Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Antes de mais, obrigado a todos pelas dicas.
    PC Ferreira.. pode discordar daquilo que quiser. Isto é um fórum da discussão aberto e eu estou aqui para aprender. Qualquer crítica é sempre bem vinda, desde que devidamente fundamentada. Caso contrário, dispenso.

    Bem, eu já comecei a meter massa. Optei por começar com a universal... E meu deus, que azelhice.. lol
    Como havia zonas grande em que acabou por ir ao reboco, decidi comprar uma espátula grande de maneira que quando fosse nivelar, eu conseguisse usar a parede em redor como guia.
    O problema é que a massa estava seca demais, e quando passava com a espátula para nivelar, agarrava mais massa do que devia, ficando com desníveis. Depois lá percebi o que se estava a passar e juntei algumas água à massa.

    Bem, agora tenho uma dúvida.
    Normalmente quando faço, por exemplo, uma peça em fibra de vidro e chego à fase de acabamento, para perceber se a superfície está realmente lisa, utilizo primário branco em spray. Isto faz com que a superfície se torne homogênea facilitando a percepção de irregularidades.
    No entanto, como não vou aplicar primário em toda a parede, tenho algum receio de se notarem manchas após a pintura estar terminada.

    Eu já estive pelo aqui e encontrei um primário (branco e cinzento) que pode ser aplicado em paredes.

    O que acham?
    Esta prática também de utiliza nas paredes?
    • pUbLIS
    • 1 setembro 2014 editado

     # 22

    Peço desculpa pelos erros... isto de escrever um post num telemóvel não é nada prático.
    Ainda estava com esperanças de edita-lo agora, mas pelo vistos este forum tem a opção de edição negada após X tempo da publicação.

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Se se quiser arrepiar posso mostrar-lhe obras antigas :-) Tais como rasgar paredes para meter tomadas, som e alarmes, cabo de rede etc...
    Um umas a partir as caixas de esgoto exteriores mal feitas ... Cheias de razies etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pUbLIS

    lol... estou a ver que a coisa andou complicada por esses lados!
    • pUbLIS
    • 1 setembro 2014 editado

     # 23

    Estou a ver que para além de não deixar editar depois de X tempo... também não posso apagar post! :\
  2.  # 24

    Colocado por: pUbLISNormalmente quando faço, por exemplo, uma peça em fibra de vidro e chego à fase de acabamento, para perceber se a superfície está realmente lisa, utilizo primário branco em spray.

    Eu em peças de fibra de vidro ou em pinturas de automóveis, passo a mão muito rápido para sentir as imperfeições e até mesmo no pladur ... No caso da parede um projector colocado junto à parede é uma maravilha para ver os defeitos... Até demais !

    Pode dar uma de-mão de tinta bem diluída e depois dar " as faltas" ( retoques ) com a massa pluma, depois dá só nessa zona outra vez a tinta da 1ª demão ... se necessário passa a lixa, e no fim com as 2 passagens de tinta final nada se nota.
    Se preferir pintar com primário, bem aí não me meto, pois não gosto de primários em paredes normais... Só em paredes muito porosas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pUbLIS
    • pUbLIS
    • 2 setembro 2014 editado

     # 25

    Obrigado pela dica Jorge... é o que vou fazer!
    Realmente ontem, enquanto esperava pela vossa opinião, decidi pintar as zonas tratadas para ver o que saía dali... e verdade seja dita, agora percebo que estava a ser demasiado minucioso!!
    As superfícies estão realmente lisas. Se não fosse o facto da diferença de cor entre tinta das paredes envolventes e das massas utilizadas na reparação, não se conseguia perceber que aquela zona foi reparada.

    Estou muito contente com o resultado final.
    O único senão foi que utilizei uma cor mais escura (por engano) que aquela que vou utilizar para pintar... portanto lá vou eu ter de dar uso à lixadora durante mais um bocado de tempo! :x
  3.  # 26

    Colocado por: pUbLISnão se conseguia perceber que aquela zona foi reparada.

    Quando se repara e ainda não se deu uma demão de tinta algumas vezes usa-se um corante ligeiro ( por exemplo Ocre ) para se notar onde reparamos para facilitar encontrar essas zonas .
    Pode-se até mudar de corante nas várias camadas, para quem já não vê a 100 % é mais fáci .

    Colocado por: pUbLISagora percebo que estava a ser demasiado minucioso!!

