Iniciar sessão ou registar-se
    • FFF
    • 23 abril 2015

     # 101

    Está esclarecido. Este empreiteiro não costuma aplicar betão de limpeza nas fundações dos muros exteriores, mas aumenta o recobrimento, o que vai resultar no mesmo.

    Quanto ao encosto do betão às terras, há alguns pontos em que ficou dessa forma de facto. Depois vão ter mais trabalho a aplicar a tela asfáltica prevista no projeto...
    •  
      Mk Pt
    • 23 abril 2015 editado

     # 102

    O aumento do recobrimento não substitui o betão de limpeza.
    A ideia é que o betão armado/estrutura não deve estar em contacto com o solo.

    Pessoalmente considero que betão de limpeza apenas também não é boa ideia, embora nada obrigue a mais que o betão de limpeza.

    Se pensar um pouco, ou ver algumas fotos/obras mal executadas, vai chegar à conclusão que o betão facilmente 'absorve' água.
    Na minha opinião as fundações devem ser sempre bem impermeabilizadas, mesmo muros.

    Um exemplo de impermeabilização de fundações:
    http://i250.photobucket.com/albums/gg259/Pedroazevedo/DSCF2634_360x480.jpg

    Imagem retirada deste tópico.
    De referir que este caso, como pode reparar se ver outras fotos, tem betão de limpeza+manga plástica. Até pode ser só manga plástica, mas uma separação entre betão/terra deve ser sempre feita, acaba por não ser caro e a médio-longo prazo faz diferença.


    Esteja muito atento à impermeabilização das fundações da habitação e diga também ao Fiscal de Obra para ter atenção, é para isto que ele serve.


    p.s.:
    Encare este comentário como construtivo e não 'negativo'.
    A opinião que dei é no sentido de ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
    • FFF
    • 23 abril 2015

     # 103

    Sim, este isolamento faz sentido. Vou procurar que nas fundações da moradia seja aplicado, apesar de não estar previsto no projeto de estabilidade.

    Neste caso, se o recobrimento é maior, parece-me equivalente a ter uma camada de "betão de limpeza", feita com "betão a sério", e depois tem o betão normal da fundação. Existe alguma propriedade que o betão de limpeza tenha que o betão a sério não tenha? O único inconveniente será o facto de que é mais caro...
    • FFF
    • 1 maio 2015

     # 104

    Já marcaram os eixos dos pilares e estão neste momento a preparar a cofragem das vigas de função.

    Disseram-me que na segunda-feira já querem começar a colocar betão de limpeza. Não estão a prever colocar o plástico de impermeabilização por baixo.
    Falei de raspão com a fiscal, que habitualmente trabalha em direção de obra, que me disse que nunca aplicou nas suas obras e que acha que não se justifica. Apenas aplicou filme plástico no massame, em piso térreo. Entendi que neste caso não se aplica pelo facto de a casa ter caixa de ar em toda a base.

    Estou na dúvida se vale a pena insistir para ter este filme plástico...
  1.  # 105

    O isolamento não é previsto no projeto de estabilidade, como o próprio "isolamento" a nada influencia o projeto de estabilidade. Existe quem aplique pois a diferença de verba é muito reduzida, mas não ter não significa que venha a ter problemas, depende do tipo de solo do terreno, do nível freático!!
    • FFF
    • 1 maio 2015 editado

     # 106

    E o betão de limpeza, afeta a estabilidade? É que esse está previsto no projeto de estabilidade.

    O tipo de solo é... terra rija normal, digo eu...

    O projeto foi desenvolvido tendo em conta que se pretende respeitar a inclinação natural do terreno. O lote é localizado numa das cotas mais altas da zona, pelo que acredito que o nível freático não seja grande.

    Não quero estar a complicar, mas parece-me que pelo menos uma tela por cima do betão de limpeza e a pintura das laterais com tinta betuminosa, como fez o nandogonca, já será um bom compromisso, não?
  2.  # 107

    A Norma NP EN 13670 - que regulamenta a Execução de estruturas em betão [ou seja, técnicos e empreiteiro devem/deviam conhecer] prevê a possibilidade de não ser feito o betão de limpeza no caso de ser feito um recobrimento 5cm superior ao previsto.
    Mas...
    Também refere isto:
    Se o betão for aplicado directamente contra o terreno ou rocha, o betão deve ser protegido de contaminação e da perda de água.

    Ou seja, a questão de não haver contacto com terra tem a haver com a própria betonagem e propriedades do betão, havendo betão de limpeza e/ou outros meios de evitar o contacto com o solo evita-se alguma perda de água por parte do betão antes da secagem e alguma contaminação do betão.
    Coisa que o aumento do recobrimento - na minha opinião - não faz.
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  3.  # 108

    Há quem faça assim:
      DSC_0423.JPG
  4.  # 109

    ...
      DSC_0424.JPG
  5.  # 110

    ...
      DSC_0425.JPG
    •  
      Mk Pt
    • 1 maio 2015 editado

     # 111

    Colocado por: FFF
    Não quero estar a complicar, mas parece-me que pelo menos uma tela por cima do betão de limpeza e a pintura das laterais com tinta betuminosa, como fez o nandogonca, já será um bom compromisso, não?


