Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    outra das aberturas, e do outro lado esta igual... tapo isto com aqueles "silicones" de alta temperatura para chamines?
      2014-08-31 15.11.18.jpg
    • dedao
    • 31 agosto 2014 editado

     # 22

    vendo na net encontrei este na leroy
    320m3/h. e 42 decibeis. alguma coisa contra? :) tenho tambem de arranjar tubagem em inox para ligar ao carter do recuperador.

    link
  2.  # 23

    Os meus parabéns por ter tido coragem... Já merece ficar com um recuperador a aquecer muito mais que a caldeira ( Na sala )

    E como a hotte está limpa, já está safo ...

    Colocado por: dedaoa única forma e mesmo abrir o carter por tras e insuflar por tras ar exterior entao... mas tenho de fechar a grelha inferior e desligar este ventilador tangencial? ficava apenas o outro por tras?

    Isso sim, que é uma boa ideia...
    No seu caso basta tapar por dentro a grelha de baixo , e retirar o motor existente !

    Colocado por: dedaooutra coisa... vale a pena pintar isto? por dentro tambem? há tinta que aguente bem? :)


    Não vale a penas a tinta nunca é mais resistente que o aço :-)

    Colocado por: dedaotamanho da hotte: que afinal nao esta muito suja


    Devia vedar a conduta de fumos aí junto à laje , talvez com uns bocados de bloco ytong + gesso com sisal... Se não chega lá por baixo tem fazer uma abertura com 30x15 ou mais a 20 cm abaixo do tecto e veda por aí... Depois aproveita e mete aí a grelha de despressurização e abre depois uma entrada em cada lado 15 x15 e não tem que ser redonda...

    Meta o recuperador na rua mas ai tem que abrir um buraco maior... Depois mando-lhe fotos para mostrar como se faz com um igual e esse .

    Colocado por: dedaotenho de decidir se abro a hotte ou apenas o ventilador nas traseiras do carter... atenção qua nao estou habituado a nenhum destes trabalhos...


    E se eu lhe contar que um rapaz que eu conheço eng. electritecnico conseguiu fazer melhor que dois pedreiros e nunca tinta tocado num martelo... até ara para os quartos meteu , levou 15 dias mas fez tudo a 100% e eu ia vendo as fotos e dando dicas...
    Na casa do lado, alteração igual... O pedreiros convenceram o dono a não partir para os quartos, ( mesmo por cima) porque não valia a pena....

    Já se sente com mais coragem :-))

    Se me enviar o seu e-mail por M. P. posso enviar mais fotos...
    Ficam duas só para abrir o apetite... E assim já pode começar a fazer a abertura na rua.

    Abertura vista do exterior :



    Visto por dentro, já depois dos tubos colocados e da caixa exterior executada...




    Mais fotos não dá para colocar em foruns... Mesmo estas já não deviam estar pois não se pode ensinar tudo pois há muitas pessoas que não merecem que se perca um minuto .
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  3.  # 24

    Colocado por: dedaovendo na net encontrei este na leroy
    320m3/h. e 42 decibeis. alguma coisa contra? :) tenho tambem de arranjar tubagem em inox para ligar ao carter do recuperador.

    link


    que acha deste extractor?

    Penso que está quase decidido que nao vou abrir a hotte... dado as vezes que aquilo está ligado... e nao estou para grandes obras, tinha de furar uns 30cm de parede ate chegar á chamine.
    Assim ia voltar a comprar uma la de rocha (firerock) isolar o recuperador, e deixar a chamine aberta para nao sobreaquecer as paredes. irei perder algum rendimento mas penso que nao justifica o trabalho... aiai

    para o ano irei pintar a sala toda, ai vejo se me abrem o local para a grelha. ai terei de tirar a la de rocha? ou se esta estiver bem vedada pode la ficar?
  4.  # 25

    Colocado por: dedao

    que acha deste extractor?


    se procurar no olx por "exaustor cozinha" vao aparecer alguns por 10, 20€
    bem mais barato e faz o mesmo efeito

    pondere bem essa questão de tapar o buraco da laje, ganha muito mais

    se ventilar a hotte (aberturas em baixo e em cima) não necessita de lã de rocha para nada
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • dedao
    • 1 setembro 2014 editado

     # 26

    Vou procurar pelas lojas aqui da zona tambem obrigado.

    mas acha que 320m3/h chega para insuflar no carter? nao tenho grande ideia.
  5.  # 27

    Colocado por: dedaoAssim ia voltar a comprar uma la de rocha (firerock) isolar o recuperador, e deixar a chamine aberta para nao sobreaquecer as paredes. irei perder algum rendimento mas penso que nao justifica o trabalho... aiai

    Nem pense nisso ... O recuperador não de deve embrulhar com lã de rocha nem o fabricante da lã de rocha aconselha.

