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  1.  # 101

    Colocado por: rafaelisidoroa comparação é a seguinte o facto é que existe sinteticos de duas linhas , caso que deu á 20 anos barulho nos tribunais dos grandes , se chegares á Repsol por exemplo vais ver um produto sintetico e um produto 100% sintetico entre outras marcas que o fazem ... o que quer dizer que as marcas tem produtos semi sinteticos tão bons como sinteticos e vendem-nos por isso mesmo , como sinteticos ( falsos ) que são apenas semi - sinteticos com elevada qualidade , sabes ao menos que existe uma tabela que separa por classificação os semi sinteticos por sinteticos falsos ?????

    não é conversa para colocar ninguem a dormir é o basico do lubrificante .


    E o que é que isso tem a ver com a pergunta do civismo?
    A Mercedes aconselha para aquele carro com aquela motorização um óleo 5W40 totalmente sintético, foi o que eu disse.
    Se consegues aconselhar ou explicar melhor sem tanta teoria da treta, força....
  2.  # 102

    Há gente que parece que procura polémica em coisas simples, estou out da discussão.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 103

    Colocado por: BricoleiroHá gente que parece que procura polémica em coisas simples, estou out da discussão.

    o Bricoleiro eu não procuro nada principalmente contigo ...

    https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjosNqT55DKAhVMtBoKHYHECUYQjBAIJjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.lubrigrupo.pt%2Findex.php%3Fm%3D61&usg=AFQjCNGL06YePQ-IXHdKdBdNuOn1d7wjCg

    vocês usarem argumentos tristes como a fluidez dos produtos e isso é triste de resto eu não mando nada ... até se calhar no ano de 2000 a mercedes era cheia na Galp de origem para veres 5w40 lol
  4.  # 104

    Ena que guerra que vai para aqui
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 105

    Não vai guerra nenhuma , não é preciso dizer nada , este mundo de lubrificantes é que é muito complexo até chegar a prateleira ... A lubrigrupo é uma representação da mobil em Portugal no link tem uma parte que diz escolher o lubrificante do seu carro , viu isso ? Fica mais simples as vezes ... A Mercedes também costumava colocar o tipo de óleo que usava no capô e o manual também diz o que leva de fabrica ... Depois costuma a marca a dar os produtos que satisfazem as normas do melhor ao menos bom ... Os intervalos quem os faz é o fabricante automóvel desde que o óleo seja aconselhado seja ele mineral , semi sintético ou sintético o intervalo não muda .
  6.  # 106

    Na semana que vem vou aproveitar o elevador de um amigo mecanico, que está de férias, para mudar a placa dos contactos da caixa automatica da minha mercedes classe E W210 220 cdi do ano 2000 .
    Actualmente tem quase 300.000kms

    Uma vez que vou ter o elevador pelo tempo que precisar, vou aproveitar para outras tarefas de manutenção que requeiram elevador.

    Estava a pensar em mudar o oleo do diferencial, uma vez que acho que nunca foi mudado

    O oleo dos travoes tambem nunca foi mudado , penso eu ... será que é muito dificil de mudar ?

    Aceitam-se sugestões sobre o que mais poderia fazer de manutencao para aproveitar o elevador :)

  7.  # 107

    Óleo caixA e filtro, diferencial tem ser mudado sempre ao mesmo tempo

    Mudo sempre antes do recomendado pela marca na Bosch foi sempre 180€ serviço

    Travões é preciso maquina propria
  8.  # 108

    Colocado por: civismo
    O oleo dos travoes tambem nunca foi mudado , penso eu ... será que é muito dificil de mudar ?

    o ser dificil não è mas o erro paga-se muito caro,uma bolha de ar ou os travões mal purgados podera ser uma vida ou mais perdidas contra um muro!
  9.  # 109

