Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a pensar fazer um deck no jardim mas em material de betão e lajeta.
    O deck deverá ter 8mx4m. Estava a pensar colocar vigas com 40cm de espaço para as abobadilhas de 40cm, pois a lajeta que irei colocar pesa 85kg/m2.
    Será que esse espaçamento é suficiente ou deverei ponderar as abobadilhas de 30 ou 33cm? As vigas/vigotas deverão ser da gama V (aço superior com diâmetro menor que o inferior) ou P (aço com o mesmo diâmetro) e de que "gama" (1,2,3,4)?
    Estava pensar colocar pilares de betão de 10cmx10cm ou 8cmx8cm. Qual o espaçamento entre eles para suportar corretamente o peso da lajeta?

    Obrigado,
    Pedro Oliveira
  2.  # 2

    Já pensou como alternativa o deck composito:

    https://forumdacasa.com/discussion/29975/deck-composito/
  3.  # 3

    não consigo achar piada à moda dos decks (composito ou madeira).
    acho mais interessante soluções em betão.
  4.  # 4

    Colocado por: Costa53Já pensou como alternativa o deck composito:

    https://forumdacasa.com/discussion/29975/deck-composito/


    Já e desisti...
    Tenho que ter as vigas e postes na mesma para suportar o deck, pois se a estrutura for de madeira então o preço é que sobe...
    Depois o preço médio do deck de composito é de 50€ / m2 e o de lajeta de betão fica por 9,50€ / m2 + abobadilhas entre as vigotas que é 4€ / m2...
    A diferença é substâncial.. gostava de composito mas a diferença de preço é demais para o meu bolso...
    Madeira nem pensar em fazer a manutenção anual e afins...

    Pedro
  5.  # 5

    só não percebo é porque tem que fazer uma laje para suportar essas lajetas.
  6.  # 6

    Que tipo de lajeta vai colocar? Marca?? Já verificou com o fabricante como deve fazer a aplicação do mesmo...???
  7.  # 7

    Colocado por: marco1só não percebo é porque tem que fazer uma laje para suportar essas lajetas.


    Colocado por: marco1só não percebo é porque tem que fazer uma laje para suportar essas lajetas.

    Esqueci-me de mensionar que o deck estará a 100cm do solo. Dai a laje para o colocar.
    Quanto a aplicar nao ha problema pois é como se fosse varanda.
    Só pretendo saber é o tipo de fica e distância dos postes.
    Pedro
  8.  # 8

    visto que ignora o que lhe tento alertar, esse material da Macel que está a pensar colocar em sua casa, tenha muito cuidado :

    1º parte facilmente
    2º perde rapidamente a cor (falou em manutenção)
    3º não é mto aconselhado a colocar suspenso

    não o queria para minha casa (nem dado)

    ps: não lhe quero vender outra solução, ou mais uma solução, só o estou a prevenir !
  9.  # 9

    Colocado por: Tgarryvisto que ignora o que lhe tento alertar, esse material da Macel que está a pensar colocar em sua casa, tenha muito cuidado :

    1º parte facilmente
    2º perde rapidamente a cor (falou em manutenção)
    3º não é mto aconselhado a colocar suspenso

    não o queria para minha casa (nem dado)

    ps: não lhe quero vender outra solução, ou mais uma solução, só o estou a prevenir !


    Eu não falei em Macel... A marca em questão é Alcupel (Inovstone ou a lajeta betão ardósia) ou a Cimenteira do Louro.
    A colocação suspensa não se verifica, dái perguntar as vigotas e abobadilhas, fazer semelhante a uma varanda. Só não lhe chamei varanda pois implicava estar "colado" a um lado da casa e neste caso não vai estar, vai estar isolado.
    Quanto a perder cor, não sei ao certo o desgaste por ano, mas um amigo meu tem inovstone à volta da piscina dele há mais de 5 anos e está como nova.

    Pedro

    PS: não ignorei o alerta que fez pois não fez nenhum alerta.. somente perguntou tipo e marca e se o fabricante aconselha...
  10.  # 10

    Não conheço tão bem o material da Alcupel, obviamente não vou criticar o material, estava com receio que fosse aplicar o material da Macel .
    Quando falo suspenso, falo apoiado sobre apoios, colado sobre pontos..etc

    Ao nível da manutenção têm sempre que ter cuidados a impermeabilizar, para garantir que não haja perdas de cor (e isso deve repetir em media de dois em dois anos. cores escuras têm tendência a perder a cor mais rapidamente ).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimane
  11.  # 11

