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    • xpta
    • 10 abril 2014 editado

     # 1

    Boa noite pessoal,

    Venho aqui partilhar e pedir opiniões sobre o meu caso que considero surrealista.

    Em 2013 tinha contrato de electricidade com a EDP o qual mantive até 1 de Julho altura que mudei para a Galp. No entanto em Agosto achei (e muito mal) que não compensava ter contrato com a Galp e voltei a mudar para a EDP , ou seja, tive cerca de um mês pouco contrato com a Galp e voltei outra vez para a EDP.

    A Galp faturou-me o tempo em que tive contrato com eles e qual não é o meu espanto que a EDP também me faturou o mesmo periodo , ou seja, duas faturas de comercializadores diferentes para o mesmo periodo de tempo e para o mesmo contador de electricidade.

    Naturalmente reclamei com a EDP , tenho reclamação aberta desde Outubro e não paguei a fatura da EDP .

    Varias vezes telefonei para a EDP a saber de conclusões e a resposta é sempre a mesma "está em análise".

    Recorri ao Provedor do cliente da EDP sem qualquer resultado prático .

    Reclamei junto da ERSE cuja conclusão foi "da análise dos elementos trazidos ao processo não nos afigura subsistir qualquer incumprimento regulamentar". Isto apesar de ter apresentado provas , nomeadamente faturas, junto da ERSE a comprovar da minha reclamação.

    Pelo meio a EDP vai ameaçando cortar-me a electricidade se não pagar ...

    Alguém passou por algo semelhante que me possa ajudar ? Como conseguiram resolver ?

    Obrigado.

    - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/127479-reclamacao-edp-o-que-fazer.html#sthash.VQnHSP99.dpuf
  1.  # 2

    xpta
    (...) Alguém passou por algo semelhante que me possa ajudar ? Como conseguiram resolver ?(...)

    Boa noite.
    Connosco foi parecido: houve facturação da Endesa e da EDP. O intervalo foi de dois meses entre um e outro comercializador. Praticamente duplicaram a factura. A solução é pagar e não reclamar. Expusemos o caso à Deco, por telefone (aderimos ao »Leilão« da electricidade e a inscrição fora feita pela própria Deco). Não resolveu nem ajudou a resolver. Reclamámos junto da EDP, que fez »ouvidos de mercador«, e quanto à ERSE esqueça: não mexem uma palha para nos prestarem qualquer esclarecimento! São apenas uns verbos de encher. Não tirámos nenhuma vantagem com a troca: muda-se de moleiro, não se muda de ladrão!
  2.  # 3

    se puserem um advogado a tratar do assunto não resolve?
    é mais que óbvio a ilegalidade que está a ser cometida...
  3.  # 4

    Sabe qual é o preço da hora de um advogado?
    Concordam com este comentário: joaosantos, jpvng, maria rodrigues
  4.  # 5

    Não faço ideia, mas penso que já houve alguém aqui no fórum que deu indicação de alguns valores e se disponibilizou para ajudar num outro caso.
    De qualquer forma se compensa ou não tudo depende dos valores envolvidos. Sabe o valor da facturação do xpta?
    Em vez de ironizar porque não faz uma sugestão mais construtiva?

    Como já vi alguém também referir noutros tópicos, há sempre a possibilidade de contactar a comunicação social por forma a expôr o abuso a que está a ser sujeito.
    A Deco talvez seja uma opção também, embora da experiência que tenho com eles não lhes reconheço qualquer apoio significativo mas, se for associado não custa tentar e nesse caso é um direito seu.
    • xpta
    • 10 abril 2014

     # 6

    O valor em causa são cerca de 50 euros.

    É claro que há sempre advogados e tribunais, mas sabendo o que são os tribunais estou convencido que gastava mais de 50 euros e demorava anos.

    Neste caso a ilegalidade é clara , tenho provas documentais e já as mostrei à EDP e ERSE. Para verem o quanto obvio é a situação foi a própria EDP, das várias vezes que lhes liguei, que sugeriu não pagar a fatura e recorrer ao provedor de cliente deles ... por outro lado recebo cartas a dizer que tenho divida e se não pagar cortam e electricidade.

    Agora não compreendo a postura da EDP , porquê tanto tempo a resolver ? Porque é que continuam a enviar-me cartas a dizer que estou em divida e vão cortar-me a electricidade ?

    Na minha opinião trata-se de muita má fé da EDP , claro que não vou desistir da reclamação ... mas estou a ficar sem alternativas para além dos tribunais, até porque vou para quase 7 meses nisto.
  5.  # 7

    No meu ponto de vista a EDP é provavelmente a pior empresa na relação com os clientes. Nada funciona!
    Concordam com este comentário: rita.cba.goncalves
    • xpta
    • 10 abril 2014 editado

     # 8

    Sem dúvida que a EDP tem uma má relação com os clientes, vejo vários relatos disso mesmo.

