Iniciar sessão ou registar-se
    • jec
    • 24 julho 2014

     # 1

    Olá e cumprimentos a todos os colegas do Forum.

    Escrevo para vos pedir ajudar em duas situações que apareceram cá em casa.
    Provavelmente para alguns de vocês serão situações faceis de resolver, mas para mim que não sou nada desenrascado nessas coisas, isto está a ser uma complicação pegada.

    A primeira situação (à esquerda na foto que apresento) está relacionada com o suporte dos cortinados. O buraco onde estava segura a bucha do parafuso começou a esfarelar e agora é preciso encher o buraco com alguma coisa, para voltar a por a bucha. Já me recomendaram a chamada bucha quimica, mas não se será a situação ideal. Conselhos precisam-se...

    O segundo pedido de ajuda (ao meio e à direira na foto) tem a ver com uma situação parecida no armario da cozinha. A madeira onde aperta o parafuso começou a ceder aos poucos até que os buracos deixaram de suportar o parafuso. Como podem ver na foto, ja tentei pequenas ripas de madeira (truque que apanhei neste fantastico forum), mas não esta resultar porque o buraco esta cada vez mais largo.

    Pedia-vos toda a ajuda possivel, porque senão vou ter wue chamar alguem e os euros não não estão muito disponiveis para sairem cá de casa.

    Obrigado e até breve.
      Photo 23-07-14, 00 00 59.jpg
  1.  # 2

    Parede: bucha quimica
    armário: ou fura dum lado ao outro e coloca um parafuso com porca ou agarra a dobradiça a um pedaço de por exemplo contraplacado e faz os furos mais afastados
  2.  # 3

    Armário
    - compre uns tacos de madeira mais largos (>10mm);
    - refaça os buracos com uma broca com o diâmetro adequado aos tacos.(O taco tem de ficar muito justo em relação ao buraco)
    - Meta cola de madeira ou cola de contacto e insira o taco de modo a ficar bem apertado.
    - corte o excessode taco de modo a ficar complanar com a ilharga do movel.
    - Marque a furação nos tacos.
    - com uma broca de madeira, faça um furo guia ( broca de <3mm) para os parafusos da dobradiça.

    Os tacos:
  3.  # 4

    Para a madeira use um produto da Ceys que é uma barra bi-composta especifica para madeira. Depois de misturar fica tipo plasticina e enche bem os buracos. Depois de seca pode lixar para tirar o excesso e voltar a montar a porta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • gazebo
    • 24 julho 2014 editado

     # 5

    cada cabeça sua sentença

    para a parede a solução mais económica é, fazer uma cavilha de madeira à medida para preencher o buraco. deve ser debastada em forma ligeiramente cónica para ficar bem apertada. depois é furar para aplicar a fixação. alternativamente pode tentar usar uma bucha de diametro superior. supondo q o furo era de 8mm pode passar para 10mm se for 10mm pode passar para 12mm. acima disto então tem que encher o buraco, mas as buchas quimicas são caras. vem numa embalagem como as de silicone/mastique. algumas precisam de uma pistola proprietária da marca e dado que é apenas para uma pequena aplicação vai deitar 90% ou mais fora.

    no caso do armário, bem vindo ao mundo dos algomerados. parece que alguem já andou a colocar palitos (provavelmente de fósforos) nos furos para reforçar, mas a solução do Pedro Barradas é a melhor.
  4.  # 6

    Dependendo do como é a fixação do cortinado, poderia usar bucha metálica expansível.
    Eu, quando pendurei os armários da cozinha e uma das buchas não fixava o suficiente e rodava com o parafuso, tirava essa, e colocava bucha metálica.
    É claro que depois era obrigado a usar o respectivo parafuso para a bucha, mas funcionava bem.
    No entanto, volto a dizer, depende muito do tipo de fixação do cortinado.

    No armário já está explicado atrás pelo Pedro Barradas.
    Aliás, eu já vi casos de alguns carpinteiros fazerem isso até mesmo para o primeiro furo. O aperto na madeira é superior ao aperto no aglomerado. Era um trabalho mais bem feito.
    Eu usaria uma cavilha de madeira de 8mm ou 10mm, não menos que isso.
    Tem de ter muito cuidado a fazer o buraco, senão vai de um lado ao outro.
  5.  # 7

    Colocado por: RJAS1972Para a madeira use um produto da Ceys que é uma barra bi-composta especifica para madeira. Depois de misturar fica tipo plasticina e enche bem os buracos. Depois de seca pode lixar para tirar o excesso e voltar a montar a porta.


