Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 20 abril 2015

     # 61

    Colocado por: goliverE se e qd um eletrodoméstico for devolvido, passa a ser linha b e tem de estar identificado como tal na loja, para não falar do facto da maioria das lojas não ter linha b nas instalações convenconais de retalho.

    Hmmmmmm... é, devia ser assim.
    Mas, não é.

    Por alguma razão a lista de produtos possíveis de devolver em 30 dias nas grandes superfícies diminuiu bastante nos últimos anos.
    E as condições para o fazer são bem mais exigentes que antes.
    A única superfície que ainda mantém esta política de aceitar quase tudo é a FNAC e, mesmo assim:

    A devolução de artigos deverá respeitar as seguintes condições:

    » Restituição dos artigos em bom estado (em condições de venda), com embalagem original e acompanhados do respectivo talão de caixa ou factura.

    http://www.fnac.pt/Localization/pt-PT/Help/TrocasOnline.aspx

    Sublinhado e bold meu.
  1.  # 62

    Colocado por: MikeMelga

    O artigo ao ser vendido é vendido como novo ou usado. Se comprar como novo e for usado... reclama e devolvem-lhe o dinheiro.



    Conforme escrevi em cima e você não leu, se não funciona reclama e devolvem-lhe o dinheiro. Qual é a parte que não percebe?





    Ó homem... eu não estou aqui a vender nada. Se consigo isso não funciona, há uma solução para si que funciona a 100%:não compre online!Vai ver que resolve todos os seus problemas e até dorme melhor de noite.


    Será que dá para perceber, pela minha intervenção, que o que está em causa é o risco - assumido - de comprar eletrodomésticos pela net sabendo-se por um lado, que pode fazer um negócio mais barato, mas tb sabendo-se por outro lado, que pode ser um grande fiasco e se a coisa correr mal, corre mesmo mal. Por outro lado, a logística de devolver um eletrodoméstico para o estrangeiro, para além de ser cara, é também um grande transtorno. Não lhe vou perguntar qual é a parte que não percebe - não o tomo como uma criança - mas parece-me que tem dificuldades em perceber o cerne da questão. Não é a mesma coisa comprar uma peça de roupa ou um eletrodoméstico pela net.

    É precisamente por isso que não compro esse tipo de produto pela net, porque se estiver atento a várias intervenções que já tive neste fórum, houve já várias coisas que mandei vir por essa via e que compensaram.
  2.  # 63

    Colocado por: goliverCompra-se um eletrodoméstico pela net, por exemplo um frigo, e manda-se vir. Depois o aparelho não funciona e devolve-se à proveniência, com os custos e logística inerentes à devolução de uma peça de grande porte.

    Sim. Tão simples quanto o objecto não estar em condições e a devolução ser à custa do vendedor.

    Colocado por: goliverSe fosse tão simples como "reclama e é ressarcido do valor gasto pelo seguro do ebay" era certinho que não haveria, a esta hora, lojas abertas que fizessem frente a esses negócios online.

    Por alguma razão muitas já fecharam e outras vão a caminho. Os negócios online têm cada vez mais peso, só não tendo mais em Portugal porque a maioria continua com medo da própria sombra. O mundo vai um pouco além das fronteiras delineadas no mapa de Portugal.
    É a pura das verdades, seja FNAC, Worten, Box etc, as que ainda garantem este benefício ao consumidor, aquando da devolução, o artigo volta para linha A. CAso não esteja na condição de venda, não o recebem.

    Colocado por: goliverNão é inteiramente verdade o que diz acerca das lojas voltarem a pôr no mercado, eletrodomésticos que foram devolvidos pelos clientes.


    Colocado por: goliverAntes de mais, nenhuma loja aceita um artigo deste tipo só porque sim.

    Têm as condições afixadas e é só seguir, tal como em outro qualquer negócio.



    Colocado por: goliverPor isso, a sua pergunta não faz sentido nenhum, já que qd eu faço compras numa loja física não pergunto rigorosamente nada porque não estou à espera que os artigos aí à venda não estejam em conformidade com o que deve ser.

