Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Comprei casa recentemente (em Agosto) e acendi a lareira pela primeira vez nestes dias de mais frio.
    O que eu achei das vezes que usei o recuperador de calor é que ele não aquece a sala tanto quanto eu estava à espera. Às vezes tenho a sensação que se não fechasse a porta do recuperador a sala iria aquecer muito mais.

    Depois de ler algumas threads por aqui...fiquei na mesma com esta dúvida:
    - Deverá existir uma grelha na "hotte"? Ou não é totalmente necessário? Ou terá sido "preguiça" do construtor ou falta de sabedoria?

    O recuperador de calor que tenho instalado é um Florida-P da Bronpi, tal como mostra a imagem em anexo. A parece está igual até ao tecto (ou seja, sem nenhuma grelha)
    http://www.bronpi.com/index.php/en/wood-range/inserts/3191-florida-p-en -- modelo;
    http://www.bronpi.com/images/lena/pdf/manual/florida%20serie%20espanol-ingles-portugues.pdf -- manual de instalação

    Já agora, se for necessário qualquer tipo de obra, conhecem alguém que o faça na zona de Coimbra?

    Se alguém me conseguir ajudar a identificar o problema e como posso optimizar o recuperador de calor fico desde já agradecido.

    Cumprimentos,
    Sérgio
      fotografia (3).JPG
  2.  # 2

    Que lenha está a utilizar?
    Está seca?
  3.  # 3

    Colocado por: leiriaQue lenha está a utilizar?
    Está seca?


    Estou a usar oliveira (principalmente), pinho e carvalho e sim, a lenha encontra-se seca. A lenha arde bem, não é muito dificil acender a lareira...simplesmente acho que o calor "perde-se"...ou então as minha expectativas eram maiores relativamente ao calor que o recuperador iria gerar. Tenho 1 termómetro da caldeira a gás para o aquecimento dos irradiadores e por exemplo ontem tive lenha no recuperador a tarde/noite (até perto das 00h) e o termometro não registou mais do que os 16º...
  4.  # 4

    So por esta foto não se safa. Terá de fazer uma pequena abertura na hotte para se verificar como foi instalado.
  5.  # 5

    Por tras do recuperador tem alguma divisão?
  6.  # 6

    esse é electrico não é?
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodriguesesse é electrico não é?

    Existe 1 interruptor que acciona a ventilação. Tem 3 posições, sendo que a 0 é automático, 1 é ventilação "básica" e 2 é uma ventilação mais forte. Não sei se isto responde bem à sua pergunta....

    Colocado por: leiriaPor tras do recuperador tem alguma divisão?

    Não. É a parede da casa.

    Obrigado
  8.  # 8

    Quer dizer que dá para o exterior
  9.  # 9

    Colocado por: leiriaQuer dizer que dá para o exterior

    Sim...
  10.  # 10

    Colocado por: treker666So por esta foto não se safa. Terá de fazer uma pequena abertura na hotte para se verificar como foi instalado.


    Fazer uma abertura na hotte significa abrir um buraco na parede da sala certo? não é possível ver pelo "interior" do recuperador?
  11.  # 11

    É uma vivenda e de r/c.
    Várias coisas necessita de verificar
    Tal como diz o tracker666 tem que fazer uma abertura junto ao tecto para meter uma grelha, e verificar se onde passa o tubo da chaminé junto á placa se está vedado, porque se não estiver vedado vai perder muito calor. tem que vedar com gesso e sisal.
    De seguida abria um buraco para o exterior a 1,00 metro da base (altura) e metia-lhe um tubo com 110 mm para entrar ar frio, isto numa primeira fase.
    De certeza com estas alterações vai notar diferenças.

    De seguida pode colocar um ventilador no exterior no tubo de 110 mm ligado a um termostato e aí ainda vai ficar melhor, é ver o ar quente a sair pela grelha superior.

    Verifique se o recuperador esta forrado com lã de rocha.
  12.  # 12

    Colocado por: leiriaÉ uma vivenda e de r/c.
    Várias coisas necessita de verificar
    Tal como diz o tracker666 tem que fazer uma abertura junto ao tecto para meter uma grelha, e verificar se onde passa o tubo da chaminé junto á placa se está vedado, porque se não estiver vedado vai perder muito calor. tem que vedar com gesso e sisal.
    De seguida abria um buraco para o exterior a 1,00 metro da base (altura) e metia-lhe um tubo com 110 mm para entrar ar frio, isto numa primeira fase.
    De certeza com estas alterações vai notar diferenças.

