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    • mm85
    • 10 março 2014 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Estou há um ano a construir a minha moradia e, de lá para cá, muitos têm sido os avanços e recuos, alegrias e decepções, trabalhos com qualidade e trabalhos... sem qualificação possível.

    Este mês fui apanhado numa situação que nem sei como descrever. Já consultei este fórum inúmeras vezes, para procurar opiniões, pesquisar experiências, que nos pudessem conduzir a boas escolhas e decisões. E é por isso que aqui estou hoje, a inserir o meu primeiro comentário / discussão. Porque quero ser útil a outros utilizadores, que possam evitar cair na burla em que eu caí.

    Foi uma desilusão total um pavimento Cinca que comprámos para a nossa casa. Andámos meses a decidir o que colocar. Primeiro indecisos entre o flutuante e o mosaico. Mas pensámos fazer um esforço, apostar num mosaico que pensámos ser de qualidade, porque para uma vivenda, com terreno à volta, com muitas entradas e saídas do interior para o exterior, achámos que valeria a pena esta aposta. Vimos muitas coisas, mas apaixonámo-nos por um pavimento lindo desta marca. À venda por 35€/metro2... Fizemos um esforço e decidimos! Contratámos um ladrilhador de confiança (diga-se que foi o orçamento mais caro que tivemos, mas o único em quem sabíamos poder confiar), queríamos fazer tudo bem, para que saísse perfeito.

    O pavimento chegou, começou a ser aplicado, e aqui chegou o problema... Vinha extremamente empenado. Algo que nem dá para explicar... Só vendo o trabalho que o pavimento fazia... Uma camada de nervos, reclamação à loja onde comprámos o material (muito conhecida em Leiria... a maior de Leiria, e não foi no Aki, nem nada do género...), veio um Comercial da marca à obra, levou duas peças... Dois dias depois recebemos outros 2 representantes da marca. Manifestámos total decepção, por não fazerem o seu controlo de qualidade e nos fazerem chegar 100 metros de material naquelas condições. Mostraram-se até "ofendidos" e questionaram se achávamos que a marca não era capaz de melhor... Respondemos que não sabíamos, só podíamos tecer considerações sobre o que víamos... e o que víamos não era nada apelativo. Pedimos reembolso, pois não tinha sido aquele material, aquela qualidade, aquela escolha que tínhamos pago... Perguntaram se não aceitaríamos a troca de todo o pavimento, por peças com empeno inferior. Deixámos a questão em aberto. Levaram mais 2 peças, para análise do laboratório da fábrica.

    3 dias depois, ligam, a informar que o empeno das peças era superior aos valores que a cinca assume como máximo. Entre conversa para cá e para lá, acordámos que aceitávamos a troca total do pavimento, por outro em condições, de 1ª, conforme comprámos. Despesas de ladrilhador e de arranque do material aplicado teriam de ficar por nossa conta...

    4 dias mais tarde, ligam a informar que vão apenas entregar os metros correspondentes aos que já haviam sido assentes e arrancados e que ficaríamos com os restantes metros que ainda estavam embalados, lá na obra... Ficámos para não viver! O quê?? Vou ficar com os metros que tenho na obra por aplicar??? Mas o material está com defeito, a fabrica já o confirmou, e querem que fiquemos com ele??? E mais, os metros que entretanto entregaram vêem tal e qual... empenados acima do aceitável e acima do que a fábrica se compromete a cumprir.

    Moral da história. Pagámos mais de 3mil euros por pavimento supostamente de excelência, de 1ª, e o que nos entregam é um monte de lixo, material de 3ª que a ser vendido custaria certamente menos de 10euros/m2... Mas que eu não queria, nem dado. Se quisesse material dessa classe, teria comprado material dessa classe. Mas não foi isso que escolhi, não foi isso que encomendei, não foi isso que paguei.

    O que posso chamar a isto, se não burla?

    Estamos a ponderar e a avaliar, em conjunto com um advogado, seguir com o assunto para tribunal. Mas neste momento o ponto de situação é este: não tenho o dinheiro, não tenho o chão. Ou melhor, tenho o chão... um monte de lixo que nem sei onde enfiar. Acho vergonhoso que uma empresa tenha este tipo de atitude. Acho vergonhoso que estas coisas se passem e que só se resolvam em tribunal.