    O da Alcupel parece-me bom e o meu amigo está bastante contente com o que tem, o Inovstone (http://www.alcupel.com/idx/boxlargeprodutos,132,1,0).
    Quanto a cores não sei se optar pelo beije ou castanho da Inovstone ou eventualmente ir para a lajeta de betão ardósia negro ou beije. Qualquer uma delas tem 3,5cm de espessura.
    A minha ideia não é colocar apoiado, mas sim ter as vigas/vigotas, no meio colocar abobadilhas e uma camada de cimento/betão para depois assentar a lajeta.
    A minha dúvida é o tipo de viga pois cada m2 dessa lajeta pesa 83kg, e a distância entre apoios (pilares) das vigotas...
    Eventualmente, se for possível escavar mais no terrena, o deck ficará a 40/50cm, mas na pior das hipóteses ficará a 100cm. No entanto a altura a que fica pouco ou nada influenciará o dimensionamento do suporte (penso eu)..
    No inicio comecei por idealizar um suporte em madeira, como se costuma ver por aí, e colocar composito... Mas depois vi os preços da madeira para esse efeito e assustei-me, e também com o facto da madeira ter manutenção cuidada, especialmente como suporte. Então decidi, quando vi o post do Costa53, fazer o suporte em pré-esforçado (vigotas e apoios) para colocar os apoios de composito e réguas... Mas ao comparar o preço de 55€/m2 com 10€/m2 fica-se a pensar e há outras coisas em que gastar o $$$.

    Pedro
  12.  # 12

    Prefiro colocar uma imagem, como exemplo, material impermeabilizado vs material não impermeabilizado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimane
      WP_20141007_10_21_04_Pro.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: TgarryPrefiro colocar uma imagem, como exemplo, material impermeabilizado vs material não impermeabilizado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pimane
      WP_20141007_10_21_04_Pro.jpg


    Irra... Por acaso no site deles aconselham a impermeabilizar a lajeta de betão (http://www.alcupel.com/idx/produtosline,324,1,0) mas a inovstone não indicam isso. A inovstone é especial para piscinas talvez já seja impermeabilizada ou tenha algum tratamento especial.. também custa 13€ em vez dos 9.5€ da ardósia.

    Pedro
  14.  # 14

    se pretender colar o material, sugiro que procure uma bom cerâmico,


    Atenção, eu gosto muito desse material tipo ardósia, até equacionei colocar em minha casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimane
  15.  # 15

    Colocado por: Tgarryse pretender colar o material, sugiro que procure uma bom cerâmico,


    Atenção, eu gosto muito desse material tipo ardósia, até equacionei colocar em minha casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pimane


    Muito interessante esse a imitar deck... certamente deve ser mais leve que 83kg m2 :). Mas mesmo assim são 35€ / m2 (no site da sofremar)..
    E o facto de ser 1,1cm de espessura irá obrigar a colocar uma camada de betão, não pode ser aplicado com tout vendant e areia como os de 3,5cm...
    Mas peço orçamentos para isto também e lá vemos o que sai :)

    Ob,
    Pedro
  16.  # 16

    contudo se a Alcupel, lhe garantir que o mesmo não acontece com o material deles, acho uma excelente opção (mas duvido disso)

    A questão do cerâmico é que se torna mais dispendiosa, +- 30€ / m2
  17.  # 17

    Pois.. tenho que ter bem em conta tudo... Até porque pode ser 30€/m2 mas só pesa 23Kg/m2 logo a base para assentar elevada pode ser mais barata e compensar um pouco a diferença...
    A revigrés tem um equivalente (http://www.revigres.pt/index.php?id=1057&dt=3900) mas penso que ainda é mais caro e a cimenteira do louro também (http://www.revigres.pt/index.php?id=1057&dt=3900) e estas últimas já têm 3cm de espessura..
    Vou informar-se sobre os preços.

    Ob
  18.  # 18

    Colocado por: TgarryPrefiro colocar uma imagem, como exemplo, material impermeabilizado vs material não impermeabilizado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pimane
      WP_20141007_10_21_04_Pro.jpg


    Há tempos coloquei precisamente a questão da impermeabilização

    https://forumdacasa.com/discussion/35621/impermeabilizar-lajetas/#Item_6

    ...mas não obtive conselhos. Se me puder ajudar, agradeço - é uma área grande, cerca de 83m2.
  19.  # 19

    Colocado por: becas

    Há tempos coloquei precisamente a questão da impermeabilização

    https://forumdacasa.com/discussion/35621/impermeabilizar-lajetas/#Item_6

    ...mas não obtive conselhos. Se me puder ajudar, agradeço - é uma área grande, cerca de 83m2.


    Essa marca recomenda para esse material um hidrófugo preto, custa aprox. 17€ litro - rendimento de 1lt /10m2 .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  20.  # 20

    Colocado por: Tgarry

    Essa marca recomenda para esse material um hidrófugo preto, custa aprox. 17€ litro - rendimento de 1lt /10m2 .


    Sabe a marca e onde posso comprar? Obrigada pela ajuda.
 
0.0239 seg. NEW