Iniciar sessão ou registar-se
    • pimane
    • 19 agosto 2014 editado

     # 1

    Bom dia,

    Estou a pensar comprar uma piscina GRE Varadero (http://www.piscinasdesmontaveis.pt/piscinas-gre-piscinas-gre-varadero/piscinas-gre-varadero-640x390x120-kitprov6270.html).
    Todos os videos que vi sobre a montagem mostram a piscina a ser montada sobre solo de terra.
    O meu pátio é de cimento/pedra. Posso montar essa piscina sobre o pátio? Posso na mesma fazer os buracos para colocar os apoios, visto esta piscina não ter os suportes laterais necessita de "buracos" extra no solo mas precisa de menos espaço (o que me dá jeito pois o pátio não é assim tão grande).
    Mais tarde, quando o orçamento novamente o permitir, estava a pensar fazer um deck em madeira para circundar a piscina e poder ter umas espreguiçadeiras à volta.

    Obrigado,
    Pedro Oliveira

    PS: Eventualmente pensei comprar uma piscina enterrada mas os orçamentos foram assustadores.
    Depois pensei em enterrar a piscina Gre (dava cabo do pátio mas paciência, sempre ficava enterrada) mas tal não é possível pois os tubos de saneamento entre outros passam por baixo do pátio a menos de 0,5m o que não dava para enterrar a piscina.
    Já agora alguém me sabe indicar qual o tempo de vida de uma piscina deste tipo?
  1.  # 2

    Boa tarde,

    Tenho uma com 6,1m x 3,75m x 1,2m desde Maio de 2009, o liner encolheu ligeiramente, talvez por ter ficado exposto ao sol sem água durante alguns dias, o que fez com que em dois pontos da piscina se soltasse do perfil superior que o fixa, coisa que passa despercebida, o mais grave é a bomba ter avariado ao fim de 4 anos, trata-se daquelas de mochila que ficam presas ao corpo da piscina, não deve ser o tipo de bomba mais adequada para estas dimensões de piscina, mas era o que trazia quando comprei, a escada oxidou e isolei-a com fita isoladora, ficou com outro aspeto, infelizmente este verão partiram-se dois degraus.
    Ficou semi-enterrada, cerca de 45cm, este ano sem bomba para filtrar utilizei uma bomba de boia submersível para fazer a circulação da água aquando da aplicação dos químicos, e utilizei a força da gravidade para aspirar o fundo.
    Estou satisfeito com a relação preço qualidade, pelo que estou a ponderar comprar uma maior e enterrar completamente, conforme as indicações do fabricante.
    Creio que se colocar uma boa proteção entre o chão e a piscina não deverá ter problemas.

    Cumprimentos,

    Diamantino Guimarães
  2.  # 3

    Boa tarde,

    Obrigado pela resposta.
    Entretanto já comprei a Jamaica (7,30x3,75x1,32) que me ficou bem barata em Espanha.. 1350€ com oferta da cobertura de verão e da de inverno...
    Aproveitei as promoções de final de época... Lá querem vender para atingir os objetivos de vendas e terem melhores descontos...
    Também ajuda o facto do IVA lá ser mais baixo e os portes foram gratuitos.
    Esta trás a bomba com filtro de 6m3/h e parece-me jeitosa, claro que podia ser de 8m3/h mas esta serve perfeitamente.
    Outra coisa má sobre a piscina, e isto foi o representante da Gre que me disse, é o facto do skimer e da entrada de água estarem na mesma zona da piscina. A justificação deles é que para este tipo de piscina se tivessem em lados opostos, "como manda a lei", existiriam tubos muito longos. Claro que podemos nós fazer isso, cortando a chapa para colocar o retorno na outra ponta da piscina mas aí já serão necessários tubos maiores.
    Mesmo assim parecem-me uma excelente piscina.
    Vou betonar o jardim para criar um apoio sólido para a piscina e depois vou construir um deck de um dos lados...
    Com a diferença de preço aproveitei e comprei um clorador salino, o da GRE, a 150€ também...
    Por cá não vi a piscina à venda, só a de 1,20m e era a 1600€ e o clorador fica por 230€...

