Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva Amigos,
    tenho um comutador de escada duplo e preciso que ele funcione a acender duas lâmpadas separadamente e independentes. Só tenho 3 fios (pretos) um que traz a corrente e dois que vão para as lampadas. Na loja disseram-me que o podia fazer fazendo um "shunt". será que me podem ajudar? obrigado
  2.  # 2

    Num comutador de escada duplo tem ligação para 3 fios em cada tecla ou seja 6 bornes no total.

    Tem que fazer um shunt da fase, de uma tecla para a outra, que será respectivamente os 2 bornes que têm a mesma inscrição.

    O fio da lampada, liga um de um lado da tecla e outro do outro lado, estes pode ir experimentando até as teclas funcionarem no mesmo sentido, para acender e apagar.

    Mas se colocar uma foto será mais fácil de explicar, o princípio é este, mas conforme as marcas pode ser simples ou mais difícil de identificar as ligações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelleitao
  3.  # 3

    Bom dia,
    obrigado pela ajuda. de momento não consigo anexar foto. no entanto o comutador de um lado tem duas setas a sair e uma a entrar e dou outro lado a mesma coisa. o que vou fazer é fazer um shunt entre as setas a entrar e depois ligar os fios das lampadas nas setas de saida. parece-me ser a solução e seguindo a sua dica/conselho. obrigado. mais logo já comento se funcionou.
  4.  # 4

    Sim, é isso
  5.  # 5

    Viva Cyberthung,
    ficou ok. obrigado pela ajuda.
    cumprimentos.
  6.  # 6

    Colocado por: miguelleitaoViva Cyberthung,
    ficou ok. obrigado pela ajuda.
    cumprimentos.


    Nada.
    Cumprimentos.
 
0.0112 seg. NEW