Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 27 julho 2015 editado

     # 1

    Muito interessante: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/o-mito-do-colesterol-1703151?frm=pop

    Recomendo a leitura, pois este artigo abre a porta a uma reflexão mais geral muito pertinente: devemos confiar cegamente na medicina?
  1.  # 2

    Colesterol, o meu problema! Sempre níveis acima dos normais.
  2.  # 3

    Colocado por: eudevemos confiar cegamente na medicina?


    Não deves confiar cegamente em nada. No entanto há indícios muito fortes que não vale a pena gastar muita energia a desconfiar de opiniões de determinados grupos já que a percentagem de erros é muito baixa. Se desconfiares de alguma coisa, investiga.

    Há imensos estudos científicos sobre o efeito de níveis elevados de colesterol no organismo. Não é só um estudo, são muitos. E a muitos estudos que tiram a mesma conclusão chama-se ciência. A ciência tem mais que provas dadas que funciona (não confundir ciência com "conclusões de UM estudo" publicado numa qualquer revista online. É preciso haver revisão do estudo por pares.

    Uma procura no google deu-me logo isto: http://aventar.eu/2014/10/09/manuel-pinto-coelho-um-perigo-para-a-saude-publica/
    • eu
    • 28 julho 2015 editado

     # 4

    Colocado por: danobregaUma procura no google deu-me logo isto:http://aventar.eu/2014/10/09/manuel-pinto-coelho-um-perigo-para-a-saude-publica/

    Concordo com a maior parte do que escreveste, exceto esta parte, que é claramente: https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

    Nota: não precisas de me explicar como funciona a ciência. A pergunta que deixei não é uma pergunta pessoal, é uma provocação para iniciar a discussão.
  3.  # 5

    a medicina é um negocio..... é so o que tenho a dizer! e como todo e qualquer negocio é preciso mante-lo......
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4.  # 6

    Já não é a primeira vez que leio artigos a colocar em causa o mito do colesterol.
  5.  # 7

    Colocado por: Rui A. B.Já não é a primeira vez que leio artigos a colocar em causa o mito do colesterol.


    é natural, são artigos que "vendem" muito, que é o que interessa.
    como já disseram acima, não podemos acreditar em tudo o que lemos.
    tambem ha muitos artigos a dizer que as vacinas são um disparate sem sentido e que causam outras doenças,e agora andam crianças nos EUA e em Espanha doentes e a morrer porque não estão vacinadas.

    http://www.sol.pt/noticia/401471
  6.  # 8

    Colocado por: euRecomendo a leitura, pois este artigo abre a porta a uma reflexão mais geral muito pertinente: devemos confiar cegamente na medicina?

    Tanto se pode pôr a questão para a medicina como para qualquer outra ciência.
    A minha resposta a essa pergunta é que não temos alternativa a acreditar na ciência, mas devemos ter a noção bem clara que as verdades científicas do nosso tempo não são imutáveis e definitivas. Muito do que hoje achámos verdadeiro e indiscutível será substituído por outras conclusões de outros estudos científicos, como muitas vezes tem acontecido.

    Não faltam exemplos deste tipo de situações: nos anos 30 e 40 o vinho dava força e saúde, nos anos 70 e 80 o vinho matava e ultimamente parece que uns copos à refeição fazem maravilhas pelo coração; no séc. XIX um bom charuto era o melhor para a asma, agora mata; antes dos anos 80 quanto mais sol melhor, agora provoca cancro de pele; os ovos eram do piorio para o colesterol, agora já não fazem mal.
    Concordam com este comentário: eu, Flica
  7.  # 9

    Os ovos continuam a ser do piorio para o colesterol, o que não faz mal são as claras!

    http://dicasdemusculacao.org/a-proteina-da-clara-do-ovo-faz-milagres/
  8.  # 10

    Colocado por: branco.valterOs ovos continuam a ser do piorio para o colesterol, o que não faz mal são as claras!


    Desde que não estejam estragados venham eles!!... :)
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  9.  # 11

    Aqui há uns meses fiz uma experiência, durante trinta dias ingeri cerca 120 ovos, ou seja 4 por dia, no final fui fazer um teste de colestrol e mantinha-se precisamente nos mesmos valores. o segredo é não os fazer com óleo ou outra gordura .Apenas tinha os triglicidios um pouco altos que normalizou logo após.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0160 seg. NEW