    Não era uma pergunta minha mas uma questão levantada por si. Tal como num negócio presencial em que verifica as condições do artigo que pretende, online verifica tal e qual essas características. E tal como numa loja física, se tem dúvidas quanto às características do aparelho, você questiona o funcionário e ele responde. Online é o mesmo, questiona e ele responde. Se não fica satisfeito não compra, seja onde for.

    Colocado por: goliverSerá que dá para perceber, pela minha intervenção, que o que está em causa é o risco - assumido - de comprar eletrodomésticos pela net sabendo-se por um lado, que pode fazer um negócio mais barato, mas tb sabendo-se por outro lado, que pode ser um grande fiasco e se a coisa correr mal, corre mesmo mal.

    Corre mal como em outro lado qualquer. Esse risco resume-se a desconhecimento, que eu percebo pois no início também achava o mesmo.



    Colocado por: goliverPor outro lado, a logística de devolver um eletrodoméstico para o estrangeiro, para além de ser cara, é também um grande transtorno. Não lhe vou perguntar qual é a parte que não percebe - não o tomo como uma criança - mas parece-me que tem dificuldades em perceber o cerne da questão. Não é a mesma coisa comprar uma peça de roupa ou um eletrodoméstico pela net.

    Então eu vou dizer-lhe que já comprei vários objectos de grande porte vindo de fora. E não vejo grande problema pois vieram ter à minha porta. E caso tivesse que os devolver, era a partir da minha porta. Não vejo a dificuldade. E até já comprei um 4x4 no ebay.co.uk para peças. Este fui buscá-lo.

    Comprei uma motherboard há quase 8 anos. Quando chegou estava DOA (dead on arrival). Reclamei, o indivíduo queixou-se que tinha sido eu a danificar a placa (tal como acontece em tanta loja de artigos electrónicos que não gostam de se responsabilizar pelos produtos vendidos às peças) e o ebay interveio e foi-me devolvido o dinheiro. O indivíduo não enviou dinheiro para a devolução da placa e fiquei com a placa lá por casa. Acabei por dá-la a um amigo que gosta de brincar com solda :)


    Dou-lhe como exemplo mais um negócio que acompanhei pelo ebay.com de um amigo meu Austriaco que comprou um Porsche 911 de 67 ou 68. Eu ajudei-o pois ele não tinha compras suficientes no ebay para poder licitar (sistema de classificação de ebay para demonstrar se os clientes são bons ou não e neste caso exigido pelo vendedor). O cartão de crédito foi o dele pois o meu não tinha crédito para tal :)
    Colocou as questões que pretendia, o vendedor activou um seguro extra (por causa do valor do carro) exigido por norma por quem faz compras de tal valor (eu desconhecia pois raramente ultrapasso os 1000 euros) e fez a compra. O carro foi enviado por Roterdão para não pagar um balúrdio de impostos e transportado para a Áustria. Somente aí lhe pôs a vista em cima. Tudo foi tratado online.

    Como vê, o risco existe para quem não percebe ou não quer perceber. Quantos e quantos casos de negócios presenciais em lojas físicas em que você tem de recorrer a julgados de paz ou tribunal para resolver a sua situação? Inúmeros...

    Lamento a extensão da resposta mas gostava que percebessem que um negócio online tem tanto para correr mal como um negócio presencial (e atenção, estou a falar do ebay, não de comprar em tudo o que é página de vendas à distância). Não são um bicho de sete cabeças. E se não gostam ou nunca experimentaram, não comprem. Mas não denigram o que não conhecem!
    Concordam com este comentário: tiyxu, Joao Dias, Tyrande
  3.  # 64

    Subscrevo o que o Trekker disse.

    De qualquer forma, se é a vossa primeira experiência a comprar online, sugiro que vão com calma. O e-bay mostra-se bastante confiável, mas não é o único! Se quiserem fazer uma compra por determinado site que não o e-bay tentem fazer uma pesquisa primeiro, vejam o feedback que o site tem. Eu sinceramente não acho que nenhum bicho de 7 cabeças...
  4.  # 65

    Comecem com produtos de baixos valores até perceber como funciona aquilo, pelo menos comigo resultou, comecei com uns fones, depois uns óculos de sol para um amigo, uma capa para o tablet, uns relógios......... Até agora tudo sem problemas! É preciso é cuidado com o que vem de fora do EEE(Que ultrapasse 25€....)!
    • Cosme
    • 20 abril 2015 editado

