 e 15 é que me parecem reduzidas, comparando com o resto da casa. Talvez dê para estreitar um pouco a casa de banho.
    Gosto da organização da suite, particularmente do roupeiro entre o resto da casa e o quarto, propriamente dito... são gostos!;)
  7.  # 7

    Colocado por: drodriguesToda a casa terá piso radiante hidráulico (quente / frio) - AEROTERMIA

    cuidado com as soluções milagrossas no capitulo da climatização,

    um piso radiante em arrefecimento em Palmela pode ser muito complicado se não for muito bem pensado e executado,

    aconselhava a colocar VMC com recuperador de calor de fluxos cruzados, para ventilar e manter num nível controlado a humidade ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerPT
  8.  # 8

    As loiças foram entretanto retiradas da parede exterior, obrigado a todos vocês pelos vossos comentários / reparos.

    Das empresas consultadas foi orçamentado também a solução quente através de piso radiante e frio através de ventiloconvector.
    Ambas foram da opinião que simplificando o sistema seria melhor e com menos custos, assim optamos pelo piso radiante ar / frio.
    São qualquer delas empresas certificadas e de renome no mercado nacional.

    Tenho uma questão Jorgealves quanto ao VMC, o que me aflige um pouco nessa solução é a limpeza / mantenção das tubagens, pois são uma fonte de sujidade,bactérias etc... Estou a ver mal as coisas ?

    Cumprimentos,
    Drodrigues
  9.  # 9

    Estou a ver mal as coisas ?

    em parte sim, porque como em tudo se não existir manutenção vai haver problemas,

    se existirem alguns cuidados básicos não há razão alguma para problemas futuros.

    Colocado por: drodriguesDas empresas consultadas foi orçamentado também a solução quente através de piso radiante e frio através de ventiloconvector.
    Ambas foram da opinião que simplificando o sistema seria melhor e com menos custos, assim optamos pelo piso radiante ar / frio.
    São qualquer delas empresas certificadas e de renome no mercado nacional.

    quem instala é sempre importante, mas nesta fase convém saber o que é instalado, qual a marca, qual o sistema, qual o tipo de controle e qual a bomba de calor associada (assumindo que vai ter uma bomba de calor, também não tem muitas mais opções para arrefecimento),

    eu só salientei que a solução para ser funcional tem alguns cuidados em relação á instalação normal,

    não seria a primeira vez que uma empresa toda XPTO com renome e tal, contrata um sub-empreiteiro que só faz me**a.
    Concordam com este comentário: drodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drodrigues
  10.  # 10

    Boa Noite jorgealves,

    tem toda a razão quanto a muitas empresas XPTO contratarem empreiteiros que só fazem m**** :)
    Se tiver interesse posso aqui colocar as características técnicas dos 2 orçamentos que tenho em minha posse,a breve trecho (até fim agosto), vou fechar negócio.
    O orçamento incluí também paineis solares para AQS.
  11.  # 11

    Se tiver interesse posso aqui colocar as características técnicas dos 2 orçamentos que tenho em minha posse

    se quiser pode colocar, o maximo que pode acontecer é alguém dizer mal até se fartar.
  12.  # 12

    Colocado por: drodriguesa breve trecho (até fim agosto), vou fechar negócio.

    Ainda não definiu a planta, e já vai adjudicar o sistema de aquecimento e arrefecimento?
  13.  # 13

    Se não fizer até lá alterações de grande monta,como é obvio :)
  14.  # 14

    Colocado por: drodriguesSe não fizer até lá alterações de grande monta,como é obvio :)

    Se não tem definida a planta presumo que ainda nem sequer tem o projecto aprovado, pelo que adjudicar já o sistema de aquecimento parece-me um erro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drodrigues
  15.  # 15

    se não tem definida a planta presumo que ainda nem sequer tem o projecto aprovado, pelo que adjudicar já o sistema de aquecimento parece-me um erro

    também concordo, até porque é uma das especialidades que não tem que estar presente logo no arranque da obra, só vai aparecer muito posteriormente,

    ainda que as soluções pouca diferença de preço terão porque baseiam-se mais nas áreas do que na configuração dos espaços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drodrigues
  16.  # 16

    O dizer mal só por dizer, é só de alguém que vive num mundo de frustração. Até ao momento e felizmente, as opiniões / recomendações que recebi desde que aqui pus o tópico não foram nesse sentido, espero que assim continue.

    1º Orçamento
    A) Bomba Calor

    Bomba de calor Sunier Duval Genia Air 15 KW
    Deposito Inércia DPAC / DI - 100 L (aço Carbono)
    Válvula Desviadora 3 vias DWV32

    B) Solar Térmico

    Comfort E800L SKR500 com 5 colectores SKR500 L
    Bainha para sonda SKR-TH
    Estrutura SSA45L5
    Purgador de ar automático com válvula corte 3/8'' M (SOLAR)
    Bomba de recirculação de AQS para FWM
    Vaso Expansão Aquecimento DP/VRV 50
    Válvula seg. p/ instalações aquecim. 3 bar (3/4'' f/f)
    Válvula segurança p/ instalações sanitárias - 6 bar (3/4'' x 1'' F/F)

    C) Piso radiante aquecimento / arrefecimento
    Polytherm , tem inúmeros itens !
  17.  # 17

    Colocado por: drodriguestem inúmeros itens
    mas são exactamente esses itens que vão fazer a diferença.

    foi você que pediu Polytherm????
    Concordam com este comentário: DOGMA
  18.  # 18

    de todo os descritivo o que mais interesse tem é o sistema de controle electrónico, que é caro e normalmente "poupa-se" muito neste capitulo,


    mas a Polytherm não faz controle\monitorização da humidade, cuidado com isto.
  19.  # 19

    C) Piso radiante aquecimento / arrefecimento

    Elemento base Klima + 22/40 Termo Acústico (Quant. 216)
    Tubo Polytherm - Evohflex 12X1,4 Antidifusão (Quant. 2.000)
    Tira Perimetral (Quant. 300)
    Hoja de PE (Quant. 200)
    Aditivo Estrotherm (Quant. 350)
    Codos Guia Diâmetro 12 (Quant. 44)
    Distribuidor para 6 circuitos (Quant. 2)
    Distribuidor para 10 circuitos (Quant. 1)
    Valvula 1'' H - 1'' 1/4 M com racor (Quant. 6)
    Armário DRE 675 p/ distribuidor de 6 circuitos (Quant. 2)
    Armário DRE 925 p/ distribuidor de 10 circuitos (Quant. 1)
    Centralita de controlo com válvula 4 vias e bomba de impulsão (280m2) - (Quant. 1)
    Sonda de Condensação (Quant. 1)
    Termos. Amb. c/ Sonda SF50 T1/1 Sonda SF W-103 (Quant. 3)
    Termostato ambiente SF23 T/1.52 Frio / Calor (Quant. 9)
    Accionamento eléctrico 230V (Quant. 22)
    Modulo ON / OFF (Quant. 1)
    Placa Elect. Conex (Quant. 3)
  20.  # 20

    Não jorgealves não fui eu, tem algo a dizer a favor ou a desfavor da Polytherm?
    Também tenho orçamento com sistema da Uponor,sugere ?
 
0.0237 seg. NEW