Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa dia pessoal, chamo me Gil sou da zona de Leiria e ando a pensar em fazer um restauro a antiga casa do meu avô.
    Venho aqui deixar algumas duvidas para ver as ideias que por ai andam!

    A casa tem parede em adobo/adobe como queiram, e ai é logo a minha primeira duvida, quero ter uma casa bem isolada!
    A minha ideia era aplicar capoto por fora, eliminar o telhado "normal" e tornar a casa numa casa "quadrada" pondo telha sanduich e tela por cima e teto falso por dentro assim como por "pladur" nas paredes de dentro, ou criar divisões com o pladur...
    o que acham?

    Mais tarde vou arranjar umas fotos!
  2.  # 2

    Colocado por: glpereira52o que acham?

    Acho que para fazer isso, primeiro tem que mandar fazer um projecto e obter a sua aprovação na Câmara municipal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Sobre essa transformação do telhado deveria consultar um arquitecto, aliás terá de o fazer. Lá por tirar o telhado tradicional e colocar uma cobertura plana não quer dizer que vá ficar melhor, tem até tudo para ficar mal. Tem a casa tem m telhado tradicional e se quer apenas reabilitar mantenha o telhado como está ou estará a desvirtualizar o existente.

    Percebo que queira incutir à casa uma certa modernidade, mas há outras formas de o fazer sem ser dessa forma forçada .

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: CMartin, andante
  4.  # 4

    Boa tarde Glpereira,

    Para as questões que aqui coloca será fundamental visualizar algumas fotografias do existente para poder ter respostas mais concretas. É necessário ver o estado de conservação da edificação, perceber a sua "traça", entre outras questões... No entanto, e á semelhança do que o colega Nuno já referiu, em muitos casos a escolha de opções erradas acaba por desvirtuar a pré-existência tornando o resultado final pouco interessante. Se por exemplo a casa tiver cantarias maciças em pedra, a opção por um sistema de capoto poderá não ser a melhor. Também por exemplo a dimensão dos vãos existentes nos alçados terão papel fundamental na escolha do tipo de cobertura a utilizar, se inclinada, se plana. Estes são apenas dois exemplos do muito que deve ser analisado.
    Por outro lado, tendo a intenção de alterar o tipo de cobertura, bem como eventualmente alterar parte dos vãos existentes, será necessário desenvolver projecto de licenciamento das alterações pretendidas, uma vez que estes tipo de intenção não tem enquadramento nas obras de escassa relevância previstas na legislação em vigor. Importa ainda referir que se tiver intenção de ampliar a construção deverá ver o enquadramento da parcela onde se insere a edificação no Plano Director Municipal do concelho, sendo que no concelho de Leiria este plano se encontra á data em revisão.
    Para finalizar, e como já referi anteriormente, coloque as fotografias para podermos opinar de forma mais assertiva.

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues
    Visite-nos em www.flash-arquitectos.com ou no facebook (atelier Meirinhas - Pombal)
  5.  # 5

    Adobe!!! Deite tudo abaixo e reconstrua em betão.
  6.  # 6

    Bem peço desculpa pela ausencia!

    Obrigado a todos os comentarios, as atençao que estou apenas a sondar as opçoes, quanto as fotos ja tirei mas ainda nao postei

    alguem sabe se este forum tem disponivel versao para o Tapatalk??
  7.  # 7

    Boa noite, a sua noticia chamou-me a atenção pois pretendo caracterizar a região de Leiria relativamente às construções em adobe. Poderia-me dizer em que zona fica a casa do seu avô e se por acaso sabe se há mais casas com essa técnica construtiva nessa zona ou em zonas próximas?

    Cumprimentos

    Micael Ferreira
  8.  # 8

    Isso é um mundo...
    veja aqui por exemplo
    https://www.facebook.com/groups/arquitecturasdeterra/

    Procure por arquitectura de terra
    http://arquitecturasdeterra.blogspot.pt/
    http://www.centrodaterra.org/pt/apresentacao/publicacoes/index.html
    Boa sorte.
    MAs digo-lhe já que meter uma cobertura em sandwish não é compativel com arquitecrtua de terra, assim como aplicar ETICS....
  9.  # 9

    Isto é de 2014...
 
0.0110 seg. NEW