Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: BricoleiroA somar a isso se tiver as portas da sala fechadas (são de pvc e vidro duplo, de batente) o fogo não pega. Ou seja tenho que deixar entrar mais frio durante meia hora enquanto pega.

    Alguma coisa se passa, definitivamente.

    Com lenha seca, uma pinha e uma acendalha, acendo-lhe o lume "instantâneamente".
    Com lenha seca e alguma lenha miúda não mais de 5 minutos.

    Ainda para mais com uma entrada de ar ligada ao exterior. Tem de funcionar, pelo que não estando a funcionar, alguma coisa se passa.
  2.  # 22

    O meu também acende facilmente e só tem o fumo ocasional quando se abre as portas. Não é por aí que fica a cheirar a fumo.

    Quando ao preferir o recuperador ao radiadores... o recuperador/lareira tem aquele 'feeling' caseiro. Aquece o corpo e a alma.
    Concordam com este comentário: eu, Raquek
  3.  # 23

    A questão inicial do colega forista era sujar o vidro do recuperador, já me alonguei demasiado, peço-lhe desculpa pela poluição a mais, pelos vistos não sou o melhor exemplo a criticar recuperadores porque o meu tem qualquer pancada, a julgar pelos comentários de outros utilizadores.
    Voltando à questão, eu quando uso limpo com papel de jornal embrulhado, se o limpar a cada utilização só assim sai tudo, se deixar sem limpar mais tempo limpo com produto próprio em spray.
  4.  # 24

    Eu uso um produto do Lidl próprio para vidros de recuperadores e funciona bem. Normaimente só limpo no fim da época 'recuperadorística'
  5.  # 25

    O problema da salamandra que coloquei na imagem é que ela suja o vidro todos os dias!
    Quando tirei a fotografia à salamandra, ela tinha sido limpa de manhã; esteve ligada durante o dia todo e ao fim da tarde já estava com o vidro completamente preto.
  6.  # 26

    Colocado por: BricoleiroA somar a isso se tiver as portas da sala fechadas (são de pvc e vidro duplo, de batente) o fogo não pega. Ou seja tenho que deixar entrar mais frio durante meia hora enquanto pega.
    Posso ser esquesito mas não gosto.


    A casa tem de ter sempre renovações de ar interior... há quem use inclusive VMC's para forçar a entrada de ar novo na casa (frio)

    Experimente mudar também a corda térmica da porta do recuperador, é muito simples.

    Outra coisa é abrir a porta devagar, o fogo vai ficar mais vivo dado a entrada de ar em abundância e depois é que pode abrir a porta toda.

    Mas também depende do recuperador claro :)
  7.  # 27

    Colocado por: eu
    Quando ligo o recuperador (é de facto cada vez mais raro) o cheiro que ele emana é agradável, cheira à lenha de azinho...


    ainda nem experimentei o meu... para agora está como objecto de decoração... :)
  8.  # 28

    Colocado por: dedao

    A casa tem de ter sempre renovações de ar interior... há quem use inclusive VMC's para forçar a entrada de ar novo na casa (frio)

    Experimente mudar também a corda térmica da porta do recuperador, é muito simples.

    Outra coisa é abrir a porta devagar, o fogo vai ficar mais vivo dado a entrada de ar em abundância e depois é que pode abrir a porta toda.

    Mas também depende do recuperador claro :)


    Quanto à renovação do ar interior eu sei disso, mas se não tiver nada aberto directamente naquela divisão para a rua, mesmo com a porta para as outras divisões aberta, simplesmente não pega o fogo, anda ali a mainar até a acendalha se gastar e não ateia à madeira (como se fosse um circuito de vácuo com fuga)

    Já substitui o cordão da porta com cola prórpria exactamente por isso

    Uma vez o circuito feito e estar ateado, se abrir a porta devagar activa mais como diz, o problema é chegar até lá, demora muito tempo e deixa fumos.
  9.  # 29

    .
  10.  # 30

    Colocado por: BricoleiroCaro amigo, eu preferia o recuperador se não cheirasse a fumo(não gosto do cheiro a lenha queimada ao contrário de alguns)e não tivesse que andar a carregar lenha ao lombo todas as noites(tenho que passar por chuva se estiver a chover para aceder à garagem) porque o meu recuperador para aquecer gasta à vontade 2 cestos grandes de lenha por noite, ora se na minha sala junto à lareira não cabe mais dum cesto...passo a vida dentro e fora o que é desagradável.
    Aquece mais que o radiador a óleo sim, e uso o recuperador nos dias mesmos frios a valer, mas eu não gosto do calor produzido demasiado seco e focado só naquela zona. O radiador espalha mais o calor por igual pela divisão toda depois dum tempo ligado embora não produza de longe o calor abismal junto ao recuperador.


    Ok, parece-me q acender um fogo com a porta do recuperador aberta dá direito a mUITO fumo para fora. Os registos sim, devem estar todos abertos nesta fase. Se o recuperador/salamandra forem de mínima qualidade devem ter bons registos e estas goelas devem estar abertas em duas situações: arranque do fogo e quando é preciso abrir a a porta do recuperador por exemplo para colocar mais lenha. Fazer esta ultima operação com os registos fechados dá direito a sair fumos.

    Pelo q percebi tem uma entada de dar exterior junto do seu recupeador pelo q me parece que não tem q se preocupar com as portas da casa estarem abertas ou fechadas, estou a assumir que esta entrada de ar exterior está mesmo desimpedida e ao pé do recuprador.