    Se isola com lã de rocha não pode vedar por cima e perde muito calor por essa zona... Essas perdas roubam o ar da sala e da casa, e contribuem para menor rendimento o seu sistema de caleira a lenha !

    Colocado por: dedaoPenso que está quase decidido que nao vou abrir a hotte..

    Talvez não talvez sim :-) Não quer aquecer e simultaneamente renovar o ar da casa ?

    Colocado por: dedaomas acha que 320m3/h chega para insuflar no carter? nao tenho grande ideia.


    Este é bom CK 40 F aqui na 1ª página :
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/paginas_de_pt_929_935_serie_k_gama_plastico_fid5776.pdf

    Dedao, leia bem a opinião de quem já fez obra : ....

    Colocado por: fsilva106pondere bem essa questão de tapar o buraco da laje, ganha muito mais
    se ventilar a hotte (aberturas em baixo e em cima) não necessita de lã de rocha para nada
  6.  # 28

    Os tubos de alimentaçao diretamente para o recuperador devem ser de inox flexivel ou podem ser de galvanizado?
    Na ligaçao entre essa tubagem e o recuperador é aconselhado somente fita de aluminio? Ou pode-se utilizar as vulgares braçadeiras? Pergunto isto porque co m o tempo e temperatura o aluminio pode começar a ceder.

    Como estao a "falar" de insufladores estes devem ser resistentes a alta temperatura?
    Sei que ao selecionaro ventilador em funçao do caudal a dimensao das grelhas devem ser ajustadas, preferencialmente de modo a obter velocidades de saida relativamente baixas sem causar ruido.

    Existem tambem uns extratores de wc da soler e palau economicos e com caudal aproximado dos 300m3/h. Vou procurar...
  7.  # 29

    Colocado por: musciOs tubos de alimentaçao diretamente para o recuperador devem ser de inox flexivel ou podem ser de galvanizado?

    Inox não vale e pena a não ser que passem numa zona que apodreça o zincado... Pode usar tambem tubos em PVC para entradas de ar .

    Colocado por: musciNa ligaçao entre essa tubagem e o recuperador é aconselhado somente fita de aluminio?

    A fita de alumino não serve para muito pois ao fim de uns anos a cola envelhe-se e descola... Pode usar silocone e nas zonas de calor silicone que vai até 275 º / 300 º Cuidado com a mastique de 1000º que não serve para estes casos pois seca, fica rija e não é a prova de agua....
    Colocado por: musci
    Como estao a "falar" de insufladores estes devem ser resistentes a alta temperatura?

    Não... Podem ser em plastico pois só passam por eles ar frio !

    Colocado por: musciExistem tambem uns extratores de wc da soler e palau economicos e com caudal aproximado dos 300m3/h. Vou procurar...

    Existem uns para wc mais silenciosos e mais caros... Têm um problema é que não têm força para empurrar se os tubos forem mais finos que a boca do ventilador e a boca dos de 350 m/3 desses é larga.
    Mas se for só para empurrar o ar da hotte serem perfeitamente .
  8.  # 30

    Refiro-me a estes extratores da soler e palau,

    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_895_911_silent_fid5769.pdf

    Quanto aos preços nao sei por quanto se consegue arranjar por cá, mas devem andar a rondar isto;
    http://www.quecalor.com/ficha.php?id=750005&ds=EXTRACTOR%20CON%20BAJO%20NIVEL%20SONORO%20SILENT%20300%20SOLER%20&%20PALAU

    Mas nada melhor que consultar.
    • dedao
    • 1 setembro 2014 editado

     # 31

    Estive a procurar os extractores de Wc e os que tem 320m3/h tem de ter um diametro de 15cm... que ainda é um furo considerável a fazer para entrada do ar no carter... os de 12cm tem caudal de 190m3/h. qual deles ponho? Naquelas suas imagens nao parece um furo tao grande...