    Da uma vista no turbo com 300k deve ter os segmentos gastos e é isso que faz fumo em prego ao fundo e aracos frios e desmontar esse turbo descarbonizar 3 voltar a montar ha la coisas que se devia por novas como por ex o core novo..o que tem a turbina e compressora vai notar logo no.fuctionamento e usto e barato comparado com um tirbo novo reparação de um GT18V que o seu carro t e +-300 euros um core custa a volta de 180 e um turbo novo na marca a volta de 1000...atenção reparar um turbo nao e assim tao dificil mas e precisa saber muito anyes de fazer este passo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  10.  # 110

    Colocado por: tiyxuDa uma vista no turbo com 300k deve ter os segmentos gastos e é isso que faz fumo em prego ao fundo e aracos frios e desmontar esse turbo descarbonizar 3 voltar a montar ha la coisas que se devia por novas como por ex o core novo..o que tem a turbina e compressora vai notar logo no.fuctionamento e usto e barato comparado com um tirbo novo reparação de um GT18V que o seu carro t e +-300 euros um core custa a volta de 180 e um turbo novo na marca a volta de 1000...atenção reparar um turbo nao e assim tao dificil mas e precisa saber muito anyes de fazer este passo..


    Os sintomas de um turbo lixado seriam só o fumo excessivo em situacoes de ultrapassagem , ou ha outros ?
  11.  # 111

    Colocado por: civismo

    Os sintomas de um turbo lixado seriam só o fumo excessivo em situacoes de ultrapassagem , ou ha outros ?
    nã percebi ! em ultrapassagem se não deitar mais fumo é que está lixado ahahahahah

    turbo lixado tem muito que se diga ... a precisar de manutenção é outra coisa , com 300K não é obrigatório estar com muito desgaste sequer ...

    agora no arranque ou nas ultrapassagens aonde se carrega no pedal se não vir fumo é que é perigoso ... a única avaria detetável a olho num num turbo é a folga no diâmetro do veio ou o arrasto das pás ou a passagem de óleo do motor para o filtro de ar através do turbo ... se o filtro de ar está limpo e se não tem folga no diâmetro do veio ou nas pás do turbo isso tá optimo e não se mexe .
  12.  # 112

    Colocado por: civismo

    Os sintomas de um turbo lixado seriam só o fumo excessivo em situacoes de ultrapassagem , ou ha outros ?
    há ainda ...carro entra bastantes vezes e limp mode..(modo de rezerva functionamento condicionado...quer dizer so da por 120KM/H no max ou menos, isso dependendo da marca...)isso acontece mais por ter geometria bloqueada ou quase bloqueada e de ai o conjunto rotativo..e poca coisa ao ir ao ar...com caros com turbos de geometria tem de fazer no minimum uma viagem de 100 ou mais km por mes cazo contrario turbo tem a sofrer e isto vese logo pelo aranque o seu por ex e um G18V como dise e quando falha e normalmente o segmente de parte quente devido a criaçao de calamina e entopimento de geometria a ver se fica tudo bem e por alguem a arancar o caro e ver se o actuador feixa a geoemtria no aranque, se feixar o mal nao e assim tao grande.mas como dise com 300kkm ja devia ter levado uma limpeza há muito tempo...ua revizao fica +-100 cazo nao precisa de substituir nada..agora cazo precisa o max poe chegar aos 350.....pelomenos eu levo isso se precisa substituir muita coisa....geometria, chra(central housing and rotor ansamble) etc..assim fica como novo ao +-um quarto de preço do novo ... boa sorte
  13.  # 113

    Finalmente ontem aventurei-me a mudar a placa dos contactos

    Optei por uma placa da Febi , comprada na auto foguete.

    Ao contrario de algumas que se vendem no ebay, nesta da Febi só vem a placa em si, significa que tive à parte que comprar o filtro e a borracha do carter , optei pelas originais da mercedes.
    O oleo tambem optei pelo original da mercedes.

