Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    PS. Qual a alternativa a isso ( de termos casa para viver) ?
    • ccgs
    • 20 abril 2009

     # 42

    Miguelg, para além das indicações que FD lhe deu, não se esqueça tambem de retirar aqueles vasos com plantas mortas junto das escadas, tente mostrar a casa sempre durante o dia, e abra as cortinas, quanto mais luz melhor.
    Compre um conjunto de toalhas de casa de banho com cores que combinem com os ajulejos, para servirem apenas para decorar nos dias das visitas.
    E tenha um bolo a cozer no forno na altura da visita. O cheiro é um dos sentidos mais importantes, que muitas vezes esquecemos.
    Boa sorte
  2.  # 43

    CMartim,
    dificilmente haverá equilibrio a partir do momento em que há mais de 500 mil casas para vender em Portugal. Caso o mercado funcionasse realmente, o valor das casas teria despencado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oramospt
  3.  # 44

    Cara cmartin: nada do que passamos agora parecia provável há 15/20 meses...

    a propriedade tem custos. Daí que manter um bem que desvaloriza continuamente possa ser de facto um fardo.
    (já agora: á reparou que por caprichos da matemática, quando por hipótese um bem perde 25% do seu valor, terá que aumentar 33% para voltar ao valor original ...curioso, ahn?)

    Tendo em conta o excesso de oferta e as lições que serão inevitavelmente aprendidas no que respeita ao crédito, dificilmente voltará a haver condições para uma valorização constante e sustentada do valor do imobiliário.

    Dificilmente veremos a continuação da tendência para a compra de casa própria...
  4.  # 45

    FD
    Obrigado pelas dicas em relação ás fotos, realmente estas de que enviei o link, serão talvez as piores fotos que uma imobiliária pode tirar, infelizmente nem sempre se consegue o melhor compromisso.
    As que nós tiramos com tempo e mais paciência estão bem melhores (penso eu) http://vilasdaserra.no.sapo.pt/casa.htm
    Em relação á zona, para mim não tem problema nenhum, é sossegada, tem excelentes acessos, tem pouca densidade de construção, e a minha proxima casa será aqui, será uma casa terrea de que iniciarei a construção quando vender a actual.

    MarcoAraujo
    A pouca diferença de preço em relação á sua casa poderá explicar-se pela idade da casa? pelas infra-estruturas (falta)? e envolvente da sua casa? Não sei se será o caso, mas comparando minha casa com as mais recentes em Banda das novas urbanizações na zona, vejo que têm menos assoalhadas e com areas piores do que as da minha e que estão a vender por 275.000 eur, a maior parte das pessoas prefere casa nova nem que a casa custe mais 80.000 e que fique com a corda ao pescoço.
    Fez-me lembrar o Ministro, só faltou dizer que era o deserto :), então na Penalva não há cafés ?!?! Consigo contar pelo menos 5.

    Os maus transportes levam-me da Penalva ao centro de Lisboa em 30 Minutos, tempo que para mim é bastante aceitável e que passo tranquilamente a fazer algo de que gosto (ler); nos bons transportes se fosse pela PV Gama seriam uns 50 Mins e pela 25 Abril talvez 1h15.
  5.  # 46

    Caro miguelg
    Se eu precisasse de casa para as suas bandas, garanto-lhe que ia ver a sua.
    As fotos estão bem atraentes! Parabéns.
  6.  # 47

    Nas vilas da serra conheço um clube de video, um café e um parque infantil. Depois, lá para o meio das vivendas antigas há uma mercearia (o pão quente ao fim-de-semana é uma maravilha) e o pessoal a vender batatas e fruta à beira da rotunda...
  7.  # 48

    Luisvv
    O videoclube fechou, em compensação abriu um bem mais util pronto a comer take-away.
    Os cafés são 2, a mercearia de que fala tem de facto um pão muito bom além de ter uma boa variedade de produtos com qualidade e se bem se lembra ao lado dessa mercearia há mais 1 café :)
    Depois há a igreja da Penalva, a escola primária, outro café quase ao lado, um agente do Satander, Farmácia, Centro Recreativo da Penalva, cabeleireiro, restaurante, drogaria, enfim claro que não é como na cidade ( e ainda bem ), mas daí a ser um deserto...
  8.  # 49