    E a tubagem de ar frio pode ser daqueles flexiveis em aluminio?

    Este nao da para aplicar na parede tipo os xtratores de wc. a Sua ideia era por dentro da hotte?

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEste é bom CK 40 F aqui na 1ª página :
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/paginas_de_pt_929_935_serie_k_gama_plastico_fid5776.pdf


    ah quando fui procurar os tubos de inox flexível perguntaram-me se queria o duplo ou nao. Melhor o duplo em INOX 316?

    O simples custava 22E/m
  9.  # 32

    Colocado por: dedaoE a tubagem de ar frio pode ser daqueles flexiveis em aluminio?


    Sim, como pode ver na foto .
    È tubo de 120 mm .

    Colocado por: dedaoah quando fui procurar os tubos de inox flexível perguntaram-me se queria o duplo ou nao. Melhor o duplo em INOX 316?


    Hoje de dupla folha ( não é tubo duplo ) é o obrigatório mas não estou a dizer que é melhor ... Por dentro é liso e por fora corrugado... O que se vende mais por aí é 316 na folha lisa e 304 na exterior...
    Se for tudo 316 é melhor, mas tem que ver o certificado ... Não vá pagar muito mais sem ter garantias.
    O seu tubo parece estar ferrugento mas será que está mesmo , olhe que se o carregar com muita lenha fica assim todo castanho, veja mesmo se tem que ser mudado !

    Colocado por: musciMas nada melhor que consultar.


    Esse de 350 nunca testei e o problema é o diâmetro a as perdas de pressão .

    Colocado por: dedaoEste nao da para aplicar na parede tipo os xtratores de wc. a Sua ideia era por dentro da hotte?


    O mais simples para si, que não lhe faz lixo dentro de casa e que ficará com um sistema a renovar o ar da casa, é fazer como nessas fotos, com um motor na rua . Esse das fotos é o modelo 78 um pouco maior que o seu e envia ar para uma sala enorme e + 3 quartos no R/C levou um ventilador de 500 m/3 mas o recuperador foi todo desarmado e kitado.

    Dedaoo vi que tem escorrimentos por fora da conduta de fumos ... Tem alguma união no tubo inox ou não está bem vedado também no terminal da chaminé ?
  10.  # 33

    Colocado por: Jorge Santos - FaroDedaoo vi que tem escorrimentos por fora da conduta de fumos ... Tem alguma união no tubo inox ou não está bem vedado também no terminal da chaminé ?


    tinha unioes entre um tubo flexivel e os rigidos... mas penso que era escorrimento de água da chuva tambem.
  11.  # 34

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Mas se quer aquecer a sala e mais uma ou duas salas iguais com esse recuperador é só dizer que eu lhe digo como :-)

    Sabe soldar e tem maquina? Dá para tirar o recuperador fora ? Ou dá para fazer uma abertura em cada lado da hotte de modo a poder furar as laterais do carter do recuperador ?
    Está instalado numa parede exterior ?

    Se não tem grelhas o melhor é retirar já a frente do pladur ( se é pladur ) ou abrir apenas uma abertura para entrar... 50 x 60 chega se não tiver mais barriga que eu :-/

    Conheço um desses que aquece 3 quartos e uma sala com 60 m/2 de duplo pé direito ! E um um pouco maior que aquece uma sala com mais de 100 m/2 e 6 metros de altura ...
    Isso é fácil de "kitar" mas o dono tem que ser coragem e meter mãos à obra.... Pela minha parte posso mandar-lhe fotos para ver como se faz .
    E claro que tem que ser com um ventilador à serio !
    Ps.
    O seu é mais façil de alterar que o do Flaviano.
    Concordam com este comentário:dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dedao,João Paulo


    Boas caro Jorge Santos.
    Será que no meu Sasac Vision 70 dá para optimizar o seu desempenho, num esquema em tudo semelhante ao do user Flaviano (postei um comentário no tópico dele, pág 17).
    Recuperador Sasac Vision 70, (pág 9): http://www.sasac.com/Cat_esp.pdf.
    Desde já o meu obrigado.
 
0.0233 seg. NEW