    De seguida pode colocar um ventilador no exterior no tubo de 110 mm ligado a um termostato e aí ainda vai ficar melhor, é ver o ar quente a sair pela grelha superior.

    Verifique se o recuperador esta forrado com lã de rocha.

    Não é r/c. Peço desculpa se levei ao engano..tem 3 andares - garagem, r/c e primeiro andar. O recuperador encontra-se no r/c.

    Em todo o caso, creio que já entendi quais os principais passos que posso fazer. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Eventualmente em Coimbra, conhece(m) alguém que faça esse tipo de ajustes/análises?

    Obrigado
  13.  # 13

    Sexta13 isto úm trabalho muito simples de fazer, o único senão é o pó e o lixo que faz
    Essa parede onde tem o recuperador é de tijolo? para não ter nenhuma entrada de ar é porque está forrado a lã de rocha.
    Arranje um pedreiro que em pouco tempo faz-lhe esse trabalho. é abrir a abertura junto ao teto, que tem 2 funções, uma é ver se está tapada o tubo da chaminé junto ao teto, outra é a saida do ar quente.
    O recuperador está no r/c e na vertical no 1º andar passa a chaminé em que divisão? sabe-se lá se não passa aí calor que podesse colocar também uma grelha.
    Há que pensar em todos os pormenores, e a formula de poder retirar o maximo calo possivel
    Concordam com este comentário: fsilva106, JoseBlino, sexta13
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sexta13
  14.  # 14

    Colocado por: leiriaEssa parede onde tem o recuperador é de tijolo? para não ter nenhuma entrada de ar é porque está forrado a lã de rocha.


    e retirar a la de rocha se for abrir a hotte :)

    Mas se tem assim ventiladores potentes ( SENTE MT AR A SAIR?) devia aquecer bem mesmo sem hotte aberta...
    Concordam com este comentário: Rui A. B.
  15.  # 15

    Colocado por: dedao

    e retirar a la de rocha se for abrir a hotte :)

    Mas se tem assim ventiladores potentes ( SENTE MT AR A SAIR?) devia aquecer bem mesmo sem hotte aberta...
    Concordam com este comentário:Rui A. B.


    Nem mais, se tem um bom sistema de ventilação nem precisa do calor da hotte para aquecer.
  16.  # 16

    Colocado por: Rui A. B.

    Nem mais, se tem um bom sistema de ventilação nem precisa do calor da hotte para aquecer.


    Mostro aqui duas imagens. Uma que mostra um pouco do espaço entre o recuperador e a parede (na vertical) e a outra é dos ventiladores que se encontram na zona de baixo do recuperador.
      IMG_3486.JPG
  17.  # 17

    e a imagem dos ventiladores, tem dois, um em cada lado na base do recuperador.
      IMG_3488.JPG
  18.  # 18

    Pois... Esses ventiladores são de brincar, é normal que não façam o esperado.
  19.  # 19

    Colocado por: Rui A. B.Pois... Esses ventiladores são de brincar, é normal que não façam o esperado.

    Pois acredito que sim....mas acho que onde estão não cabiam maiores.....mas também para ser sincero, na altura da compra vimos um recuperador e pronto, já nos pareceu suficiente...nem sabia de tantos "se's" e de tantos pormenores...

    Agradeço a todos pela atenção e comentários prestados. Também passa pelo quarto principal, portanto, as grelhas parecem-me boas ideias ;)
  20.  # 20

    Colocado por: sexta13portanto, as grelhas parecem-me boas ideias ;)


    Antes de entrar apenas na ideia das grelhas, analise bem o que foi feito. Não peça apenas para colocar grelhas pois não sabe o tipo de montagem feito no local. Não seria o primeiro a descobrir um RC embrulhado em lã de rocha a atirar o calor todo por uma conduta igualmente embrulhada no mesmo material. E com grelhas apenas não iria aproveitar muito calor pois ela estaria a ser canalizado para o exterior, bem como haveria a possibilidade de emissão de partículas da lã para os quartos e restantes ambientes da casa.

    Só olhando mesmo para o interior da hotte poder-se-á avaliar a situação. Faça um pequeno buraco no topo onde queira deixar uma grelha, de modo a enfiar o braço e tirar uma foto da montagem. Só assim lhe darão também um orçamento mais preciso daquilo que precisará ser feito.
    Concordam com este comentário: leiria, sexta13
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sexta13
 
0.0230 seg. NEW