    Abraço,
    Pedro
  3.  # 4

    Boa noite,

    Excelente negócio, a oferta das coberturas é sem duvida a cereja no topo do bolo, eu tenho uma cobertura de verão na medida da piscina, em plástico de bolha, custou-me 80 euros, e posso dizer que evita a perda de temperatura durante a noite, e aquece a água durante as horas de sol, não há tanto "lixo" dentro da piscina e poupo nos químicos de tratamento, tive uma cobertura de inverno, que me custou cerca de 50 euros, mas ao fim de 4 invernos desintegrou-se. No que diz respeito à questão do skimer, é uma questão de colocar numa posição em que o vento ajude a empurrar o lixo, ou então aplicar o skimer ligeiramente ao lado e não no extremo da piscina, criando o efeito de remoinho fazendo a água à superfície rodar facilitando a aspiração de toda a área.
    Vi numa grande superfície de bricolage uma de 7,3 x 3,75 x1,32 por 1599 euros sem as coberturas, pelo que a sua compra foi sem duvida um bom negócio, comprou online ou deslocou-se a Espanha?
    O deck é uma solução esteticamente agradável, eu no entanto como já referi estou a considerar comprar uma de 7,3 x 3,75 x 1,32 e enterrar completamente, com uma parede de blocos em redor, uma bordadura, e relva à volta, vai-me dar semanas de trabalho...A betonagem do jardim terá que ser muito bem executada, para não correr o risco de rachar e desnivelar e rasgar o liner, já considerou retirar alguns cm3 de terra e preencher com areia?
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Piscinas/Piscinas-de-superficie/16942632.aspx

    Melhores cumprimentos,

    Diamantino Guimarães
  4.  # 5

    Boa noite,

    Comprei a piscina online, mas os preços que eles apresentam não são os finais... Mandei um email a pedir um orçamento do material todo e foi quando recebi a "surpresa" muito agradável dos preços (www.piscinasnorte.es). Não são eles que enviam o material, eles encomendam à Gre e é a própria marca que se encarrega do transporte.
    O betão vai ser colocado sobre uma camanda de 5cm de brita com uma malha de aço de 5mm de grelha de 15x15cm. Depois leva 10cm de betão por cima.
    Pelos meus calculos é suficiente para 10 piscinas iguais em termos de pressão/peso e foi a Gre que disse para fazer assim. O jardim onde vai ser colocada também vai ser bem compactado embora já tenha 10anos de uso e já está mais do que firme...
    Se é para enterar completamente eu sugeria uma outra solução, que foi o representante da Gre que ma deu quando falei nessa hipotese. A Gre e Starpool são a "mesma marca" e a Starpool tem piscinas especias para serem enterradas com um liner reforçado com aço de 75/100. (http://www.starpool.es/pags/150.asp) Também têm o skimer e o retorno em lados opostos da piscina e com 2 retornos. São um pouco mais caras, a de 610x370x150 fica por 1.800€, mas o liner por si só já vale a diferença. E enquanto que nas piscinas de superficie eles dizem para colocar os suportes laterais na mesma quando se enterram, estas não precisam desses suportes.
    Se tiver dúvidas em relação a questões de piscinas, como eu tive, faça o mesmo que eu fiz: vá ao site espanhol da Gre e coloque as suas questões. Eles repondem em menos de 24h por email e pode colocar mais questões em emails seguintes que eles respondem sempre sem qualquer problema. Inclusive, tal como aconteceu comigo, se a questão for demasiado complexa como para responder por email eles pedem o nosso telefone e ligam-nos....

    Cumps,
    Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  5.  # 6

    Boa tarde,

    A sugestão que faz da starpool é interessante, é uma opção a considerar, como não precisa dos suportes laterais(ocupa menos espaço de montagem no terreno), talvez considere uma de 8 metros de comprimento, vou tentar obter preços, no entanto no video de montagem mostra a construção de uma laje no fundo, coisa que eu queria evitar, tal com tenho actualmente tencionava montar directamente a piscina na terra.

