Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: miguelg

    Tenho um sistema de piso radiante hidraulico com bomba de calor e paineis solares a ajudar o PR (o deposito tem 2 partes AQS e PR) e em média os consumos no inverno são superiores a 100€ em relação aos de verão, em que a bomba quase não funciona.
    A casa tem 2 anos e está muito bem isolada.
    Poderá ser uma questão de configuração ou de carateristicas da bomba de calor, mas não me parecem realistas esses consumos de menos de 100€.
    No verão gasto em media no total da fatura de eletricidade 150€ e no inverno em média 350€.
    Concordam com este comentário:Pedro Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

    Também conheço vários casos com PRH e posso dizer que, numa média, para uns 200m2, bom isolamento e para 21/22º na casa toda, no inverno o consumo total da factura ronda pelo menos os 200€...
  2.  # 42

    Colocado por: Pedro Fernandes40€/mês ?...cerca de 200kw para 30 dias ?...sem grande isolamento e em zona fresquinha ?

    pois é,

    sou mesmo um grande mentiroso,

    de tal forma que o cliente em questão que andava por cá, até já veio desmascarar-me e acabar com os enganos,

    esse e os outros todos a quem instalei maquinas que afinal gastam como o raio,

    lol.
  3.  # 43

    Colocado por: Pedro FernandesTambém conheço vários casos com PRH e posso dizer que, numa média, para uns 200m2, bom isolamento e para 21/22º na casa toda, no inverno o consumo total da factura ronda pelo menos os 200€...

    a lenga lenga das questões habituais,
    qual a bomba de calor?
    quais as configurações?
    etc....etc....

    pois mesmo as Althermas têm imenso por onde mexer para se conseguir estes resultados, e o habitual é liga á corrente e dá ao botão.
  4.  # 44

    Eu baixei a potência do fornecimento elétrico de 13,8KvA para 10,35kVA (Trifásico/Bi-Horário), por isso espero que os consumos diminuam.

    Temperatura de conforto: Quartos 17,5ºC, WC 20ºC e Sala/Cozinha/Escritório 20ºC.
    Bomba Atlantic Alfea Tri 16Kw; Rotex Solaris 500L apoiado por 3 painéis V26 P (temperatura de água no acumulador definida 47ºC); Anonimo18072022A Rotex com passo a 15cm; Área aprox. 340m2. Parede dupla com XPS 6cm. Chão isolado com placas Rotex.

    Despesa do Inverno passado: aprox. 1000€ (inclui o consumo dos eletrodomésticos).

    Barato? nem por isso... Conforto? Espetáculo :)

    cumps
    • eu
    • 30 outubro 2014

     # 45

    Colocado por: jorgealvesa lenga lenga das questões habituais,

    São testemunhos de utilizadores reais. Não me parece boa ideia descredibilizá-los.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  5.  # 46

    Colocado por: euSão testemunhos de utilizadores reais. Não me parece boa ideia descredibilizá-los.

    ninguém esta a tentar descredibilizar ninguém, somente a questionar mais uma vez quais as condições da instalação e do equipamento (a tal lenga lenga das questões, nem sempre estou com paciência e espírito para ser politicamente correcto),

    só assim se consegue avaliar com rigor e ao mesmo tempo dar dicas para optimizar o consumo e a utilização,

    pela leitura exclusiva das linhas anteriores pode ser entendido como tentativa de valorização forçada de um produto ou serviço, aceito isso como critica e a minha postura por vezes isso demonstra, mas quem pensar um pouco e analisar ao detalhes sabe que eu tenho razão no que digo,

    nesta especialidade os detalhes são quem manda nos consumos,

    tenho pena que a grande maioria dos utilizadores não venham relatar as suas reais experiências salvo raras excepções, mas isso não me impede de tentar fazer bem o meu trabalho e relatar o que sei e que me diferencia dos demais,

    custa muito andar a ver instalações que custaram verdadeiras fortunas e estarem uma cagada completa quando bastaria ter atenção a 4 ou 5 detalhes para ser logo muito diferente,

    instalei uma unidade num cliente no inverno passado, passado uma semana o senhor reclamou que a energia consumida não correspondia ao que eu tinha anunciado e por uma enorme margem, quando fui ver o porquê a temperatura solicitada era de 25ºC, baixei para os 20ºC e os consumos foram para o que estava previsto,
    isto para dizer que não basta o equipamento ser bom e estar bem configurado, é também preciso acompanhamento posterior e permanente, o chamado pós venda, e as situações que relato são situações reais com tempo de serviço e não somente estimativas de boca.
  6.  # 47

    Eu fiz muitas contas, analisei muito os prós e contras e cheguei à conclusão que o melhor sistema não é a bomba de calor, mas sim um sistema a Pellets (seja caldeira ou recuperador/salamandra).

