Iniciar sessão ou registar-se
    • nita
    • 3 outubro 2013 editado

     # 1

    Bom dia,

    Começamos a construir um abrigo de madeira...adquirimos madeira de pinho tratada em autoclave industrial sob vácuo e pressão colocamos os "pilares" em madeira tratada e começamos por colocar o forro aparelhado (macho/fêmea), para fazer as " paredes" depois de todas as laterais feitas colocamos os barrotes para por um toldo caso chovesse ( penso não seria necessário porque era madeira para o exterior) no dia seguinte começou a chover e dois dias depois estavam as tabuas todas tortas e enxadas e até algumas saíram do sitio partindo os parafusos...
    Como isto é possível se a madeira até era de 1ª com as características já referidas. Gostava de saber se vou reclamar à fábrica ou então foi de quê?? Obrigada
  1.  # 2

    Foto?
    • 1976
    • 3 outubro 2013

     # 3

    há, genericamente, 4 classes de tratamento de madeira em autoclave. a classe 1, a mais barata, destina-se a ambientes interiores e secos. e por ai fora, até à classe 4, onde as madeiras podem ser colocadas no exterior e em contacto com o solo.
    qual foi a classe de tratamento que adquiriu? disse na fábrica qual era o destino das madeiras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nita
  2.  # 4

    Mas esses tratamentos impermeabilizam a madeira?

    Se não vai sempre ganhar volume à chuva.
    Concordam com este comentário: 1976
    • nita
    • 3 outubro 2013

     # 5

    Não sei a classe mas disse que era para construir um abrigo no exterior ( ainda vou ver se na fatura)....fotos só tenho antes da chuva...pois a nossa "preocupação foi desmontar o mais rápido possível para não partirem mais...sei que foi um lapso!!!
  3.  # 6

    de qualquer maneira ponha aqui as fotos actuais se puder e quizer?
  4.  # 7

    Não creio que vá ter grande sucesso na reclamação. A madeira absorve humidade e aumenta de volume, è uma característica da madeira, independentemente de estar tratada ou não.

    Ao aplicar, deveria ter deixado 2 ou 3 mm de espaço entre cada tábua, eventualmente mais.
    Concordam com este comentário: dedao
    • nita
    • 3 outubro 2013

     # 8

    DVilar, como disse anteriormente as tabuas são de 2 encaixe (macho/fémea) tipo a da imagem
      T.Soalho%20Widlife[1].jpg
  5.  # 9

    o mais importante é a junta nos topos e não na ligação longitudinal
    o elongamento da tabula é dado pelo coef de dilatação térmica vezes o comprimento. o problema dá-se na direção de maior comprimento.
  6.  # 10

    isso não é para soalhos?
    Concordam com este comentário: 1976
    • 1976
    • 3 outubro 2013

     # 11

    Colocado por: Paramonteisso não é para soalhos?
    Concordam com este comentário:1976

    as da imagem são de soalho. aliás, tábuas com essa espessura, aplicadas no exterior, empenam até com a humidade. nem é necessário que chova.
  7.  # 12

    O facto de ter o encaixe macho-fêmea não è impeditivo de deixar o espaço entre as tábuas. Simplesmente não fica uma superfície lisa e contínua.

    Poderia ter optado por tábuas com perfil tipo "escama de peixe", também com encaixe macho-fêmea, onde a parte inferior de uma tábua se sobrepõe à parte superior da outra. Funciona mais ou menos como as telhas. Teria na mesma de deixar o espaço entre elas, mas já não se notavam as juntas.

    As tábuas da fotografia não me parecem tratadas em autoclave. Foi o que usou ou è uma fotografia exemplificativa?
    • nita
    • 3 outubro 2013 editado

     # 13

    esta foto foi tirada antes do acontecido...
  8.  # 14

    A Madeira é viva o s tratamentos ajudam mas apenas vão adiar um problema . Ponto de situação, abrigue a Madeira e evite encharcada mesmo a Madeira preparad incha sempre. De também espaços para respirar.
    Se puder retire tudo do local e volte a colocar depois de seco.
    • nita
    • 3 outubro 2013

     # 15

    A minha duvida continua...eu já desmontei as tabuas todas...estão abrigadas...mas não sei se estão empenadas...e se volta a fazer e chove pode acontecer outra vez....então como são feitas as que estão no AKI e tb estão à chuva!!! está a falhar alguma coisa!!!
  9.  # 16

    e a minha dúvida continua: isso é madeira de soalho
  10.  # 17

    Os abrigos de jardim normais não são aparafusados, mas sim encaixados. As tábuas cruzam-se nos cantos e ao não existir parafusos ou cola, permite que a madeira "trabalhe".

    No seu caso, terá de deixar um espaço entre as tábuas para que a madeira possa inchar.
    • 1976
    • 3 outubro 2013

     # 18

    Colocado por: nitaesta foto foi tirada antes do acontecido...
      Sem Título.png


    o tratamento em autoclave dessa madeira deixa muito a desejar...
    o autoclave refere-se à imersão, em vácuo, das madeiras em solução. a madeira fica empregada da solução até ao centro. e tem ai tábuas quase à cor natural.

    Colocado por: nitaentão como são feitas as que estão no AKI e tb estão à chuva!!! está a falhar alguma coisa!!!

    do aki? mas não era madeira de uma fábrica?
  11.  # 19

    Colocado por: nitaDVilar, como disse anteriormente as tabuas são de 2 encaixe (macho/fémea) tipo a da imagem


    Na realidade este tipo de tábua é para interiores, poderia eventualmente utilizar no exterior para forro desde que fizesse um tratamento com lesure ou verniz maritimo por ex,.
  12.  # 20

    Colocado por: nitaesta foto foi tirada antes do acontecido...


    Esta madeira tem algum tratamento e é para exterior mas insuficiente face ao que pretende, de outro modo nestes termos teria que criar uma estrutura com sarafos para exterior e depois aplicar estas tábuas com aplicação prévia de clips para garantir folga para dilatação da madeira.
 
0.0161 seg. NEW