Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos..

    Depois de muito pesquisar e concluir que neste fórum encontramos resposta para muitas das nossas questões (no meu caso são imensas) .. decidi inscrever-me e tentar partilhar um pouco da minha experiência na construção da moradia..

    Não fiquem entusiasmados .. não tenho respostas às vossas questões, ainda não tenho fotos, projecto final, resposta a orçamentos etc etc ..

    Ainda estou numa fase muito (mas mesmo muito) inicial mas posso adiantar-vos que a ideia é construir uma moradia, R/C e piso 1 com uma àrea de 180m2, moradia estilo tradicional, simples. (assim muito por alto já me foi dito por um empreiteiro que a obra não fica em menos de 800m2, isto sem contar com imensa coisa que nada tem de irrelevante)

    A minha questão é a seguinte: Que tipo de assuntos são discutidos com o arquicteto?

    Isto porque eu própria elaborei a planta e depois do arquictecto fazer as alterações devidas (até para respeitar a àrea máxima de construção permitida), apenas discutiu connosco alguns pormenores (localização da garagem, telhado com 4 frentes, localização do fogão e pouco mais)

    Estou um pouco confusa porque se a ideia é ele colocar o projecto para aprovação na camara, esse projecto não terá que ter todos os pormenores decididos? exemplos: Se queremos termoacumulador/esquentador, se queremos AC ou recuperador de calor com ligação ao andar de cima; tipo de estores etc etc..

    Amanhã temos reunião com o arquicteto para trabalhar os pormenores que faltam, eu tenho é receio que algo não seja disutido e que depois já seja tarde de mais..

    Se calhar estou a precipitar-me e as coisas levam o seu tempo, mas começo a desesperar porque o arquicteto não dá notícias e ficamos sem saber de que é que ele estara à espera ..

    Só espero que com os conhecimentos que o arquicteto tem na camara, seja rápida a aprovação ou ainda tenho um ataque de ansiedade .. :)

    Cumprimentos ..
  2.  # 2

    se está nessa fase tão inicial, mas já tem desenhos, pode e deve metê-los aqui no forum para serem apreciados / discutidos / melhorados...
    sem identificar o Arquitecto claro.

    quanto a duvidas, nesta fase inicial deve ficar decidido o máximo de coisas que tenham a ver com a Arquitectura da Casa, embora pode e deve aprofundar também alguns aspectos relacionados com as várias especialidades, pois podem interferir com a Arquitectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  3.  # 3

    Colocado por: pokaontasIsto porque eu própria elaborei a planta e depois do arquictecto fazer as alterações devidas (até para respeitar a àrea máxima de construção permitida), apenas discutiu connosco alguns pormenores (localização da garagem, telhado com 4 frentes, localização do fogão e pouco mais)


    porque não deu liberdade ao arquitecto de projectar a casa. ele até podia sair com uma planta diferente da sua que até gostasse mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  4.  # 4

    Colocado por: pokaontase depois do arquictecto fazer as alterações devidas

    Alterou muita coisa, ou deu só um arranjinho na sua planta.

    Colocado por: pokaontasSe queremos termoacumulador/esquentador, se queremos AC ou recuperador de calor com ligação ao andar de cima

    Só interessa definir o sistema de aquecimento de água quente, que deve ser definido antes do projecto da térmica.

    Porque é que não coloca todas as dúvidas que tem ao arquitecto? mesmo que ache que são disparatadas, pergunte.
    Concordam com este comentário: A/C Casa, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  5.  # 5

    muito obrigada pelas respostas ..

    O arquitecto inicialmente fez uma planta com as divisões que nós pretendiamos, no entanto, não gostei das àreas e da disposição. O que fiz foi, dessa planta, ou seja, dessa estrutura, elaborei uma de acordo com os nossos gostos e necessidades .. basicamente o arquicteto não alterou grande coisa..

    Amanhã colocarei aqui a planta (não sei se ainda terei para lá a planta inicial mas se tiver coloco as duas) para que possam ter uma ideia..tenho mesmo que colocar todas as dúvidas, mesmo que disparatas ;)

    Uma coisa que achei engraçada foi o facto do empreiteiro ter falado num valor completamente às cegas (ainda não tenho o projecto, o Senhor não sabe que materiais quero usar etc) e apenas baseado nos m2 da casa, me fala num valor nunca a baixo dos 800m2.. ok ao menos não me iludo, no entanto, acho que é precipitado.
  6.  # 6

    correção 800€ m2
  7.  # 7

    o empreiteiro não está a orçamentar, está apenas a dar um valor de referencia nunca abaixo dos 800€ m2 (pressumo que já com IVA), o que não invalide que possa ser superior :-D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  8.  # 8

    Ok exacto .. mas como já li aqui que é muito relativo isto de dizermos que é X€ /m2 achei que não tinha muito fundamento :)

    Sim sim o valor é já com IVA .. pois a tendência geral é que o valor nunca é abaixo e sempre um pouco acima daquilo que inicialmente está previsto..

