Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Desde ja agradeco a quem ajudar.

    Comprei uma casa com terreno. Na Caderneta as areas nao estão atualizadas. (ano 1984)
    Na caderneta, diz 39m2 area coberta e 25m2 de area descoberta. Em conversa com os vizinhos, o meu terreno total é de aprox. 707m2.
    Já foi feita levantamento topografo que confirma os 707m2. Ora bem, é uma diferença enorme.
    Será que vou ter complicaçoes em atualizar nas finanças e na conservatória? Informo desde já que os vizinhos diponibilizaram para assinar caso necessário, mas ja li neste forum que basta autenticaçao do levantamento topografo fetio pelo tecnico.

    Qual sera a melhor maneira de o fazer e quais os custos que eventualmente irei ter?

    Obrigado a todos os membros
  2.  # 2

    boa tarde

    se os 39 m2 da area da casa estiverem correctos, entao basta actualizar a area do terreno com o levantaemnto assinado pelo topografo. Caso as areas da casa estejam errradas vai ter de fazer tambem plantas para calcular a area da mesma.

    depois é entregar o modelo 1 do IMI nas finanças e é gratis... ( pode ter de pagar 4 anos de retroactivos de IMI por as areas estarem erradas)...

    depois é só registar na conservatória a aí paga cerca de 60€.
    Concordam com este comentário: joao88, isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  3.  # 3

    Comprei em setembro deste ano.. poderei na mesma ter que pagar os 4 anos??..
    O processo é mesmo esse? Já estive num balcão das finanças para uma primeira abordagem e parece que querem me complicar a vida...
    obrigado
  4.  # 4

    João a atualização de áreas é grátis nas finanças mas não é na conservatória, e depois do modelo 1 entregue tem de ir fazer essa alteração na conservatória.

    O processo até é bastante simples, mas acarreta alguns custos.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: joao88
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  5.  # 5

    e costumam dificultar? é porque sou novo nisto, nunca fiz isso. Pode ser feito em qualquer um departamento de finanças ou tem que ser no departamento da area de residencia do terreno??

    Obrigado
  6.  # 6

    Pode actualizar nas finanças, em qualquer parte do país e, também, registar em qualquer conservatória do registo predial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  7.  # 7

    Colocado por: joao88e costumam dificultar? é porque sou novo nisto, nunca fiz isso. Pode ser feito em qualquer um departamento de finanças ou tem que ser no departamento da area de residencia do terreno??


    Vá a um advogado ou a um solicitador... Não o aconselho a meter-se nisso sozinho...há pequenos "truques" que eles sabem e o João não...

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  8.  # 8

    A conservatória poderá exigir uma declaração de todos os proprietários confinantes com o seu imóvel, a concordar com os limites estabelecido na planta topográfica. Se confrontar com via pública, poderá também ser necessário declaração da Junta de Freguesia.
    Concordam com este comentário: isa9999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  9.  # 9

    Vocês são mais bem esclaracedores do que nas próprias repartições. Hahah obrigado
  10.  # 10

    tanto mais que toda essa área a mais poderá estar como omissa, e apenas de acordo com os procedimentos que já foram referidos apenas deve ser inscrita e descrita, penso eu de que.
    nesta fase realmente um solicitador experiente é o melhor caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  11.  # 11

    Obrigado Marco1
  12.  # 12

    E quanto poderá custar um solicitador?
  13.  # 13

    E quanto poderá custar um solicitador?

    Tanto ou mais do que um advogado. Tem o seu quê!... Não resolve tudo à primeira, por isso é melhor pedir custos aproximados, para não ter surpresas.
  14.  # 14

    Colocado por: joao88E quanto poderá custar um solicitador?


    No total, já com os emolumentos, etc. conte com 1000€
  15.  # 15

    Metadade das informações dadas aos balcões das finanças são erradas... e se for atendido por duas pessoas diferentes, obtem duas respostas diferentes....


    Se a casa se localizar na zona norte... entre em contacto comigo, pois se já tiver o levantamento feito, o valor para a rectificação é bastante baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao88
  16.  # 16

    1000 € ???
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: Erga OmnesNo total, já com os emolumentos, etc. conte com 1000€


    isto só se for contando com levantaemnto topografico e arquitetonico a uma casa grande, mais honorarios do solicitador e taxas a pagar na consevatoria.... senão é bem menos....
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  18.  # 18

    Costa3333 Sou da Madeira.

    já tenho o levantamento topografo como os conformes, reparamos que o mapa cadastral também não esta de acordo com o levantamento.

    processo será ainda mais difícil, não?
  19.  # 19

    Pode ser que não... mas Madeira pode ter uma "regras" diferentes....

    Vai ter de arranajr mesmo um solicitador para o ajudar...
  20.  # 20

    hoje estive no cartório e o terreno nunca foi escriturado. A informação que me deram foi 2 hipóteses:

    -contactar a quem me vendeu o terreno urbano e rectificar na escritura as áreas que estão erradas;
    - escriturar todo o terreno que falta e fazendo já como comproprietario (2 donos, acho que assim se diz) e já fica registado em meu nome a minha parte.

    com esta escritura poderei ficar com novo numero na matriz.

    Acham o melhor caminho?
    obrigado
 
0.0197 seg. NEW