Iniciar sessão ou registar-se
    • ekss
    • 22 janeiro 2008 editado

     # 1

    Boas noites, sou um jovem com terreno (area urbanizavel) e eu e aminha namorada estamos a pensar em seriamente mandar começar a construir uma casa, mas temos algum receio de ser ainda muito cedo pois começamos a trabalhar á cerca de 1 ano e pouco, empregos estaveis e como tal ainda nao temos muito dinheiro de poupança e o nosso receio é: deve se ter quanto de poupança para se iniciar num projecto destes? (10 000, 20 000 mil)?
    outra coisa, alguem me pode dar um genero de guia ou plano para inicar construçao de uma casa para me orientar sff
    abraços
  1.  # 2

    Eu encontro-me mais on menos na mesma situação. Por acaso também estou curiosa em relação a isso.
    Acho que o mais difícil é o terreno, pois onde se possa construir à vontade nem sempre são acessiveis.
    Sempre tenho apontado como meta para iniciar uma "construção segura" metade do valor previsto para a construção de uma "casa habitável" (não tem de estar totalmente pronta). Mas não sei se estou a ser demasiado exigente.
  2.  # 3

    Primeiro passo antes de começar por pedir um projecto, é precido ter noção do que é permitido construir nesse lote.
    Essa informação pode ser obtida nos serviços Camarários. Ou seja , saber qual a viablidade de construção e que regulamentos podem condicionar essa mesma construção (Regulamento de loteamento, Planos de Promenor ou outros instrumentos de Gestão Territorial).

    A fase seguinte, e mediante a informação obtida anteriormente, devem fazer uma analiise do que realmente sonham lá construir. Eu neste momento estou com um projecto, em execução para mim, nãio sei se por ter realizado parte da arqtectura e ter conhecimento com o arquitecto que vai ter o termos de responsabilidade sobre a mesma, o memso esta-me orçamentado em cerca de 4000€. Mas pelo que já vi em outras discuções neste Forum esistem valores bem mais altos.

    Também pode ser devido a localização, mas esta zona (Litoral alentejano) não é das mais baratas ;)

    Espero ter sido útil.
  3.  # 4

    Caro EKSS

    Normalmente a experiência diz que para iniciar um investimento deste género é importante que o prorpietário consiga sem crédito o montante que vai dispender no terreno e se possivel nas taxas camarárias. A partir dai como sabe é custume o recurso a crédito, crédito esse que está cada vez mais fácil e barato de obter.
    Quanto ao montante do crédito/dimensão da casa, deve ter em atenção as suas possibilidades futuras.
    Como referido pelo Alentejo sem compromisso obtenha uma viabilidade de construção na Camara Municipal
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2008

     # 5

    Não esquecer também que os bancos têm muitos produtos para construção. O montante máximo aconselhado para empréstimo é 90%, pelo que se conseguirem juntar esses 10% que faltam já estão no bom caminho.

    Aliás, é importante ter noção de que tudo isto demora muito tempo. A construção de uma casa, para quem o faz pela primeira vez, pode demorar à vontade 2 anos. Dessa forma, durante as várias fases há muito tempo para juntar dinheiro e diminuir o que é pedido ao banco.

    Também deverão saber que o banco empresta em consonância com o que está construído. Ou seja, a obra é dividida em diversas etapas e quando cada etapa é alcançada o banco empresta o dinheiro para a seguinte. Até à finalização da obra, normalmente, só se pagam os juros do montante que já foi emprestado.

    Concluíndo: se estiverem à espera de gastar 100.000€, convém que tenham disponíveis imediatamente cerca de 10.000€, mais os valores para licenças e despesas várias.
 
0.0107 seg. NEW