Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas pessoal

    De momento vou expor a minha situação e espero ter respostas concretas para m tirarem as duvidas todos e poder avançar

    e o seguinte e de momento a minha casa não tem qualquer tipo de aquecimento nem pre instalações.

    desde ja digo k não gosto de ar condicionados..

    então tenho andado a ponderar montar um recuperado de calor da invicta 700 turbo grand angle.
    o aparelho em principio vai ficar montado numa pequena dispensa k fica no corredor entre a sala cozinha e quartos vai ser devidamente isolado.

    a minha duvida e se este recuperado vai aquecer a casa toda ou quase toda visto que vai ficar no centro da casa...

    deixo uma imagem da planta da casa espero que consigam ver onde ta a recuperado na dispensa pequena...

    vai levar uma grelha do lado da sala e outra do lado da cozinha para aquecer por convenção da hotte e a frente de recuperado fica virada para o corredor da casa
    o que acham ??
      Captura de ecrã 2014-12-17, às 22.13.54.png
  2.  # 2

    Assim de repente parece-me que vai virar a saída de calor para a divisão que menos precisa, que é o corredor.

    A casa é só de um piso? Tem sótão acessível? Por onde faz a saída de fumos?
  3.  # 3

    sim a casa e de um so piso e tem sótão.... a saída de fumos vai na vertical directo para o telhado.... a i minha intenção e ficar o recuperador virado para o corredor pk assim aquece m os quartos..... vou direcionado o calor com o abrir e fechando as portas de cada divisão..

    o recuperador e de 14kw de potencia.... a casa tem 90m2
  4.  # 4

    eventualmente um ventilador para levar o para dois quartos poderia ser uma mais valia.
  5.  # 5

    Colocado por: valtoreseventualmente um ventilador para levar o para dois quartos poderia ser uma mais valia.


    por tubos pelo sotao ?? sera eficaz ?
  6.  # 6

    Colocado por: Brunofox

    por tubos pelo sotao ?? sera eficaz ?


    pode ir por baixo do tecto falso.. se for uma distância curta é eficaz sim.
  7.  # 7

    O sótão é usado como uma divisão vulgar ou serve apenas para cobertura e eventualmente guardar tarecos?

    Eu ponderaria, no seu caso, virar o recuperador para a sala (muito mais bonito, convidativo e aconchegante) e escolher um modelo "a ar", isto é, que permitisse ligar condutas de ar quente que passariam pelo sótão e levariam o ar quente às restantes divisões.

    Sim, é claramente mais caro, mas o que pretende fazer neste momento é aquecer o "miolo" da casa e esperar que o calor se vá espalhando para a periferia, solução com pouco rendimento e resultados mauzitos.

    No corredor tb é difícil ter um sítio para armazenar alguns quilos de lenha, e olhe que vai precisar de andar a alimentar o bicho com frequência. A potência parece-me muito mais que suficiente para a área (dá cerca de 15oW por metro quadrado).
  8.  # 8

    Colocado por: ClioIIO sótão é usado como uma divisão vulgar ou serve apenas para cobertura e eventualmente guardar tarecos?

    Eu ponderaria, no seu caso, virar o recuperador para a sala (muito mais bonito, convidativo e aconchegante) e escolher um modelo "a ar", isto é, que permitisse ligar condutas de ar quente que passariam pelo sótão e levariam o ar quente às restantes divisões.

    Sim, é claramente mais caro, mas o que pretende fazer neste momento é aquecer o "miolo" da casa e esperar que o calor se vá espalhando para a periferia, solução com pouco rendimento e resultados mauzitos.

    No corredor tb é difícil ter um sítio para armazenar alguns quilos de lenha, e olhe que vai precisar de andar a alimentar o bicho com frequência. A potência parece-me muito mais que suficiente para a área (dá cerca de 15oW por metro quadrado).


    sim o sotao e apenas para guardar uns trabecos .... o recuperado è a ar sim ,e pelo k vi alem da saída de fumos tem mais duas saídas de ar extra na parte de cima do recuperador. essas duas saídas tava a ponderar mandar ar ar para a cozinha e para a sala....
  9.  # 9

    neste momento sem qualquer tipo de aquecimento tenho uma temperatura constante de 12°graus. mesmo em dias k esteja la fora 0°graus

    se meter este tipo de aquecimento recuperador de calor a ar quais as temperaturas terei em toda a casa ?? quantos mais graus temperatura subirao a casa ??
  10.  # 10

    eu colocaria o recuperador na sala, ao canto, ou então na parede que dá costas para a cozinha
    depois saidas para os quartos e outra para a cozinha
    pondere tambem um isolamento na laje do sotão (para não perder o calor)