    Bom Dia, Todos,

    rjmsilva,
    É realmente muita casa à venda, e ainda bem que não despencam os preços, é sinal que as pessoas, e ainda bem, sabem o valor da sua casa e também não estão para perder dinheiro, só em último caso.
    luisvv,
    Não saberiamos há 15/20 meses que o mundo estaria a atravessar um periodo de recessão económica, o que obviamente não significa que será assim para todo o sempre, se nunca mais se encarar comprar casa própria da mesma forma como "antes", não sei dizê-lo, nada é certo, no entanto, o mercado vive de altos e baixos e depois de um mau período geralmente há retoma e vem um bom (ou melhor), pode não ser tão bom como "antes" em que se podia ganhar bastante dinheiro com a venda de uma casa, (ou até pode ser!) mas será, no mínimo, o suficiente para "equilibrar" (corrigir) o mercado (que parece que até estava inflacionado).

    Voltando a ver as coisas de uma forma muito simplista: Continuaremos sempre a precisar de um tecto, a isso não há volta a dar, e mais cedo ou mais tarde o produto (as tais 500mil casas dizem que agora se encontram à venda) vai começar a escoar (com a melhoria do mercado, lá está porque a recessão não dura para sempre)*, é uma questão de esperar. Esperar pela retoma (e não digam agora que não haverá retoma do mercado financeiro,- eu sei que gostamos de insistir nos nossos pessimismos, - mas há limites!)
    Há imensas teorias financeiras, e muitos especialistas a discutir e a tratar e a resolver o assunto, eu não o sou, portanto eles irão fazer o trabalho deles (incentivos fiscais, redução de juros, ..etc..etc), que não é o meu, para colocar ordem na casa.
    Entretanto, eu fico aqui com a minha casinha guardadinha, á espera desses melhores dias, em que a possa vender pelo preço, pelo menos, pelo qual a comprei.
    * PS. Diz-se:
    - A luz ao fundo do túnel começa a ver-se precisamente via o mercado imobiliário, que começa a "reanimar"
    - Nos EUA e no Reino Unido esta reanimação, fraquita, mas sempre mais animada, começa a vislumbrar-se.
    •  
      FD
    • 21 abril 2009 editado

     # 50

    Colocado por: CMartin(as tais 500mil casas dizem que agora se encontram à venda) vai começar a escoar (com a melhoria do mercado, lá está porque a recessão não dura para sempre)

    Em 2001 (em pleno boom do imobiliário) dizia o INE que existiam 3,6 milhões de famílias (sejam de uma ou mais pessoas) e 5,5 milhões de casas... Em 2001!
    Adivinhando que devem ter sido construídos uma média de 5.000 fogos por mês desde 2001, são mais 480.000 casas, ou seja, 6 milhões de casas para 3,6 milhões de famílias (número que pouco deve ter alterado).

    Estamos a falar de quase duas casas por família!

    Por isto mesmo, arrisco dizer que a haver espaço para compra de casas, e sabendo a apetência dos portugueses para escolher unicamente as novas, o mercado de venda de usados será para segunda habitação (férias) e arrendamento. E não devemos esquecer que o arrendamento retirou muito mercado à venda e compra - pessoas que podiam comprar casa estão cada vez mais a optar pelo arrendamento.

    Não são os dados mais favoráveis para escoar o stock... na minha opinião, em certos segmentos só as melhores casas sobreviverão.

    A questão fica, haverá excesso de oferta no segmento em que a nossa casa se insere? E será a nossa casa uma das melhores entre a concorrência?
    • luisvv
    • 21 abril 2009 editado

     # 51

    Colocado por: CMartinNão saberiamos há 15/20 meses que o mundo estaria a atravessar um periodo de recessão económica, o que obviamente não significa que será assim para todo o sempre, se nunca mais se encarar comprar casa própria da mesma forma como "antes", não sei dizê-lo, nada é certo, no entanto, o mercado vive de altos e baixos e depois de um mau período geralmente há retoma e vem um bom (ou melhor), pode não ser tão bom como "antes" em que se podia ganhar bastante dinheiro com a venda de uma casa, (ou até pode ser!) mas será, no mínimo, o suficiente para "equilibrar" (corrigir) o mercado (que parece que até estava inflacionado).