    Cumprimentos,

    Diamantino Guimarães
  6.  # 7

    Essas como são de 1,5m de altura e com 8m de comprimento convém ter um bom apoio, logo a laje de betão é essencial.
    Mas a laje já colocada e com malha sol fica +/- 110€ o m3. Se quiser comprar a uma empresa e fazer a preparação fica por 60 a 70€ o m3, e depois tem que comprar a malha e gravilha.

    Cumps,
    Pedro
  7.  # 8

    Boa tarde,

    O único preço que encontrei para piscina STAR POOL 8 metros é de 4600 euros, se não encontrar mais barato não compensa...

    MC,

    Diamantino
  8.  # 9

    Boa noite,

    Não sei como está o alemão mas visite este site e outros... http://www.shop-swimmingpool.de/Schwimmbecken/Swimmingpool-Uebersicht/Ovalpool-8-50-m-x-4-90-m-x-1-32-m-Center-Pool-Set.html
    Esta piscina de 8,5x4,9 com escada em inox, filtro decente e afins fica por 2.550€.
    Esta de 7x3.5, também com escada, filtro, protetor de chão, .. fica por 1670€. Esta tem a vantagem, quanto a mim, de não ter borda de aço o que permite colocar mais facilmente bordadura de piscina "normal".

    Pedro
  9.  # 10

    Boa noite,

    A bordadura que vem nessas piscina é esteticamente mais agradável que a bordadura da GRE, e os preços são realmente mais atrativos.
    Tenciono começar os trabalhos de desmontagem da minha GRE, e escavação do buraco lá para Fevereiro, entretanto vou estar atento a possíveis promoções... como estes trabalhos serão efetuados por mim manualmente (escavação) só preciso que a piscina me seja entregue em Março, pelo que ainda tenho algum tempo para pesquisar a melhor opção.
    Se optar por enterrar uma GRE de 7,3, farei uma parede em blocos para suporte do terreno, e no topo em vez de aplicar a bordadura aparafusada em aço, aplico uma bordadura (em cimento) assente nos blocos a cobrir o perfil que prende o liner, com uma pequena folga para quando for necessário trocar o mesmo, e uma escada em inox. já fiz contas aos gastos, e penso que por menos de 3000 euros faço uma coisa engraçada...
    A minha atual GRE está parcialmente enterrada (45cm), retirei esses 45 cm de terra em um dos lados para ver o estado da chapa de aço, caso tivesse sinais de oxidação já não avançaria com o projeto, mas está impecável.

    Diamantino
  10.  # 11

    Boas,

    Eu vou tentar enterrar a minha, não sei quanto pois o meu jardim tem uns "calhaus" lá pelo meio e não sei o que dará para escavar.
    Mesmo que dê pouco vou sempre colocar um muro à volta, para fazer de contenção à terra e também para, no lado que colocar o deck, servir de suporte às vigas que vão sustentar o deck.
    Também aproveito e coloco o material do chão, lajeta ardósia, no muro para que fique esteticamente mais agradável.
    Ainda ando à espera de orçamentos para fazer isso pois o deck está a dar-me cabo da cabeça....

    1º pensei fazer o deck com uma estrutura de suporte em madeira, mas para um deck de 15m2 ia precisar de vigas de 22x12, pelo menos uns 50m, e o preço por metro é de 10€ com sorte, muita sorte (para revenda...). Também a madeira precisa de tratamento anual e isso é impensável, não quero ter trabalho com isso (por algum motivo coloquei caleiros e gradeamentos em inox na minha casa, 10 anos e 0 de trabalho com eles).

    Pensei então em fazer o suporte com pré-esforçado. É mais resistente que a madeira, não precisa de manutenção e é 2€ o metro. Também os pilares são mais baratos que madeira. Mas o deck, como não quero ter trabalho de manutenção, teria que ser em composito, e um bom deck de composito fica por 55€/m2... (réguas, apoios, clips de fixação,...). A lajeta de betão que vou colocar fica por 13€ o m2... O único senão é ter de colocar abobadilhas para transformar o deck numa varanda... Tenho que ver é se o preço das abobadilhas com o cimento para criar a camada de suporte não excede o preço do composito, mas penso que não...

