Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    As medidas de portas e gavetas estavam excelentes. Foi lixar com a máquina vibratória em todas as juntas, quebrar quinas e passar lixa fina (á mão). Fazer furos para as dobradiças com a máquina de furar de coluna. E fazer um rebaixo nas frentes das gavetas com uma máquina de serrar de mesa.









  2.  # 62

    Para fixar as frentes das gavetas, fiz inicialmente dois furos de 3 mm na parte frontal da gaveta de melamina (onde vai fixar a frente de MDF) e apliquei de imediato os dois parafusos, ficando com a ponta de fora. De seguida é só colocar a frente na posição que se pretende, e dá-se um murro para que a ponta do parafuso marque na contraface da gaveta. Depois com um furador, alarga-se ligeiramente o furo e é só aparafusar nesse sítio.



  3.  # 63







  4.  # 64

    Rebaixo para facilitar a abertura das gavetas.




  5.  # 65

    E aí está! O pior está feito...falta marcar tudo, desmontar, despolir alguma imperfeição, e lacar.
    Esta semana já irá levar a primeira demão, estou a aguardar a tinta. Próxima dor de cabeça será fabricar a mesa extensível. Amanhá vou começar isso. E para já vou esquecer o móvel de TV (não vou ter tempo de acabar) vou concentrar-me no aparador, na mesa e no encosto e assento para as cadeiras que serão em madeira...tenho que levar para o estofador e encomendar também a estrutura aço inox polido a um serralheiro.
    Amanha faço o update dos valores.
  6.  # 66

    eu vou fazer uma observação, mas critica construtiva, nos topos para não ficarem assim poderia ter cortado em meia esquadria para que se encontrassem sem se perceber o fim das madeiras...não sei se me faço entender.
    Concordam com este comentário: miguel3d
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel3d
  7.  # 67

    aqui está um belo exemplo para algumas pessoas que se ajeitam, mas este trabalho não é para qualquer um fazer..pois tem aqui algumas técnicas que tem de se perceber senão vai sair borrada....
    Concordam com este comentário: miguel3d
  8.  # 68

    Colocado por: carlosfbmanueleu vou fazer uma observação, mas critica construtiva, nos topos para não ficarem assim poderia ter cortado em meia esquadria para que se encontrassem sem se perceber o fim das madeiras...não sei se me faço entender.


    Percebo perfeitamente, mas preferi assumir a construção porque não tenho máquina para fazer esse corte e para mandar cortar aquilo achei arriscado, tinha que ficar uma medida milimétrica e qualquer toque parte a peça. Outra coisa...queria por este móvel todo em peças, um dia canso-me da cor, desaperto uns parafusos laco de outra cor.
  9.  # 69

    percebo perfeitamente, apenas uma questão de estética, mas isto não lhe tira qualquer mérito pelo trabalho aqui apresentado...estou curioso para ver o final da obra :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pirika
  10.  # 70

    Colocado por: carlosfbmanuelter cortado em meia esquadria

    Este tipo de corte é mais adequado para madeiras maciças.
  11.  # 71

    mas fazem-se em muitos aglomerados....
  12.  # 72

    O que estranho nesta concepção é a dupla madeira a "forrar" o móvel todo. Não é nenhuma crítica. Sabe qual o peso desse móvel? Tem alguma solução que facilite o "arrastar" do móvel?
  13.  # 73

    Colocado por: pedromdfO que estranho nesta concepção é a dupla madeira a "forrar" o móvel todo. Não é nenhuma crítica. Sabe qual o peso desse móvel? Tem alguma solução que facilite o "arrastar" do móvel?


    Optei por esta concepção para evitar acabamentos (envernizamento e lacagem) no interior. Assim assumi melamina no interior, e lacado no exterior.
    O que poderá ter em "excesso" em relação a uma concepção normal serão as laterais e o tampo, o que não acresce assim tanto. Talvez uns 10/15 kg para essas peças. Não faço ideia do peso total do móvel. Vou colocar uns deslizadores no móvel e também na mesa numa das partes já que é extensível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  14.  # 74

    Hoje foi dia de tratar da mesa. Muito complicado, com imensos pormenores e detalhes. Comecei por fabricar as bases/pés para a mesa em MDF. A reentrância entre a base inferior e superior foi feita com um tampo recuado em MDF orlado a PVC, pintado a spray prata (siga o avacalhanço!) :-)







    Pintura a spray prata.







  15.  # 75

    Estrutura da mesa/ ferragens
















  16.  # 76

    Mesa testada e pelos vistos parece que vai funcionar bem. :-)
    Os pés/da mesa não ficam naquela posição, ficarão colocados a 35 cm dos topos do tampo da mesa. Serviu só para teste.
    A extensão da mesa ficará com 57 cm, tipo "livro" amanhã vou ter que comprar um tubo metálico e suporte para engendrar a solução.








    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  17.  # 77

    Boas Miguel!

    Está aí um belo dum trabalho.

    Eu também me ajeito com os 3d's e até já fiz mobiliário.

    Diga-me, qual é o comprimento máximo dessa mesa? dará para 8 /10 pessoas certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel3d
  18.  # 78

    Muito bom. Claro que não é trabalho de amador, é trabalho de quem já tem muita hora neste serviço... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel3d
  19.  # 79

    Colocado por: lfvmagalhaesBoas Miguel!

    Está aí um belo dum trabalho.

    Eu também me ajeito com os 3d's e até já fiz mobiliário.

    Diga-me, qual é o comprimento máximo dessa mesa? dará para 8 /10 pessoas certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel3d


    Esta mesa tem 170 fechada e 230 aberta e 100 cm de largura. Como não tem as "pernas" tradicionais dá muito mais espaço. Dá perfeitamente para 10 pessoas.
  20.  # 80

    Hoje foi um dia pouco produtivo. :-)
    Comprar mais umas coisas para a mesa da parte da manhã, ligam uns amigos a convidar para um almoço. Almoço de 3 horas...mais líquido do que sólido. :-)
    Foi o que foi...

    Dobradiças ocultas por sinal bem caras!







 
0.0298 seg. NEW