Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: sancardosoTenho tirar um curso AutoCAD ou ha algum programa mais básico pois tou a ver CA vez mais pessoal a mandar cortar a laser ou CNC a madeira


    Tire é o curso de programador de CNC, tem bastante saída, o problema é o que as empresas pagam. Somos o país dos seiscentos!
    Autocad também seria bom, mas...por aquilo que vejo ainda não se viu a retoma na construção...digo eu!
    Bem...LETS GET BUSY! :-)
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2015

     # 42

    Vai ser giro quando lhe perguntarem onde é que comprou o móvel. :)
  2.  # 43

    A foto com uma máquina orladora é para colar a volta dos móveis??isso não pode ser feito sem essa máquina?
  3.  # 44

    Colocado por: ramos1999A foto com uma máquina orladora é para colar a volta dos móveis??isso não pode ser feito sem essa máquina?


    para orlas q já vem com cola, pode usar um ferro de engomar ou uma pistola de ar quente. o problema é conseguir alinhar a orla se se tratar de um comprimento
    considerável.
    Concordam com este comentário: sergyio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramos1999
  4.  # 45

    e onde mandou as madeiras, não lhe faziam isso? ou não compensava o preço?
  5.  # 46

    Colocado por: ramos1999A foto com uma máquina orladora é para colar a volta dos móveis??isso não pode ser feito sem essa máquina?


    Pode colar com o ferro de engomar mas é difícil, principalmente se estiver a colar orla em PVC. O ferro tem que estar bem quente para a cola derreter, tem que por um pano ou um papel entre o ferro e a peça porque o ferro danificava de imediato a orla, e depois tem que alinhar a orla á largura ao mesmo tempo. Se estivermos a falar de orla em folha de madeira, aí é bem mais fácil utilizar o ferro, visto que não precisa de por pano ou papel para proteger.


    Colocado por: sergyioe onde mandou as madeiras, não lhe faziam isso? ou não compensava o preço?


    Faziam mas nem vi o preço. Mas certamente que compensaria se eu tivesse que contabilizar o meu trabalho. Considerando que tenho tempo e que algumas peças precisariam de uma afinação (corte) e posterior orlagem, resolvi fazer eu mesmo.
  6.  # 47

    Uns vídeos é que era. Mas está visto que isso não é trabalho de amador.
    Concordam com este comentário: DR1982, miguel3d
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel3d
  7.  # 48

    Sim esta visto que nao é um trabalho de amador, mas aqui esta um exemplo do que por vezes a perguiça nos faz, na minha opiniao um movel deste genero de linhas direitas ate pode ser feito por um amador habilidoso ou estarei enganado? Sim e mesmo uma pergunta, porque pelas fotos nao perece muito dificil , ou sera que nao é assim tao facil como as fotos fazem parecer?
    sem menosprezar a arte envolvida claro, que em muitas coisas, ha mesmo que saber o que se esta a fazer, mas nao sei acho que os moveis mais antigos, cheios de trabalhados e redondos seriam bem mais complexos de fazer que este tipo...
    De qualquer das formas isso esta com excelente aspecto e parabens pela iniciativa em demonstrar o trabalho feito e custos envolvidos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel3d
  8.  # 49

    Colocado por: DR1982Sim esta visto que nao é um trabalho de amador, mas aqui esta um exemplo do que por vezes a perguiça nos faz, na minha opiniao um movel deste genero de linhas direitas ate pode ser feito por um amador habilidoso ou estarei enganado? Sim e mesmo uma pergunta, porque pelas fotos nao perece muito dificil , ou sera que nao é assim tao facil como as fotos fazem parecer?
    sem menosprezar a arte envolvida claro, que em muitas coisas, ha mesmo que saber o que se esta a fazer, mas nao sei acho que os moveis mais antigos, cheios de trabalhados e redondos seriam bem mais complexos de fazer que este tipo...
    De qualquer das formas isso esta com excelente aspecto e parabens pela iniciativa em demonstrar o trabalho feito e custos envolvidos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel3d


    Eu tenho formação nesta área, mas não faço isto à uns anos. Gosto muito de criar e fabricar, mas o destino e o "pilim" levou-me para um outro ramo da mesma área, por esse mundo fora.
    Estive a trabalhar numa loja de bricolage, lembro-me de um cliente habilidoso que fez os roupeiros todos de casa, comprava lá o material, eu ajudava a fazer as marcações para o máximo de aproveitamento das placas, cortava todas as peças aproveitando as partes já com orla (para outras ele levava a orla adesiva). Passado uns quinze dias lá voltava ele todo satisfeito, dizendo que tinha ficado excelente e ia fazer mais um. Foram 3 roupeiros que fez. Quando ele chegava, era pela certa mais de uma hora a cortar só para ele, todos os colegas fugiam dele.
    Claro que há partes mais complicadas e que é necessário ter uma "certa" experiência, mas hoje em dia temos a informação toda à mão, quando se gosta e há habilidade, chega-se lá.
  9.  # 50

    Hoje foi um dia pouco produtivo. Mas já valeu a pena, consegui arranjar uns perfis em PVC com acabamento inox polido para fazer a separação entre o bloco das gavetas e portas.
    Perfis com fita adesiva mas reforcei a fixação com cola e veda da sika.













  10.  # 51

    Colei o perfil numa peça de MDF de 19 mm de espessura e 6 cm de largura, e depois de colada fiz as 1/2 esquadrias numa máquina de serrar de coluna, e foi aparafusada ao móvel.








  11.  # 52

    Rodapé estrutural em MDF de 19 mm, prefiro em madeira mas com a aplicação da tinta vai isolar completamente e vai levar uns deslizadores para criar um afastamento de cerca de 3mm do chão.










  12.  # 53

    Quanto a mim as ilhargas deveriam acabar dentro e não os tampos. Permitia esconder os parafusos, como se vê nesta última foto. Por outro lado as ilhargas teriam a mesma dimensão das divisórias o que simplificava a programação.

    No rodapé não se esqueça de deixar reforços nas verticais das divisórias dos blocos.
  13.  # 54

    Colocado por: pedromdfQuanto a mim as ilhargas deveriam acabar dentro e não os tampos. Permitia esconder os parafusos, como se vê nesta última foto.


    pelo que me parece dos modelos 3d do inicio, os paineis folheados irão ser aplicados nas laterais , cobrindo isso. mas o autor saberá melhor dizer
    Concordam com este comentário: miguel3d
  14.  # 55






    Gavetas...o trabalho mais técnico de todo o móvel, 1 mm faz toda a diferença entre uma gaveta a funcionar bem ou não. Fiz o acerto em altura e corte em comprimento e os rasgos para o fundo, de forma a encaixar na corrediça (no pino da mesma) e no encaixe traseiro. para este encaixe tive que fazer uma ligeiro rasgo na parte traseira da gaveta, conforme se vai ver nas imagens.













  15.  # 56

    Os furos para encaixar nos pinos existentes nas corrediças. Nisto tem que ser ao milímetro. O sarrafo que está lá é para impedir que a lateral lasque ao fazer o furo.

  16.  # 57

    Gavetas no seu devido lugar a funcionar cinco estrelas. :)

  17.  # 58

    Preparação para a colocação das laterais em carvalho, respectivo tampo, orlagem e colocação de rodapés decorativos.









  18.  # 59

    Laterais e tampo foram fixos com parafusos de 4/30, pelo interior.



  19.  # 60

    Preparação para a colocação das frentes de gavetas, portas e rodapé frontal.










 
0.0303 seg. NEW