    A todos os que ainda estiverem a avaliar a compra de pavimento, especialmente desta marca, aconselho todo o cuidado. Está aqui um exemplo da capacidade que têm de resolver problemas e de entregar material com a qualidade que prometem ao cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  1.  # 2

    Qual é a referencia e dimensões do pavimento?
  2.  # 3

    Não sei se já colocou a situação por escrito, mas faça-o, para começar a ter provas.
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • mm85
    • 10 março 2014

     # 4

    Foi enviado um mail para a loja de materiais de construção, logo aquando da constatação do defeito. Esta semana, dado este desfecho, vamos lá para colocar a questão no livro de reclamações. O advogado também está a tratar da parte legal... cartas registadas e demais formalidades.

    O pavimento mede 24cm x 99cm. Se não conseguem produzir peças desta dimensão com o empeno dentro do desvio aceitável e que permite uma boa aplicação, não as produzam, não as vendam e não enganem as pessoas. Porque a mim, em momento algum, me foi feita esta advertência, para eu poder decidir se queria ou não arriscar. Mas como disse, a própria fábrica admite empeno acima das normas internas...
  3.  # 5

    Pois, o que conta mesmo são as cartas registadas.
  4.  # 6

    Todo o correio conta, notificaçao por email é valida
    • tnjp
    • 10 março 2014

     # 7

    Mas como disse, a própria fábrica admite empeno acima das normas internas...


    E já tentou contactar a fábrica directamente?
    • mm85
    • 10 março 2014

     # 8

    Colocado por: tnjpE já tentou contactar a fábrica directamente?


    Depois da reclamação inicial junto da loja de materiais que vendeu o pavimento, todos os contactos têm sido com comerciais e técnicos da marca. Hoje acabámos de informar que a questão vai seguir a via legal (já havíamos referido esta questão imensas vezes, mas quisemos dar o benefício da dúvida e aceitar quando propuseram a troca integral por peças de 1ª). O comercial ficou de falar novamente com os superiores. Veremos no que dá. Esta questão (da resolução do contrato por via legal) já havia sido mencionada vezes sem conta, aquando da vinda deles à obra. Não acredito muito que seja agora que as coisas tomem outro rumo, depois da falta de palavra e competência que têm mostrado até agora.

    Quero só explicar que por causa de tudo isto tive de arrancar o pavimento assente, com martelos eléctricos, refazer o cimentado e encaminhar a obra de outra forma, tenho até agora um atraso de 3 semanas na obra... Mas isso, perante todo o resto, é o menos... Eu só queria aquilo que é meu, o meu dinheiro... acho que ninguém tem o direito de enganar assim o consumidor, que na sua boa fé, paga o produto e afinal de contas fica com um monte de lixo.
  5.  # 9

    Tive o mesmo problema com um chão dessa marca e com essas medidas. O meu é a imitar wenge. Não nos chateamos muito porque o mesmo esta acente somente no alpendre da entrada e na nossa varanda. Mas confirmo que tambem vinha muitissimo empenado.
    Boa sorte e chateie até não poder mais que eles acabam por ceder!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • mm85
    • 10 março 2014

     # 10

    Colocado por: Joao DiasTive o mesmo problema com um chão dessa marca e com essas medidas. O meu é a imitar wenge. Não nos chateamos muito porque o mesmo esta acente somente no alpendre da entrada e na nossa varanda. Mas confirmo que tambem vinha muitissimo empenado.
    Boa sorte e chateie até não poder mais que eles acabam por ceder!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mm85


    Meu Deus... É incrível... como é possível este tipo de empresa se manter no mercado... Obrigado pelo seu comentário, ajuda a sentir que não estamos sozinhos. Estamos a fazer tudo o que podemos, até ao último minuto não nos vamos dar por vencidos. Mas confesso que estamos desolados, reticentes, senti-mo-nos absolutamente enganados. Estou a ver que fico com o pavimento e um dia faço um curral de porcos e aplico-o lá...

