Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: SACSos 200m2?
  2.  # 22

    Olá a todos, novamente.

    Conforme combinado aqui ficam as fotos do sistema (torneira) que envia a agua para o piso radiante sempre 44ºC
      DSC00527.jpg
  3.  # 23

    Outra
      DSC00526.jpg
    • jgm
    • 6 janeiro 2017

     # 24

    Colocado por: IdeaquaBoas.

    Tomei a liberdade de contar a minha "história" com a minha caldeira a pellets.

    Tenho uma caldeira da marca STEP vai fazer 5 anos.

    Durante o 1º e 2º ano gastei pellets devido à garantia, embora a caldeira esteja preparada também para caroço de azeitona e casca de amêndoa como informa no livro informativo.

    Nos restantes anos gastei caroço de azeitona, no inicio gastava do húmido e agora do seco.

    Tenho cerca de 150 a 180m2 de piso radiante em casa e sempre que ligava o piso radiante a caldeira não parava e por isso tinha que fazer contas e só ligava o piso das 16h até às 24h. Tive sempre uma temperatura, diga-se agradável, mas não era o desejável.

    Depois de muitas horas, pois gosto de tudo o que seja experiencias novas deste tipo, este ano percebi que a caldeira não atingia mais que os 140/150º C de fumos, que na realidade é o que faz aumentar a produtividade de água quente.
    Com os parâmetros de origem e como os técnicos deixaram a caldeira era o máximo de aproveitamento que a caldeira tinha.

    Gastava em média 30Kg de caroço por dia durante 8h.
    Por mês gastava + ou - 1000Kg

    Este ano, e como disse, depois de muitas horas consegui fazer com que a caldeira tivesse um aproveitamento superior e algo inesperado.
    Consigo ter a temperatura dos fumos a 240/250ºC e isto em apenas 5minutos após o arranque.

    Neste momento a minha caldeira, com o piso radiante a funcionar, necessita de trabalhar 15 minutos para repor a agua até aos 70ºC e só depois de 50 minutos/1hora, volta a arrancar depois da agua da caldeira baixar dos 60ºC.

    Em 17h de funcionamento gastei cerca de 20Kg
    Posso dizer que vou gastar cerca de 500/600Kg de caroço seco por mês para ter uma temperatura constante de 20ºC em casa.

    Portanto irei gastar ente 15 a 20Kg por dia mas com o piso radiante a funcionar cerca de 20h por dia.

    Para finalizar, devo ainda dizer que estive algo descontente com a caldeira mas agora não a trocava por nada.

    Com as alterações que fiz posso também dizer que só retiro as cinzas de 2 em 2 semanas ou até mesmo 3 e isto a funcionar durante muito mais tempo que anteriormente e tinha que limpar 2 vezes por semana.

    Se alguém tiver questões, pelo menos sobre estas caldeiras da STEP posso ajudar.

    PS: Não sou técnico nem vendedor de caldeiras, simplesmente possuo uma destas caldeiras.


    Boa tarde.

    A sua experiência suscitou-me muito interesse, na medida em que estou para adquirir um sistema de aquecimento central, tendo-me sido proposto a aquisição de uma caldeira STEP.

    Contudo, como não tenho quaisquer conhecimentos de caracter técnco, por certo que, se seguisse o seu exemplo, debruçando-me sobre o funcionamento da máquina, não conseguiria proceder às alterações necessárias para optimizar o seu rendimento. Não se trata de uma posição de mero comodismo, pois nas áreas de mecânica, electricidade ou electrónica, a única coisa que sei é substituir uma lâmpada. Temo que, ao adquirir esta caldeira STEP ou outra, me aconteça o mesmo que aconteceu consigo, caso o fabricante não tenha a esse nível melhorado a eficiência da caldeira, o que não seria aceitável, parecendo até que também têm interesse no resultado da comercialização das pellets.

    Caso possível, e no pressuposto de que não está disponível para dar a conhecer a solução que encontrou, o que se compreende, agradeço que me informe:

    - quais são as características mais importantes a ter em conta na escolha de uma caldeira a pellets;
    - a temperatura da saída de gases é um dos critérios mais importantes?
    - qual a potência da sua caldeira?
    - é compensador utilizar o caroço de azeitona em deterimento das pellets? Disseram-me que o caroço de azeitona tem um menor poder calorífico.

    Cumprimentos e obrigado.
 
0.0071 seg. NEW