     # 66

    Sempre ouvi dizer que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Eu jamais compraria objetos de valor superior a 250€ online, mas cada um sabe de si. Eu por mim prefiro pagar mais mas saber onde está a loja. Aliás se comprar numa loja, o pagamento é sempre depois do produto entregue e instalado. Se à chegada estiver danificado, o mesmo camião que o trás, volta a leva-lo sem que o cheque tenha saído sequer das minhas mãos.
    •  
      omega
    • 20 abril 2015 editado

     # 67

    eu tambem sou grande adepto do online.
    já fiz centenas de compras online, até hoje tudo correu bem.
    então se uma loja aceita paypal e tiver o artigo que quero, nem hesito.
    ainda ha pouco tempo fiz uma compra de uns artigos no valor de 2000€ a loja só enviou metade dos artigos por não ter em stock e não me garantir data de reposição, pedi que me devolvessem o montante restante, devolveram de imediato (a loja era na Alemanha).
    desde que a loja seja de confiança, não tenho receios.
    compras de grande valor, só compro dentro da UE, isto por causa dos impostos.
    pequenos valores, é onde encontrar.
    já não me lembro de ir a uma sapataria comprar uns sapatos por exemplo.
    além do mais, se o produto for novo, em caso de avaria é so contactar o representante em Portugal, se houver. por norma não levantam problemas nenhuns pois as garantias são europeias.
    produtos usados, já é outra cantiga, convém ver o histórico do vendedor

    quanto a OLX, detesto.
    deviam implementar um sistema de feedback, mas não parecem interessados nisso.
    o coisas é porreiro como site, mas a oferta de produtos é muito fraca, mas já la comprei umas coisitas pequenas
    Concordam com este comentário: tiyxu
  5.  # 68

    Eh pá calma aí... Eu também sou um adepto do comércio online, agora sapatos é coisa que jamais compraria online, tenho de experimentar na loja e dar uns passos primeiro na loja para experimentar os mesmos.



    Colocado por: omegaeu tambem sou grande adepto do online.
    já fiz centenas de compras online, até hoje tudo correu bem.
    então se uma loja aceita paypal e tiver o artigo que quero, nem hesito.
    ainda ha pouco tempo fiz uma compra de uns artigos no valor de 2000€ a loja só enviou metade dos artigos por não ter em stock e não me garantir data de reposição, pedi que me devolvessem o montante restante, devolveram de imediato (a loja era na Alemanha).
    desde que a loja seja de confiança, não tenho receios.
    compras de grande valor, só compro dentro da UE, isto por causa dos impostos.
    pequenos valores, é onde encontrar.
    já não me lembro de ir a uma sapataria comprar uns sapatos por exemplo.
    além do mais, se o produto for novo, em caso de avaria é so contactar o representante em Portugal, se houver. por norma não levantam problemas nenhuns pois as garantias são europeias.
    produtos usados, já é outra cantiga, convém ver o histórico do vendedor

    quanto a OLX, detesto.
    deviam implementar um sistema de feedback, mas não parecem interessados nisso.
    o coisas é porreiro como site, mas a oferta de produtos é muito fraca, mas já la comprei umas coisitas pequenas
  6.  # 69

    a mim os sapatos não me faz confusão nenhuma,
    costumo comprar praticamente sempre as mesmas marcas, logo o produto não difere muito :)

    já calças, recuso-me a comprar on-line, essas tenho mesmo de as vestir primeiro :)
    cada maluco com a sua panca
    Concordam com este comentário: tiyxu
  7.  # 70

    Colocado por: omegaa mim os sapatos não me faz confusão nenhuma,
    costumo comprar praticamente sempre as mesmas marcas, logo o produto não difere muito :)

    Que lojas(sites) online costuma usar? Tenho andado a ver replicas que um amigo meu manda vir, aquilo é quase a mesma m... que os originais(só que muito mais baratos)!
  8.  # 71

    Colocado por: treker666
    Sim. Tão simples quanto o objecto não estar em condições e a devolução ser à custa do vendedor.

