Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: maria rodriguesrafaelisidoro
    Boa noite.
    Caro Rafael, posso pedir-lhe que me ensine a cultivar correctamente as hortênsias? Estou a pensar que também as há nos Açores. Há, ou não? Numa viagem a essas lindas ilhas (ou foi à Madeira? Não sei!) alguém de família trouxe uma hortênsia branca. Comprou-se terra recomendada para a planta, envasou-se e parecia que se ia tornar numa bela planta florida. Mas não foi o que aconteceu! Parece-me com tendência para degenerar e mudar de cor. Com muita pena nossa! Há algum processo de evitar a degenerescência? Qual, pode explicar? Fico-lhe muito grata.
    Cumprimentos


    com muita sinceridade o que se faz por cá para isto não acontecer é colocar ferro na terra ... lã de aço , pontas de ferro de obra , chapas velhas enterradas e quanto mais ferrugem der ou tiver ou produzir mais carregadas ficam as cores ...
    mas é dificil ter uma hortencia sempre com a mesma cor porque elas existem ás toneladas na nossa ilha e mesmo no arquipelago que só mesmo as de jardim mais isoladas ficam mais restritas á matização das cores ... mas para dar a cor carregada é ferro velho ( um tipo pensa que vai fazer um jardim ahahahaha e faz uma sucata lol ).
    Quanto é terra eu vejo aquilo dar em qualquer tipo de terreno e em condições por vezes curiosas quase sem terra ahahahahahhah mas lá está é o segredo do paraíso , as hortencias pegam de galho ... quando se faz a poda é só enfiar as estacas ... tem um mês que não falha mas se tiver tempo de regar pega todo o ano . Estas são tambem conhecidas por novelões ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  2.  # 62

    Colocado por: pc ferreira

    Este não quero, senão iria ser notícia em todos os telejornais.


    ahahahahahah, mas estas tuberculos são muito bons para a saude ... que digam os brasileiros ...

    estas plantas tem muito para se contar .
      transferir inhame.jpg
  3.  # 63

    Pronto já sei que na próxima visita a S. Miguel tenho que levar um leitão da Bairrada para fazer a troca...
  4.  # 64

    estas são as mais famosas ( um aparte as mais aguadas ) inhame de agua ... prefiro o inhame de terra tem um sabor mais definido e quando são bons são duas vezes melhores que os inhames de agua ...
      inhame de agua.jpg
  5.  # 65

    Colocado por: rafaelisidoroestas são as mais famosas ( um aparte as mais aguadas ) inhame de agua ... prefiro o inhame de terra tem um sabor mais definido e quando são bons são duas vezes melhores que os inhames de agua ...
      inhame de agua.jpg


    Água doce? Temos aqui a pateira que está no limite!
  6.  # 66

    depois temos uma vista incrivel com estas plantas que em certos locais completam a paisagem...
      transferir inhame2.jpg
  7.  # 67

    depois temos uma vista incrivel com estas plantas que em certos locais completam a paisagem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
      images inhames.jpg
  8.  # 68

    Colocado por: pc ferreira

    Água doce? Temos aqui a pateira que está no limite!


    não consigo ver a foto , sim os inhames estão em agua doce e não só muitas destas aguas vem cheias de ferro e arsénio ahahahahaha algumas vem com temperaturas frias e outras mais quentes ... agua com gás e sem gás .aqui ha de tudo!!!!
  9.  # 69

    Colocado por: AJCLeitaoApesar de não viver no campo, mas ter sido criado nele, sou mais apologista de :
    mais vale uma mão " enxada " que uma boa enxada na mão, já dizia o meu avô e ele era da terra dos canteiros ( Santa Ovaia ); pois é nesta terra os homens dantes não trabalhavam na terra, mas sim na pedra.

    Para quem não sabe, Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital. Somos vizinhos, adoro Oliveira e toda a região envolvente.

