Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Ando com um dilema, pois pretendo fazer um aro em madeira. A madeira em questão é uma ripa fina, com 8/9mm de espessura.

    Como posso fazer?

    Agradeço a vossa ajuda, algo que possa fazer em casa.

    Também não sei se existe algum tipo de madeira que seja mais apta.
    Em último recurso um carpinteiro que faça, perguntei a um mas ele não faz.

    Já vi alguns videos que através de uma máquina de vapor e tal, fizeram-no. Como não tenho essa maquinaria, procura outra solução, que possa fazer em casa.
    Vi um aro em madeira, em que do lado de dentro tinha um picotado sobre a própria madeira, que me disseram que era para moldar. Penso que eram 2 tubos, em que um desses tubos tinha esse tal picotado, depois colocava-se a madeira entre esses 2 tubos, a madeira ao passar sobre os 2 tubos molda-se.
    Também fiz o teste de mergulhar em água mas não deu.

    Aguardo vossa colaboração
  2.  # 2

    Primeiro precisa dizer para que vai servir o arco, que tipo de madeira quer usar ou se pode ser uma qualquer, se a cor importa, etc, etc...

    O que normalmente se vê são aros feitos a partir de várias lâminas fininhas de madeira que são colocadas uma a uma sobre um molde com cola no meio e bem apertadas com grampos em toda a extensão.
    Concordam com este comentário: gazebo
  3.  # 3

    Ou segue o método de laminação como disse o Clioll ou, como se trata de uma peça de pouca espessura, pode tentar usar um ferro a vapor para tornar a peça mais "maleável" forçando-a a curvar-se a pouco e pouco sobre um molde usando grampos para manter a curvatura. Tem q ter em conta q ao retirar do molde a curvatura vai diminuir ligeiramente (spring back).
    Pode tentar com carvalho americano (muito bom para curvar a vapor), faia ou freixo.
  4.  # 4

    a utilização seria importante.
    uma madeira fácil de trabalhar/ moldar é a de balsa.( encontra em papelarias técnicas e casa de modelismo)

    Use o método do vapor... para vergar a madeira... um tacho com agua a ferver resolve-lhe o problema.
    Não se esqueça que deve ter um molde para depois fixar a ripa naquela posição duranta um determinado tempo. pode prender com umas molas de roupa ;)

    PS: Mas nunca fiz tal procedimento...
    Links para procedimentos de dobrage m de madeira:
    http://www.allwoodwork.com/article/woodwork/methods_of_bending_wood.htm

    https://www.youtube.com/watch?v=e4CoTNeoa98
 
0.0103 seg. NEW