Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Tenho várias cadeiras em carvalho maciço com um verniz/velatura em tom mel que gostaria de reaproveitar.
    A minha ideia é recuperar o tom natural do carvalho para depois dar um verniz (ou cera) de forma a manter o tom o mais claro/natural possível.

    Já li muita informação (tanto no forum como a partir do google) e pedia ajuda nas seguintes questões:

    - Como posso descobrir o tipo de verniz que foi utilizado
    - Devo utilizar decapante para retirar o verniz/velatura ou é melhor lixar (tenho uma lixadora vibratória)
    - Se utilizar decapante, aconselham algum que seja menos tóxico?

    Obrigada
  2.  # 2

    Só lixar, pode começar com um grão superior e depois reduzir para melhor acabamento.

    Pode dar verniz "cera", fica similar à cera mas com a protecção do verniz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, sutesi
  3.  # 3

    se é para remover o verniz completamente, a utilização apenas de lixa é algo trabalhoso e poderá nao ser suficiente. nunca se consegue chegar a todos os cantos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sutesi
  4.  # 4

    Viva, esta vai ser a minha 1º participação no forum!
    Mas como sou um viciado em bricolage não resisto a dar o minha opinião.

    1º Descobrir o tipo de verniz julgo que deve ser dificil, até porque se for material muito antigo as misturas eram feitas em casa, e cada marceneiro tinha a sua receita "secreta"

    2º Para decapar em condições o melhor mesmo é um bom decapante (pasta) uma espatula, mascara, oculos de proteção, luvas, um local o mais arejado possivel e tapar o chão com cartão.
    ir trabalhando em pequenas areas, depois passar um pano com um diluente (celuloso de preferencia) para limpar possiveis restos de decapante e depois de tudo seco começar com uma boa lixadela.
    Para esse tipo de trabalho o melhor (era o que eu escolhia) um bom taco de madeira ou cortiça e uma boa lixa de qualidade 1º 160/180 e depois 220 de grão

    QAuanto ao acabamento, isso já depende do gosto de cada um e aí podiamos ficar a falar disso a noite inteira..

    Eu prefiro o tapa poros e verniz incolor mate
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sutesi
  5.  # 5

    Colocado por: pájóViva, esta vai ser a minha 1º participação no forum!
    Mas como sou um viciado em bricolage não resisto a dar o minha opinião.

    1º Descobrir o tipo de verniz julgo que deve ser dificil, até porque se for material muito antigo as misturas eram feitas em casa, e cada marceneiro tinha a sua receita "secreta"

    2º Para decapar em condições o melhor mesmo é um bom decapante (pasta) uma espatula, mascara, oculos de proteção, luvas, um local o mais arejado possivel e tapar o chão com cartão.
    ir trabalhando em pequenas areas, depois passar um pano com um diluente (celuloso de preferencia) para limpar possiveis restos de decapante e depois de tudo seco começar com uma boa lixadela.
    Para esse tipo de trabalho o melhor (era o que eu escolhia) um bom taco de madeira ou cortiça e uma boa lixa de qualidade 1º 160/180 e depois 220 de grão

    QAuanto ao acabamento, isso já depende do gosto de cada um e aí podiamos ficar a falar disso a noite inteira..

    Eu prefiro o tapa poros e verniz incolor mate
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sutesi


    A nossa ideia é mesmo o verniz incolor. Já nos falaram que existe branqueador de madeira, não sei se já usou.

    Em relação ao decapante, aconselha algum tipo/marca?

    Obrigada
  6.  # 6

    Ola sutesi!
    Eu tambem sou adepto de verniz preferencialmente sintetico (acho que tem outra durabilidade) se quiserem um acabamento "maçio ao toque" ou seja quando se passa a mão, não se sente aspero nem rugoso, teem de usar primeiro um tapa poros, deixar secar bem, depois voltar a passar uma lixa +- 220, se tiver moldados ou torneados de dificil acesso para a lixa pode usar uma lã de aço nº 00 ou 000 (zero;zero ou 3zeros) que tambem faz um bom trabalho.

    Quanto aos productos para branquear a madeira, so conheco de nome, em tempos tive para usar mas desisti da ideia (demasiado caro sem ter certeza do resultado).
    Essa ideia é para limpar uma ou outra mancha especifica ou é mesmo para clarear a madeira toda?

    Já o decapante entre as varias marcas do mercado eu aconselho que compre em pasta, aplica com pincel uma camada e quando o vernis velho enfolar raspa com uma espatula.
    Se por acaso tiver uma pistola de ar quente tambem pode exprimentar, com cuidado para não danificar a madeira.

    Se tiver ipóte-se coloque uma foto por aqui, dá para ficar com uma ideia melhor do trabalho.
  7.  # 7

    Viva
    tem aqui um video bastante ilucidativo do que tenho tentado descrever
    http://www.youtube.com/watch?v=HdZl74NxOm4

    bom trabalho
 
0.0145 seg. NEW