    O PRH demora muito a aquecer e tem de estar ligado imensas horas. Para uma habitação com 130 a 150 m2 de área útil (diria que é a média em Portugal) são necessários 14kW no sistema de aquecimento. Se na ausência de um sistema de aquecimento eu tiver um uma potência no quadro elétrico de 5,75kVA (o suficiente para máquinas de lavar roupa, loiça, secadora de roupa, placa de indução, forno, etc.), caso adicione uma bomba de calor de 14kW, provavelmente tenho de aumentar a potência do quadro elétrico para 13,8kVA e levar com o aumento de custo que isto acarreta (e para além disso vou usufruir desta potência apenas durante 4 meses do ano, entre Novembro e Fevereiro, visto que no resto do ano não uso sistema de aquecimento e consequentemente não preciso desta Potência toda no quadro, portanto logo aqui é um enorme desperdício, visto que não vou pedir ao técnico da EDP para ir em Novembro aumentar a potência e voltar em Fevereiro para a diminuir).

    Uma salamandra de 14kW a pellets para aquecer um sistema de aquecimento central baseado em radiadores a água gasta uns 400kg a 450kg de pellets por mês (se comprar à tonelada de uma só vez os pellets para o inverno todo, deve ficar-lhe por 80€ a 100€ por mês, dependendo do negócio que consiga fazer).

    A bomba de calor para PRH (baixa temperatura) ou para radiadores (alta temperatura) vai gastar mais de 100€/mês certamente, visto que não pode usufruir do bi-horário na totalidade (não vai estar à espera que sejam 22h para ligar a bomba se chegar a casa às 18h e estiver um frio de rachar).

    Em segundo lugar, uma Salamandra de 14kW custa 2000€, uma bomba de 14kW custa 6000€.

    Em termos meramente financeiros, para a minha casa (350m3) tive orçamentos (valores aproximados, já com IVA):

    Recuperador de calor a pellets + 85 elementos de radiador Vulcano (distribuidos por 6 divisões) + demolição e reconstrução da lareira + abertura e fecho de roços --- 10500€

    PRH em toda a casa (ceramico na cozinha, flutuante nas restantes divisões) com bomba de calor Daikin 14kw monofásico apenas para aquecimento, sem opção de aquecimento de AQS --- aproximadamente o dobro


    Portanto comparativamente com sistema pellets+radiadores, o PRH tem uma instalação bastante mais dispendiosa, estimativa de consumos ligeiramente superior (é apenas isso, uma estimativa, que poderá ou não corresponder à realidade) e demora muito mais tempo a atingir a temperatura interior de conforto (20ºC). No entanto, enquanto que o radiador está colocado numa parede e produz o aquecimento a partir daí, espalhando-se para a divisão, o PRH ocupa todo ou quase todo o pavimento da divisão, o que faz com que o aquecimento seja mais uniforme. A meu ver esta é a única vantagem do PRH, que a meu ver não compensa as outras vantagens do sistema pellets+radiadores.
  7.  # 48

    Colocado por: marcoaraujoe cheguei à conclusão que o melhor sistema não é a bomba de calor, mas sim um sistema a Pellets (seja caldeira ou recuperador/salamandra).

    a bomba de calor só é boa solução para quem não queira ter qualquer trabalho ou incomodo com as limpezas das soluções associadas ao pellets que Actualmente é o mais económico de todas as fontes termicas incluindo as geotermicas, ou que precise de arrefecimento,



    Para uma habitação com 130 a 150 m2 de área útil (diria que é a média em Portugal) são necessários 14kW no sistema de aquecimento.

    uma bomba de calor para 150m2 e somente aquecimento nunca deveria ser superior a 10Kw, sendo mais indicada de 8Kw,

    exceptuando se a instalação for numa zona com temperaturas medias exteriores abaixo dos 5ºC.
    Concordam com este comentário: PMMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  8.  # 49

    Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor só é boa solução para quem não queira ter qualquer trabalho ou incomodo com as limpezas das soluções associadas ao pellets que Actualmente é o mais económico de todas as fontes termicas incluindo as geotermicas, ou que precise de arrefecimento,




    uma bomba de calor para 150m2 e somente aquecimento nunca deveria ser superior a 10Kw, sendo mais indicada de 8Kw,

    exceptuando se a instalação for numa zona com temperaturas medias exteriores abaixo dos 5ºC.



