Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de fazer furos em acrílico com uma espessura de 20 mm, com 6mm de diâmetro, alargados para 10mm de diâmetro durante 6mm.
    Onde posso comprar brocas adequadas à furação em acrílico.
    Onde posso recorrer na área de Lisboa para me fazerem este tipo de furos (4).
  2.  # 2

    Eu não sou expert da área. Penso que o acrílico é fácil de furar.
    Mas diria que uma normal broca de metal faz isso.
    Talvez usando uma aparafusadora para ter uma menor rotação da broca (para não queimar o acrilico).
    Fazer os 10mm de buraco com 6mm de profundidade, podem ser feitos ou com muito jeitinho, ou com um daqueles berbequins que têm uma peça para limitar a profundidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  3.  # 3

    Colocado por: paulovalenteEu não sou expert da área. Penso que o acrílico é fácil de furar.
    Mas diria que uma normal broca de metal faz isso.
    Talvez usando uma aparafusadora para ter uma menor rotação da broca (para não queimar o acrilico).
    Fazer os 10mm de buraco com 6mm de profundidade, podem ser feitos ou com muito jeitinho, ou com um daqueles berbequins que têm uma peça para limitar a profundidade.


    era o que eu fazia, começava com a broca mais fina que tinha e depois ia alargando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  4.  # 4

    Obrigado pela dica. Não quis experimentar sem outra opinião, até porque tenho só as peças definitivas e pretendo um acabamento irrepreensível. O meu receio tem mesmo a ver com o aquecimento da broca que possa afectar o acabamento preto de alto brilho que a peça tem.

    O rebaixo de 10 mm por 6mm é para a cabeça cíndrica de sextavado exterior do parafuso M5.
  5.  # 5

    Colocado por: pedromdfO rebaixo de 10 mm
    eu chamo "escareamento" :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  6.  # 6

    Aqui estão vários tipos de escareado (obrigado dedao):



    O que pretendo é o 3º a partir da esquerda.
    Concordam com este comentário: dedao
  7.  # 7

    O que pretendo é o 3º a partir da esquerda.


    terá que usar uma fresa direita. uma para madeira serve. ainda recentemente cortei e fresei acrilico sem qualquer problema usando
    ferramentas de carpintaria. o unico problema é que as aparas parece ganharem electricidade estática e colam-se a todo o lado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  8.  # 8

    Colocado por: gazebo

    terá que usar uma fresa direita. uma para madeira serve. ainda recentemente cortei e fresei acrilico sem qualquer problema usando
    ferramentas de carpintaria. o unico problema é que as aparas parece ganharem electricidade estática e colam-se a todo o lado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromdf


    Como é que fez para garantir que a broca não deslizasse naquela superfície tão lisa? Em especial aquando do escareado com a freza. A minha coluna de furar não é muito firme.
  9.  # 9

    Como o gazebo referiu. use uma broca para madeira. Têm o centro da broca pontiagudo que vai servir de guia na furação. Começa com a broca de 10mm até à profundidade de 6mm. A partir daí usa uma qualquer broca de ferro de 6mm, usando a pequena perfuração central deixada pela broca de madeira como guia.

    Não se preocupe com o aquecimento. Aquilo parece manteiga e vai furar num instante. Tenha atenção à velocidade mais pelas medidas que pretende executar, pois se pressionar demais e com muita rotação, quando pensar que está a iniciar o furo, já o acabou. Teste num bocado à parte se não tiver total confiança.

    Colocado por: pedromdfComo é que fez para garantir que a broca não deslizasse naquela superfície tão lisa? Em especial aquando do escareado com a freza. A minha coluna de furar não é muito firme.

    Grande parte dos engenhos faz alguma oscilação. Se for demasiado para o trabalho que pretende, mantenha a base solta de modo a que a peça acompanhe a oscilação da broca/cabeça. Não se esqueça de agarrar bem ou corre o risco da broca agarrar muito material e colocar a peça a girar também, principalmente a baixa velocidade.

    Tente num bocado `de material primeiro. Se não ficar satisfeito...qualquer frezador lhe faz isso. Agora para 4 peças fica-lhe caro levar a um profissional.
  10.  # 10

    Colocado por: treker666Como o gazebo referiu. use uma broca para madeira. Têm o centro da broca pontiagudo que vai servir de guia na furação. Começa com a broca de 10mm até à profundidade de 6mm. A partir daí usa uma qualquer broca de ferro de 6mm, usando a pequena perfuração central deixada pela broca de madeira como guia.

    Não se preocupe com o aquecimento. Aquilo parece manteiga e vai furar num instante. Tenha atenção à velocidade mais pelas medidas que pretende executar, pois se pressionar demais e com muita rotação, quando pensar que está a iniciar o furo, já o acabou. Teste num bocado à parte se não tiver total confiança.


    Grande parte dos engenhos faz alguma oscilação. Se for demasiado para o trabalho que pretende, mantenha a base solta de modo a que a peça acompanhe a oscilação da broca/cabeça. Não se esqueça de agarrar bem ou corre o risco da broca agarrar muito material e colocar a peça a girar também, principalmente a baixa velocidade.

    Tente num bocado `de material primeiro. Se não ficar satisfeito...qualquer frezador lhe faz isso. Agora para 4 peças fica-lhe caro levar a um profissional.


    A descrição que faz deixou-me de cabelos em pé. As peças que vou furar estão com polimento de alto brilho e terão que o manter. Portanto qualquer arraste da peça destrói completamente tudo. São duas peças que vão levar 4 furos cada uma, de forma exactamente simétrica e a superfície interior do escareado terá que ficar com brilho idêntico ao da superfície da peça. Esta operação não poderá riscar minimamente as peças.
  11.  # 11

    Colocado por: pedromdfEsta operação não poderá riscar minimamente as peças.


    Vá a um frezador pois com a rotação que é possível fazer numa freza, aliada à sua estabilidade e precisão, o acabamento ficará proximo do existente na superfície. MAs nunca ficará igual ao topo. Eventualemnete para conseguir tal resultado terá de polir o interior do furo.

    Em Lisboa não sei onde se dirigir, em Setúbal já o desenrascava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
    • zeto
    • 25 novembro 2014

     # 12

    O acrílico é furado com uma broca de furar madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  12.  # 13

    Colocado por: treker666Como o gazebo referiu. use uma broca para madeira. Têm o centro da broca pontiagudo que vai servir de guia na furação. Começa com a broca de 10mm até à profundidade de 6mm. A partir daí usa uma qualquer broca de ferro de 6mm, usando a pequena perfuração central deixada pela broca de madeira como guia.


    Vou experimentar desta forma que me parece a mais adequada. Para regularizar a zona onde o aperto do parafuso vai incidir, coloco uma anilha metálica.
 
0.0146 seg. NEW