    Nem me lembrei disso ;).
    A UHU também tem barrinhas dessas, de reparaçao e enchimento.
    Mas tem um inconveniente... com o tempo volta a partir. O polímero após a cura fica tão rígido que acaba mais uma vez por separar-se do aglomerado.
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Nem me lembrei disso ;).
    A UHU também tem barrinhas dessas, de reparaçao e enchimento.
    Mas tem um inconveniente... com o tempo volta a partir. O polímero após a cura fica tão rígido que acaba mais uma vez por separar-se do aglomerado.


    Eu tive de usar isto quando a minha filha com um ano e meio se lembrou de fazer wrestling com a porta de um armário da cozinha. Num dos buracos cabia à vontade uma moeda de dois euros! A míuda vai a caminho dos sete e a porta ainda lá está fixada ao remendo.
  7.  # 9

    Colocado por: RJAS1972A míuda vai a caminho dos sete e a porta ainda lá está fixada ao remendo.

    quando fizer 9 anos, diga-me qq coisa ;)
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    quando fizer 9 anos, diga-me qq coisa ;)


    LOL
    Vai ter de me lembrar!!!

    Neste caso o facto de o aglomerado ter esfarelado fez com que a massa ficasse "interligada" com o aglomerado. Acredito que num caso em que apenas fique uma cova mais ou menos lisa exista alguma facilidade de descolar.
    • MLeo
    • 24 julho 2014

     # 11

    Vou aproveitar para fazer uma pergunta que pode parecer ridícula mas como esta não é, definitivamente, a minha área... cá vai!

    Quero tapar uma caixa de derivação (aliás 2) num corredor da minha casa, porque não quero usar as mesmas (estavam a ser usadas para apliques). As tampas ok, o que preciso de saber é se é preciso «rematar» os cabos de alguma forma ou se basta empurrá-los para dentro?

    Obrigada.
  9.  # 12

    Coloca os cabos numa régua de junção para que fiquem isolados e depois já os pode empurrar para dentro da caixa.
  10.  # 13

    Como não é a sua area:

    Régua de junção
    Concordam com este comentário: RJAS1972
      DJunção.jpg
    • jec
    • 28 julho 2014

     # 14

    Obrigado pelas sugestões.
    Para já a bucha química não resultou (talvez erro de aplicação ?) porque não endureceu o suficiente para suportar o peso. Vou experimentar as buchas metálicas.
    Na questão da madeira , vou experimentar o produto da Ceys e depois venho cá dar o feedback.
  11.  # 15

    Buchas metálicas só se estiver a furar em betão e/ou elementos maciços.
    • jec
    • 28 julho 2014

     # 16

    Caro Pedro, estamos a falar de um buraco já feito na parede para suportar o varão e as cortinas. Penso que é adequado mas estou aberto a sugestões.
    Abraço
  12.  # 17

    eu sei... o buraco foi feito em tijolo ou em betão?

    Mas se tentou com a bucha quimica... não resultou , porque tinha de deixar secar a bucha com o varão roscado lá dentro antes de o submeter a uma carga.
    quase que imagino o que fez.
    Meteu a bucha quimica e foi apertar o parafuso com o varão de cortinado, de seguida...certo?
    • jec
    • 29 julho 2014

     # 18

    Boas, Pedro.
    Com o jeito que eu tenho para estas coisas até podia ter acontecido uma coisa dessas.
    Mas não foi o caso. Das duas uma, ou coloquei pouco produto no buraco ou o produto não estava no ponto em termos de mistura, penso eu.
    Em relação a sua pergunta, o buraco é em betão.
    Abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 19

    então experimente com a bucha metalica.
  14.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasBuchas metálicas só se estiver a furar em betão e/ou elementos maciços.


    Em alvenarias também é possível.
    Eu tenho algumas colocadas por mim em alvenarias e funcionam (usei em armários de cozinha, um termoacumulador e outras coisas menores).
    Não posso levar ao extremo o aperto senão parto o tijolo, mas funcionam.

    Relembro que o uso desta bucha obriga a parafusos próprios. Se por exemplo tiver daqueles peças de madeira que suporta os varões que tem o parafuso incorporado (onde para aparafusar se roda topa a peça) pode não ser compatível com a bucha metálica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0222 seg. NEW