    Mas nesse aspecto sei exatamente o meu limite orçamental e tenho que ter tudo muito bem planeado..
  9.  # 9

    Se não gostou da primeira abordagem do arquitecto, porque não procura outro profissional? É um elemento importantíssimo para que projecte/construa uma coisa coerente e enquadrada.
  10.  # 10

    Aliás é com o arquitecto que deve discutir tudo. Tudo mesmo, desde a arquitectura geral da casa, até ao puxador da porta. Tem de ir aos detalhes todos. O arquitecto será mesmo fundamental
  11.  # 11

    Colocado por: UpflatAliás é com o arquitecto que deve discutir tudo. Tudo mesmo, desde a arquitectura geral da casa, até ao puxador da porta. Tem de ir aos detalhes todos. O arquitecto será mesmo fundamental

    O Ideal seria ter uma ou mais reuniões com todos os técnicos da equipa projectista.
  12.  # 12

    Cabe ao Arquitecto discutir esses pormenores todos... Servir de interlocutor com a restante equipa projectista. Também não é menos verdade que existem muitos colegas que não dominam e/ou têm interesse por questões técnicas.
    Aqui , aos meus clientes, faço questão de abordar todas as questões e pormenores relevantes ou não... Qualquer reunião de trabalho prolonga-se sempre por mais de 2 horas...
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasndência geral é q
    pois... mas nem todos serão assim infelizmente
  14.  # 14

    Depende também do que foi contratualizado. Não se pode comer camarão a preço de tremoço...
  15.  # 15

    Eu mudava de arquitecto.

    O arquitecto já desenhou a sua casa e pelo que me apercebo mal conversaram.

    Antes do arquitecto rabiscar o que quer que seja tem de conhecer bem os seus clientes, o que querem de uma casa, como querem, como é o terreno, a envolvente, etc...

    O arquitecto deve ter várias reuniões com os clientes, ir ao local, verificar PDM e só depois fazer uns riscos!!!

    Pelo que conta parece que andou tudo ao contrário a não ser que queira pagar 1000 euritos pelo projecto.
  16.  # 16

    Colocado por: Rafael FortesDepende também do que foi contratualizado. Não se pode comer camarão a preço de tremoço...


    Certo.. mas há coisas que tem sempre de ser discutidas, não indo ao pormenor dos puxadores.. mas propor as soluções construtivas e equipamentos essenciais... tem sempre!!! ( ou deverá sempre)

    discutir como será o aquecimento/ arrefecimento... a questão das aguas quentes sanitárias, as protecções de envidraçados... interiores exteriores, como e porquê... a solução construtiva de paredes, tectos, coberturas, pavimentos.. etc... Vantagens e desvantagens.

    Projectar tendo em consideração um tecto máximo de custo de construção...
    etc...
    Concordam com este comentário: Upflat
  17.  # 17

    Desde já uma muito boa tarde a todos e obrigada pelos comentários :)

    Já me reuni hoje com o arquitecto e penso terem sido discutidos todos os pormenores essenciais para esta fase..

    O arquicteto é conhecido do meu sogro (já lhe projectou umas quantas casas há uns anos atrás pelo que já sabe o que nós pretendemos no geral) pelo que a questão de mudarmos de arquicteto está fora de questão (obrigada na mesma pela sugestão)

    Antes de fazer a planta inicial (sobre a qual eu própria modifiquei algumas coisas), dirigiu-se ao local,tirou medidas, verificou o terreno e fez a planta de acordo com o exigido..

    Já está decido como serão os acabamentos da parte exterior, que material será colocado à volta da casa, tipo de vidros, estores (ainda não sabemos se iremos meter electricos mas já ficará pronto para que num futuro nao haja a necessidade de se partir nada) e aquecimento. a respeito da solução construtiva de paredes, tectos, coberturas, pavimentos.. etc.. (mencionado pelo Pedro Barradas) é que não foi nada falado, apenas é do conhecimento dele que queremos uma casa com bons isolamentos e sem necessidade de termos ar condicionado nas divisões ( iremos optar por um recuperador de calor, com ligação para o piso superior) .. mas também não vos posso garantir que o meu sogro não tenho acertado outros pormenores

    Em relação ao projecto, falou-me que seria rápida a sua aprovação ( falou-nos em qualquer coisa como projecto CP, se não estou a dizer nenhum disparate),por se tratar de um projecto diferente e que só em caso de imbirrarem com alguma coisa é que poderá ser demorado..

    Esta semana a planta/projecto (nao sei o que lhe chamar) segue para o engenheiro, ao fim de três semanas será colocado na camara e daqui a um mês poderei começar a pedir orçamentos..

    A planta que irei anexar já sofreu algumas alterações (a planta que hoje me mostrou tem uma parte à volta do terreno que tem a ver com questões que não domino), no entanto, ficam apenas com uma ideia :)
  18.  # 18

    em que zona do país vai construir?
  19.  # 19

    em Sintra :)
  20.  # 20

    aqui vai a planta
 
0.0257 seg. NEW