Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agradecia que me ajudassem a resolver o seguinte problema: aqui á algum tempo, reparei as juntas da calçada portuguesa do meu quintal, e para isso limpei-as com um jacto de agua com uma maquina de pressão, e depois preenchi as mesmas com uma mistura de cimento e areia, traço de 3/1, e depois reguei, tal como mandam os manuais desse trabalho. agora passando algum tempo o cimento das juntas da zona da calçada onde passam os automoveis começaram a estalar e consequentemente a partir,se em varios pedaços.por isso vinha aqui pedir ajuda para esolver este problema. obrigado
    • r.v
    • 5 abril 2015 editado

     # 2

    deveria ter passado com um cilindro por cima, ou um vibrador de calçada .devia ter feito massa muito liquida e deitava por cima,deixava secar ai umas duas horas e depois com uma maquina de pressão fazia a lavagem.esse processo de deitar a mistura em seco e depois regar nao resulta. parte tudo e nasce sempre ervas
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  2.  # 3

    Sempre li nos "manuais" de boa prática de aplicação de calçada, que o rejuntamento deve ser efectuado com areia fina e/ou pó de pedra. sendo que para melhorar a durabilidade, se acrescenta um pouquinho de cimento... ou seja uma mistura pobre. Depois deve-se regar com cuidado de forma a não haver erosão e separação entre a areia e o ligante. repetir o processo até estabilizar.
    • r.v
    • 5 abril 2015

     # 4

    sim,a areia déve ser o mais fina possivel. mas para andar peso em cima é a melhor fórma de executar é como eu disse.
  3.  # 5

    qualquer calçada, deve, antes de ser executada, ter o solo devidamente compactado, durante a execução ser devidamente e convenientemente "batida". Depois/ durante o rejuntamento, mais uma vez, convenientemente batida.

    Placas vibratórias em calçada à portuguesa, não é muito saudável.
  4.  # 6

    Quero agradecer a todos as sugestões que fizeram. Vou fazer uma experiência , que é limpar as juntas muito bem, fazer uma massa de areia e cimento muito liquida, tal como propôs o amigo r.v. Só não compreendo quando diz que depois de deixar secar aí umas duas horas, deve-se lavar com a maquina de pressão! Eu acho que depois desse tempo o cimento está agarrado ás pedras e por isso não se consegue lavar. Penso fazer é depois de algum tempo de preencher as juntas, limpar as pedras com uma esponja molhada.
  5.  # 7

    Colocado por: nazareSó não compreendo quando diz que depois de deixar secar aí umas duas horas, deve-se lavar com a maquina de pressão

    É para limpar novamente a massa que colocou nas juntas !!!!

    Colocado por: nazarePenso fazer é depois de algum tempo de preencher as juntas, limpar as pedras com uma esponja molhada.

    Nunca vai conseguir lavar as pedras e vai ficar uma borrada.
    • r.v
    • 10 abril 2015

     # 8

    nessas duas horas a massa vai ficar um pouco dura.pega na maquina com a ponteira um pouco deitada e voçe vai ver como fica 5*****.se não deixar a massa secar vai sair toda fóra.com a esponja esqueça,vai adormeçer,não vai sair do sitio.
    Concordam com este comentário: Idalio
  6.  # 9

    Aconselho a massa líquida.

    O "traço" (areia fina com cimento) mais tarde ou mais cedo vai acabar por apodrecer pois a água não vai chegar a todo o lado mesmo que seja bem regado.

    Enquanto estudante, durante as minha "férias" trabalhei durante muito tempo neste duro ofício e deixou-se de utilizar este método pelo motivo que mencionei atrás.

    Mais tarde começou-se a utilizar a massa líquida, sendo a calçada imediatamente batida e limpa à mangueirada. Não é preciso nenhum jacto.
  7.  # 10

    Que quantidades se usa?
  8.  # 11

    Colocado por: MarcosteixeiraQue quantidades se usa?


    Para??????
  9.  # 12

    Quantidades de cinento e areia se usa para fazer uma massa líquida para encher as juntas da calçada?
  10.  # 13

    é somente, cimento + agua....
    •  
      omega
    • 31 agosto 2016 editado

     # 14

    e areia
    depois, pode ser goma ou a seco
    e se for cubo de 11 é um tipo de areia e se for de 5 é outro
  11.  # 15

    Colocado por: MarcosteixeiraQuantidades de cinento e areia se usa para fazer uma massa líquida para encher as juntas da calçada?

    A goma para encher as juntas, faz-se com areia fina e cimento 2:1, agora não faça como quem iniciou esta discussão que aplicou goma por cima da junta já existente , assim é claro que estala tudo pois a espessura é reduzida não ha hipótese.
    Concordam com este comentário: omega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  12.  # 16

    Agradecia que me esclarecessem o seguinte: quando aqui se refere que para preencher as juntas, essa operação se faz com areia fina, a que tipo de areia se referem? Será areia do tejo crivada ou areia amarela que se costuma usar para reboco, ou outro tipo de areia?
 
0.0177 seg. NEW