Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois da conclusao no inverno da instalação do recuperador de aquecimento central e deposito de AQS(ver topico: https://forumdacasa.com/discussion/32820/) Deixo algumas fotos do acumulador em cobre estanhado do meu TS Norquente 200L antes de ter sido vendido. Para Informação, o deposito mais as varetas de cobre do circuito primário pesaram 48Kg na sucateira! Vendi tambem a estrutura, vaso de expansão, etc. Aproveitei para a misturadora termoestatica para montar na MLR e assim poder receber agua quente. Ainda deu algum trabalho desforrar o deposito, depois tive que o cortar ao meio para caber no carro mas essa já foi a parte mais facil... a melhor parte é que rendeu 220€ e assim acabei com a raça Norquente lá em casa. Numa das fotos dá para ver partes do deposito onde o estanho já era, por isso era uma questão de tempo para dar raia.... Utilizei os paineis da solargus que já tinham (substituição dos partidos norquente), comprei mais 2 iguais, para ficar com uma area de captação de 6,5m^2 para o deposito de 470L o que uteis dá cerca de 420 por causa dos volumes dos permutadores. O sistema que montei é Drain Back e as AQS são instantaneas ou seja o permutador das AQS está em banho maria. Para já o sistema está a portar-se bem, mas tambem mau era se agora assim não fosse... no inverno logo se verá. Optei pelo sistema drain-back por uma questão de simplicidade, manutenção, não ter problemas com calor, frio, etc... o deposito é em "plastico", logo é para a vida! Posso retirar a tampa do mesmo para substituir algum permutador que posssa dar raia, ou adicionar mais um permutador se assim for necessário. Evitam de me perguntar marcas porque o deposito é uma copia do sistema da Rotex, mas feito por alguem de decidiu fabricar ele proprio os seus depositos...
      IMG_4722.JPG
      IMG_4723.JPG
      IMG_4731.JPG
      IMG_4737.JPG
      IMG_4739.JPG
      IMG_4744.JPG
      IMG_4752.JPG
    • eu
    • 15 maio 2014

     # 2

    Só uma correção: penso que o depósito não é Norquente, é produzido pela Videira.
  2.  # 3

    Colocado por: euSó uma correção: penso que o depósito não é Norquente, é produzido pela Videira.


    Afirmativo! Referi Norquente, mas na realidade julgo que são fabricados pela Videira...
  3.  # 4

    E estes depósitos estão a dar problemas amanhã vou substituir um no Estoril e depois ponho fotos.

    A metalurgia Videira falsificou os depósitos não o revestindo com estanho e dai estarem a furarem-se e a perderem água por vários sitios.

    Portanto deixo aqui um alerta para preparem-se quem tem depositos deste tipo.
  4.  # 5

    Em relação ao sistema Drain Back que instalei, onde aproveitei o facto de ter passado a tarde em casa para puxar pelo sistema. Tinha o limite do AQS nos 75º, fui à centralina e passei para 85º (temperatura maxima que o deposito suporta com segurança indicada pelo instalador). Estive a monitorar o sistema e reparei que a partir dos 82º/83º no deposito, o circuito primario pelo facto de ser despressurizado começa a cravitar ou seja começa a ganhar bolhas de ar na tubagem, o que torna muito lenta a subida de teperatura no deposito. Penso que seja uma caracteristica limitativa destes sistemas (enfim, não é só vantagens esta configuração...) assim baixei a T. maxima para os 80º, acho que 420L a 80º chega para as necessidades, agora lá em casa tudo "mama" agua quente eheheh. Hoje de manha depois dos banhos matinais, mais os banhos ao fim do dia de ontem e agua para a cozinha (as maquinas não trabalharam), o sonda de cima acusava cerca de 70º e a de baixo 63º, por isso hoje acho que vai chegar rapidamente aos 80º.... A central de comando não possui função de arrefecimento nocturno, mas tem lá uma função para comandar uma segunda bomba, o que me permite fazer dissipação para o recuperador de calor. Parece-me melhor do que ter os paineis ao esturro sem liquido lá dentro a temperaturas altissimas. No meu caso a sonda dos paineis mede a temperatura do absorsor e não da agua que lá circula, o que em funciomento, depois não é muito diferente. Em funcionamento os absorsor ronda os 100º, claro que se recolher o liquido do circuito, este valor dispara para valores nada simpaticos, daí estar à espera de um termoestato digital chinoca (deve estar aí a rebentar) para implementar uma dissipação controlada por temperatura e não por periodos horarios como tenho agora. Prefiro gastar mais meia duzia de euros por anos e manter o circuito em funcionamento e a dissipar em simultaneo do que ter os colectores secos ao esturreiro. Com o passar do tempo acho que o material vai agradecer bastante. O proximo passo deveria ser um grid tie para alimentar o sistema :)
  5.  # 6

