Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Eu nao ligo muito a corecçao de escrita já vi muitos aqui escrever mal eu na ligo a isso mas sim a que escrevem ( isso de muito coreto escrito e condicionado de muita coisa ...se escrever de tlm ou do comp De que teclado tem o computador ou de tlm se quem escreve depois no fim le a sua obra etc ) acho mais o ensino importante de que a gramatica.... as vezes tou com presa e nao verifico antes de publicar ... e se escrever do tlm fica um bucado melhor já e mais facil...
  2.  # 202

    Colocado por: Joao Dias
    Um curso de indústria de madeira NÃO TEM NADA A VER com um curso de restauro.
    Não terei com certeza o seu nível de conhecimentos até porque ao contrário de si não sou um Homem dos sete ofícios. Mas uma coisa é certa, teremos com certeza ideias muito diferentes no que ao restauro diz respeito.
    Independentemente, se um cliente lhe entregar um toucador séc. XV de época em que se veja obrigado a trocar a folha da face do tampo que cola utilizaria para o efeito?? E já agora, após o processo de colagem que produtos e técnica utilizaria para selar os poros da folha antes do processo de amaciamento da mesma?? Já que estamos nisto e você percebe da poda que produto recomendaria para acabamento da peça??
    Para que não haja dúvidas, a peça teria qualidade de Museu e o orçamento disponível para o restauro seria ilimitado. Quer para material quer para horas de mão de obra (assim está mais á vontade).
    eu nao dise todo que estudei mas na minha tera carapinteria e coisa seria e ate os estlos de movei desde antiquidade ate nos tempos modernaos e influencia estudamos 1 ano e um ano de tapiseria desde mais antigos tempos ate agora..por isso pode me perguntar o que sei eu digo ....na minha tera para reparar folhado usase uma cola que so fica colada a quente 105- 115 oC e e uma mistura de uma cola e sal de ureia mas ha duas variantes uma que endurece com calor em 3-4 min e deita um cheiro a formol e outra tem compostos um poco difrentes e endurace a temperatura baixas acho paracima de 15oC ate ao 60 mas endurece em 3 horas depois de mixturados os dois copostos e o que mais uzamos la ate para intarsias( modelor florais serados de varias cores e modelos de folhado normalmente de 0,7 ha 1mm espresura ) e reparaçois e melhor já vi colar com cola de contacto ou cola branca mas nao e muito indicado poque ao einvernizar sai fora ou deforma... se for uzar vernizes a base de solventes nos la uzamos muito Nitrolac que e verniz celulozico (sika ) e em cosequancia todo nesa linha desde tapa poros e a a baze de nitrocelulozicos... ainda uzavase bicomponente para alto brilho mas quando eu cuencei a estudar e depois a trablahar já nao se uzava ainda restaurei uns moveis aqui em pt com verniz a baze de alcoll ( la nos chamamos sherlak o verniz que se vende como flocos que depois se dizolva em acoll E varios tipos de alcoll dependendo se e com brilho sem brilho e meio brilho...) a cola de folhado tem de ser invers ao cola ...mas normalmente essa cola e compativel com qualquer tipo de verniz ... ultimu trablaho assim famoso que fiz ta no salon arabo no palacio de bolsa no Porto fiz um chao em madeira e muitos modelos escultados e ornamentos e stilo novo arabo e pinturas de desenos desde 1820 que nunca mais foram tocados por niguem... isso sim trabalho mas isso nao aparece muito....nao me importava de fazer só isto mas nao tenho contactos por isso faço o qua apanho seja que fose madeiras cimento pedras casas lojas nao falho nada...pois tenho de comer ...saber muita coisa nao defende de ficar com fome por falta de dinhero...ate podes saber fazer de tudo se nao trabalhas podes morer de fome...
  3.  # 203

