Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 20 setembro 2013 editado

     # 1

    Tenho vindo a implementar alguns módulos de domótica na minha casa, incluindo sensores de temperatura. Ando a fazer um log da temperatura da água do meu sistema solar (Norquente CF 300 litros).

    Eis o log de um dia típico de Setembro, com temperatura exterior elevada e sol durante todo o dia.


    Estes gráficos vão ajudar-me a perceber bem o desempenho do sistema e a afinar os parâmetros de funcionamento para otimizar o sistema. A primeira conclusão que tirei (já o sabia em teoria, mas foi confirmado na prática) é que a orientação dos painéis (sudoeste) faz com que estes só comecem a funcionar ao fim da manhã.

    Vai ser interessante ver o funcionamento do sistema nos dias mais frios com pouco sol.
  1.  # 2

    Com um motor linear, daqueles que se usavam nas antenas parabólicas (até pode arranjar usado), pode dar um toque na orientação para aproveitar a energia solar mais cedo de manhã e até mais tarde à ao fim do dia. Com esse gráfico pode estudar o custo/benefício da solução.
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 3

    Ontem o dia esteve quase sempre nublado, com poucas abertas. Assim que puder coloco aqui o gráfico de ontem, para vermos as diferenças...
    • dato
    • 25 setembro 2013

     # 4

    Colocado por: pedromdfCom um motor linear, daqueles que se usavam nas antenas parabólicas (até pode arranjar usado), pode dar um toque na orientação para aproveitar a energia solar mais cedo de manhã e até mais tarde à ao fim do dia. Com esse gráfico pode estudar o custo/benefício da solução.


    o problema é q neste caso as fugas de liquido podem acontecer...(o mais provável)
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 5

    Colocado por: pedromdfCom um motor linear, daqueles que se usavam nas antenas parabólicas (até pode arranjar usado), pode dar um toque na orientação para aproveitar a energia solar mais cedo de manhã e até mais tarde à ao fim do dia.

    Seria demasiado complexo. Uma solução mais simples e mais barata para aumentar o rendimento é... acrescentar mais um painel. Mas no meu caso, aparentemente não preciso de mais rendimento. Vamos ver os gráficos no Inverno...
  2.  # 6

    Esse sistema tem algum aquecimento não solar (eléctrico)? Correspondem ao "começou a aquecer" e ao "parou de aquecer"?
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 7

    Colocado por: Silver WolfEsse sistema tem algum aquecimento não solar (eléctrico)? Correspondem ao "começou a aquecer" e ao "parou de aquecer"?

    Tem um sistema de apoio (resistência elétrica), mas está desligado desde a primavera. Só o vou ligar quando começarem os dias consecutivos sem sol.

    Aqueles "começou a aquecer" e "parou de aquecer" referem-se ao aquecimento proporcionado pelos painéis.
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 8

    O dia de ontem (nublado com abertas ocasionais):
  3.  # 9

    Tens dados para estes últimos dias de chuva e sem sol?
  4.  # 10

    tava a procura deste tópico para perguntar o mesmo. já tive de fazer fogo pra aquecer água.
    • eu
    • 2 outubro 2013 editado

     # 11

    Colocado por: mafgodTens dados para estes últimos dias de chuva e sem sol?

    É para já! ;) Estes painéis, sem sol nem sequer aquecem o suficiente para ligar o circulador. Talvez os de vácuo consigam aquecer alguma coisa sem sol, mas estes... nem pensar. Também tive que ligar a resistência quando veio a chuva.



    A azul é a temperatura no topo do depósito (onde está a resistência elétrica). A laranja, é a temperatura no fundo do depósito (onde está a serpentina solar).

    Algumas notas:

    1- A resistência liga todos os dias às 4 de manhã (zona C) (mudei isso ontem à tarde, estava às 3 da manhã (zona A), mas era cedo de mais) para os banhos da manhã;
    2- Às terças e quintas, a resistência liga também às 16H00 (zona B), para os banhos do fim de tarde (miúdos têm piscina);
    3- Hoje à tarde o sol apareceu de vez em quando atrás das nuvens, mas foi o suficiente para aquecer um bocado a água (ver zona D). Ainda está sol, por isso a temperatura vai continuar a subir;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, dedao
  5.  # 12

    Obrigado,

    então mas a resistência não devia aquecer só o topo do cilindro??
    • eu
    • 2 outubro 2013 editado

     # 13

    Colocado por: dedaoentão mas a resistência não devia aquecer só o topo do cilindro??

    Os dados não enganam: a resistência aquece de facto mais o topo do depósito, mas a água do fundo também aquece.

    Outro pormenor interessante: quando começam os banhos, a água do fundo arrefece bruscamente devido à entrada de água da rede, mas a água do topo vai arrefecendo gradualmente.
  6.  # 14

    E a água sai para os banhos por cima ou por baixo?
    • eu
    • 2 outubro 2013

     # 15

    Colocado por: mafgodE a água sai para os banhos por cima ou por baixo?

    Nos depósitos verticais, a água quente sai sempre por cima e a água fria entra sempre por baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  7.  # 16

    No meu deposito a água em cima pode estar a 70 e em baixo uns 20. Durante a noite em baixo nem chega perto dos 30... ate acho estranho porque até me dava jeito ter os 400l quentes, mas de certa forma e igual porque ele a saída mistura na válvula termoestatica ( que já está colada devido ao calcário...:) ).
    • eu
    • 2 outubro 2013

     # 17

    Colocado por: dedaoNo meu deposito a água em cima pode estar a 70 e em baixo uns 20. Durante a noite em baixo nem chega perto dos 30...

    O seu depósito faz uma boa estratificação, é isso mesmo que se pretende.
  8.  # 18

    mas não é o deposito que o faz, e um fenomeno próprio dos líquidos, por isso a minha confusão.
  9.  # 19

    tambem depende do deposito, por ex os metalicos e os de cobre principalmente devido á condução termica do metal apos algum tempo sem uso vai-se perdendo a estratificação equilibrando a temperatura por ele todo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, dedao
    • eu
    • 2 outubro 2013 editado

     # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguestambem depende do deposito, por ex os metalicos e os de cobre principalmente devido á condução termica do metal apos algum tempo sem uso vai-se perdendo a estratificação equilibrando a temperatura por ele todo!

    Penso que este depósito da marca videira é de cobre, o que pode explicar aqueles resultados...

    Ainda bem que no futuro próximo, os depósitos passarão a ser quase todos em plástico...
 
0.0207 seg. NEW