    Eu colocava a manga plástica [é barata e fácil de manusear], sobre o betão de limpeza.
    Depois, do lado exterior da fundação é que impermeabilizava, colocava tela 'pitonada' [são 'telas' para evitar impactos contra a impermeabilização], e dreno envolvido em manta geotextil encostado à fundação a todo o perímetro da casa, ligado depois a uma caixa para escoar a água.


    Do lado interior da fundação, se vai ter caixa de ar, não necessita de estar muito preocupado com impermeabilização das fundações.. Mas garanta que é deixada ventilação suficiente/'cruzada' para essa zona, em toda a área da casa, ou seja fazer passagens de ar nas vigas de fundação quando estas 'seccionem'/façam compartimentação da caixa de ar sob a casa e/ou deixar mais entradas de ar para ventilar as várias secções da caixa de ar sob a casa.
    Um pouco mais à frente, quando estiverem para assentar o tijolo/bloco térmico, peça para colocar tela por baixo das primeiras fiadas de tijolo/bloco pelo menos das paredes exteriores.

    Nunca terá humidade por capilaridade/ascendente, por mais que chova.
    Depois é só garantir que também não as terá pela cobertura. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF, Sessenta
    • FFF
    • 1 maio 2015

     # 112

    Colocado por: sergio_pintasHá quem faça assim:


    Eh lá!! Isto não será demais? Parece as camas dos putos, em que se põe um resguardo de plástico que não deixa respirar nem o colchão nem o lençol.
    Andei a ler a discussão da obra do Valtores e acho que esta solução descrita pelo Mk Pt é bastante razoável, sem ser exageradamente cara. Ou com manga plástica ou com tela, o isolamento da base das vigas de fundação será mais um garante de isolamento.
    • FFF
    • 1 maio 2015

     # 113

    Colocado por: Mk Ptpeça para colocar tela por baixo das primeiras fiadas de tijolo/bloco pelo menos das paredes exteriores


    Esta tela tem que ser tela asfáltica, para não ser danificada pelo tijolo (térmico da Preceram)? Ou pode ser outra tela qualquer?

    E a manga plástica a colocar por baixo do betão, quais as características? E se for tela, deve ser igual à que se aplica por baixo da primeira fiada de tijolo?
    • FFF
    • 1 maio 2015

     # 114

    E como se isola a viga de fundação que fica encostada à moradia existente (a moradia em banda onde a minha tem que encostar)?
    No meu caso, como vou ter caixa de ar, a minha viga de fundação está numa cota mais baixa do que as sapatas da moradia do vizinho, ou seja, fica encostada à terra. Não se isola esse contacto também?

    E já agora, por curiosidade minha, e como deve ser isolada a minha parede que encosta à parede do vizinho? Algum cuidado especial?
    •  
      Mk Pt
    • 1 maio 2015 editado

     # 115

    Colocado por: FFF

    Eh lá!! Isto não será demais? Parece as camas dos putos, em que se põe um resguardo de plástico que não deixa respirar nem o colchão nem o lençol.


    Não é demais, porque é uma solução diferente da sua, vão betonar toda a área da laje da cave e não vai haver caixa de ar sob a laje. Assim garante-se a questão do 'não haver betão em contacto com o solo'.

    No seu caso não é necessário uma solução idêntica porque refere que vai ter caixa de ar - suponho que vá ter sapatas e vigas de fundação, sendo a primeira laje feita posteriormente com vigotas pré-esforçadas. Mas antes de fazerem a primeira laje garanta a ventilação da caixa de ar, como indiquei no post anterior, com respiros/tubos para ventilar - caso contrário a zona sob a laje/caixa de ar gera condensações.



    No entanto naquelas fotos algo está mal feito: os apoios da armadura de aço. As fotos são exemplo de uma má execução neste aspecto.

    Os apoios das armaduras devem ser amarrados à armadura. Há apoios/espaçadores próprios para o efeito, em várias dimensões para diferentes recobrimentos, e não devem ser caros:
    Exemplo 1
    Exemplo 2
    Ou então simplesmente fazer os apoios na obra, em betão/'cimento' com uns arames para depois colocar sob a armadura e amarrar o apoio à armadura.

    É importante ter os espaçadores/calços amarrados à armadura para que durante a betonagem e vibração a armadura continuar realmente com os calços bem colocados e o recobrimento seja realmente o previsto, caso contrário existe forte probabilidade de haver zonas onde os calços saem do lugar e o recobrimento fica quase nulo, ficando o aço mais exposto a elementos corrosivos.


