Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,


    Os meus pais possuem 3 habitações, todas as quais dotadas de fogão eléctrico (ou placa vitrocerâmica mais forno, o que vai dar no mesmo).

    Nenhuma das habitações é propriamente recente (a mais nova terá talvez uns 20 anos) e a instalação eléctrica para o fogão está feita da seguinte maneira:

    - Canalização única, 3 fases (cada uma protegida por um disjuntor de 16A) mais neutro e terra, todos os condutores de 2.5mm^2.

    Admitindo que a alimentação eléctrica da habitação é de facto trifásica, umas continhas simples mostram que, no pior caso, a corrente no neutro não ultrapassa 20A, o que está dentro do normal para um condutor de cobre de 2.5mm^2. Isto é assim porque as três fases estão desfasadas de 120 graus entre si.

    Até aqui, tudo ok.

    No entanto, a alimentação destas habitações está feita em monofásico.

    Sendo assim, os três fios de fase que alimentam o fogão não têm desfasamento algum, pelo que a corrente do neutro é a soma aritmética da corrente em cada fase. No pior caso (com os 16A nominais a passar em cada uma das 3 fases) a corrente do neutro são uns valentes 48A!!! Isto é simplesmente o dobro da corrente que deveria ser posta num condutor de 2.5mm^2.

    Isto, pelo que vejo, é prática corrente em muita habitação por aí e ninguém parece muito preocupado com isso.

    Não há necessidade de intervenção/modificação na instalação para estes casos? Não é um problema de segurança grave? Confesso que trabalhei como projectista na construção civil mas já lá vão mais de 20 anos, o que eu conheço de legislação ainda é o RSIUEE de 1974...
    • ceac
    • 3 setembro 2014

     # 2

    E o fogão quanto consome?
  2.  # 3

    Não há necessidade de intervenção/modificação na instalação para estes casos?
    é
    Não é um problema de segurança grave?
    é
    Como é obvio ao aumentar a secção do condutor da fase é necessário também aumentar a secção do neutro.
    Normalmente nada acontece pois é um electrodoméstico que não funciona em carga máxima e em continuo sendo o risco de sobreaquecimento dos condutores minorado, mas já não deve ser o primeiro que sobreaquece e derrete... normalmente atribui-se a culpa á idade da instalação eléctrica...
  3.  # 4

    Colocado por: ceacão quanto consome?


    Vou fazer umas contas por alto com dados tirados de uns manuais on-line de electrodomésticos:

    Forno:
    2600 W -> 11.8A @ 220V (fase 1 da instalação)

    Placa:
    3500 W -> 16A @ 220V (fase 2 da instalação)
    3000 W-> 13.6A @ 220V (fase 3 da instalação)

    Se tudo for ligado em simultâneo, dá 41.4 A no neutro, o que á mesmo assim quase o dobro do máximo para um condutor de 2.5mm^2..

    Mas o consumo do fogão é o que menos importa, uma vez que os disjuntores são dimensionados para proteger a instalação (e pessoas, no caso dos diferenciais), não os aparelhos a ela ligados. E disjuntores de 16A não protegem um condutor de neutro de 2.5mm^2 onde passam 40A...
  4.  # 5

    Colocado por: Jancidoé
    é
    Como é obvio ao aumentar a secção do condutor da fase é necessário também aumentar a secção do neutro.
    Normalmente nada acontece pois é um electrodoméstico que não funciona em carga máxima e em continuo sendo o risco de sobreaquecimento dos condutores minorado, mas já não deve ser o primeiro que sobreaquece e derrete... normalmente atribui-se a culpa á idade da instalação eléctrica...


    Sim, calculo que a simultaneidade (ou falta dela) é a razão para as instalações deste tipo não andarem aí a derreter como gelados no verão.

    Ou seja, nesse caso como é que modificaria a instalação? Retiraria os condutores existentes de 2.5mm^2 e colocaria instalação monofásica com condutores de 6mm^2 e um disjuntor de 40A?
    • eu
    • 3 setembro 2014

     # 6

    Colocado por: ClioIIRetiraria os condutores existentes de 2.5mm^2 e colocaria instalação monofásica com condutores de 6mm^2 e um disjuntor de 40A?

    Sim.
  5.  # 7

    Colocado por: eu
    Sim.




    Bem me parecia.

    Agora vou propôr uma coisa (que sei que não é regulamentar): aumentar à secção do neutro mantendo os 3 fios individuais para as fases (depois explico porquê).

    Alguém já deu a volta ao problema com uma solução destas?
    • eu
    • 4 setembro 2014

     # 8

    Colocado por: ClioIIAgora vou propôr uma coisa (que sei que não é regulamentar): aumentar à secção do neutro mantendo os 3 fios individuais para as fases (depois explico porquê).

    Como esses três condutores vão ficar em paralelo, o resultado final acaba por ser mais ou menos o mesmo...
    • ClioII
    • 4 setembro 2014 editado

     # 9

    Colocado por: eu
    Como esses três condutores vão ficar em paralelo, o resultado final acaba por ser mais ou menos o mesmo...


    Mais ou menos é a expressão... :D

    Acontece que os senhores electricistas (ou electroartolas) que trabalharam naquelas casas colocaram, ligados à instalação do fogão, outros equipamentos (incluindo máuinas de lavar e temoacumuladores!)

    Ou seja, acaba por haver uma certa "teia" de condutores de 2.5mm^2 e respectivas tomadas que não ficariam protegidos com um disjuntor de 40A.

    Mantendo as fases a 2.5mm^2 garantia a protecção dos disjuntores de 16A, enquanto o neutro sobredimensionado resolvia o problema da segurança.

    Refazer a instalação "como Deus manda" também não está a ap€t€c€r a ninguém, já para não falar noutros aspectos técnicos (curvas muito apertadas, caixas de derivação escondidas por armários embutidos, etc...).
 
0.0125 seg. NEW