Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos

    Boa tarde. Apesar de ser leitor deste fórum há já algum tempo, este é o meu primeiro post. O meu nome é Miguel Forte, sou de Viana do Castelo, e queria expor a situação que aconteceu comigo.

    Comprei um kit Solar térmico da Zantia (2 painéis Gold, 1 acumulador 200l vitrificado, bomba circuladora, etc...). Depois de o sistema ter sido montado e colocado em funcionamento, verifiquei que, sem utilização da água quente produzida, perde cerca de 10º de um dia para outro (da noite para o dia).

    Questionei o picheleiro que me fez a instalação, e não me consegue explicar porque é que perde esta temperatura. Fiz alguns testes para tentar despistar o problema, como se pode verificar no ficheiro Excel em anexo. Pela análise que fiz, penso ser um problema do controlador, mas não terei a certeza, pelo solicito a vossa opinião sobre este assunto.

    Obrigado

    Miguel Forte
  2.  # 2

    Uma foto do sistema montado tem?



    Patricia Silva
  3.  # 3

    esta a trabalhar por termocifão, ou seja a temperatura esta a fugir toda pros paineis, para verificar isso pode fazer o seguinte, durante a noite em que o sistema esta desligado coloca a mão do retorno do circuito dos paineis " tubo que vem do painel" e veja se esta quente
  4.  # 4

    Se está não devia,sendo assim falta uma "pequena" coisinha.



    Patricia Silva
  5.  # 5

    Uma foto do grupo da bomba?



    Patricia Silva
  6.  # 6

    Colocado por: Dynamic444"pequena" coisinha.
    naqueles falta muita coisa!
  7.  # 7

    Assim é complicado,não passam de suposições....

    Umas fotos era melhor para se tentar perceber o que poderá ser.



    Patricia Silva
  8.  # 8

    Boa tarde

    Anexo fotos do sistema montado. O acumulador é de 2 serpentinas, onde tenho também ligado um recuperador de calor a água. No controlador aparece sempre uma ocorrência às 05:01, que também não consigo explicar.
      DSC_0605 (Small).JPG
  9.  # 9

    Foto 2
      DSC_0606 (Small).JPG
  10.  # 10

    Foto 3
      DSC_0607 (Small).JPG
  11.  # 11

    Não sei se é relevante, mas tenho complementado ao sistema um esquentador Vulcano Sensor HDG...
  12.  # 12

    Boa tarde, voce tem de fechar a valvula do grupo de hidraulico, senão como o Sr Sergio tava a dizer, o calor sobe por gravidade..

    e só um aparte, quem instalou isso não é picheleiro...é um borras
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  13.  # 13

    voce nem glicol tem no circuito, tá seco caro colega.......e ou eu ando a ver mal ou voce tem multicamada no circuito solar.....
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 14

    O facto de não ter glicol significa que se perdeu na válvula lá em cima nos painéis? Há algum inconveniente em ter multicamada no circuito solar? Sim de facto quando o grupo solar está fechado é quando se verifica a menor perda de temperatura. Mas este não tem que estar sempre aberto para o sistema funcionar normalmente?
    • eu
    • 2 janeiro 2014

     # 15

    Colocado por: ins.Brunovoce nem glicol tem no circuito

    Não tem glicol ou não tem pressão?
  15.  # 16

    1
      DSC_0606 (Small)[1].JPG
  16.  # 17

    2
      DSC_0605 (Small)[1].JPG
  17.  # 18

    Se tem multicamada no circuito, nunca na vida isso vai dar.......Isso não fui um picheleiro, foi um bricolas.......Voce é de onde???
  18.  # 19

    Colocado por: ins.BrunoSe tem multicamada no circuito, nunca na vida isso vai dar.......Isso não fui um picheleiro, foi um bricolas.......Voce é de onde???


    Caro ins.Bruno

    Também fiquei com dúvidas e fui confirmar. Aquele tubo é em cobre e não em multicamada. As válvulas de retenção foram colocadas à posterióri, aconselhadas por um técnico da marca. A temperatura daquele termostato está regulada para os 50ºC, que é o que vai accionar a bomba circuladora do recuperador de calor. O tubo multicamada que não tem válvula de retenção é o que vai ao vaso de expansão das AQS. Deveria ter? De facto a pressão do líquido solar está a 0,5 bar, quando está marcado para 2,5. Será necessário fazer uma recarga...

    Sou de Viana do Castelo

    Cumprimentos
  19.  # 20

    voce não pode ter nenhum tubo multicamada no circuito solar, depois voce tem de ter mais pressao (glicol) no circuito, senão não está a funcionar nada..
    as valvulas de retenção estão exageradas, ainda por cima com a valvula de 3 vias, um aparte, esses tecnicos nem sabem como se aperta um bicone quanto mais hidraulica.
    a temperatura do termostato pode estar a mais, voce está aquecer o minimo para os banhos, quando desligar o recuperador, vai gasta-le rapida, e depois vais usar o gas???
 
0.0222 seg. NEW