    Agora neste caso concreto trata-se de muita má fé, as provas são irrefutáveis, de fácil análise e de conclusão óbvia ... mas a EDP deixa a reclamação durar no tempo , vai ameaçando para tentar faturar o que não lhe pertence , tudo para que as pessoas desistam, tudo o que têm feito é intencional.

    É claro que por duas ou três vezes que liguei para eles lá me atendeu alguma alma caridosa que, compreendendo perfeitamente a situação, e deixou escapar a sugestão de não pagar e recorrer ao provedor mas esta não é a postura da EDP como regra.
  6.  # 9

    Colocado por: xptaNeste caso a ilegalidade é clara , tenho provas documentais e já as mostrei à EDP e ERSE


    Colocado por: xptapor outro lado recebo cartas a dizer que tenho divida e se não pagar cortam e electricidade.


    Nao deixe de lhes escrever novamente, carta registada, informando o insucesso dos contactos e que se a ameaca de corte de luz se concretizar, ficara impossibilitado de residir no local pelo que teria de recorrer a estabelecimento hoteleiro de modo a ter as normais condicoes de vida por eles impedidas.

    Veja se lhes agrada a tomada de posicao...

    MAs nao deixe de reclamar, se tiver hipotese, todos os dias deixe uma reclamacao escrite no balcao que nao lhe conseguir solucionar a situacao. Resultou com um conhecido meu...
  7.  # 10

    a DECO nao faz nada,é uma instituição que leva muitos portugueses á certa.Já lhes pedi ajuda e nao fosse eu a mexer me ainda hoje estava á espera....e isto da liberalizaçao foi mais um esquema para encher alguns,pq os clientes em nada beneficiam disto. A EDP cada vez mais longe dos portugueses...dantes cada vila tinha uma delegaçao,agora sao telefonistas que entraram ha uma semana e nao percebem puto daquilo,e nao há soluçao para nada...estamos feitos :(
  8.  # 11

    xpta
    (...) É claro que há sempre advogados e tribunais, mas sabendo o que são os tribunais estou convencido que gastava mais de 50 euros e demorava anos. (...)

    Só em taxas de justiça pagará o quádruplo da factura; o advogado terá os seus honorários e, quanto a tribunais, pode esperar sentado! É uma luta entre David e Golias!E que me conste a EDP, não tem as »fragilidades« do Golias!
  9.  # 12

    Colocado por: xptaO valor em causa são cerca de 50 euros.

    É claro que há sempre advogados e tribunais, mas sabendo o que são os tribunais estou convencido que gastava mais de 50 euros e demorava anos.

    Neste caso a ilegalidade é clara , tenho provas documentais e já as mostrei à EDP e ERSE. Para verem o quanto obvio é a situação foi a própria EDP, das várias vezes que lhes liguei, que sugeriu não pagar a fatura e recorrer ao provedor de cliente deles ... por outro lado recebo cartas a dizer que tenho divida e se não pagar cortam e electricidade.

    Agora não compreendo a postura da EDP , porquê tanto tempo a resolver ? Porque é que continuam a enviar-me cartas a dizer que estou em divida e vão cortar-me a electricidade ?

    Na minha opinião trata-se de muita má fé da EDP , claro que não vou desistir da reclamação ... mas estou a ficar sem alternativas para além dos tribunais, até porque vou para quase 7 meses nisto.



    É uma vergonha.
    Já tivemos alguns exemplos de que a liberalização não é aquele quadro bonito que pintam. Os supostos beneficiários saem ainda mais prejudicados e o mexilhão é que (se f.....) paga sempre.
    É preciso uma paciência de Jó para tentar fazer valer os nossos direitos.

    Não sei até que ponto eles podem avançar para o corte uma vez que tem as provas da dupla facturação e já lhes mostrar isso mesmo. Se o fizerem decerto que sabem que podem sair ainda mais prejudicados. Penso que o que está a acontecer é precisamente uma forma de pressão à espera que faça o xpta desista e faça o pagamento. Nem imagino quantos casos destes devem haver pelo país inteiro e o dinheiro que estão a pôr ao bolso às custas de quem simplesmente paga para não se chatear...

    Gabo-lhe a paciência e espero que tudo se resolva a seu favor, em nome da justiça.
    • xpta
    • 10 abril 2014

     # 13

    Uma das coisas que mais me chocou foi a resposta da ERSE que ao fim de um mês de ter apresentado o caso diz "da análise dos elementos trazidos ao processo não nos afigura subsistir qualquer incumprimento regulamentar" ... fiquei com ideia que nem sequer viram ou leram as provas que lhes enviei .

    Não era suposto a ERSE proteger os consumidores destas grandes empresas ? Será que este país está tão mal assim ?
  10.  # 14

    A ERSE, Entidade Reguladora do Sector Energético, é paga pelo... sector energético. Porque é que acha que só abrem a boca para dizer que o preço da electricidade deveria subir 10% ou mais?
    Concordam com este comentário: mmgreg, joaosantos
    • mmgreg
    • 10 abril 2014 editado

     # 15

    Não é bem esta situação, mas também não foi agradável.

