Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Deve ter feito recentemente uma formação de SCIE...
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 122

    Colocado por: bjsilvaDAJP,

    O meu projeto tinha algumas semelhantes com o seu uma vez que a moradia também se divide em 3 pisos. Optei por colocar um elevador, tipo home-lift, e olhe que foi a melhor coisa que fiz. Mesmo com crianças pequenas e carrinho de bébé dá um jeitaço.. Já equacionou isto?

    Abraço e boa sorte


    A sério? E custo de aquisição? E manutenção? Acho as escadas um elemento interessante até mesmo de decoração! lol Tem algum tópico com o seu projeto para poder ver e tirar ideias?
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 123

    Colocado por: Pedro BarradasAssim ( estudo rapido).. e abrindo porta para o interior da garagem,... e chegando a escada/ descomprimindo a zona de entrada. e colocando uma porta de acesso ao fogo com abertura para o exterior ... Esta porta deverá ser dotada de mola de retorno.
    Concordam com este comentário:callinas
      DSC_0002_1.jpg


    Pelo que percebi dessa solução que desenhou e que também já foi estudada antes, a entrada principal da casa tem de permitir uma circunferência 1,5m de diâmetro de forma a cumprir as acessibilidades e nessa solução de colocar o escritório paralelo à empena de sul não é possível.
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 124

    Colocado por: callinasA porta aqui em causa realmente não faz sentido no atual local em projecto, pois está próxima da porta de entrada do lado oposto ao portão da garagem., assim, colocando uma porta no interior, deverá como o Pedro barradas diz, ser entre os dois carros e mais afastada da porta de entrada.
    No entanto, existe uma menos valia, passar-se-à a usar a porta de entrada para entrar em casa em vez da do interior da garagem, que deduzo não ser bem essa a intenção.


    É fundamental para o dia a dia ter um acesso entre a garagem e o resto da casa, quer a entrar em casa quer no momento de sair...
    • DAJP
    • 3 novembro 2015 editado

     # 125

    Colocado por: Costa Martins arqVou dar um pequeno contributo. A entrada da casa nada tem a ver com a sobriedade do 1º andar. Parece uma entrada de um prédio de rendimento. A escada enclausurada torna o espaço exíguo. Quase temos de fechar a porta para podermos aceder à escada. Penso que começaram a desenhar a casa a partir do piso da sala e depois encaixaram mais ou menos o resto.
    Eu sacrificaria o armário em benefício de uma escada "aberta".
    Já o portão da garagem poderá ser tipo estore de modo a não perturbar zonas de passagem.
    Outra questão: para que serve a varanda da sala? é para ir fumar um cigarro? função estética?


    Obrigado pelo comentário. Realmente o desafio é mesmo o R/C, o resto agrada-me imenso. O problema são as premissas que coloquei ao arquiteto, ter garagem para o dois carros, ter acesso por carro à parte de trás, ter uma lavandaria, arrumação e um quarto/escritório/ginásio pois somos ambos filhos únicos e por isso temos de pensar no futuro. A isto juntamos o facto de o terreno na frente da casa apenas ter 6,74m... A lavandaria já esteve onde está, já passou para a frente e já foi para trás de novo pois é onde faz mais sentido... no meio disto tudo o escritório é sempre o mais sacrificado.

    A ideia do armário é por causa das áreas técnicas mas facilmente se coloca um armário aberto na parte superior das escadas e fechado na sua metade inferior e com aproveitamento do espaço debaixo das mesmas. Tipo a foto que encontrei, não na mesma decoração mas com um registo parecido...

    O que é um portão estore? Este é daqueles basculante e não perturba a zona de passagem.

    Na sala a varanda é para entrar luz e é estética. Volto também a dizer que existem limitações no orçamento e que as caixilharias eficientes como eu quero são caras.
      38612452.jpg
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 126

    Colocado por: marco1realmente como já disse atras, essa parte da frente merecia sair da "caixa"
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      pl 001.jpg


    Vi uma solução idêntica no escritório e para ser franco não gostei... e estraga o recorte que tem entre o R/C e 1º.