    Por alguma razão muitas já fecharam e outras vão a caminho. Os negócios online têm cada vez mais peso, só não tendo mais em Portugal porque a maioria continua com medo da própria sombra. O mundo vai um pouco além das fronteiras delineadas no mapa de Portugal.
    É a pura das verdades, seja FNAC, Worten, Box etc, as que ainda garantem este benefício ao consumidor, aquando da devolução, o artigo volta para linha A. CAso não esteja na condição de venda, não o recebem.

    Têm as condições afixadas e é só seguir, tal como em outro qualquer negócio.

    Não era uma pergunta minha mas uma questão levantada por si. Tal como num negócio presencial em que verifica as condições do artigo que pretende, online verifica tal e qual essas características. E tal como numa loja física, se tem dúvidas quanto às características do aparelho, você questiona o funcionário e ele responde. Online é o mesmo, questiona e ele responde. Se não fica satisfeito não compra, seja onde for.

    Corre mal como em outro lado qualquer. Esse risco resume-se a desconhecimento, que eu percebo pois no início também achava o mesmo.

    Então eu vou dizer-lhe que já comprei vários objectos de grande porte vindo de fora. E não vejo grande problema pois vieram ter à minha porta. E caso tivesse que os devolver, era a partir da minha porta. Não vejo a dificuldade. E até já comprei um 4x4 no ebay.co.uk para peças. Este fui buscá-lo.

    Comprei uma motherboard há quase 8 anos. Quando chegou estava DOA (dead on arrival). Reclamei, o indivíduo queixou-se que tinha sido eu a danificar a placa (tal como acontece em tanta loja de artigos electrónicos que não gostam de se responsabilizar pelos produtos vendidos às peças) e o ebay interveio e foi-me devolvido o dinheiro. O indivíduo não enviou dinheiro para a devolução da placa e fiquei com a placa lá por casa. Acabei por dá-la a um amigo que gosta de brincar com solda :)

    Dou-lhe como exemplo mais um negócio que acompanhei pelo ebay.com de um amigo meu Austriaco que comprou um Porsche 911 de 67 ou 68. Eu ajudei-o pois ele não tinha compras suficientes no ebay para poder licitar (sistema de classificação de ebay para demonstrar se os clientes são bons ou não e neste caso exigido pelo vendedor). O cartão de crédito foi o dele pois o meu não tinha crédito para tal :)
    Colocou as questões que pretendia, o vendedor activou um seguro extra (por causa do valor do carro) exigido por norma por quem faz compras de tal valor (eu desconhecia pois raramente ultrapasso os 1000 euros) e fez a compra. O carro foi enviado por Roterdão para não pagar um balúrdio de impostos e transportado para a Áustria. Somente aí lhe pôs a vista em cima. Tudo foi tratado online.

    Como vê, o risco existe para quem não percebe ou não quer perceber. Quantos e quantos casos de negócios presenciais em lojas físicas em que você tem de recorrer a julgados de paz ou tribunal para resolver a sua situação? Inúmeros...

    Lamento a extensão da resposta mas gostava que percebessem que um negócio online tem tanto para correr mal como um negócio presencial (e atenção, estou a falar do ebay, não de comprar em tudo o que é página de vendas à distância). Não são um bicho de sete cabeças. E se não gostam ou nunca experimentaram, não comprem. Mas não denigram o que não conhecem!
    Concordam com este comentário:Tyrande


    Lamento mas essa do custo de devolução ser à conta do vendedor, nunca apanhei. Como disse anteriormente, compras online já fiz muitas e ainda hoje recebi duas encomendas feitas na net que, caso tivesse de devolver, os custos seriam por minha conta. Todos os negócios que fiz, tinham esta característica. Assumi o risco e não compensou em todos pois em duas ocasiões tive de devolver os artigos e paguei a devolução do meu bolso.

    As lojas como a Worten tem uma vantagem mensurável para o cliente comum que é a assistência: se comprou na Worten um lcd da Sony, são eles que tratam disso, e faz sentido que assim seja. Se for preciso até vêm buscar o eletrodomestico a casa e trazem-no de volta. Isto nenhuma loja online consegue fazer e como é um factor crítico de sucesso, permitem ganhar vantagem comparativa. Este tipo de experiência tem muito peso no retalho e é muito valorizado pelo cliente comum.

