Iniciar sessão ou registar-se
    • leiria
    • 14 outubro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde
    Venho solicitar a vossa ajuda para o seguinte problema de humidade:
    Fiz obras em casa, coloquei roofmate de 4 cm. nos tetos e de seguida um teto falso. Tenho janelas de vidro duplo, As paredes tem caixa de ar, sem qualquer isolamento. As janelas são abertas diariamente de verão. No verão de Julho a Setembro a humidade que tenho em casa anda entre os 80% e 90% - demasiado.
    No inverno tenho um recuperador a água para fazer o aquecimento central https://forumdacasa.com/discussion/29540/2/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/ e tem uma entrada de ar frio do exterior para dentro da hotte, que por sua vez é empurrado para dentro da sala que sai através das grelhas por um ventilador, consigo manter uma temperatura média em toda a casa deentre 21 a 22º C e humidade de 60% a 65%. Na sala onde está o recuperador chega a estar a 55%.
    Como poderei resolver o problema de verão com este excesso de humidade? agradeço a vossa ajuda.
    Com os meus cumprimentos NC

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/2/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    • eu
    • 14 outubro 2014

     # 2

    Uma das soluções é instalar ar condicionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  1.  # 3

    Colocado por: euUma das soluções é instalar ar condicionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:leiria


    A casa de verão não ultrapassa os 24º, pela questão da temperatura não vejo necessidade do ar condicionado. Este ano mudei a telhado a casa, e coloquei roofmate de 5 cm. em cima da placa e depois a telha.

    Ter necessidade de ventilar a caixa de ar?

    Por outro lado tenho um andar superior (sótão) com um pé direito medio de 2,50 com uma área de 100m2 em que não tem caixa de ar, foi feito com tijolo de 0,15 ao baixo e aí não tenho uma ponta de humidade.
    • eu
    • 14 outubro 2014

     # 4

    Colocado por: leiria

    A casa de verão não ultrapassa os 24º, pela questão da temperatura não vejo necessidade do ar condicionado

    Então, se não quer o AC, pode instalar um desumidificador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  2.  # 5

    É o que eu uso em casa. Já ouvi teorias para todos os gostos em relação a estes aparelhos.

    EU uso sempre que vejo que há demasiada humidade no ar e até para secar a roupa.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 6

    Eu penso que sou diferente da maioria.

    Normalmente existe humidade no inverno na maioria dos casos. Eu no Inverno não tenho humidade. mas sim de verão.
    • eu
    • 14 outubro 2014

     # 7

    Colocado por: leiriaNormalmente existe humidade no inverno na maioria dos casos. Eu no Inverno não tenho humidade. mas sim de verão.

    Na realidade, muita gente ainda confunde "humidade do ar" com "condensações", por isso é que só se queixam no inverno (que é quando ocorrem as condensações)...
  4.  # 8

    Colocado por: leiria No verão de Julho a Setembro a humidade que tenho em casa anda entre os 80% e 90% - demasiado.

    No verão ?! Você vive em alguma gruta? Brincadeira ... ;)
    E esse higrómetro está em condições ?
    Onde vive ?
  5.  # 9

    Colocado por: Erdnaxela
    No verão ?! Você vive em alguma gruta? Brincadeira ... ;)
    E esse higrómetro está em condições ?
    Onde vive ?



    Vivo na zona de Alcobaça. Tenho uns 4 higrómetros pelas divisões e estão todos mais ou menos iguais.
  6.  # 10

    E não tem valores para a humidade exterior nessa época de verão?
    É que essa humidade no ar tem que vir de algum lado, seria melhor tentar perceber de onde vem e resolver a partir da fonte.
    O desumidificador acho que seria a última opção, e que quer dizer que não consegue controlar a fonte dessa humidade.
    • leiria
    • 15 outubro 2014 editado

     # 11

    Colocado por: ErdnaxelaE não tem valores para a humidade exterior nessa época de verão?
    É que essa humidade no ar tem que vir de algum lado, seria melhor tentar perceber de onde vem e resolver a partir da fonte.
    O desumidificador acho que seria a última opção, e que quer dizer que não consegue controlar a fonte dessa humidade.


    Bom dia Ednaxela

    Esta humidade não faz qualquer sentido e é nas divisões todas. Será que fazendo umas aberturas 0,10 com tampa regulada, para a caixa de ar, em cima e em baixo, da parede exterior não iria retirar as possíveis humidades que estão na caixa de ar?

    É que isto só aconteceu este ano com a colocação de roofmate junto ao tecto e de seguida tectos falsos. Vem o Inverno com o aquecimento a injectar ar do exterior frio e que de seguida entra quente a humidade baixa para os 60%
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/5/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/.

    Qual a humidade ideal dentro de casa ?

    Obrigado pela sua ajuda
  7.  # 12

    Ventile a casa!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  8.  # 13

    Colocado por: Sergio RodriguesVentile a casa!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:leiria


    Boa tarde Sergio Rodrigues

    Como devo de fazer esta ventilação ? Por norma no verão abrimos todos os dias as janelas.
  9.  # 14

    pode fazer mecanicamente ou manualmente como faz com as janelas!
  10.  # 15

    eu neste momento tenho humidade de 90% dentro de casa... lá fora deve estar uns 95.
  11.  # 16

    eu tenho 80% dentro de casa :-(
    tenho receio de voltar a ter problemas de mofos e afins, teve o desumidificador a funcionar no quarto das miúdas para baixar qq coisa , mesmo assim ronda 70 e tal %..

    dedao, não tem problemas depois com bolores e afins ? na roupa? e madeira?
  12.  # 17

    Eu estou com 82 in 99 out (o display só tem 2 digitos LOL), é bom que o tempo melhore senão la terei que accionar a brigada anti-humidade...
  13.  # 18

    Tou com 75.
  14.  # 19

    Verifico que o problema da humidade não se passa só em minha casa, outros foristas se queixam do mesmo.

    Uma grande maioria das pessoas não utilizam nem um higrómetro nem um termómetro, ao contrario dos EUA em que 99% das pessoas pelos tem um termómetro.

    Coloquei o desumidificador a trabalhar á noite e farta-se de tirar água. Já agora esta água do desumidificador serve para alguma coisa ?

    Estou deserto pata começar a ligar o recuperador.
  15.  # 20

    Colocado por: jcaiadodedao, não tem problemas depois com bolores e afins ? na roupa? e madeira?


    problemas não muito graves, apenas nas ditas pontes térmicas começam a aparecem alguns bolores que têm de se ir limpando, mas nada de muito... eu tenho estes valores o inverno todo, e não falem em ventilação porque tenho janelas de correr :P ou seja, parecem peneiras :)

    Os vidros então tem dias que parece que andaram lá com a mangueira dada a quantidade de agua... Isto com o aquecimento central ligado, dado que o ar quente transporta mais humidade.
 
0.0216 seg. NEW