    Cálculo da potencia necessária:

    P = (AxC)/0.86

    Em que:

    A = Área em m3
    C = Coeficiente de localização (ver imagem).

    Imaginemos uma habitação com 150m2 de área útil e pé direito de 2.7m, muito bem isolada, localizada em Lisboa. Temos:

    A = 150x2.7 = 405m3
    C = 32
    P = (405x32)/0.86 = 15kW.

    Explique-me lá de onde tirou que apenas precisa de uma bomba com 10kW (e que idealmente até deveria ser de 8kW na sua opinião)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
      coeflocal.png
  9.  # 50

    visto que não pode usufruir do bi-horário na totalidade (não vai estar à espera que sejam 22h para ligar a bomba se chegar a casa às 18h e estiver um frio de rachar).

    é o erro mais frequente, pois o espaço perde muita energia nesse intervalo de tempo e depois a maquina tem que trabalhar no máximo para poder repor a energia que o espaço perdeu mais a energia que o espaço precisa para conforto e ao mesmo tempo que as condições exteriores são menos favoráveis para a eficiência do equipamento,

    consegue-se ter consumos quase de metade se controlar por via da temperatura quer de impulsão quer ambiente de modo a ter definidos 2 ou 3 tempos com temperaturas diferentes,

    por exemplo:
    temperatura de conforto quando a casa esta ser usada tipo das 18:00 ás 24:00 e das 6:00 ás 8:00 do dia seguinte: 20ºC, temperatura mínima no restante tempo: 18ºC

    com este esquema de funcionamento aproveita-se o máximo de rendimento do equipamento e o espaço não perde energia descontroladamente, porque se a temperatura interior baixar do mínimo definido o equipamento somente tem que adicionar uma muito pequena parte para repor, enquanto que ao inverso a envolvente perde o que perder e o equipamento quando começa a trabalhar debita a potencia máxima que conseguir anulado por completo as vantagens da tecnologia inverter e outras,

    só assim se consegue chegar aqueles consumos maravilha.
  10.  # 51

    Colocado por: jorgealves
    é o erro mais frequente, pois o espaço perde muita energia nesse intervalo de tempo e depois a maquina tem que trabalhar no máximo para poder repor a energia que o espaço perdeu mais a energia que o espaço precisa para conforto e ao mesmo tempo que as condições exteriores são menos favoráveis para a eficiência do equipamento,

    consegue-se ter consumos quase de metade se controlar por via da temperatura quer de impulsão quer ambiente de modo a ter definidos 2 ou 3 tempos com temperaturas diferentes,

    por exemplo:
    temperatura de conforto quando a casa esta ser usada tipo das 18:00 ás 24:00 e das 6:00 ás 8:00 do dia seguinte: 20ºC, temperatura mínima no restante tempo: 18ºC

    com este esquema de funcionamento aproveita-se o máximo de rendimento do equipamento e o espaço não perde energia descontroladamente, porque se a temperatura interior baixar do mínimo definido o equipamento somente tem que adicionar uma muito pequena parte para repor, enquanto que ao inverso a envolvente perde o que perder e o equipamento quando começa a trabalhar debita a potencia máxima que conseguir anulado por completo as vantagens da tecnologia inverter e outras,

    só assim se consegue chegar aqueles consumos maravilha.


    Nem que me apresente a conta da EDP eu acredito que seja verdade que existam consumos de 40€ no PRH, tal como alguns membros do forum referiram. 100€ com sorte, mas adiante, não vou entrar nesta discusão.

    Como chega à conclusão que precisa de uma bomba com 10kW para uma habitação de 150m2? Que cálculos e fórmulas utilizou?
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  11.  # 52

    Colocado por: marcoaraujo




    Cálculo da potencia necessária:

    P = (AxC)/0.86

    Em que:

    A = Área em m3
    C = Coeficiente de localização (ver imagem).

    Imaginemos uma habitação com 150m2 de área útil e pé direito de 2.7m, muito bem isolada, localizada em Lisboa. Temos:

    A = 150x2.7 = 405m3
    C = 32
    P = (405x32)/0.86 = 15kW.

