Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: tiago_ecoo que é mais adequado para uma utilizaçao domestica a radiadores? e a litragem necessaria?


    Um deposito para solar e recuperador deve possuir as duas serpentinas em baixo...
    A bomba de circulação e válvula de 3 vias, que nesses esquemas está na para mais quente do circuito devem estar sim na parte mais fria, ou seja no retorno !

    Quanto os resto... Para AQS eu aconselho a colocação de um esquentador sem seria com o deposito , pois assim terá sempre agua quente mesmo que o resto esteja desligado .
    Não vai ter que ligar o recuperador sempre que não tem agua fria ! E não vai ter uma caldeira a gáz "bebabada" a aqueçer o deposito só para tomar um banho !
    Só se pretender aqueçer a casa também com gás é que vale a pena a caldeira a gáz ....
    Optar por radiadores é uma boa solução pois é de funcionamento mais rápido e fica mais barato !

    Colocado por: tiago_ecoo que é mais adequado para uma utilizaçao domestica a radiadores? e a litragem necessaria?


    50 a 60 litros por pessoa é o normal .
    Eu colocaria um deposito com duas serpentinas em baixo uma para o solar e outra para o recuperador e um esquentador em serie para ter sempre agua quente...
    Pode fazer melhor com dois depósitos, mas sai mais caro no seu caso não deve valer a pena . Se o mais simples funciona bem para quê complicar ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  2.  # 162

    Colocado por: jorgealves
    somente se adicionar circuito de retorno.

    Depende a que se refere quando diz "agua quente instantânea!

    Se o que o sr. tiago_eco pretende é apenas ter agua quente sem necessitar de esperar que o deposito fique quente já não necessita de retorno para nada que nem é aconselhado nos sistemas solares pequenos .
  3.  # 163

    só me chateia é às vezes vê-lo escrever esqueçer ou aqueçer.
    deixe lá as cedilhas, homem.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  4.  # 164

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Um deposito para solar e recuperador deve possuir as duas serpentinas em baixo...
    A bomba de circulação e válvula de 3 vias, que nesses esquemas está na para mais quente do circuito devem estar sim na parte mais fria, ou seja no retorno !

    Quanto os resto... Para AQS eu aconselho a colocação de um esquentador sem seria com o deposito , pois assim terá sempre agua quente mesmo que o resto esteja desligado .
    Não vai ter que ligar o recuperador sempre que não tem agua fria ! E não vai ter uma caldeira a gáz "bebabada" a aqueçer o deposito só para tomar um banho !
    Só se pretender aqueçer a casa também com gás é que vale a pena a caldeira a gáz ....
    Optar por radiadores é uma boa solução pois é de funcionamento mais rápido e fica mais barato !



    50 a 60 litros por pessoa é o normal .
    Eu colocaria um deposito com duas serpentinas em baixo uma para o solar e outra para o recuperador e um esquentador em serie para ter sempre agua quente...
    Pode fazer melhor com dois depósitos, mas sai mais caro no seu caso não deve valer a pena . Se o mais simples funciona bem para quê complicar ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiago_eco


    Entao para alem do sistema solar, teria um recuperador a lenha, uma caldeira mural a gas e ainda um esquentador em serie com o deposito para ter a agua quente "no imediato" caso necessário? tudo isto num so deposito, percebi bem....? se calhar retirava a caldeira a gas da equaçao.... $$$
  5.  # 165

    Colocado por: tiago_ecose calhar retirava a caldeira a gas da equaçao.... $$$

    Claro , até que a caldeira a gáz gasta muito ! A caldeira só seria necessário para aquecer os radiadores a gás ... mas não aconselho !

    O mais viavel/económico é o deposito com duas serpentinas os respectivos paineis solares o recuperador e o esquentador em serie que já arranja a 350 € Como é barato ninguém leh fala nisso pois, querem é vender caldeiras !
    Se pretender automatizar a "coisa" pode colocar mais tarde uma caldeira e pellets em paralelo com o recuperador.
    As duas serpentinas do deposito devem ser em baixo !

