Iniciar sessão ou registar-se
    • Motar
    • 6 abril 2015 editado

     # 1

    Bom dia
    Estou em dúvida entre estes dois termoacumuladores:
    Orima ORZF 80 Y 6: capacidade 80 L
    Ariston Shape Premium 100 L

    A minha preferência vai para o Ariston mas tenho receio que não caiba no espaço disponível.
    O Ariston tem 93 cm de altura e eu tenho disponível 99 cm.

    Será que é seguro ligar diretamente ao termoacumulador bichas flexíveis e instalar a válvula de segurança a seguir para poupar espaço debaixo do termo-acumulador?
    Como o termoacumulador é para ir ligar ao sitio aonde estava o esquentador (+-4 metros), será seguro colocar aí a valvula de segurança?

    Nota: Agradeço que as respostas sejam focadas no termoacumulador, a instalação de qualquer outro tipo de equipamento está totalmente fora de questão.
    • eu
    • 6 abril 2015

     # 2

    Colocado por: MotarSerá que é seguro ligar diretamente ao termoacumulador bichas flexíveis e instalar a válvula de segurança a seguir para poupar espaço debaixo do termo-acumulador?
    Como o termoacumulador é para ir ligar ao sitio aonde estava o esquentador (+-4 metros), será seguro colocar aí a valvula de segurança?

    Opinião de leigo: se for a válvula de pressão, sim, claro que a pode instalar mais à frente no circuito, desde que garanta que esse circuito não pode ser interrompido por nada até à válvula.

    Bichas flexíveis? Atenção à pressão que elas suportam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Motar
  1.  # 3

    Vou fazer cerca de 4 metros em instalação exterior, qual o tubo que aconselham (PEX ou Multicamada)?
    Existem braçadeiras próprias para fixar o tudo com isolamento exterior?
    Existem joelhos com pater duplos (quente e fria)?
  2.  # 4

    Colocado por: MotarVou fazer cerca de 4 metros em instalação exterior, qual o tubo que aconselham (PEX ou Multicamada)?
    multicamada



    Colocado por: MotarExistem braçadeiras próprias para fixar o tudo com isolamento exterior?
    sim

    Colocado por: MotarExistem joelhos com pater duplos (quente e fria)?
    para?
    • Motar
    • 13 abril 2015 editado

     # 5

    Colocado por: Sergio Rodriguespara?

    Como é para ficar um ao lado do outro o ideal era pessa única evitava fazer tantos furos para fixar (de 6 poderia passar para 4), e de certeza que ficavam nivelados.
    • Motar
    • 28 abril 2015 editado

     # 6

    Apesar de haver muitas opiniões neste forum sobre qual a capacidade adequada, a verdade é que muitas delas divergem, daí antes de ter comprado decidi fazer o calculo teórico para escolher a capacidade correta.
    Optei pelo Ariston de 100 L com as características em anexo.
    Agora que já instalei e testei, concluo que o calculo teórico não difere muito da realidade.
    O calculo teórico deu 14 minutos e na prática deu para aproximadamente 15 minutos.
    Junto anexo ficheiro excel para calculo teórico para quem pretenda utilizar por sua conta e risco para aquisição de termoacumulador, ou para quem já tenha e queira testar e partilhar a sua opinião.
    Para aquisição devem ser introduzidas as características de inverno que é a situação mais desfavorável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0070 seg. NEW