    Estou a acabar aqui uns bancos corridos na cave que já fiz a uns 10 anos mas só agora estou a barrar e pintar ... Barro as 1ªas duas vezes com massa em pó que misturo de barrar pladur ( mais barata que a já pronta) e lixo 3 vezes até ficar com um estuque perfeito pois não consigo barrar direito à primeira...
    Depois da 1ª demão dou as "faltas" se necessário
    A bocado depois de lixar a 1ª vez fui jantar para depois barrar de novo... Quando voltei já tinha a parede pintada de preto e cheia de covas ... as minhas filhas tinham acabado de pintar a que estava pronta e foram a correr pintar a que estava a meio...
    Agora vou barrar para acabar com as covas, por cima do preto vai ficar lindo :-) Logo tiro uma foto !

    Mas se não tivesse lixado ainda ir dar uma "trabalheira" pois a tinta custa mais a lixar !
    Claro que não me chateie com as miúdas pois faz parte de estratégia pedir ajuda, mas para as educar do que para borrar o chão com tinta . ( Se elas lerem isto não me "ajudam" mais ... )

    Boa continuação e vá dando noticias pois são uma boa ajuda para muitas pessoas os pormenores divulgados por quem está a fazer não sendo um profissional ... Eu nesta matéria sou apenas um amador que já passou por muito porque me dá mais gozo ser eu a a fazer do que mandar e pagar alem de sair mais em conta !
    Concordam com este comentário: pUbLIS
    • pUbLIS
    • 14 setembro 2014 editado

     # 27

    Pessoal... estou com dúvidas sobre como preencher estas falhas. Certamente não será para usar e abusa da massa fina (utilizada no acabamento)!
    Supostamente, estas faltas seriam feitas por outra pessoa mais experiente.. mas talvez por ser um colega, ele está a abandalhar-se com a pontualidade e já nem estou a fazer contas com ele.

    Será que me podem dar alguma indicações?
      IMG_0012.JPG
  4.  # 28

    Outra questão que tenho... não sei muito bem o que fazer nas zonas em que a tinta antiga está a saltar!
    De lés a lés apanho zonas na parede que parece que a tinta está a querer sair. Até quando estou a trabalhar com a lixadora vejo zonas em que a tinta sais às lascas, em vez de ser debastada pela lixadora.

    O que devo fazer nestas situações?
      IMG_0021.JPG
  5.  # 29

    Colocado por: pUbLISPessoal... estou com dúvidas sobre como preencher estas falhas. Certamente não será para usar e abusa da massa fina


    A do pladur que eu referi dava para isso, mas pode usar gesso de secagem lenta ( gesso de projectar) ou gesso de secagem rápida .
    Quando começar a endurecer e antes de secar totalmente passe uma espátula larga, e no dia seguinte dá a massa fina.

    O gesso de secagem rápida pode secar em 5 minutos ou lento em duas horas ...
    Note que no dia a seguir se o gesso mesmo seco estiver húmido a massa fina pode levar mais de dois dias a secar...
    Por acaso tenho estado a fazer um desempeno de uma parede com gesso lento e quem barrou o gesso foi a minha filha mais nova que adorou ! Não tem que ser um técnico a fazer.
    O técnico está aí ( olhe ao espelho ) Pois o retoques finais custam mais a fazer !

    Já sabe para ver esta está direito feche os olhos e passe a mão rapidamente. Encontra as covinhas todas, mesmo as que não se vêm!
    Concordam com este comentário: jorgand
  6.  # 30

    Colocado por: pUbLIS
    O que devo fazer nestas situações

    Em minha casa a tinta não salta porque não uso isolantes e por solte na altura em que foi feita ( mais de 26 anos ) ainda não estavam na moda os isolantes e assim a tinta mesmo velha está agarradíssima.
    O melhor é retirar o máximo com uma espátula ou escova e barrar com a massa fina.
  7.  # 31

    Pois... na minha está a saltar em alguns sítios. Graças a deus que não é em muitos.. quer dizer... ainda não andei a lixar as paredes todas!!
    Como estou a pensar em passar a lixadora, muito rapidamente, em toda a área das paredes, é capaz de evidenciar mais zonas com o mesmo problema.
    Pensei que a solução passasse por utilizar a própria tinta como substituição da tinta em falta, seguido de lixa até uniformizar a superfície.

    Relativamente aos buracos mais fundos... existe gesso de secagem lenta já preparado? Se sim, que produtos (e de que marcas) devo procurar? Onde?
  8.  # 32

    Este por exemplo é lento:

    http://www.placo.es/LinkClick.aspx?fileticket=VyeA8JzA6PE%3d&tabid=738&portalid=0&mid=4309&language=pt-PT



    Colocado por: pUbLISPensei que a solução passasse por utilizar a própria tinta como substituição da tinta em falta


    Se for por exemplo ao Max Mat peça por gesso de projectar, até é mais barato que o outro. custa 6 a 8 €, esse gesso depois necessita sempre de massa fina.