    Colocado por: tiyxueu nao dise todo que estudei mas na minha tera carapinteria e coisa seria e ate os estlos de movei desde antiquidade ate nos tempos modernaos e influencia estudamos 1 ano e um ano de tapiseria desde mais antigos tempos ate agora..por isso pode me perguntar o que sei eu digo ....na minha tera para reparar folhado usase uma cola que so fica colada a quente 105- 115 oC e e uma mistura de uma cola e sal de ureia mas ha duas variantes uma que endurece com calor em 3-4 min e deita um cheiro a formol e outra tem compostos um poco difrentes e endurace a temperatura baixas acho paracima de 15oC ate ao 60 mas endurece em 3 horas depois de mixturados os dois copostos e o que mais uzamos la ate para intarsias( modelor florais serados de varias cores e modelos de folhado normalmente de 0,7 ha 1mm espresura ) e reparaçois e melhor já vi colar com cola de contacto ou cola branca mas nao e muito indicado poque ao einvernizar sai fora ou deforma... se for uzar vernizes a base de solventes nos la uzamos muito Nitrolac que e verniz celulozico (sika ) e em cosequancia todo nesa linha desde tapa poros e a a baze de nitrocelulozicos... ainda uzavase bicomponente para alto brilho mas quando eu cuencei a estudar e depois a trablahar já nao se uzava ainda restaurei uns moveis aqui em pt com verniz a baze de alcoll ( la nos chamamos sherlak o verniz que se vende como flocos que depois se dizolva em acoll E varios tipos de alcoll dependendo se e com brilho sem brilho e meio brilho...) a cola de folhado tem de ser invers ao cola ...mas normalmente essa cola e compativel com qualquer tipo de verniz ... ultimu trablaho assim famoso que fiz ta no salon arabo no palacio de bolsa no Porto fiz um chao em madeira e muitos modelos escultados e ornamentos e stilo novo arabo e pinturas de desenos desde 1820 que nunca mais foram tocados por niguem... isso sim trabalho mas isso nao aparece muito....nao me importava de fazer só isto mas nao tenho contactos por isso faço o qua apanho seja que fose madeiras cimento pedras casas lojas nao falho nada...pois tenho de comer ...saber muita coisa nao defende de ficar com fome por falta de dinhero...ate podes saber fazer de tudo se nao trabalhas podes morer de fome...

    Boas, se por um lado no que toca ao acabamento, partindo do princípio que o que você chama de Shelak é o equivalente em português á goma laca está correctíssimo, por outro na colagem não deveria usar as colas (ou misturas de colas que diz por serem irreversíveis). Já no que toca ao selante, para o género de restauro que estamos a falar a técnica empregue e os produtos têm (deveriam ser) artesanais sendo que o composto tem como base sebo e pedra pomes.
    Realmente tenho de admitir que tem algumas bases de restauro mas no que toca ao restauro para antiquário, aqui neste exemplo que estamos a discutir você já se espalhava ao comprido.
    Cumprimentos.
  4.  # 204

    Para quem quiser aprofundar conhecimentos na área do polimento tradicional e perceba inglês (dado que a informação nessa lingua é incomensuravelmente superior)
    deve fazer uma pesquisa na net por "french polish".
    shellac (e nao shelak) é de facto goma-laca
    pumice é pedra-pomes.
    na área das colas reversíveis de origem animal (grude e cola de pelica) os termos em ingles são "hide glue" e "rabbit skin glue" e uma pesquisa por "traditional veneering" dá logo um manancial de informação
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 205

    Colocado por: gazeboPara quem quiser aprofundar conhecimentos na área do polimento tradicional e perceba inglês (dado que a informação nessa lingua é incomensuravelmente superior)
    deve fazer uma pesquisa na net por "french polish".
    shellac (e nao shelak) é de facto goma-laca
    pumice é pedra-pomes.
    na área das colas reversíveis de origem animal (grude e cola de pelica) os termos em ingles são "hide glue" e "rabbit skin glue" e uma pesquisa por "traditional veneering" dá logo um manancial de informação
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Nem mais.
    Limitei-me a escrever como o colega tinha escrito.
    Felizmente o meu Inglês é fluente quer falado quer escrito.
    Cumprimentos.
  6.  # 206

    Desde que o Dogma desapareceu do fórum o Gazebo deve ser dos poucos (senão o único) que sabe porque é que tudo o que é cão das redondezas me visita o atelier diariamente...
  7.  # 207


    pumice é pedra-pomes.


    Pedra-pomes não são umas pedrinhas que, quando misturadas com (será alcool) dão tingimento à madeira?

    Concordo que a info em inglês é bem mais vasta, mas o problema é que arranjar produtos para carpintaria cá em Portugal é complicado. Ou se é profissional da área e sabe-se os sítios todos, ou para arranjar às vezes coisas "banais" é difícil.