    Outra coisa é o facto de os recupeadores poderem estar mal instalados. Eu deitei o meu fora e pus salamandra. A diferença é abismal. A hotte bloqueava a saída do calor mesmo com saídas de calor várias etc
  11.  # 31

    O recuperador é este, o único controlo de entrada de ar é aquela carrapeta em baixo.
      PB130431.JPG
  12.  # 32

    Esse recuperador e hotte é parecida com aquela q mandei abaixo. O meu era chazelles

    Não consigo ver o manípulo de control do registo de baixo (a q chamou carrapeta), mas esses registo deverá estar todo aberto no arranque e qdo abre a porta do recuperador.

    Quanto ao registo superior não vejo nenhum manípulo de controle, mas posso estar a ver mal.


    Já agora por onde tira as cinzas?

    Não vejo grelhas, parece-me q esse recuperador muito "fechado", poderá tirar uma foto com a porta do rec. aberta?
  13.  # 33

    O manípulo de baixo que controla a entrada de ar está sempre aberto, se o fechar a chama vai-se abaixo, quer de início quer a arder bem.

    Em cima não tem nada que controle a saída, nem tem borboleta no tubo.

    As cinzas tiro-as de dentro, mas tem uma gaveta que poderá ver na foto de porta aberta que retém algumas.
      PB130432.JPG
    •  
      omega
    • 13 novembro 2014

     # 34

    Colocado por: Bricoleiro

    Os técnicos das lareiras que montaram os recuperadores para o construtor da minha casa fizeram isso na minha casa após queixa minha que levava muito tempo a fumar bem de porta fechada e fiquei exactamente na mesma. Com ou sem não se nota diferença nenhuma.


    não é só fazer um buraco na parede.
    o recuperador tem que estar preparado para isso.
    ligue um cano do carter do recuperador ao exterior.
    o ar frio entra directamente na zona de queima de lenha, o que ajuda a combustão e ajude a tiragem de fumo.

    pergunte ao nandogonca, o dele tem esse sistema
  14.  # 35

    Colocado por: omega

    não é só fazer um buraco na parede.
    o recuperador tem que estar preparado para isso.
    ligue um cano do carter do recuperador ao exterior.
    o ar frio entra directamente na zona de queima de lenha, o que ajuda a combustão e ajude a tiragem de fumo.

    pergunte ao nandogonca, o dele tem esse sistema


    Pois, eu não percebo da técnica dos recuperadores, confiei no que me fizeram, e realmente meteram um tubo na direcção de baixo do recuperador até à parede de fora onde tem uma grelha. Mas não adiantou de muito. Continua a sofrer de falta de ar e falta de controlo da queima após pegar a combustão. Mal fecho à frente um pouco o ar para a queima ficar mais lenta vai-se abaixo, não tem qualquer controlo, ou não pega ou quando pega tem que estar sempre no máximo.
  15.  # 36

    Colocado por: BricoleiroO manípulo de baixo que controla a entrada de ar está sempre aberto, se o fechar a chama vai-se abaixo, quer de início quer a arder bem.

    Em cima não tem nada que controle a saída, nem tem borboleta no tubo.

    As cinzas tiro-as de dentro, mas tem uma gaveta que poderá ver na foto de porta aberta que retém algumas.


    A grelha de baixo são aquelas entradas laterais? Acho estranho não haver qq tipo de registo superior
  16.  # 37

    A mim parece-me que a ranhura do maninulo de baixo é estreira e que o ar chega á lenha já algo por cima quando deveria chegar na parte inferior da lenha para correr para cima.
  17.  # 38

    O meu recuperador também andava sempre com o vidro todo preto, de vez em quando la tinha que o ir limpar com um produto próprio para o efeito. Até que a minha mãe disse para passar a usar as acendalhas ecologicas, foi remedio santo..

    Fica ligeiramente preto nos cantos, mas tenho que o acender bastantes vezes, antes em 4 ou 5 vezes que o acendia ficava uma vergonha.

    Agora so o limpo 1 vez durante o Inverno.
  18.  # 39

    Colocado por: blfsilvaAgora so o limpo 1 vez durante o Inverno.


    ui!!! só uma? voce tem a entrada de ar de combustão sempre ao máximo?
    • leiria
    • 14 novembro 2014 editado

     # 40

    O ar do exterior é fundamental, mas não se esqueçam que a lenha que colocam no vosso recuperador também é muito importante. Lenha bem seca.
    Para acender o meu recuperador (Edilkamin Aquatondo 29 a água ) coloque uma pinha, alguma madeira de paletes, e eucalipto cerca de 12 kgs. no arranque, Assim que largo fogo a pinha, fecho a porta ,instantaneamente começa a arder, e passando 15 minutos esta a 55ºC .
    Este meu recuperador além de ter uma entrada de ar diretamente para o recuperador tem também uma entrada para dar da hotte com um ventilador.
    Só depois de estar esta lenha praticamente queimada cerca de 1 hora volto a colocar mais lenha de eucalipto e sobro. Ligando o recuperador das 18 horas ás 24 horas gasto cerca de 30 kgs, de lenha e coloco a casa todas com 160 elementos de radiador a 22º C que é extraordinário.
    coloque aqui algumas fotografias.
      IMG_7839 (Small)[1].JPG
 
0.0227 seg. NEW