    Para poder aqueçer a agua toda do deposito de baixo para cima...

    A serpentina superior só se usa quando se quer aquecer aqs por exemplo com uma caldeira a gáz, tendo como objectivo tirar partido da estratificação do deposito solar e assim aqueçer apenas a parte superior do deposito com o gáz.
    Com o recuperador ou solar interessa-lhe aquecer toda a agua !

    Ao usar esquentador em serie não necessita dessa serpentina e pode tomar banhos sem limite... Pode encher a sua banheira de hidromassagem sem correr o risco de ficar sem agua quente!
    Se chegar a casa um dia em que não haja sol não necessita de esperar uma hora até que a caldeira aqueça a parte superior do deposito ... São só vantagens !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  6.  # 166

    entao o esquentador estaria em serie com o deposito do solar/recuperador lenha? ou seja a agua vem do deposito que ja pode estar semi quente é aproveitada e gasto menos gas natural no esquentador...? desculpe as perguntas mas sou leigo na materia e tenho de aproveitar quando aparece alguem que quer ajudar o que e cada vez mais raro no forum :P
  7.  # 167

    Colocado por: tiago_ecoja pode estar semi quente é aproveitada e gasto menos gas natural no esquentador...


    Sim é isso mesmo ! Regula o esquentador ( Eu tenho um ) para a temperatura de saída que quiser, logo aí vai ter nas torneiras a agua quente pronta para os banhos sem ter que abrir a fria.

    Se a agua vier mais fria do que a temperatura que voçê pretende o esquentador faz o resto, ou seja só ajusta a temperatura para a definida por si.
    Na saída do deposito solar deve tambem colocar uma misturadora para limitar a saída da agua quente a por exemplo 50 º para nunca chegar ao esquentador quente de mais !

    Nunca vi um vendedor numa moradia a falar destes esquentadores pois o que querem é vender o que dá lucro ou seja caldeira grandes e caras... Que muitas vezes ao não usar durante um ano deixam de funcionar porque a bomba circuladora prende.
    Alem de que as caldeiras vão gastar muito mais . Só quem fez duas casas iguais com os dois sistemas é que sabe na pele a diferença de consumos que chega a ser metade com o esquentador .

    Colocado por: tiago_ecodesculpe as perguntas mas sou leigo na materia


    Pela minha parte, desde que e tenha disponibilidade ajudo no que for necessário ... Não ando aqui a vender produtos e como ando nas obras desde miúdo acabo por ver muita coisa, boa a má e não tenho problemas em dar a minha opinião, mesmo que muitos não gostem !
  8.  # 168

    quando dizem que nao se deve acumular agua parada durante muito tempo no deposito isso quer dizer o que? é que estou emigrado e nos proximos anos so vou passar um mes por ano na casa...qual a soluçao?
  9.  # 169

    retomando o meu topico esta é a versao quase definitiva da planta. as duvidas que persistem estao na cozinha. a minha esposa (e eu) prefere uma cozinha com ilha algo deste genero.

    se repararam movemos as janelas. a ideia original era convergir as duas janelas num canto mas fica mal visto de fora da casa.

    gostaria de ter algum feedback de pessoas que tem o sistema da ilha, tenho receio que o tecto fique sujo em pouco tempo...? :S
      cozinha 3d.png
  10.  # 170

    agora a planta
      DSC02512.JPG
  11.  # 171

    O que diz o seu arquitecto sobre a ilha?

    Acho muito giro mas a ilha não e uma opção pratica para todas as cozinhas... Se for para ficar com um mono no meio da cozinha não vale a pena.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, karveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: karveira
  12.  # 172

    Colocado por: valtoresO que diz o seu arquitecto sobre a ilha?