    Colocado por: FFF

    Esta tela tem que ser tela asfáltica, para não ser danificada pelo tijolo (térmico da Preceram)? Ou pode ser outra tela qualquer?

    E a manga plástica a colocar por baixo do betão, quais as características? E se for tela, deve ser igual à que se aplica por baixo da primeira fiada de tijolo?


    A tela por baixo da primeira fiada de tijolo não é necessário de ser algo de especial, desde que garanta a impermeabilidade entre laje e alvenaria (parede). Ao assentar o tijolo depois não há grande risco de estragar, afinal é só 'assentar' em cima.
    Deve garantir também separação do enchimento da laje com a parede - sobre a laje vai haver camadas de enchimento/regularização antes de colocar pavimento. Se esse enchimento estiver em contacto com parede/tijolos, a tela colocada por baixo dos tijolos não serve de muito. :)

    Mas isto são práticas que os técnicos devem ou deviam conhecer,tanto o fiscal de obra pago por si, como o director de obra do empreiteiro, que se for honesto conhece estas práticas e executa sem chamada de atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  6.  # 116

    Colocado por: Mk PtNão é demais, porque é uma solução diferente da sua, vão betonar toda a área da laje da cave e não vai haver caixa de ar sob a laje. Assim garante-se a questão do 'não haver betão em contacto com o solo'.


    Exatamente. É uma laje térrea.
      DSC_04292.JPG
  7.  # 117

    ...
    Quanto aos espaçadores também já me tinha apercebido desse erro. Neste caso usaram uns paralelos para dar o espaçamento, e muito provavelmente aquilo deve ter saído do sítio a não ser que tenham corrigido esse pormenor.
  8.  # 118

    Colocado por: sergio_pintasQuanto aos espaçadores também já me tinha apercebido desse erro. Neste caso usaram uns paralelos para dar o espaçamento, e muito provavelmente aquilo deve ter saído do sítio a não ser que tenham corrigido esse pormenor.


    Ao vibrarem o betão, muito provavelmente os espaçadores saíram do sitio...
    • FFF
    • 4 maio 2015

     # 119

    Desculpem a insistência, mas gostava de ter a vossa opinião sobre o meu último comentário:

    Colocado por: FFFE como se isola a viga de fundação que fica encostada à moradia existente (a moradia em banda onde a minha tem que encostar)?
    No meu caso, como vou ter caixa de ar, a minha viga de fundação está numa cota mais baixa do que as sapatas da moradia do vizinho, ou seja, fica encostada à terra. Não se isola esse contacto também?

    E já agora, por curiosidade minha, e como deve ser isolada a minha parede que encosta à parede do vizinho? Algum cuidado especial?


    O isolamento da viga de fundação que fica encostada à moradia do vizinho pode ser feito também com a tal manga plástica que deve ser usada por baixo do betão? Quais as características desta manga plástica?
    •  
      Mk Pt
    • 4 maio 2015 editado

     # 120

    A encostar à viga de fundação do vizinho pode ser a manga plástica ou a tela pitonada [idêntica à das fotos colocadas pelo sergio_pintas].

    Se as fundações estão abaixo das do vizinho é necessário é ter atenção à escavação feita junto às sapatas do vizinho, é bom que seja acompanhada por um eng.º civil com experiência - e que esse engenheiro assuma a responsabilidade de que os trabalhos estão a ser bem executados, caso contrário a casa do vizinho poderá vir a ter algumas complicações, o que vai sobrar para a sua obra/para si.


    Deve colocar isolamento acústico na parede de encosto da sua casa com a do vizinho.
    À partida, se o projecto e construção estiverem bem feitos, a sua casa - parede e estrutura [pilares, vigas, lajes e as próprias fundações] não estará em contacto com a casa do vizinho. Habitações geminadas ou em banda na verdade não estão, ou não deviam, estar em contacto entre si, a não ser o estritamente necessário para impedir a entrada de água na 'junta' que fica entre as habitações.
    Julgo que não seja obrigatório o isolamento acústico, mas se não o colocar certamente que de vez em quando você ou o seu vizinho irão ouvir-se quando fizerem um bocado mais de barulho. Não será como num apartamento, porque nestes boa parte do problema é o som por percussão [vibração a passar pela estrutura], mas certamente que por vezes vai ouvir ruído.
    Para isolar entre a sua casa e a do vizinho, poderá colocar EPS a servir de confrangem 'perdida' para que a estrutura não encoste na casa do vizinho e depois fazer isolamento acústico na própria parede [parede dupla com lã mineral no meio ou um pano de parede+lã mineral e gesso cartonado/'pladur'].

    Mas isto já deveria estar previsto em projecto, mesmo que não seja de execução, é necessário conciliar com o projecto de térmica.
 
0.0393 seg. NEW