    De qualquer forma, aproveito para reforçar que, na minha perspectiva, é muito importante partilharmos todos estas experiências. As pessoas, por vezes, gostam pouco de falar nas coisas menos boas que vivem na construção da casa... Pois eu penso que devemos fazer o contrário, que devemos contar, pois assim ajudamos outros futuros consumidores a não serem enganados como nós fomos. E a médio prazo, se todos fizermos o mesmo, podemos conseguir que sejam postas à margem do mercado estas empresas / marcas parasitas que se aproveitam de boa comunicação e produtos visualmente apelativos para se afirmarem quando, na verdade, não têm um mínimo de qualidade. O grande problema é que este é o tipo de produto que vemos amostra na loja, encomendamos, PAGAMOS, e só depois podemos ter a verdadeira percepção do estado em que vem. E quando não corre bem, é isto que fazem.

    Devo também dizer que fiz uns testes numas pontas já cortadas da primeira aplicação. Relativamente a riscos e resistência a manchas, pareceu-nos ótimo. Consegui lá partir uma faca sem que ficasse uma marca na peça. Pena que o resto não acompanha. É vergonhoso entrar numa moradia e ver um pavimento assim todo ondulado :( Nem sei explicar o que sentimos quando vimos aquilo.

    Nós aplicámos nas varandas, um pavimento da LOVE, gama fusion. Metade do preço... 5 estrelas... É triste pagar como bom uma coisa que... é lixo...
    Concordam com este comentário: drodrigues, Joao Dias
  6.  # 11

    -Para reforçar o seu caso, tente obter as tolerâncias de empeno que a marca publicita (se é que isto é informação pública). Eles são uma empresa certificada pelo que à partida, se nos standards que eles dizem cumprir, estiver algum parâmetro de empeno, pode ser um ponto de pressão.

    -Eles confirmaram por escrito que o mosaico fornecido está acima da tolerância interna da empresa? Isso pode ser um ponto forte em caso de queixa às autoridades

    -Mande um email às entidades certificadoras que puseram o "carimbo" de qualidade na empresa, a informá-los que a empresa não está a fornecer de acordo com os parâmetros e que eles deverão ter mais cuidado quando inspecionam e validam o Sistema de controlo de qualidade da empresa.


    Já experimentou envolver a DECO e a ASAE?
    Pode ser que eles se virem escalar a questão, se proponham a algum tipo de acordo.

    Neste caso, penso que você não esteja interessado em receber mais material deles, visto que o material de reposição veio igual, o que indicia um problema profundo de fabricação que eles não estão a ser capazes de resolver, pelo que eventualmente vocÊ ente al menos recuperar o seu dinheiro.

    Boa sorte
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  7.  # 12

    mande mails para os Orgãos de Informação... eles andam sempre à procura deste tipo de coisinhas para fazer noticias escandalosas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • mm85
    • 11 março 2014

     # 13

    Infelizmente, todo o contacto que temos tido com a marca tem sido pessoal ou por telefone, o que é péssimo para questão de provas. Todavia, temos sempre o mosaico... que não fala mas mostra bem a miséria que é. Mesmo assim estamos a tentar por outras vias obter, por escrito, a informação sobre o empeno máximo que a marca admite (1mm). Temos peças com 2mm... E nas que foram assentes, conseguimos detectar diferenças de mais de 2mm. Enfim.

    E sim, se não der em nada durante o dia de hoje, o assunto seguirá para as entidades que dão a certificação, DECO e também está em cima da mesa a ida a um programa de DAY TIME que tem uma rubrica de reclamações em que está presente alguém da DECO. Elas não matam... mas moem... Podem moer-me a mim, mas também terão de moer quem me roubou...

    À loja de materiais de construção que nos vendeu o material, iremos esta semana apresentar a nossa queixa no Livro de Reclamações. São muito entendidos para vender o material mas nem se dignaram a aparecer na obra para ver a miséria que nos impingiram. Eu, se tenho uma empresa, tenho de controlar a qualidade dos produtos dos meus fornecedores para poder apresentar o melhor ao meu cliente. Se tenho um fornecedor que não presta, devo ser o primeiro a querer verificar e riscá-lo na minha lista... Afinal de contas, comprar no AKI, na Leroy Merlin, ou numa loja de materiais como a Macolusa não deve fazer assim tanta diferença... É a conclusão a que me fazem chegar.
    • eu
    • 11 março 2014 editado

     # 14

    Quando andei a escolher os mosaicos da minha casa, visitei o show room da Cinca junto à fábrica e fiquei extremamente dececionado com a qualidade dos produtos cinca: parece que ficaram parados no tempo.