    COmprei 7 litros de Oleo, pois tinha a intenção de sangrar tambem o conversor de torque, no entanto não consegui pois o meu é selado, ou seja andei com uma chave de 27 à volta na cambota, até rodar o conversor de torque completamente, mas no sitio onde devia ter o bujon tem uma chapa soldada... Ja tinha lido noutros foruns que nem todos os conversores de toque têm bujon

    Deveria ser algo como se pode ver nesta imagem:





    Outra dificuldade que tive foi a remover a ficha dos contactos, pois quando a mudei ha 1 ano devo ter apertado demasiado, e a rosca da placa dos contactos ficou moida ... a unica forma que tive de a sacar foi pela via destrutiva , mas como ia mudar a placa de qualquer maneira não fez mal ... o mais chato foi ter que pedir a um amigo que fosse comprar uma ficha nova e trouxesse, pois eu estava sem carro.

    Seguem algumas fotos do processo:

    Limpeza do corpo das valvulas, onde fica a placa dos contactos


    Esta é a visao da caixa automatica quando se tira o bloco das valvulas



    Noutros foruns toda a gente fala de uma mola que se costuma partir nestas caixas automaticas 722.6 , a qual provoca que as mudanças saltem ou tenham transicoes bruscas, sobretudo da 2ª para 3ª . Chamam-lhe pressure regulator spring , e a mola normalmente é da marca sonnax
    Encomendei a referida mola, mas no caso da minha caixa, a mola que está no sitio indicado é muito maior, e está em optimo estado ... será que houve alguma revisão nestas caixas, e as do ano 2000 como a minha já tinham o problema da mola corrigido ??
    Ainda abri todas as outras tampas , mas definitivamente a minha caixa nao tem uma mola deste tamanho

    Seguem fotos da tal mola que tem a fala de falhar.





    http://www.benzworld.org/forums/attachments/w210-e-class/218604d1233520127-722-6-pressure-regulator-spring-replacement-spring-003.jpg" alt="" />

    Nesta foto podemos ver a mola que comprei , ao lado da que esta no sitio onde era suposto ir. A que la estava é muito maior do que a que comprei




    A tampa do carter da minha caixa nao tinha iman, por isso coloquei um super iman de neodimio,sacado de um disco rigido





    Ja de noite, apos jantar pois passei o dia nisto, fui ver o nivel do oleo. O ideal é que esteja ligado à maquina da mercedes, no entanto li em todo o lado que para estar a +/- a 80 graus basta dar uma volta de meia hora com o carro , e deixa-lo a trabalhar um bocado ao rolantim

    Em todo o lado li que o nivel do oleo deve ser medido com o motor a trabalhar , no entanto li informacoes contraditorias se deve ou nao estar engatada alguma mudanca.

    Fiz varios testes e cheguei as seguintes conclusoes

    >QUando fiz o primeiro teste , com o motor desligado e o motor pouco quente, tinha a vareta do oleo oleo a meio , ou seja entre os 25 e os 80º

    >Com o motor a trabalhar e bem quente, dá-me valores diferentes consoante tenho uma mudanca engatada ou não. Para este teste, encostei as rodas de tras ao passeio por seguranca, travei de deixei o "R" engatado

    >Acabei por deixar no nivel maximo quando o "R" esta engatado . Se estiver em Park (mas ainda com o motor a trabalhar) fica a meio da escala dos 80, o que me parece bastante bem tambem.






    Seguem alguns videos de como verificar o nivel do oleo, no entanto ja percebi que ja muita informacao incongruente


    https://www.youtube.com/watch?v=zsj5gJ5xLbA

    https://www.youtube.com/watch?v=znYgO5swYnA

    https://www.youtube.com/watch?v=voO_lRV2mXU
  14.  # 114

    ora aqui está alguém que se mexe na coisa ... fico mesmo contente quando um curioso se expande no conhecimento para arranjar qualquer coisa , muitos parabéns pela atitude , tomara muitos mecânicos !!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  15.  # 115

    Para ja parece que a transicao de mudancas esta mais suave, mas isso pode ser apenas sensação, ou entao por ter mudado o oleo

    O teste real sera nas proximas viagens, verificar se ainda bloqueia .

