Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    é a limitação dos sistemas TS (300L) no armazenamento de água quente.


    diria que qualquer depósito está limitado... limitado à sua capacidade. :) Ou refere-se a outro pormenor que está a escapar-me?
  2.  # 82

    entao uma boa solução para sistema de termossifao é colocar como backup um simples esquentador a gás, certo? e sempre é baratinho, o esquentador, não é?
  3.  # 83

    Limitação de um TS 300l?!
    Explique lá isso melhor!
  4.  # 84

    O temporizador é util para utilizarmos tarifa bihoraria, mas para isso temos de tomar banho à noite e mesmo assim arriscamo-nos a não ter agua fria. Senão arriscamos...


    O que tem a tarida bi-horária a ver com a resistência? Ou quer poupar naquela hora que a resistencia trabalha?

    A questão que fala das hora do banho é muito pertinente. Creio que com uma alteração da rotina, poderá usar água quente na maioria dos dias do ano, sem ter que aquecer. Em vez de tomar banho pela manhã, tomar ao fim do dia. Colocar a roupa a lavar ao final do dia em vez de manhã.... por exemplo, minimizando desta maneira os consumos extras para aquecimento de águas e maximizando a utilização do sistema solar...

    Coisas da Casa
  5.  # 85

    Como é??
    Qual é o sistema solar que garante agua quente todo o ano??

    "Cai na Real, cara"

    Temos de ter um backup, para dias nublados!

    Claro que o CF tem melhor rendimento e guarda muito melhor a agua quente que tem, mas mesmo assim.





    Colocado por: aprendiz2o que origina esses "problemas" de ser preciso uma resistência ou um esquentador é a limitação dos sistemas TS (300L) no armazenamento de água quente.
  6.  # 86

    Só tem ver o ser 40% mais barata! Só!

    depois podemos inventar um bocado relativamente a tentar evitar que ela arranque quando não é necessaria! ( um pouco de adivinhação)




    Colocado por: AdrianoP
    O temporizador é util para utilizarmos tarifa bihoraria, mas para isso temos de tomar banho à noite e mesmo assim arriscamo-nos a não ter agua fria. Senão arriscamos...


    O que tem a tarida bi-horária a ver com a resistência? Ou quer poupar naquela hora que a resistencia trabalha?

    A questão que fala das hora do banho é muito pertinente. Creio que com uma alteração da rotina, poderá usar água quente na maioria dos dias do ano, sem ter que aquecer. Em vez de tomar banho pela manhã, tomar ao fim do dia. Colocar a roupa a lavar ao final do dia em vez de manhã.... por exemplo, minimizando desta maneira os consumos extras para aquecimento de águas e maximizando a utilização do sistema solar...

    Coisas da Casa
  7.  # 87

    Relatos de situação prática de duas familias que cada uma delas são compostas por 4 pessoas é que dá perfeitamente!

    Mas só saberei ao certo quando tiver o meu!

    Saudações.
  8.  # 88

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: system32Claro que o CF tem melhor rendimento e guarda muito melhor a agua quente que tem, mas mesmo assim.



    guarda igual aos outros (+-) o que permite é uma maior armazenagem (água quente),num ou mais depósitos.


    A mesma capacidade de armazenamento é igual em CF ou TS, agora, as perdas são é ligeiramente superiores!
  9.  # 89

    System32, toca a ler as coisas como deve de ser...

    Eu escrevi: "poderá usar água quente na maioria dos dias do ano"
    Você entendeu: "Qual é o sistema solar que garante agua quente todo o ano??"

    São coisas parecidas, mas no dia em que está enublado fazem muita diferença...
  10.  # 90

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: UgabistaA mesma capacidade de armazenamento é igual em CF ou TS, agora, as perdas são é ligeiramente superiores!


    capacidade é a mesma (volumetria) mas o rendimento não!


    Qual é a diferença do que eu escrevi, para o que você escreveu?!
  11.  # 91

    então uma boa solução para sistema de termossifao é colocar como backup um simples esquentador a gás, certo? e sempre é baratinho, o esquentador, não é?
  12.  # 92

    e então, que recomendam?
  13.  # 93

    Viva!

    Volto a esta discussão porque tenho tido um problema no meu painel (solahart 300l) o qual o instalador diz que é normal acontecer.

    O painel já está instalado há algum tempo mas ainda não estou a habitar a moradia. O que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros) no telhado. Falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se t~em feito sentir).
    Disse-me ainda que quando a casa for habitada e a água começar a ser consumida normalmente, deixará de haver as referidas descargas.