    Colocado por: AJCLeitaoFaz bem à alma de vez em quando brincar na terra, por isso quando posso faço 600 Km
    Felizmente, temos boas estradas, mas ainda me recordo do tempo que demorava uma viagem até lá! Pela velhinha estrada da Beira, curvas e contracurvas...
    Também eu, gosto de pegar na enxada - serviços leves - principalmente para limpar uma pequena terra de pinheiros a fim de evitar os incêndios.
    É sempre bom regressar às origens, sou um provinciano que nunca criou amor à cidade. Costumo dizer que nunca saí da aldeia - o meu coração está lá. Gosto da cidade, mas não lhe tenho amor, esse amor, é todinho para a aldeia que me viu nascer.
    Boas sementeiras, bom trabalho e boas colheitas.
    Concordam com este comentário: DOGMA, C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  10.  # 70

  11.  # 71

    Hoje de manhã,

    os alhos a precisarem de sol:



    As ervilhas anãs já nascidas e quase a nadar:



    As favas



    Tomateiros a nascer



    Laranjas para o sumo ao pequeno almoço



    E o trabalho de hoje, arranjar canas para tutores dos tomateiros e do feijão de trepar deste verão:

    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 72

    Por cá precisavamos era de menos vento ... ainda anteontem as rajadas ultapassavam os 100km por hora ... e tudo o vento levou .
  13.  # 73

    Pois e o vento para além de ser muito forte é muito frio! Vamos ver se este ano as árvores de fruto não vão perder a flor como no ano passado.
  14.  # 74

  15.  # 75

  16.  # 76

    depois de tanta ventania lá se conseguiu este sabado colocar a batata na terra , semear mais umas coisinhas , tirar uns inhames virar mais terra , o projecto a longo medio prazo é fazer um triturador , preciso picar umas galhadas ... aproveitamos um motor velho que por lá anda e mais uns kilos de ferro e vamos lá ver como se resolve a coisa .
  17.  # 77

    Eu só lá para Março é que vou meter no chão a batata (isso se colocar alguma coisa este ano).
  18.  # 78

    eu consegui lavrar tudo no sábado, andei lá com o tractor e depois com a moto-enchada, mas plantar só na estufa para viveiro.
  19.  # 79

    A. Madeira
    (...) Costumo dizer que nunca saí da aldeia - o meu coração está lá. Gosto da cidade, mas não lhe tenho amor, esse amor, é todinho para a aldeia que me viu nascer.

    Experimento o mesmo sentir pelo campo, pela aldeia! Nunca me adaptei à grande urbe: à primeira oportunidade escapávamo-nos para o nosso meio rural.

    fiat_uno
    os alhos a precisarem de sol:

    Que bonita fotografia! A precisarem de sol e de monda manual. Nada se faz sem trabalho. Contudo, é tão estimulante ter uma horta! Enche-nos de satisfação, sem dúvida.

    As favas

    Um terreno bem cuidado é »outra loiça«. Favas: não é das leguminosas que mais aprecio, mas sabe-se que é rica em vitaminas e hidratos de carbono.

    Laranjas para o sumo ao pequeno almoço
    Que prazer olhar as »laranjas brancas« às quais perdi o rasto, há anos! São deliciosas (eram!); consumidas aos gomos faziam parte dos nossos pequenos prazeres de comer laranjas.

    E o trabalho de hoje, arranjar canas para tutores dos tomateiros e do feijão de trepar deste verão:

    Cortar canas não é um trabalho fácil, não senhor! Mas transportá-las e limpá-las é, também, muito penoso. Na minha terra diz-se: muito custa o que bem parece!
    Vou torcer para que o clima melhore. Boas sementeiras e boas plantações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fiat_uno
  20.  # 80

    Colocado por: ultrahipermegaeu consegui lavrar tudo no sábado, andei lá com o tractor e depois com a moto-enchada, mas plantar só na estufa para viveiro.


    e como se comporta a velha maquina , teve a usar os arados ?
 
0.0811 seg. NEW