    Colocado por: Brunofoxquantos mais graus temperatura subirao a casa ??

    depende da quantidade de lenha que colocar mas assim por alto vai conseguir na sala 25º
    a diferença é que com isolamento no outro dia de manha a casa vai estar mais quente
  11.  # 11

    Que quantidade costumam gastar de lenha e quantas horas tem ligado por dia???

    Pra eu ter uma noção de gastos k possas vir a ter....
  12.  # 12

    Boa noite
    Eo colocaria o recuperador onde está para colocar na dispensa, partiria a parede que dá para a sala, e ficava com a frente para a sala, como a despensa grande pelo que vê no desenho dá para a rua, colocaria um tubo entre 120 mm e 150 mm e colocava um ventilador na rua a meter ar frio para dentro da hote , quando no topo da hote atingisse por exemplo 65º, e deixaria uma grelha 300mm x 150 mm para lado da cozinha , outra para o lado do corredor e ainda outra para o lado da sala. se o recuperador tem saidas de ar compraria um ventilador com 3 saidas e mandava ar quente para os 3 quartos. Penso bem se esse recuperador é o ideal, isto é um investimento pelo menos para 10 anos, e se a principal peça não resulta, vai deitar dinheiro a rua.
    Veja esta opção da ADF - Produto Nacional ---

    Antes de instalar, preocupe-se em isolar a lage do sotão.

    http://www.adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=68

    Quanto ao consumo de lenha, não lhe posso responder, porque o meu é a agua-
    pode ver aqui a minha instalação.

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Desejo-lhe que tome a melhor opção e que corra tudo bem

    Vá dando noticias.
  13.  # 13

    A minha intenção e forrar a despenca pequena com placas de lá de rocha já próprias...Meter a frente do recuperador virado pro corredor e depois abrir tanto na parede da sala como da cozinha uns buracos pra meter grelhas pra sair o calor da hotte e aquecer essas divisões.... Como o recuperador e ventilado penso k consiga aquecer os quartos assim....

    Sou sincero não percebo muito da materia....

    Se meter o recuperador pra sala não sei se vou conseguir aquecer os quartos sem meter entubacao pelo sótão
  14.  # 14

    Brunofox
    Para quê forrar a despensa pequena com placas de lã de rocha?
    Quer aproveitar todo o calor que fornece o recuperador, quer o calor que a chaminé liberta, quer o exterior do recuperador que está dentro da hotte?
    Ao colocar lã de rocha traz-lhe 2 desvantagens, gasta dinheiro desnecessario, e está a fechar o calor, para além dos problemas de saude que isso trás.
    Estude bem a situação.
    Por vezes temos uma ideia, e queremos levar a nossa ideia para a frente, mas vá tirando opiniões aqui no forum e depois faça o seu puzele.

    Vá fazendo rascunhos.
  15.  # 15

    Obrigado pelas opiniões.... Sei k isto e um investimento pra uns anos e quero tirar bom partido da instalação... E pensar bem como a vou fazer e a melhor forma de a fazer...
  16.  # 16

    Veja esta instalação de um recuperador a ar com as respectivas saidas . muito interessante

    https://forumdacasa.com/discussion/27455/1/instalacao-de-extrator-de-ar-no-recuperador-de-calor/
  17.  # 17

    Leiria

    VI o teu projecto e pareceu m impecavel

    forras t a hoste com alguma coisa ???

    sentes a sair muito calor pelas grelhas que colocas t na hoste ??
  18.  # 18

    A hotte não foi forrada com nada só tem o pladur

    Quando o ventilador começa a trabalhar aos 65º C sente-se bem o calor a sair, com a ventagem de o ar vir do exterior, No Inverno tenho muito menos humidade que no verão.
  19.  # 19

    Mt bom então..
  20.  # 20

    digam m uma coisa ff
    normalmente todas as hottes tem uma grelha ou duas em cima.... è melhor ficar com um tubo a sair do recuperador calor ate a grelha ou apenas ficar a grelha a sair o calor da hotte??
 
0.0234 seg. NEW