    Eu em tempos tentei arranjar um simples "wood conditioner" para não borrar o tingimento de madeira pinho e achar cá em Portugal, tá quieto ou mal.
  8.  # 208

    Colocado por: Tyrande

    Pedra-pomes não são umas pedrinhas que, quando misturadas com (será alcool) dão tingimento à madeira?
    .

    Não. Muito resumidamente, neste caso é em pó e utilizado como tapa poros. Mas também não se pode explicar os segredos todos :)
    Concordam com este comentário: tiyxu
  9.  # 209

    Colocado por: TyrandeConcordo que a info em inglês é bem mais vasta, mas o problema é que arranjar produtos para carpintaria cá em Portugal é complicado. Ou se é profissional da área e sabe-se os sítios todos, ou para arranjar às vezes coisas "banais" é difícil.


    Muitos produtos para restauro conseguem-se arranjar. E até ha lojas que vendem por correspondencia como aqui:
    http://www.restaurarconservar.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  10.  # 210

    Colocado por: gazebo

    Muitos produtos para restauro conseguem-se arranjar. E até ha lojas que vendem por correspondencia como aqui:
    http://www.restaurarconservar.com


    Espetáculo!
    Eu ocasionalmente tenho de ir lá por motivos de serviço...um dia vou mais cedo e dou lá um salto =)
  11.  # 211

    Colocado por: gazebo

    Muitos produtos para restauro conseguem-se arranjar. E até ha lojas que vendem por correspondencia como aqui:
    http://www.restaurarconservar.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tyrande

    Com preços upa upa!!!!
  12.  # 212

    Necessito de madeiras, portas, apainelados, e escadas. Alguém conhece na zona do Porto serrações para adquirir a madeira?
    Cumprimentos.
  13.  # 213

    Colocado por: Lmt.ResendeNecessito de madeiras, portas, apainelados, e escadas. Alguém conhece na zona do Porto serrações para adquirir a madeira?

    E você é que vai ser o carpinteiro?
  14.  # 214

    Colocado por: Picareta
    E você é que vai ser o carpinteiro?

    LOLLL, sempre a fazer amigos
    Concordam com este comentário: Picareta, Casas_do_Rio, larkhe
  15.  # 215

    Colocado por: PicaretaE você é que vai ser o carpinteiro?


    A não ser que se queira oferecer Picareta!? :)
  16.  # 216

    Colocado por: Lmt.ResendeA não ser que se queira oferecer Picareta!? :)

    Até era gajo para isso .... se tivesse algum jeito para isso.
    Agora falando a sério. Você procura uma serração para lhe vender madeira, ou uma carpintaria para lhe vender a madeira já trabalhada (portas, aros, apainelados, escadas etc) e depois você contrata um carpinteiro para lhe fazer a aplicação e depois um pintor para envernizar, ou você quer uma carpintaria que lhe faça isso tudo?
    Concordam com este comentário: GMCQ
  17.  # 217

    Colocado por: Picareta
    Até era gajo para isso .... se tivesse algum jeito para isso.
    Agora falando a sério. Você procura uma serração para lhe vender madeira, ou uma carpintaria para lhe vender a madeira já trabalhada (portas, aros, apainelados, escadas etc) e depois você contrata um carpinteiro para lhe fazer a aplicação e depois um pintor para envernizar, ou você quer uma carpintaria que lhe faça isso tudo?

    Apenas procuro quem forneça a madeira. A aplicação das madeiras será feita por mim. Quanto á madeira trabalhada é uma questão de números... mas pretendia no mínimo aplainada.
    • tiyxu
    • 24 abril 2016 editado

     # 218

    Colocado por: Lmt.Resende
    Apenas procuro quem forneça a madeira. A aplicação das madeiras será feita por mim. Quanto á madeira trabalhada é uma questão de números... mas pretendia no mínimo aplainada.
    na rua da picaria há uma carpinteria mas eles compra material na multiplacas em rio tinto la é capaz de encontrar mais barato procura na net multiplacas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus, Lmt.Resende
  18.  # 219

    Alguém sabe onde posso comprar madeira cedro (cedar wood) cá em Portugal?
    •  
      GMCQ
    • 22 janeiro 2017 editado

     # 220

    Algo que sempre quis fazer. E teve que ser agora! Poupei uns eurinhos, mas vale a pena pela experiência!

    Uma questão, para que serve exatamente, passar a lixa entre as demãos deste produto? (ou semelhante)
      IMG_20170119_171835.jpg
      IMG_20170119_174936.jpg
 
0.0556 seg. NEW