Iniciar sessão ou registar-se
    • Rebl
    • 9 fevereiro 2009

     # 1

    Boas!

    Pretendo vedar um terreno com vedação do tipo rural/agrícola (madeira+arame). Gostava que me esclarecessem algumas dúvidas:

    1. Pretendo ter um espaço aberto até 50cm acima do solo e depois vedação até 1,50m de altura. Há algum problema técnico?

    2. É possível colocar os paus em blocos de cimento pré-fabricados para o efeito? Onde poderei encontrar e quais os preços médios por bloco? Queria evitar estar a fazer o cimento no próprio local.

    Obrigado

    3. Podem dar-me algumas dicas sobre como fazer a montagem da vedação eu próprio?

    saber qual a melhor solução do ponto de vista técnico e quais os preços médios por metro para o que pretendo fazer:

    - A vedação deverá ter cerca de 1,50m de altura mas ser aberta entre o nível do solo e uma altura de 50cm
    - Os paus deverão acentar sobre blocos
  1.  # 2

    " Os paus deverão acentar sobre blocos "

    Poderia esclarecer que blocos são estes?
  2.  # 3

    Boas

    Não será mais fácil simplesmente enterrar/espetar os postes de madeira??

    Deve comprar as paus a contar com a parte que vai ficar enterrada ( 200 cm, sendo que 50 ficaria enterrado), quanto á rede, existem várias alturas. Para ficar com essa abertura, escolha rede com cerca de 100 cm

    Porquê ficar aberto em baixo?? Assim acaba por não vedar!!

    Cuptos
  3.  # 4

    E já agora se alguém souber de preços para este tipo de material, agradecia, pois também tenho algumas dezenas de metros para vedar, mas no meu caso, a rede vem mesmo até abaixo e de preferência malha apertada para os maganos dos coelhos não me irem roer as couves e as cenouras :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  4.  # 5

    Não sendo entendido. parece-me que para colocar essa vedação em cima de blocos de cimento, necessitará de projecto.
  5.  # 6

    Colocado por: afsantosE já agora se alguém souber de preços para este tipo de material, agradecia, pois também tenho algumas dezenas de metros para vedar, mas no meu caso, a rede vem mesmo até abaixo e de preferência malha apertada para os maganos dos coelhos não me irem roer as couves e as cenouras :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/


    Bom Dia

    A "CARMO" tem este tipo de vedação, poderá comprar só o material ou pedir para fazer também a montagem. A rede que eu coloquei foi a "rede ovelheira", é mais fechada em baixo e mais aberta em cima. Existe rede com diferentes alturas, consoante quer ou possa fazer a vedação. No meu caso só foi permitido postes espetados mais rede com altura máxima de 1,80m.
    Para cerca de 500 Ml de vedação ( postes + rede ovelheira + postes travamento + arame farpado ) gastei cerca de 2500€, só material.

    Cuptos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
    • Rebl
    • 11 fevereiro 2009

     # 7

    Boas!

    Ora respondendo a todos:

    Paramonte:

    Referi os blocos porque me lembro de ver em tempos algures uns blocos de cimento algures pré-fabricados e destinados a servir de base a postes para vedações rurais. Era a isso que me referia.

    marjoao:

    Provavelmente tem razão :) Tinham-me dito que enterrar os postes apenas não era o suficiente para dar estabilidade à vedação. Se calhar não é bem assim não é?
    Quanto à abertura na parte de baixo, a intenção é possibilitar a passagem da fauna silvestre que trás mais benificios que prejuizos.
    O terreno que quero vedar não tem construção, é apenas um terreno rural que está a ser alvo de abusos por parte dos vizinhos que constantemente o usam como passagem dos tractores atropelando tudo quanto é vegetação. Para além disso o meu medo é que possamos chegar ao ponto de uma eventual serventia seja criada com estes abusos e que venha a constar do PDM. Ou seja em suma, o meu problema não são os coelhos como o afsantos, são mesmo as pessoas ;)

    E obrigado a todos pelas respostas ;)
  6.  # 8

    Colocado por: Rebl
    Tinham-me dito que enterrar os postes apenas não era o suficiente para dar estabilidade à vedação. Se calhar não é bem assim não é?


    Depende do terreno. No meu caso, o terreno é completamente barro, tenho a certeza que os postes não vão sair do sitio. Na informação prévia de construção também dizia que :" ...apenas a fixação de prumos de madeira ao solo e arame zincado, com ou sem sebe viva e, sem uyilização de argamassas, caso contrário, deverá apresentar p prévio licenciamento do CRRARO", visto o terreno estar inserido em - Linha de Água; Reserva Agrícola Nacional e Espaços Agro-florestais cat 2.
    Mas... se o terreno não fosse barro eles não se seguravam e, eu precisava que eles realmente lá ficassem!!

    Como é o seu solo?? Areia? Barro??

    Cuptos
    • Rebl
    • 11 fevereiro 2009

     # 9

    No meu caso o solo é mais argiloso do que arenoso sem dúvida pelo que provavelmente a solução de enterrar os postes servirá. Ainda bem porque também não me estava a apetecer nada muito complicado.

    Como enterrou os postes? Pediu a alguém ou fez você mesmo?
  7.  # 10

    Fiz eu, quer dizer, o marido mais um amigo, mas foi preciso um perfurador de solo para abrir os buracos. 120 buracos foram 4 dias de trabalho. Foi duro!!

    Cuptos
    •  
      FD
    • 11 fevereiro 2009

     # 11

    Colocado por: marjoaoFiz eu, quer dizer, o marido mais um amigo,

    Essa foi gira... :D
  8.  # 12

    Se pensarmos que dá QUASE tanto trabalho fiscalizar como fazer..., eu fiscalizei!!

    Cupts
  9.  # 13

    gostava de saber se me podem tirar uma duvida.
    em um terreno rural pode-se vedar com uma vedação em arame sendo este confinante com um caminho rural sem licença??
    cumps
  10.  # 14

    Dando resposta à sua questão, na minha opinião (de advogado e de antigo Director de Câmara Municipal, poderá mesmo fazer um muro em betão, tijolos ou blocos, até 1,80 metros de altura, porque nos termos do artigo 6.º-A, n.º 1, alínea b), do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16/12 e todos as alterações feitas ao mesmo, não se encontra sujeito a qualquer tipo de procedimento. No entanto, nem sempre a fiscalização Municipal sabe as leis e, como tal, podem levantar algum auto, o que a acontecer será ilegal. Perante a lei pode, porque um caminho rural não tem pavimento betuminoso e não se encontra no âmbito de via pública, formal. Tratando-se de vedação em arame, com elementos amovíveis, penso que pode tranquilamente fazer a vedação. Hoje a licença, só é utilizada para edificações com determinadas características.
    Cump.s
    José Salvado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vithorius
 
0.0175 seg. NEW