    Uma questão relativamente à sua piscina atual... colocou-a sobre areia fina com manta protetora ou fez uma placa de betão? Eu estou a pensar fazer uma placa de betão, o que deverá ser o mais caro da minha obra pois, segundo a Gre, deve ter 5cm de brita, malha sol de 15x15 com 5mm e 10cm de betão...

    Cumps,
    Pedro
  11.  # 12

    Boa tarde,

    Coloquei a piscina sobre a terra, retirei todas as pedrinhas com um ancinho, como manta protetora utilizei várias camadas de plásticos, inclusive isolamento de folha dupla de alumínio com bolha de plástico no meio, depois de cheia, o fundo ficou prensado, o resultado foram alguns pequenos altos e depressões, que não são visíveis do exterior, mas sentem-se nos pés quando estamos lá dentro, no entanto não atrapalham a limpeza e aspiração do fundo.
    Não fiz muro de suporte, a terra à volta da piscina está tão compactada e com relva, que nunca se mexeu, mesmo quando por varias vezes esvaziei a piscina.

    Na próxima obra talvez coloque uma camada de areia e depois uma manta protetora mais espessa que os plásticos que apliquei da primeira vez, fica mais barato que a placa de betão e resulta, e certamente farei o muro de suporte.

    Se escavar 50cm e colocar essa terra em um dos lados da piscina, desse lado fica enterrada 1 metro, só precisa fazer uns degraus ou talvez uma rampa em relvado para disfarçar o desnível de 50cm, assim resolve o problema de ter de se desfazer da terra do buraco, não precisa fazer um buraco tão fundo e evita o deck... é só uma ideia...

    Cumprimentos,

    Diamantino
  12.  # 13

    A Gre tem videos a demonstrar a montagem colocando areia tamisada para colocar a piscina, alias é isso que eles aconselham para instalações à superficie.
    Para piscinas enterradas aconselha colocar betão pois é mais seguro, caso haja um problema no solo com a piscina à superficie é relativamente facil resolver, mas se tiver enterrada é mais complicado e o betão ajuda a não ter tantos problemas. Esses são 350€ que não me importo de gastar...

    Quanto à ideia de pegar na terra retirada e colocar num dos lado é excelente, nem me tinha ocorrido isso. O que posso fazer é um muro para sustentar essa terra em vez de pilares, vigas e abobadilhas. Assim a lajeta assenta sobre a terra diretamente, tal como acontecerá no chão "normal"... Um pouco de tout venant (10 a 15cm) depois uma camada de areia ou pé de pedra e colocar a lajeta....
    Não sei se tem experiência com estas coisas mas é normal, quando colocado sobre um terreno suave (sem ser sobre betão), as lajetas serem betomadas ou levaram um cimento cola para não se "mexerem"? Sei que é dificil pois cada uma pesa 30kg mas nunca se sabe...

    Ob,
    Pedro
  13.  # 14

    Bom dia,

    O meu sótão é aproveitado em cerca de 100m2, e a tijoleira que tenho no chão foi toda colada por mim, não tenho muita experiencia mas ninguém diz que fui eu quem fez o trabalho. No que diz respeito à melhor forma para aplicar as lajetas sinceramente não sei, mas no meu jardim, na relva precisei ter umas lajetas para atravessar de um passeio para o outro, sem pisar a relva e molhar os pés nos dias de chuva em que a mesma está molhada, por isso assentei as lajetas diretamente em cima da relva, só mexiam nos primeiros dias, ao fim de algumas semanas estavam entaladas na relva de tal forma que parecem coladas, a vantagem é que ficou mais barato, deu menos trabalho, e já mudei a posição de um dos trilhos de lajetas, sem obras, e pude reutiliza-las novamente. As minhas estão espaçadas o suficiente para atravessar, mas também pode experimentar assenta-las com menos espaço entre elas e fazer uma espécie de pátio de lajetas com relva em vez de juntas de cimento entre as mesmas, passo o corta relva por cima das lajetas sem problema, pois não ficam acima do relvado...