    Nunca dá, tem sempre que barrar com massa fina . Se pintar apenas vai ver que se nota tudo .
    Note que a tinta custa mais a lixar que a massa fina, que se lixa com a maior das facilidades .

    Ps.

    Quando a malta compra tintas muito baratas, aquelas que parecem cal ao fim de uns tempos... Essas tintas têm mais cargas ( pó ) do que polímeros ... Pintando com outra por cima a ultima acaba por saltar.
    Mas a 1ª vez que vi um "filme" desses foi num casa onde foi aplicado isolante.

    Nas casas antigas que não levaram isolantes posso colar uma fita numa parede, mas se o fizer nas casas novas, ao tirar a fita quase sempre vem a tinta atrás ...
    Claro que muitas vezes as paredes são muito porosas e têm que aplicar isolantes ... E há bons e maus ! Um profissional é que sabe os que são bons ...
    • jd_
    • 22 setembro 2014

     # 33

    Em relação à tinta, penso que o melhor é retirar o que está solto com uma espátula, e depois aplicar massa fina e lixar de modo a que fique tudo ao mesmo nivel, quanto ao buraco seria melhor utilizar uma massa de reboco (acho que também existe me pequenas quantidades) e depois de seca usar massa fina. Não encha os buracos todos com a massa de reboco até ao nível da parede, para depois puder aplicar a massa fina, deixe uns milímetros de profundidade.
    • pUbLIS
    • 22 setembro 2014 editado

     # 34

    No AKI, disseram-me que esta seria ideal para tapar os buracos maiores.
    Referiram inclusive que, tendo em conta que será necessário realizar novos furos naquela zona, não há assim tantas alternativas válidas. O chato é ser uma saca de 30kg.
    Falaram-me também numa massa grossa que se vende já preparada.. Mas não sei bem ao que se referiam :/
      image82.jpg
  9.  # 35

    Acabei de confirmar e afinal a massa grossa não se vende já preparada.. Vende-se é em sacos mais pequenos, ou seja, o desperdício é menor. Para além disso, massa grossa é mais cara.
    Não sei qual será a melhor...
    • jd_
    • 24 setembro 2014 editado

     # 36

    Acho que existe sacos de 1kg e não são caros, eu enchia com massa de reboco e depois a massa fina. Se não, tape com a massa fina (aquela azul resistente à humidade, acho que comprou uma embalagem se não me engano), tambem o tamanho do buraco não é nada de outro mundo. No buraco maior aplique por duas vezes, e deixe secar bem entre as aplicações, mesmo assim é possivel que estale, se estalar tape a fenda e lixe no fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pUbLIS
  10.  # 37

    Já comprei o RHP Manual para interiores da Secil. Fui obrigado a comprar a saca de 30 kg porque a alternativa seria a granel.
    Durante o fim de semana vou aproveitar para aplica-lo.

    Algumas dicas sobre como fazê-lo?

    Já estive a ler um pouco sobre o processo de preparação da argamassa, em que é necessário ter alguma atenção à quantidade e qualidade da água a utilizar, misturando apenas o mínimo necessário para obter a consistência necessária à aplicação.

    Relativamente à ferramenta a utilizar na aplicação, secalhar é melhor utilizar uma pá de pedreiro, não? Se lá vou com as espátulas, acho que rapidamente dou cabo delas.

    Devo ter algum cuidado em especial?
    Julgo que devo ter algum cuidado adicional no que toca à lavagem das ferramentas e derrames no chão, porque depois de seco, não deve ser nada fácil a limpeza.
  11.  # 38

    Alguém me sabe dizer se estas quinas é suposto levar com massa fina por cima?
    É que eu comecei a querer fazer quinas o mais rectas possível mas não está a ser algo muito fácil.. E ao que parece, o que eu tenho em minha casa são cantoneiras plásticas e parece que nem levaram massa fina nessa zona. Apenas acertaram a altura com a massa fina e a quina em si é feita pela cantoneira.

    Se assim for, escuso de estar com este trabalho todo.
      image101.jpg
  12.  # 39

    Eu fecho por completo a cantoneira dentro do estuque. Fica compacto e uniforme. No seu caso, eu raspava a tinta e alisava á face com massa fina. As cantoneiras ficam sempre dentro da massa, excepto a quina boleada.
    • jd_
    • 7 outubro 2014

     # 40

    Sim pode colocar massa por cima, essa cantoneira é utilizada para ajudar a nivelar a parede quando é aplicada massa.
 
0.0242 seg. NEW