    Tive, no passado, que ir ao Centro de Saúde pedir para requisitar um aerossol. Com a requisição na mão, aluguei o aerossol para o período indicado pela médica. Em nenhum momento me foi dito que era necessário ligar para a empresa a pedir para recolher, pois ao requisitar, eu expliquei bem as datas que queria e entreguei as requisições da médica que tinha, que correspondiam às datas pedidas.

    Passado o prazo, estranhei não o virem recolher. Quando pude, liguei a perguntar quando vinham buscar o aerossol e o que me foi dito é que eu não tinha avisado que era para recolher. Eu lá expliquei que não tinha pedido por mais tempo, que desde o início que dei as datas exactas, portanto, a empresa é que não tinha vindo recolher no fim do período indicado por fim e confirmadas pelas requisições.

    A muito custo, lá vieram recolher o aparelho. Passei meses a receber cartas a avisar que eu tinha de entregar requisições médicas para ser o estado a pagar a dívida ou eu teria de a pagar e caso não fizesse nada, que iria para tribunal. Enviei uma carta registada a explicar o sucedido, mas as ameaças do contecioso continuaram durante uns meses. Até que se calaram.

    Isto para dizer o quê: pague o que deve mas não pague o que não deve. Mude de operador de energia depois disso. É arriscado, mas será que o metem em tribunal por 50 euros? Sobretudo se tiver provas do que diz?

    Também já tive problemas com dois bancos, fiz queixa para o Banco de Portugal e o Banco de Portugal fechou os casos porque os bancos tinham comunicado que estava tudo resolvido. Detalhe: não estava resolvido, as situações estava exactamente como na altura em que fiz a queixa e o Banco de Portugal só falou com os bancos e não comigo para confirmar se o que diziam era verdade. Uma era referente a saldos negativos mensais provocados automaticamente pela cobrança indevida de um valor pelo sistema informático do Banco e a segunda a retenção de valores de uma herança, já depois de o assunto estar devidamente tratado, a papelada toda entregue.

    A supervisão pura e simplesmente não funciona!
  11.  # 16

    Se nao esta' contente na EDP e se a EDP insite em lhe facturar pelo periodo em que foi fornecido pela Galp, tem bom remedio: mude-se para outro fornecedor. Agora ja ha alternativas e nada o prende 'a EDP. Com tempo, os fornecedores irao compreender que o apoio prestado ao cliente vai ser decisivo no momento de decidir ficar ou mudar de fornecedor. No seu caso, parece que a EDP nao esta' interessada em resolver o seu problema. por isso mude de forncedor.
    Concordam com este comentário: mmgreg
    • xpta
    • 10 abril 2014

     # 17

    Deixar de ser cliente EDP ... sem dúvida.

    E a EDP antes de rescindir contrato comigo não pode exigir que pague a fatura pendente mesmo que eu tenha uma reclamação e a razão do meu lado ?

    E será que deixar de ser cliente EDP já no imediato o problema fica resolvido ? Ou torna a resolução do problema mais rápida ?

    Sinceramente não me parece ...
    • xpta
    • 10 abril 2014

     # 18

    Ou seja , na minha opinião não ganho nada em mudar já de fornecedor ... ser cliente EDP devia ser uma forma de eles resolverem mais depressa.

    Mas de certeza que um dia vou deixar de ser cliente EDP .
    • xpta
    • 10 abril 2014

     # 19

    De qualquer das formas agradeço os vossos comentários, opiniões e apoio.

    Ao fim de 7 meses de reclamações vi-me um pouco num beco sem saida, restando-me aparentemente os tribunais, mas por 50 euros de facto não compensa.

    Não contabilizei mas só em telefonemas para a EDP por causa disto acho que já gastei os 50 euros ... :(
  12.  # 20

    Neste momento estou algo semelhante, faturação abusiva por parte da Galp após eu ter mudado de comercializadora. Revejo aqui o tipo de problemas que me estão a incomodar. Deixo aqui algumas dicas que se as tivesse seguido teriam minimizado o problema.
    1 - Depois de feita a mudança de comercializadora cancelar a autorização de débito direto com a empresa anterior. Vem a fatura e se estiver certa paga-se MB por exemplo.
    2 - Reclamação só por escrito e em carta registada. Por telefone, vai gastar dinheiro, levar música em cima e depois não serve de nada.
    3 - A ERSE é uma subdelegação da GALP e da EDP, responde aquilo que estas lhe mandam responder e dá o caso como encerrado. Inútil. Aliás nunca se percebeu bem para que é que aquilo servia. Jobs for the boys.
    4 - Recorrer a direção geral de apoio ao consumidor ou ao centro de arbitragem de conflitos de consumo. No meu caso está a ajudar. Paga-se 10 €
 
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