    Colocado por: Costa53E estes depósitos estão a dar problemas amanhã vou substituir um no Estoril e depois ponho fotos.

    A metalurgia Videira falsificou os depósitos não o revestindo com estanho e dai estarem a furarem-se e a perderem água por vários sitios.

    Portanto deixo aqui um alerta para preparem-se quem tem depositos deste tipo.


    Ele estanhado está, agora está é mal estanhado ou com estanho de qualidade rasca...
  6.  # 7

    Olá,

    E fotos desse deposito tipo rotex?? Pode mostrar só para satisfazer a curiosidade dos membros aqui do forum?
  7.  # 8

    Colocado por: jcaiadosegurança indicada pelo instalador). Estive a monitorar o sistema e reparei que a partir dos 82º/83º no deposito, o circuito primario pelo facto de ser despressurizado começa a cravitar ou seja começa a ganhar bolhas de ar na tubagem, o que torna muito lenta a subida de teperatura no deposito.


    A bomba circuladora está na função automática ou manual?
    • eu
    • 15 maio 2014

     # 9

    Colocado por: jcaiadoo deposito é em "plastico", logo é para a vida!

    Feito no material mal amado chamado PPR ?
  8.  # 10

    Colocado por: eu
    Feito no material mal amado chamado PPR ?


    Não tenho certeza, mas julgo que sim....
    • ro
    • 12 novembro 2014

     # 11

    Colocado por: jcaiado

    Ele estanhado está, agora está é mal estanhado ou com estanho de qualidade rasca...


    Bom dia!

    Tenho um termoacumulador 300l da Videira com cuba de cobre e duas serpentinas. Uma das serpentinas não estava a ser utilizada porque não tenho painéis solares instalados ainda. Após dois anos e meio de uso começou a verter água pela serpentina que não estava a ser utilizada. Como estava dentro da garantia, enviei o equipamento para o fabricante que descarta qualquer responsabilidade e culpa o tipo de água que uso (poço). Limitam-se a dizer por fax que o termoacumulador não tem reparação possível porque está danificado por corrosão na cuba e nos permutadores. Já enviei mail e telefonei a pedir mais elementos mas eles simplesmente não respondem. Após ler este comentário do Costa53 pergunto: Será possível ter havido um problema no estanhado da cuba que causou os estragos? é possível o tipo de água causar este estrago em apenas dois anos e meio de uso? Adquiri um termoacumulador de cobre porque na altura me disseram que eram mais resistente e que não necessitavam de ânodo de magnésio. Segundo a Videira e passo a citar:" são produzidos em cobre de qualidade superior o que nos garante ao contrário dos outros materiais (p ex. aço vitrificado) um tempo de duração elevado em condições de funcionamento extremamente exigentes". Afinal que tipo de termoacumulador devo usar para não voltar a acontecer isto?

    Agradeço a ajuda que me possam dar.

    RO
    • eu
    • 12 novembro 2014

     # 12

    ro, isso não é suposto acontecer. Ameace-os com um processo em tribunal.
    Concordam com este comentário: treker666, leiria
 
0.0139 seg. NEW