    Pergunto aos entendidos nesta matéria se isto é mesmo normal ou não, pois além de estar a agastar água sem necessidade a mesma (como vem muito quente) poderá estar a "estragar" a pintura da casa (uma vez que está a cair numa varanda.

    Já agora, e caso esta descarga seja mesmo normal, como poderei fazer com que ela não seja feita pelo telhado?
    Obrigado!
  14.  # 94

    è normal a descarga, mas não pode ser assim 100litros ...

    Para minimizar a descarga pode colocar um vaso de expansão de 24 litros junto do acumulador.
    Fale com o instalador, mas não lhe vai agradar ter de gastar 30,00 euros no vaso
  15.  # 95

    Colocado por: JATGViva!

    Volto a esta discussão porque tenho tido um problema no meu painel (solahart 300l) o qual o instalador diz que é normal acontecer.

    O painel já está instalado há algum tempo mas ainda não estou a habitar a moradia. O que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros) no telhado. Falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se t~em feito sentir).
    Disse-me ainda que quando a casa for habitada e a água começar a ser consumida normalmente, deixará de haver as referidas descargas.

    Pergunto aos entendidos nesta matéria se isto é mesmo normal ou não, pois além de estar a agastar água sem necessidade a mesma (como vem muito quente) poderá estar a "estragar" a pintura da casa (uma vez que está a cair numa varanda.

    Já agora, e caso esta descarga seja mesmo normal, como poderei fazer com que ela não seja feita pelo telhado?
    Obrigado!


    Boas, sugiro-lhe que até ir viver para a casa, tape o painel solar.
    Saudações
  16.  # 96

    Colocado por: JATGO painel já está instalado há algum tempo mas ainda não estou a habitar a moradia. O que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros) no telhado. Falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se t~em feito sentir).


    COMO É?!?!

    Eu não percebo nada disso mas percebo uma coisa: se isso é normal, eu devolvia essa m*rd* de sistema! Então eu vou de férias 3 semanas em Agosto, no pico do verão, para chegar a casa e terem caído aí uns 1000 litros de água no meu telhado?!?! Mas este pessoal passa-se? Isto é a maneira 'normal' de funcionar?!?!

    Alguém me diga p.f. que isto não é assim porque, caso seja, eu digo-vos onde os instaladores podem meter o termosifão de 300L !
  17.  # 97

    volto a dizer que isto não é assim.

    Primeiro-
    Colocar válvula redutora de pressão na agua fria para 3 bar
    Segundo-
    Colocar o vaso de expansão de 24 litros na fria com uma pressão de 4 bar,
    Terceiro-
    trocar a válvula de segurança por nova.
    Com isto garanto que qualquer termosifão só faz uma descarga de 2 litros no més de agosto e dia de muito calor.

    Não preciso provar a minha experiencia...................
  18.  # 98

    Colocado por: MikeMelga
    Colocado por: JATGO painel já está instalado há algum tempo mas ainda não estou a habitar a moradia. O que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros) no telhado. Falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se t~em feito sentir).


    COMO É?!?!

    Eu não percebo nada disso mas percebo uma coisa: se isso é normal, eu devolvia essa m*rd* de sistema! Então eu vou de férias 3 semanas em Agosto, no pico do verão, para chegar a casa e terem caído aí uns 1000 litros de água no meu telhado?!?! Mas este pessoal passa-se? Isto é a maneira 'normal' de funcionar?!?!

    Alguém me diga p.f. que isto não é assim porque, caso seja, eu digo-vos onde os instaladores podem meter o termosifão de 300L !

    Depende do que considera normal!

    Se ficar 3 semanas de férias em Agosto sem consumo de água, vai ter descardas de certeza se o painel for minimamente eficaz! Os painéis podem fazer descargas por 2 motivos:
    - Pressão
    - Temperatura.

    Se a temperatura, por exemplo, atingir os 99º, e bastam 2 dias de intenso calor sem consumo para isso poder perfeitamente acontecer, o sistema de segurança é activado e há descarga. Os vasos de espansão mínimizam, não resolvem!

    Se pensarmos um pouquinho percebemos que tem de ser assim! Então a água ia estar a ferver dentro do painél? Isso é que não seria normal!
  19.  # 99

    já agora também uma sugestão...
    se vai de férias tape os painéis solares sempre resolve um pouco o assunto...
    se eles não virem o Sol a Àgua não aquece, se a água não aquece não faz descargas...
    é apenas um conselho......
  20.  # 100

    Na minha casa vou colocar painel solar com termosifão de 200lt ( 3 pessoas ) e para apoio não gostava de colocar esquentador a gás mas sim 1 termoacumulador. Será necessário um termoacumulador com 200lts ou poderei colocar um com menos?
 
0.0299 seg. NEW