    No ultimo ano andei numa situação em que a cada 60 dias +/- tinha que a levar a maquina para destranscar o "limp mode" , mas sempre que fazia pequenas viagens de + 30 ou 40 km ela tinha pequenos bloqueios, ou transcava na mudanca em que ia , o que normalmente resolve-se reiniciado o carro

    Mas estou com fé que ficou resolvido , até porque a ficha dos contactos estava cheia de oleo, e agora tem essa parte toda nova, só espero que o oleo que ainda esta no cabo nao seja suficiente para retornar para a zona dos contactos e provocar confusao ao sistema ... mas se retornar terei que limpar essa zona com petroleo

    Seja como for, acho que esta fixe por mais 10 anos :)
  16.  # 116

    A caixa automatica da minha mercedes aparentemente ficou boa, mas ainda nem 500kms fiz desde que a arranjei , pois entretando fui de ferias

    Entretanto tenho outro problema: Esta a pingar / escorrer gasoleo , muito gasoleo para cima do colector de admissao, pois ja limpei essa zona e passado pouco tempo voltou a fazer poça de gasoleo

    É impressionante o quanto os tubos de retorno do gasoleo têm tido fugas, ja mudei todos os troços, mas neste momento não sei bem de onde será, só sei que é na zona marcada com um X vermelho ... mas da troquei o tubo de retorno que ai liga, e no tubo mais grosso cortei 2 cm e voltei a meter a braçadeira

    Sera a peça marcada com um X vermelho que tera algum Oring ou anilha que esteja a verter ?





  17.  # 117

    A peça marcada a vermelho usa 2 anilhas de alumínio para vedar, mas não costumam perder a não ser que tenha sido mexido no aperto e ficado larga, essas anilhas permitem desapertar e voltar a apertar muitas vezes.
    Veja o sensor de pressão do common rail, peça no fim da régua a castanho e cinza na imagem, creio mais que seja por aí ou pelo tubo de gasóleo de plástico rígido superior que tem o freio amarelo.
  18.  # 118

    Colocado por: BricoleiroA peça marcada a vermelho usa 2 anilhas de alumínio para vedar, mas não costumam perder a não ser que tenha sido mexido no aperto e ficado larga, essas anilhas permitem desapertar e voltar a apertar muitas vezes.
    Veja o sensor de pressão do common rail, peça no fim da régua a castanho e cinza na imagem, creio mais que seja por aí ou pelo tubo de gasóleo de plástico rígido superior que tem o freio amarelo.


    Obrigado vou investigar
  19.  # 119

    Colocado por: civismo

    Obrigado vou investigar
    pode também tirar fora aquecer as anilias pata os destemperar e volta a apertar...assim aluminiu fica mais mole.e e cria mais vedação. ..ou ponha anilhas de cobre mas faz.o mesmo tratamento termico...estas tbem amolecem se for queimadas. ..e depois vedam melhor.
    ...eu.uzo isto nos motores d3 aeromodelimo. .onde se ponha a vela na cabeça do motor.
  20.  # 120

    Boas!

    Tenho a pintura da minha carrinha W210 (azul escuro) a começar a descascar o verniz, sobretudo no para-choques e tecto, mais ou menos como se pode ver aquI nesta foto tirada da internet:



    A minha carrinha tem 17 anos, é azul escura, e dorme desde sempre na rua, ao sol , chuva, frio, e por vezes apanha com excrementos de aves e resina das arvores.

    Estando as falhas no verniz ainda numa fase inicial, havera alguma coisa a fazer, ou terei que repintar ?

    E alguem faz ideia dos custos de repintar uma carrinha deste tipo ?

    E que opções de repintura tenho, ou é tudo mais ou menos igual ?
 
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