Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas,

    Após vários anos em busca de um edifício antigo para recuperar (cheguei a abrir uma discussão neste forum sobre uma potencial compra que não se realizou...) tive hoje a confirmação da data da escritura!

    Como já frequento o forum há algum tempo e tenho tirado aqui várias duvidas (pedi até alguns orçamentos que desde já agradeço) decidi criar esta discussão para vos ir mostrando os "antes" e os "depois" e tirando algumas duvidas...

    Começo por dar alguns dados do edifício:

    - Edifico de 3 andares com cerca de 280 mts de área mais logradouro de cerca de 90 mts inserido em zona histórica no concelho de Vila Franca de Xira, construído em meados de 1930!

    Toda a intervenção foi pensada e projectada com a ajuda de um arquitecto e será resumidamente a seguinte:
    -O telhado será refeito, incluindo isolamento térmico, dado que neste momento apenas tem a estrutura e a telha por cima, e a estrutura necessita de arranjos.
    - Serão feitas novas instalações de água, esgotos e electricidade.
    - Toda a caixilharia será trocada por nova (em PVC ou Alumínio, ainda não decidimos e aguardo orçamentos)
    - Serão colocados novos móveis numa das cozinhas.
    - serão refeitas duas casa de banho.
    - Irão ser feitos trabalhos gerais de recuperação de paredes e tectos.

    Irei aqui dando conta de todo o processo e na medida do possível dos valores gastos! :)

    PS - A quem esteja interessado aceito orçamentos por MP! :)

    Bob
      Corredor.jpg
  2.  # 2

    Uma das Cozinhas
      Cozinha (2).jpg
  3.  # 3

    Escadas para o sotão
      Escadas Sotão.jpg
  4.  # 4

    Sala
      Sala.jpg
  5.  # 5

    Sala 2
      Loja.jpg
  6.  # 6

    As casas desse tipo tem um potencial enorme para se fazer uma recuperação, certamente vai ficar com uma excelente habitação. Boa sorte nessa aventura que irá dar algumas dores de cabeça.

    As janelas são muito bonitas não considerou mandar arranja-las e mudar por exemplo só os estores por uns mais eficazes terminantemente. Se por acaso mudar as janelas aconselho-o a mudar para PVC e eu tenho o alumínio com corte térmico nas minhas.
    • 1976
    • 17 dezembro 2013

     # 7

    isso na parede é mármore?
  7.  # 8

    Janelas eu colocava de madeira com vidro duplo, isso sim ficava uma obra á maneira...
    • 1976
    • 17 dezembro 2013

     # 9

    Colocado por: ultrahipermegaJanelas eu colocava de madeira com vidro duplo, isso sim ficava uma obra á maneira...

    É assim que tenho na minha casa. Fica 5 estrelas. Há é o trabalho da manutenção...
  8.  # 10

    Colocado por: 1976
    É assim que tenho na minha casa. Fica 5 estrelas. Há é o trabalho da manutenção...


    Mas a nível de isolamento termo/acústico não á igual... e com as funcionalidades oscilo-batente como as outras.
  9.  # 11

    Não dá para ver por fora, mas se calhar tirava os estores, caixilharia de pvc com vidro duplo, ou mesmo de madeira e mantinha as bonitas portadas interiores que até funcionam bem, já que não ocupam espaço na divisão quando abertas, e também facilmente coloca depois um cortinado a toda a altura até ao teto sem estorvar... acho que tem potencial para ficar uma reconstrução muito gira... haja disponibilidade financeira que pela área de construção e pelos materiais nobres da época.... já vai exigir alguma coisinha... :)
  10.  # 12

    Resta saber se depois terá o retorno financeiro esperado (venda ou arrendamento)...
  11.  # 13

    Uma coisa é certa, a independência do preço dos combustíveis/transportes, manutenções de veículos, diminuição do tempo trabalho/casa têm vindo a "engordar" nos pratos das balanças de quem procura casa, face ao sossego, áreas grandes, ... etc e tal...

    Se não é com intuito de ser o próprio a habitar, acho que é uma visão de negócio com um certo potencial... sim!
  12.  # 14

    Para arrendamento não deve ser, digo eu, ainda apanhava algum vigarista daqueles que gosta de destruir o património alheio e sair impune com a situação. Julgo que deve ser para habitação própria ou venda.
  13.  # 15

    Boas,

    Antes de mais obrigado pelos comentarios.

    As janelas serão, em principio em PVC, mas seja qual for o material terão de ser obrigatoriamente (por decisão nossa) iguais as que estão, mantendo as portadas interiores que serão todas restauradas e retirando os estores que apenas servem para tornar mais feia a fachada! :)

    1976 o que vê não é mármore é pintado, e ficará (com os devidos arranjos) no corredor e nas escadas, só não ficará na cozinha. Já agora pode-me indicar onde é que fez as suas janelas e qual a diferença de preços para as de PVC?

    Keepper não espero qualquer retorno financeiro visto o edificio ser para habitação própria! :)
  14.  # 16

    Tem aí muito trabalhinho pela frente... muita dor de cabeça, muita chatice com a mulher...uff! Eu não me metia nisso.
  15.  # 17

    Seria ,penso eu, interessante no final da obra colocar o valor gasto na mesma e caso o tenha feito, o orçamento inicial da mesma.
    Seria certamente interessante para os membros do fórum poderem ter uma ideia dos encargos deste tipo de obra
  16.  # 18

    Caro Keepper,

    A estimativa de custo da recuperação total do edifício ronda os 85 mil (já com IVA), pelo que espero efectuar a mesma por um valor inferior tendo em conta que esta estimativa foi feita por excesso.
    Irei, certamente, no final indicar os valores aproximados do custo total.

    Bob
  17.  # 19

    O orçamento de 85.000€ não é muito e não sei se não será curto, depende obviamente dos trabalhos a realizar.
  18.  # 20

    Se retirar os estores pode optar por colocar umas portadas em alumínio se tiver espaço para isso. Eu pessoalmente gosto de ver nessas casas mais antigas e a segurança da habitação fica reforçada. Se não tiver portadas não se esqueça que tem de optar por uma caixilharia em PVC mais cara e robusta (maior caixa de ar entre vidros).

    Estou a falar deste tipo:
    http://aluminiossouto.com/wp-content/uploads/2011/10/Portada-em-Alum%C3%ADnio.jpg
 
0.0217 seg. NEW