    Acho muito giro mas a ilha não e uma opção pratica para todas as cozinhas... Se for para ficar com um mono no meio da cozinha não vale a pena.


    ainda nao foi falado mas nao vai colocar problema.
    é algo que ainda estamos a estudar. como a cozinha é em openspace penso que fica bem...
    mas tb nao quero que seja um empecilho so porque fica bem, tem de haver espaço de circulação
  13.  # 173

    Pena a planta da casa.... exceptuando a zona da suite, o resto não me agrada.
    a varandinha corrida com 1.40m de profundidade, serve para quê!!? meta logo 2.00m nisso!!! aí mal cabe uma mesa e umas cadeiras para alguma patuscada.
    Boa sorte... e mesmo assim não reduziu os recortes da planta... Na sala, no topo esquerdo o que é aquilo, um canteiro/ jardim?
    Concordam com este comentário: marco1, LuisPereira
  14.  # 174

    bem sei que a planta nao reuniu consenso no forum, quase ninguem gostou mas serve as nossas ideias e necessidades.
    a varanda pode ser alargada, ja tinha pensado nisso. 1.40 nao da para muito.
    na sala sim é um jardim de inverno.
    alguma ideia quanto à cozinha?
  15.  # 175

    Eu não poria ilha nessa cozinha em L. Creio que para ter ilha a cozinha ter uma configuração completamente diferente.
  16.  # 176

    Colocado por: valtoresEu não poria ilha nessa cozinha em L. Creio que para ter ilha a cozinha ter uma configuração completamente diferente.

    nao concordo porque a cozinha é em openspace com a sala e o facto de fazer um L nao tira nada...
  17.  # 177

    Colocado por: tiago_eco
    nao concordo porque a cozinha é em openspace com a sala e o facto de fazer um L nao tira nada...


    se vai colocar uma ilha agora, ou é uma ilha minuscula com pouco espaço de trabalho (mono), ou para colocar uma ilha maior com fogão, etc, vai ficar com pouco espaço de circulação. Referia-me a retirar por exemplo moveis da esquerda para haver mais espaço de circulaçao. Até para evitar que quem entre na cozinha não veja logo ali a ilha em cima da porta...
  18.  # 178

    "Ajuda na análise da minha planta"
    Esta é a típica pergunta que me faria inscrever neste forum. ( Bem haja para todos, já seguia de tempos em tempos por temas específicos..)
    Li a pág. 1 a 5 a 9 e a 10 e provavelmente já alguém reflectiu e escreveu o que me apetece dizer: Uma Casa? (uma planta?)
    O amigo Tiago, deve dar menos importância à opinião da amiga da amiga da amiga da sua namorada (ou esposa) com a sua (opinião) de lado.
    Pela evolução, o Desenhador é mau e o Engº é compreensível. ( Nota: Há mts Desenhadores melhores que Arqts, não o caso. )
    Eu, e outros neste fórum (mesmo sem ir ao local sentir o planeta), em dois dias ( de borla ) te enviaríamos uma solução mais saudável.
    Tá td errado,mas isso tb tem a sua beleza.
    Cmps! Rapaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  19.  # 179

    Colocado por: valtores

    se vai colocar uma ilha agora, ou é uma ilha minuscula com pouco espaço de trabalho (mono), ou para colocar uma ilha maior com fogão, etc, vai ficar com pouco espaço de circulação. Referia-me a retirar por exemplo moveis da esquerda para haver mais espaço de circulaçao. Até para evitar que quem entre na cozinha não veja logo ali a ilha em cima da porta...


    pelas simulaçoes que fiz, a ilha podia ter 1.60 por 1m e ainda ficava com 1m de circulaçao em toda a volta. da porta à cerca de 1.60... que acham?é suficiente?
  20.  # 180

    eu acho mal aí uma ilha. faça uma península, sendo que esta poderia também 1.00m de profundidade. se meter modulos de gavetões para a loiça de apoio à sala de refeições.
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
 
0.0443 seg. NEW