    Creio que não me expliquei suficientemente bem. Durante muito tempo, os preços foram sustentados por condições económicas irrepetíveis, que permitiram a larguíssimos milhares de pessoas a compra de casa - com financiamentos de 100 e 110 %.
    É seguro prever que durante largos anos não vamos voltar a ver financiamentos desse tipo.
    Mais: como consequência dos inúmeros incumprimentos de crédito, uma fatia significativa da população não vai ter hipótese de "cheirar" crédito-habitação tão cedo.
    Mais ainda: a sua tese de "todos precisamos de um tecto" é curiosa, porque parece presumir que há uma multidão de sem-abrigo, ou que a população aumenta a um ritmo vertiginoso. Ora a verdade é que há centenas de milhar de casas vazias e muito construtor com casas por escoar.
    Naturalmente a situação não é igual em todas as zonas e em todos os tipos de construção...
  9.  # 52

    Entretanto, eu fico aqui com a minha casinha guardadinha, á espera desses melhores dias, em que a possa vender pelo preço, pelo menos, pelo qual a comprei.


    Se por hipótese daqui a 10 anos você vender pelo preço que comprou terá perdido cerca de 20/25% do valor real, mais os custos de propriedade que entretanto suportará - e que facilmente somam uns milhares de euros/ano.
  10.  # 53

    na minha opinião, em certos segmentos só as melhores casas sobreviverão.
    A questão fica, haverá excesso de oferta no segmento em que a nossa casa se insere? E será a nossa casa uma das melhores entre a concorrência?


    Precisamente. Neste momento ainda há alguns factores a suportar os preços, dos quais o principal é a existência de créditos relativamente recentes não amortizados que impedem os proprietários de vender abaixo do valor da hipoteca (e que na prática impedem a própria venda). Ora, com usados a preços iguais aos dos novos, isto propicia o aumento do stock de usados.
    Com o risco de os incumprimentos aumentarem significativamente, pode desaparecer este suporte - e aí os preços dos usados levam um tombo jeitoso.

    No meio disto sobrará espaço para vender as casas mais bem localizadas , ou as de preço mais atractivo.. .
  11.  # 54

    Caro FD,
    Os Portugueses gostam de ter casa própria. Também gostam de ter casa para férias. Duas casas é o ideal, se se pudesse, uma na cidade outro no campo/praia. Quem pode, não tenham duvidas que tem.Há inclusivamente pessoas com 5 casas. Como há pessoas com 2 carros, ou 4 e outras que andam de transportes. Há de tudo.
    Certamente há neste momento excesso de oferta, daí estarem-se a começar a alugar casas em vez de vender, a venda demora e neste momento pode não compensar (o aluguer não tirou à venda, antes como a venda estagnou decidiu-se pelo aluguer que é rentável ou melhor do que perder dinheiro). Dizer que só as melhores casas sobreviverão, não sei o que abrange esta frase, o que significa "melhor", repare que há pessoas com rendimentos para comprar uma mansão de luxo, e há pessoas com rendimentos para comprar um barraco, o melhor é o que cabe no nosso bolso, e há bolsos para tudo - classe média, alta e baixa.
    Bom, da minha parte termino com a mensagem optimista: Calma, aguardem oferta justa, não vendam ao desbarato o que tanto vos custou a comprar, se puderem aguardem, aluguem entretanto se precisarem, mas, esperem, não há razão para vender neste momento a não ser que precisem muito e que não aguentem esperar pela retoma. Ela chegará, chega sempre. Aí venderão a preço justo.
    (E já agora em Lisboa, por exemplo e como devem saber, há gente "farta" de comprar prédios ao desbarato neste momento - os investidores - eles sabem o que fazem, não compram porque pensam que daqui a uns tempos não vão ter retorno, certo?)
  12.  # 55

    luisvv,
    (Como não sei colocar os ^"quotes" continuarei a por a bold as frases que usou).
    Diz : É seguro prever que durante largos anos não vamos voltar a ver financiamentos desse tipo.
    Como está seguro disso, Luís? Nem os mercados estão seguros, quanto mais prever-se que não vai haver credito nos mesmo moldes,se calhar não vai, se calhar até vai (contra as previsões actuais - as previsões são revistas quase diariamente). Neste momento, o assunto está "quentinho" sim, os créditos estão ali apertadinhos. Os créditos, se se lembra (eu por acaso não me lembro, mas oiço falar) já tiveram dias de juros de 30%!! Quem diria que o Luis e eu, todos, agora estivessemos aqui com juros de, em quanto é que vai..1,4, 1.?)

