Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou para recuperar janelas de madeira, mas antes de iniciar gostava que dessem o vosso feedback de forma a poderem ajudar-me.

    Fotos das janelas:



    O plano é: Lixar, primário, lixar, esmalte aquoso, lixar, esmalte aquoso.

    Fotos da portada:


    O plano não existe! Quanto me custaria fazer uma nova portada?

    VN
      JM01.jpg
  2.  # 2

    Faltou um pormenor na ação das janelas que é retirar os vidros e colocá-los novamente antes de pintar.
  3.  # 3

    as vezes entregar a profissionais fica mais barato...
  4.  # 4

    Então aqui vai:

    1º remover massa de vidraceiro antiga e pregos, com cuidado para não partir os vidros.

    2º remover os vidros e colocar em local seguro tendo o cuidado de identificar a localização dos mesmos nas janelas.

    3ª remover acessórios existentes nas janelas e portadas tais como cremones, dobradiças, fechos, etc..

    4º passar a lixa em todas as superfícies de madeira, até remover a tinta toda ou até as superfícies ficaram prontas a receber a pintura.

    5º efetuar as reparações necessárias com betume para madeira e esperar que seque.

    6º passar a lixa nas zonas reparadas e aplicar novamente betume (a primeira camada tem tendência a abater ligeiramente)

    7º passar novamente a lixa e verificar se as superfícies estão regulares, caso contrário repetir passo 6.

    8º aplicar primário a rolo de pêlo curto e/ou trincha em todas superfícies.

    9º passar lixa fina em todas as superfícies e limpar com pano e/ou ar comprimido.

    10º aplicar esmalte aquoso (devidamente diluído) em todas as superfícies tendo sempre cuidado dos excesso e escorridos.

    11º passar a lixa fina novamente tendo especial atenção à eliminação dos escorridos caso existam e limpar com pano e/ou ar comprimido.

    12º aplicar esmalte aquoso (devidamente diluído) em todas as superfícies tendo sempre cuidado dos excesso e escorridos

    13º passar a lixa fina novamente tendo especial atenção à eliminação dos escorridos caso existam e limpar com pano e/ou ar comprimido.

    Opcional ou se necessário:

    14º aplicar esmalte aquoso (devidamente diluído) em todas as superfícies tendo sempre cuidado dos excesso e escorridos.

    15º passar a lixa fina novamente tendo especial atenção à eliminação dos escorridos caso existam e limpar com pano e/ou ar comprimido.

    Colocar os vidros no local apropriado, colocar pregos novos para fixação e aplicar massa de vidraceiro ou similar.

    Expliquei como eu faria, espero ter ajudado.

    Bons trabalhos.
    Concordam com este comentário: drpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martim Costa, vitorcn, drpg
  5.  # 5

    Colocado por: AlexMontenegroEntão aqui vai:

    1º remover massa de vidraceiro antiga e pregos, com cuidado para não partir os vidros.

    ....

    Expliquei como eu faria, espero ter ajudado.

    Bons trabalhos.


    Obrigado! É mesmo isso!

    E para a portada?
    Na minha opinião, para o estado que ela está, a recuperação é muito difícil.
    Sabe quanto me podia ficar fazer uma nova? (por um profissional)
  6.  # 6

    Colocado por: joaosantosas vezes entregar a profissionais fica mais barato...


    É verdade!

    Mas o gosto de poder aprender e fazer, e no fim olhar para a obra e poder orgulhar-se ..... não tem preço!
    Concordam com este comentário: joaosantos, Casas_do_Rio
  7.  # 7

    A portada duvido que se consiga recuperar, está em muito mau estado e a madeira deve estar em muito mau estado.

    Uma nova por um profissional não sei mas deve ficar caro...
  8.  # 8

    Viva,

    As minhas portadas e janelas foram recuperadas há coisa de 3 anos. São em Riga Velha e a madeira, mesmo com mais de 150 anos, estava impecável, apenas seca pela falta de tinta.

    Na minha opinião, esmaltar janelas e portadas de exterior é um crime! Daqui a pouco tempo vai ter de voltar a dar manutenção, embora aí não tenha de fazer todos os passos que o Alex Montenegro referiu.

    Acho muito mais preferível dar-lhe um acabamento com lasures aquosos, tipo Bondex ADN. Pode dar-lhe um pouco mais de trabalho agora, pois a madeira tem de ficar completamente limpa, mas a manutenção é muito mais fácilm não fissuram nem despelam, etc.
  9.  # 9

    A portada poderá ser recuperada, mas tem de arranjar um bom artista para o fazer....a questão por vezes é que fazer uma nova as madeiras de hoje em dia não são tão boas, mas também digo que essa poderá não ser da melhor...contudo tente arranjar um bom marceneiro e pedir uma opinião de recuperação ou de execução de uma nova, agora escolha bem a madeira...a questão que colocaram de não pintar é de certeza a melhor em termos de manutenção, mas lixar isso tudo para que não se nota que já esteve pintada, acho que dará mais trabalho que fazer uma manutenção adequada.
    Espero que a localização não seja junto do mar, aí complica mais a "coisa"..no meu entender é tudo uma questão de gostos...eu prefiro a madeira à vista, desde que não seja em tons de mogno :)...mas pela imagens, pintaria de certeza.
    S
  10.  # 10

    Colocado por: carlosfbmanueleu prefiro a madeira à vista, desde que não seja em tons de mogno :)...mas pela imagens, pintaria de certeza.
    S


    Quanto ao mogno concordo, mas olhe que há lasures coloridos em azul, vermelho, etc.
  11.  # 11

    Colocado por: paulomsNa minha opinião, esmaltar janelas e portadas de exterior é um crime!

    Colocado por: carlosfbmanuel...a questão que colocaram de não pintar é de certeza a melhor em termos de manutenção, mas lixar isso tudo para que não se nota que já esteve pintada, acho que dará mais trabalho que fazer uma manutenção adequada. "..." ...mas pela imagens, pintaria de certeza.


    A portada tem mesmo que ser pintada de branco, faz parte do pormenor arquitectónico da casa. (A casa tem apenas duas portadas .... em branco).

    Em relação às janelas, parece-me que a madeira está bastante "queimada" para poder tentar ficar apenas em madeira. Mas apenas quando começar a lixar vai dar para ver ...
    A ideia de esmaltar as janelas, na minha opinião, dará para esconder imperfeições que possa encontrar .... além de manter a cor castanha que têm (ou tinham).



    Colocado por: carlosfbmanuel Espero que a localização não seja junto do mar


    Não é. A localização é perto de Coimbra para o lado da serra :).
  12.  # 12

    Existem com tonalidade, não vou especular,pois nunca utilizei em opaco...logo não sei o resultado...tanto em madeira nova como em já pintada e com alguns anos....
 
0.0145 seg. NEW