    Este tópico só vem confirmar a ideia que tenho da marca.

    Olhe, boa sorte nisso...
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  8.  # 15

    Em 2008, tive problemas com um lote de uma cor material deles... foi arrancado, deram-me outro lote novo,em substituição... mas a demolição e o re-assentamento.. ficou do meu bolso. ( eram cerca de 8m2)
    Mosaico de pasta branca vidrada. O vidrado começou a estalar. levando a que surgissem fungos - Foi numa Inst. sanitária.
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  9.  # 16

    mm85:
    O facto de todos os contactos terem sido feitos por telefone ou pessoais não invalida que você não mande um email a relatar toda a história e a pedir uma resolução. Não se esqueça de incluir o seu fornecedor e ameaçar com o advogado.

    Se você iniciar o contacto por email, pode ser que eles também lhe respondam por email.
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  10.  # 17

    Posso falar da minha experiência com outra marca, para servir de comparação.
    Coloquei peças de 100X33 nas paredes das wc branco da marca LOVETILES, e depois de colocar as juntas (antracite) o azulejo ficou marcado como se tivesse partido. Contactei o vendedor, que entrou em contacto com o engenheiro da marca e deslocaram-se à obra e o engenheiro disse logo, mesmo antes de analisar no laboratório que iria ser tudo substituído. Levou umas peças para laboratório e detetaram que realmente algo não estava bem e deram-me duas opções. A mão de obra eu arranjava e eles pagavam, ou deslocava-se uma equipa deles à obra e substituía tudo. Em 3 dias substituíram as 3 wc e ainda me deixaram uma quantas caixas que sobraram. Não paguei nada como é óbvio. Fiquei com boa impressão da marca devido a esta situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
  11.  # 18

    Colocado por: nandogoncaPosso falar da minha experiência com outra marca, para servir de comparação.
    Coloquei peças de 100X33 nas paredes das wc branco da marca LOVETILES, e depois de colocar as juntas (antracite) o azulejo ficou marcado como se tivesse partido. Contactei o vendedor, que entrou em contacto com o engenheiro da marca e deslocaram-se à obra e o engenheiro disse logo, mesmo antes de analisar no laboratório que iria ser tudo substituído. Levou umas peças para laboratório e detetaram que realmente algo não estava bem e deram-me duas opções. A mão de obra eu arranjava e eles pagavam, ou deslocava-se uma equipa deles à obra e substituía tudo. Em 3 dias substituíram as 3 wc e ainda me deixaram uma quantas caixas que sobraram. Não paguei nada como é óbvio. Fiquei com boa impressão da marca devido a esta situação.


    isso sim é um bom serviço ao cliente!!!
    Concordam com este comentário: Máquina, Paulomelo70, 1976
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  12.  # 19

    Sempre que tiver uma conversa telefonica com eles, envie de seguida um mail que refira todos os assuntos tratados, para efeitos de registo.
    Se não contestarem o mail, estão a assumir o conteudo.
    Concordam com este comentário: JPN761
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    • mm85
    • 12 março 2014

     # 20

    Colocado por: nandogoncaEm 3 dias substituíram as 3 wc e ainda me deixaram uma quantas caixas que sobraram. Não paguei nada como é óbvio. Fiquei com boa impressão da marca devido a esta situação.


    Precisamente... Problemas, todos os produtos podem ter. A diferença está, depois, na capacidade de os resolver.

    Hoje aguardamos novo contacto do comercial. A partir daqui, tudo se decidirá. E agradeço todas as ideias que me têm dado, vão todas ser aplicadas.
    Entretanto, a carta do advogado para a loja de materiais de construção já seguiu.

    Assim que tiver desenvolvimentos, dou notícias. Acho que é de interesse público saber-se como a empresa, depois de todas estas voltas tristes, resolveu (ou não) o problema...
 
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