    Mais ainda: a sua tese de "todos precisamos de um tecto" é curiosa, porque parece presumir que há uma multidão de sem-abrigo, ou que a população aumenta a um ritmo vertiginoso. Ora a verdade é que há centenas de milhar de casas vazias e muito construtor com casas por escoar.
    Luis, quem não tem tecto, é sem-abrigo, sim senhor, seja tecto alugado ou comprado, temos que ter tecto. A população aumenta vertiginosamente, não sei, está a diminuir ? (Por favor não me fale em taxas de natalidade, há outros factores a considerar: longevidade, imigração (essa sei que tem aumentado de há uns tempos para cá), etc.etc).
    Penso que somos todos muitos "amigos da má fortuna" quando opinamos, é que as coisas podem não ser tão negras como temos a mania de interpretar, especialmente no que toca aos outros ("eh pá, vê lá no que te foste meter, e tal!!) e se calhar estamos piores do que a quem estamos a dar conselho.
    Bom, "pontos nos i's" : estamos numa recessão, haverá retoma, e agora não vamos todos cavar um buraco e deitarmo-nos lá dentro.. toca a mexer, nem que seja com pensamentos mais positivos e menos derrubadores !
    Voltarão a ler as minhas mensagens com outro ânimo daqui a uns tempos..e de casa bem vendida..vão ver!
    :O)
  13.  # 56

    Colocado por: CMartinComo está seguro disso, Luís? Nem os mercados estão seguros, quanto mais prever-se que não vai haver credito nos mesmo moldes,se calhar não vai, se calhar até vai (contra as previsões actuais - as previsões são revistas quase diariamente). Neste momento, o assunto está "quentinho" sim, os créditos estão ali apertadinhos. Os créditos, se se lembra (eu por acaso não me lembro, mas oiço falar) já tiveram dias de juros de 30%!! Quem diria que o Luis e eu, todos, agora estivessemos aqui com juros de, em quanto é que vai..1,4, 1.?)


    Lembro, lembro, foram os anos 80.... mas a CMartin sabe porquê, e qual foi a solução ? Esses eram os tempos das desvalorizações da moeda (que agora não podemos fazer.. ) e da inflação de 25% , do condicionamento das importações, do FMI e da Srª Teresa Ter-Minassian, eleita Inimigo Público nº1.

    P.S - Sabe porque é que tem juros de 1,4% ? Porque estamos no Euro...
  14.  # 57

    Resumindo e concluindo: Há sempre solução para tudo! (ou o mercado e as autoridades governativas e/ou financeiras "arranjam" sempre solução - E isto é uma coisa boa)
    Cumprimentos,
  15.  # 58

    (Por favor não me fale em taxas de natalidade, há outros factores a considerar: longevidade, imigração (essa sei que tem aumentado de há uns tempos para cá), etc.etc).


    Sim, por acaso a população tem diminuído. E mesmo que aumentasse, seria necessário um aumento como nunca se viu para absorver o imobiliário em excesso.
    Mas a questão não se resume a uma mera relação mecânica nºde habitantes/nº de imóveis. Tudo se traduz a nível local - excesso/falta de oferta de determinado tipo de imóvel em determinada zona.

    Exemplo ? Conheço uma casa em Lisboa, no Chiado, que esteve 1 dia à venda - 700 mil euros. Por outro lado, conheço várias que estão à venda há mais de 2 anos na Margem Sul, abaixo do preço de compra.
  16.  # 59

    Colocado por: CMartinResumindo e concluindo: Há sempre solução para tudo! (ou o mercado e as autoridades governativas e/ou financeiras "arranjam" sempre solução - E isto é uma coisa boa)
    Cumprimentos,


    Já ouviu falar da Grande Depressão, geralmente identificada como 1929/33 ?
    Então, veja estes números e tente descobrir o que são :

    1930 8.7%
    1931 15.9%
    1932 23.6%
    1933 24.9%
    1934 21.7%
    1935 20.1%
    1936 16.9%
    1937 14.3%
    1938 19.0%
    1939 17.2%
  17.  # 60

    Aumento de consumo de anti-depressivos?

    Percentagem de bancos falidos com "anexos" escondidos em ilhas do Atlântico?

    Taxa de suicídio entre os corretores de bolsa de Nova Iorque?
 
0.0239 seg. NEW