    Tentei pôr fotos mas não consegui...
    Se quiser posso mandar-lhe algumas fotos para algum e-mail que possa facultar.

    Melhores cumprimentos,

    Diamantino
  14.  # 15

    Obrigado.
    Vou ver o que me aconselham a fazer as pessoas a quem pedi os orçamentos.
    Também já tenho uma ideia do que quero e do que é possível fazer pelo que já não me deixo enganar por ideias megalómanas que alguns inventam...

    Cumps,
    Pedro
    Concordam com este comentário: Guimarães
  15.  # 16

    Foto das lajetas e piscina...já descobri como se postam fotos...
      2014-10-10 09.32.46.jpg
      2014-10-10 09.32.54.jpg
      2014-10-05 17.53.05 (640x480).jpg
  16.  # 17

    Desde 2009 a piscina?! 5 anos e a chapa parece como nova... Impecável...
    Acho que foi mesmo uma boa compra :)
    Nos States este tipo de piscina têm 10 anos de garantia (é obrigatório por lá), cá como só são 2 é o que temos, mas certamente aguentam bem mais como posso ver pelas imagens.
    Eu na minha nunca a vou esvaziar, até porque já comprei o clorador salinico da Gre (por 150€ em frança).
    A minha lajeta é mais para ficar como na imagem que envio... Em todo plano :)

    http://www.alcupel.com/tmp/idxgalimg800_60030b94f3a6ad3526bca6bc119359bea5d29964ece.jpg
    http://www.alcupel.com/tmp/idxgalimg800_600310c9572c1f4d17b643b3b5256afe8796b160439.jpg

    A 1ª é mais cara um bom bocado pois já tem aplicado impermeabilizante. A 2ª necessita da aplicação.

    Cumps,
    Pedro
  17.  # 18

    Esse pavimento já é outra coisa, fica com óptimo aspecto. Com umas espreguiçadeiras ao lado da piscina fica excelente...

    Não se deve deixar a piscina sem agua mais que um dia, pois o sol danifica o liner, eu costumava trocar a agua sempre que ficava verde ao ponto de não conseguir recupera-la com os químicos, até que cheguei à conclusão que a agua do meu poço é muito calcaria e a alcalinidade difícil de acertar, pois os produtos que se vendem são para acertar o PH, o que é impossível de fazer e manter se tivermos problemas com a alcalinidade, só em videos brazileiros no you tube é que descobri isso, cá em Portugal, nas grandes superficies de bricolage e outras não vendem esses produtos, e são essenciais para regular aguas com problemas de alcalinidade, então decidi gastar 100 euros em agua da rede publica, e o PH mantém-se no nível correto mais facilmente, o que facilita a acção do cloro, mesmo agora, que não coloco cloro desde setembro, a agua mantém-se transparente. O meu liner ficou com marcas de calcario por utilizar agua do poço, e encolheu creio que por estar exposto ao sol ...

    MC,

    Diamantino
  18.  # 19

    A água da companhia já tem cloro que chegue :)
    Eu também vou usar água do poço mas a minha não parece que seja tão calcária como a tua. Neste verão enchi a piscina em junho e como teve mau tempo durante algumas semanas não meti nada. Quando ficou melhor tempo vi que a água estava verde mas com umas pastilhas 4 efeitos ficou logo boa num dia.
    O que acontece por vezes é ficar demasiado "branca", opaca, que penso ser problema de alcalinidade, mas referi esta questão ao funcionário da Gre e ele disse que teria que comprar um Ph- para acertar o nível.
    O clorador salino faz o resto ao nível do cloro mas Ph tenho que controlar eu.
    Quanto à lajeta a ideia é mesmo essa, se a piscina ficar totalmente enterrada 5*, se não der que é o mais certo, fica com o deck elevado com espaço suficiente para umas espreguiçadeiras.
  19.  # 20

    Boa noite,

    Pode dizer se colocação e fornecimento de bloco de 500x150x200 a 17,5€ m2 é caro?
    A mim parece-me um pouco elevado considerando que o esse bloco fica a 0,50€ cada...

    Obrigado,
    Pedro
 
0.0259 seg. NEW