    Outro exemplo vê-se no retalho de vestuário. Ou se compram as calças da marca X pq já sabemos qual o modelo e o nº ou então é uma experiência que nunca vai resultar a 100%. Com o calçado é mais fácil acertar pq os nºs são universais apesar de algumas variações de marca para marca. Eu mando vir todos os meus ténis do UK e chego a poupar 80% caso comprasse em PT, com a vantagem de alguns nem sequer se venderem cá

    Consegue perceber que numa loja física estamos a ver o produto e numa loja online não é tão liquido quanto isso? Na maior parte das compras online que fiz, dei sempre conta de pormenores que, por serem omissos nas fotos, me deixaram de pé atrás. Isto não acontece quando tem o artigo mesmo à sua frente. Portanto e concluindo, é claro que a experiência de compra online é completamente diferente. E por ser uma experiência completamente diferente, o risco é bastante maior.

    Isto para dizer que as compras online não são todas brancas nem todas pretas e para algumas coisas vale bem a pena, mas para outras o risco é demasiado alto para avançar. É a minha opinião, baseada na minha experiência, e cada um faz a gestão do risco de acordo com o seu perfil. Por isso é que eu não sou gajo para ir buscar um carro ao estrangeiro, muito menos para comprar uma viatura no ebay.

    Mas há uma coisa que quero deixar claro: o negocio presencial pode correr mal à posteriori, mas o cliente sabe exctamente o que está a comprar. Online, não é bem assim.
  9.  # 72

    Já não vou a uma loja fisíca comprar roupa e calçado há algum tempo. Compro online uma marca que já uso há muitos anos e, como tal, já a conheço bem. Quando não gosto ou não me serve troco ou devolvo a custos 0. A marca assume essa despesa. Gosto de comprar online a preços mais baixos do que nas lojas.
  10.  # 73

    descobri a uns tempos loja de perfumes online (para elas então é uma perdição que 80% das coisas são para mulher, cremes e afins). fapex.pt (embora seja .pt, os produtos não vêm de portugal).
    •  
      omega
    • 21 abril 2015 editado

     # 74

    calçado gosto desta http://www.schuh.eu/
    antes comprava muita coisa na javari, mas agora pertence a amazon e o site deles desapareceu, o que é uma pena, porque na amazon a organização não é a mesma.
    mas tambem compro na spartoo ou outras, é conforme o que vou procurando e onde encontro

    ktm333, a replica por mais parecida que pareça, é sempre replica, esqueça isso.
    compre um original e uma replica, ponha-os lado a lado e veja a diferença, assim pode ter noção mais correcta das diferenças.
    arranja-se bom calçado a bom preço na net, não há necessidade de comprar candonguices
  11.  # 75

    Ha com cada pechincha...
      Screenshot_2015-04-22-23-00-52.png
      Screenshot_2015-04-22-23-00-32.png
    • ktm333
    • 25 abril 2015 editado

     # 76

    .
      453180773_1x.jpg
  12.  # 77

    Colcha barata! Isso é cerca de 2.500€/m2

    Levo duas!
  13.  # 78

    Colocado por: MikeMelgaColcha barata! Isso é cerca de 2.500€/m2

    Levo duas!
    lol tambem quero , quando receber de gorjeta 500€ por 1 kg de nabos + meia duzia de couves lol
  14.  # 79

    Colocado por: MikeMelgaColcha barata! Isso é cerca de 2.500€/m2

    Levo duas!

    Nem é das mais caras! Esta lá uma por 18.000€!
    Concordo que é antiga, e deu (muito)trabalho, se fosse assim, estava rico!
    Está outra idêntica por 1500€, já acho um valor mais justo, ainda assim, não comprava..
  15.  # 80

    Ele há gente sem cabeça. Pôr um artigo deste à venda num site de quinquilharia só desvaloriza o artigo. Quem poem artigos de "luxo" à venda num site deste está a transmitir a mensagem de que está desesperado por fazer dinheiro. Pelo menos é assim que eu interpreto as coisas. Se depois de ver este artigo escarrapachado no OLX a pedirem valores destes, se estivesse interessado, não oferecia mais de 1/10 do que pedem, pois já sabia que o vendedor está desesperado.
 
0.0489 seg. NEW