    Explique-me lá de onde tirou que apenas precisa de uma bomba com 10kW (e que idealmente até deveria ser de 8kW na sua opinião)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
      coeflocal.png


    Já agora pode explicar onde foi buscar os 0,86?
  12.  # 53

    Colocado por: marcoaraujoExplique-me lá de onde tirou que apenas precisa de uma bomba com 10kW (e que idealmente até deveria ser de 8kW na sua opinião)?

    essas contas são para sistemas de convecção tipo radiadores ou ar condicionado em que entra na equação a volumetria, com eficiência de aquecimento muito menor, assim como outros elementos que agora não são relevantes,

    se um sistema radiante e na carga máxima total não dissipa mais do que 75W/m2 (o típico é 50w/m2),

    para que vai colocar um elemento produtor de energia completamente desfasado da necessidade??

    claro que se uma de 8Kw, o instalador fica muito mais seguro com 14Kw que também vai servir, o problema é que uma de 14Kw custa muito mais que uma ajustada á instalação.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
  13.  # 54

    Colocado por: marcoaraujoNem que me apresente a conta da EDP eu acredito que seja verdade que existam consumos de 40€ no PRH, tal como alguns membros do forum referiram

    não gosto que me chamem de mentiroso,

    mas existem sistema radiantes a consumir ainda menos, basta serem solares, o consumo pode chegar a 000000000 se estiverem associados a 2 colectores fotovoltaicos.

    mas veja este caso real de consumo anual que não tem qualquer apoio solar e ainda tem que aquecer um deposito para agua quente sanitária sem ligação solar nem térmica nem fotovoltaico:
      2014-04-26 16.37.02.jpg
  14.  # 55

    Colocado por: pc ferreira

    Já agora pode explicar onde foi buscar os 0,86?


    1Kcal = 0.86kW
  15.  # 56

    Colocado por: jorgealves
    não gosto que me chamem de mentiroso,

    mas existem sistema radiantes a consumir ainda menos, basta serem solares, o consumo pode chegar a 000000000 se estiverem associados a 2 colectores fotovoltaicos.

    mas veja este caso real:
      2014-04-26 16.37.02.jpg


    Como disse, não entro na discussão dos consumos. De qualquer forma apresentar um exemplo com paineis solares é uma comparação injusta. Mas vamos parar a discussão dos consumos.
  16.  # 57

    Colocado por: jorgealves
    essas contas são para sistemas de convecção tipo radiadores ou ar condicionado em que entra na equação a volumetria, com eficiência de aquecimento muito menor, assim como outros elementos que agora não são relevantes,

    se um sistema radiantee na carga máxima totalnão dissipa mais do que 75W/m2 (o típico é 50w/m2),

    para que vai colocar um elemento produtor de energia completamente desfasado da necessidade??

    claro que se uma de 8Kw, o instalador fica muito mais seguro com 14Kw que também vai servir, o problema é que uma de 14Kw custa muito mais que uma ajustada á instalação.


    Continua sem me demonstrar matemáticamente como faz para calcular a potência da bomba de um sistema de aquecimento por PRH.
  17.  # 58

    Colocado por: marcoaraujo


    Cálculo da potencia necessária:

    P = (AxC)/0.86

    Em que:

    A = Área em m3
    C = Coeficiente de localização (ver imagem).

    Imaginemos uma habitação com 150m2 de área útil e pé direito de 2.7m, muito bem isolada, localizada em Lisboa. Temos:

    A = 150x2.7 = 405m3
    C = 32
    P = (405x32)/0.86 = 15kW.

    Explique-me lá de onde tirou que apenas precisa de uma bomba com 10kW (e que idealmente até deveria ser de 8kW na sua opinião)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
      coeflocal.png
    Já agora, explique-me o que é uma casa isolada para esse cálculo? 1 cm, 2cm 3cm ...10cm, nas paredes? nos tectos? no chão? onde entra os ganhos por envidraçados? Voce também continua a demosntrar que esses calculos são muito simplistas e normalmente um sistema que bastaria uma fonte energética de 10Kw leva com uma de 13 ou 14Kw por ex.
    Resumindo, não queira preciosismos se não os fornece também...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  18.  # 59

    Colocado por: marcoaraujoContinua sem me demonstrar matemáticamente como faz para calcular a potência da bomba de um sistema de aquecimento por PRH.


    Colocado por: jorgealvesum sistema radiantee na carga máxima totalnão dissipa mais do que 75W/m2 (o típico é 50w/m2),

    como dizia o outro é só fazer as contas.
  19.  # 60

    Colocado por: marcoaraujoComo disse, não entro na discussão dos consumos. De qualquer forma apresentar um exemplo com paineis solares é uma comparação injusta.


    Colocado por: marcoaraujoPortanto comparativamente com sistema pellets+radiadores, o PRH tem uma instalação bastante mais dispendiosa, estimativa de consumos ligeiramente superior

    foi você que colocou a questão, eu limitei-me a dar-lhe outras perspectivas,

    afinal todos gostaríamos de saber quanto é que vamos pagar mensalmente pelo conforto, sem estar á espera da conta da EDP.
 
0.0391 seg. NEW