    Vou colocar os 3D que tenho que mesmo não estando actualizados dão uma noção do volume.
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 127

    Aqui vão os 3D iniciais que tive. Já não estão actualizados mas dão para ficar com uma ideia. Não existe casa na empena Sul, foi representada por lapso pois dá para as traseiras de uma casa com orientação perpendicular.
      01.jpg
    • DAJP
    • 3 novembro 2015

     # 128

    Outra perspectiva:
      02.jpg
    • DAJP
    • 3 novembro 2015 editado

     # 129

    A parte nascente já não tem nada a ver pois a cozinha foi alterada.
      06_ DANIEL ERMESINDE.JPG
  2.  # 130

    Colocado por: DAJP

    É fundamental para o dia a dia ter um acesso entre a garagem e o resto da casa, quer a entrar em casa quer no momento de sair...

    Claro que é, por isso defendo a porta no local indicado no projeto.
    A porta no sitio onde o Pedro diz fica muito distante da caixa de escadas, e no dia a dia que vai fazer, abre a porta da rua, abre o portão da garagem e entra na garagem por aí, pela rua (a não ser que esteja a chover) , não vai até à outra ponta para voltar para trás.
    É assim que vejo o uso, no entanto as pessoas podem ter outro modo de ver ou pensar.
  3.  # 131

    No alçado, frontal punha janela com brisa solar de cima a baixo, em vez da Madeira,
  4.  # 132

    lá está, a meu tem umas cores fixes mas não sai da "caixa" e tanto é que acabou por não encontrar a funcionalidade correta para a entrada.
    o volume castanho aparece apenas recuado por estética nada mais ou há uma limitação de área para que não viesse mais á frente?? merecia uma janela nem que fosse daquelas baixas e largas e o espaço de escritório no 1º piso ganhava outra vida.
    outra coisa ainda é que devido ao pouco espaço exterior na frente, devia ter apenas um portão de correr e que esse mesmo portão por sua vez tinha uma porta de homem. portanto não tinha o portão das pessoas separado.
    atenção á muita camara que chumba esse terraço pelo facto de ter um guarda em vidro na extrema a dar directamente para o terreno do vizinho.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H.L.
  5.  # 133

    Supostamente o terraço varanda, tem de ter nas laterais parte opaca.
  6.  # 134

    Colocado por: callinasDeve ter feito recentemente uma formação de SCIE...


    Não... mas 80 % dos trabalhos do atelier é em SCIE ;)
  7.  # 135

    Colocado por: callinascoisa ainda é que devido ao pouco espaço exterior na frente, devia ter apenas um portão de correr e que esse mesmo portão por sua vez tinha uma porta de homem. portanto não tinha o portão das pessoas separado.


    Exacto, foi o que desenhei na minha"proposta"
  8.  # 136

    Colocado por: DAJPA sério? E custo de aquisição? E manutenção? Acho as escadas um elemento interessante até mesmo de decoração! lol Tem algum tópico com o seu projeto para poder ver e tirar ideias?


    Tratando-se de um homelift, a legislação vigente não obriga a contrato de manutenção. Quanto a custo, rondou os 11K + IVA.
    Relativamente às escadas, concordo consigo e também resolvi dar-lhes "destaque".

    Cheguei a ter um tópico com o meu proj. mas posso voltar a colocar, se puder ajudar ótimo!
  9.  # 137

    1º Andar
  10.  # 138

    2º Andar
  11.  # 139

    Tem piada que a minha fachada tb é em madeira :)
    • DAJP
    • 4 novembro 2015

     # 140

    bjsilva, interessante o seu projecto! Uma casa em forma triangular tem sempre que se lhe diga e pareceu-me bem desenhada!
 
0.0596 seg. NEW