Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    O Parlamento não existe

    Olha-se para São Bento e o que se vê? Uma casa assombrada. Um Parlamento inútil, inoperante e incapaz. Se alguém tinha dúvidas sobre a qualidade, o valor e o papel da Assembleia da Republica, tem agora matéria para ser esclarecido: um período de um mês, talvez mais, em que o nosso pobre Parlamento revela à luz do dia, a todo o mundo, a sua futilidade, a sua dependência do governo, a sua função de arena de mau gosto, a sua falta de espírito de corpo, a sua ausência de orgulho e a sua deficiência de honra!

    Eleitos há mais de um mês, os deputados passeiam-se pela intriga partidária. Só se preocuparam com a eleição do novo presidente, que imediatamente se vestiu de valete de copas, às ordens do seu partido e de um futuro governo ainda em estado gasoso. Aos 230 deputados, não lhes ocorreu reunir, discutir, debater, organizar os seus trabalhos, criar comissões, estabelecer ordens do dia e agendas para os próximos meses, começar a preparar projectos de lei, coligir informação, analisar situações reais nos vários sectores da vida, olhar para a execução orçamental, estudar a sério as PPP, voltar a olhar para os grandes casos que ainda hoje ameaçam a democracia (BPN, BPP, BCP, CGD, PT, Cimpor, BES, GES...) e fazer qualquer coisa que se veja, que interesse ao país e que justifique o vencimento que recebem. Dizem que, desculpa de preguiçosos, estão à espera do programa do governo.

    Com a lei eleitoral que temos, não é possível esperar muito mais. Com a disciplina de voto imposta por todos os partidos aos seus deputados, é fácil prever que ninguém, sem autorização superior, tomará a decisão de abrir um livro ou fechar uma porta. Com este sistema de voto por grupo ou sindicato de deputados, a inércia é a estratégia, não fazer ondas é um mandamento. Com o pensamento político próprio de uma brigada, quem ousa ter uma iniciativa sem botas cardadas? Com a falta de tradição institucional, o que importa, tal como os comunistas dizem, são as relações de força, o resto é poesia. Assim é que o Parlamento não reúne, não trabalha, não cria comissões, não tem ideias, não começa a elaborar leis. Está à espera. De quê? Dos chefes. Das negociações secretas entre os partidos da esquerda. Do governo. Do Presidente. Da luz verde do PCP.

    Já tudo lhe chamaram. Até nomes que a vergonha e a cerimónia me impedem de repetir. Circo de São Bento foi certamente a alcunha que mais bem lhe colou à pele. Pois bem, o Circo está fechado para obras. A casa da liberdade está devoluta! O Fórum da democracia está mudo!

    A situação actual da Assembleia da República não é totalmente inédita e não data apenas deste último mês. Na verdade, é ponto de chegada de um processo gradual de subalternização e decadência de que há numerosos indícios. Vários foram os sinais dados. Aluga-se o hemiciclo para festas e filmes! Nos Passos Perdidos fazem-se exposições! No rés-do-chão canta-se o fado! Nos claustros, come-se sardinha e bebe-se jeropiga! De vez em quando, crianças das escolas brincam aos deputados! Este Parlamento mete dó!


    António Barreto, DN, 08/11/2015
  2.  # 82

    O António Barreto, figura insuspeita, não é meigo nas palavras.

    Faz um triste retrato do órgão mais importante da nossa democracia e infelizmente, é um retrato fiel da realidade.

    A disciplina de voto é um cancro, a qualidade dos nossos representantes está nivelada por baixo, é quase desprestigiante fazer política..

    Diz-se que cada um tem o que merece e portanto este é também o reflexo do país. Temos o Parlamento que merecemos. Quem é que se revê nisto? Se calhar ninguém, mas estes são os eleitos por todos nós.

    Esta "coligação" de esquerda, é a cereja em cima do bolo. Programas diametralmente opostos, mas dadas as circunstâncias, "vamos atropelar as divergências e mandar abaixo o governo de direita" (diz o Bloco e PCP), "vamos atropelar as divergências, que o poder e todas as regalias, estão ali ao virar da esquina "(diz o PS).

    Tudo isto junto e o resultado é miserável.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, André Barros, scarecrow
    • eu
    • 9 novembro 2015

     # 83

    Colocado por: DVilarO António Barreto, figura insuspeita

    Vale bem a pena ler aquilo que ele escreve. É um dos poucos comentadores isentos, imparciais e verdadeiros.
    Concordam com este comentário: jp2011
  3.  # 84

    Já que pelos vistos aqui pululam constitucionalistas, algum me saberá dizer se a Constituição Francesa atribui mais poderes ao Presidente da República do que a Constituição da República Portuguesa?
    • eu
    • 9 novembro 2015

     # 85

    Colocado por: Erga OmnesJá que pelos vistos aqui pululam constitucionalistas

    É isso e advogados sarcásticos...
  4.  # 86

    Colocado por: Erga OmnesJá que pelos vistos aqui pululam constitucionalistas, algum me saberá dizer se a Constituição Francesa atribui mais poderes ao Presidente da República do que a Constituição da República Portuguesa?


    Só sei que a nossa foi inspirada na Francesa. Julgo que o Presidente francês tem mais poder que o Português, mas não sou constitucionalista.
  5.  # 87

    Nas eleições legislativas não se elegem governos, nem ministros mas sim deputados. Esta é a grande confusão das pessoas. O parlamento é o órgão de soberania mais democrático!


    Loverscout não há volta a dar...o nosso sistema eleitoral não funciona assim.
    Você elege representantes para assembleia da republica e depois de eles eleitos eles decidem como se organizam e como governam o país.


    Não deviam dizer essas coisas, há certos "democratas da boca para fora"" que não conseguem aceitar a democracia em funcionamento. Acontece noutras democracias? Acontece, mas aborrece-lhes que aconteça cá. A democracia é uma chatice quando o resultado não é o que gostam. O meu filho também já foi assim, fazia birras quando não gostava de algo, mas com a idade ( e um ou outro tabefe) passou-lhe.

    Programa do PS “deverá irritar” credores, diz Rabobank

    Olha que chatice. Porque não desistimos das eleições e entregamos a governação a esse e a outros bancos? Os economistas que pululam aqui iam babar-se de prazer - afinal eles é que percebem de política e de democracia, não se admite deixar assuntos de tanta responsabilidade na mão de vulgares eleitores.
    Concordam com este comentário: pires1, Sabrina, ghost12
    •  
      GMCQ
    • 9 novembro 2015

     # 88

    Colocado por: loverscouto país ainda nao virou para lado nenhum.......nem sabemos se irá virar.....
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,sergyio


    Acho que o SrCavaco é que tem a ultima palavra.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 89

    Que chatice... Eu pensava que vivíamos em democracia no nosso país, mas afinal os bancos mercados é que mandam, e não os podemos chatear com esta coisa estranha de votos e eleitores.

    Agora mais a sério, para agradar aos bancos e mercados teríamos que ter sempre governos de direita.
  7.  # 90

    Colocado por: ghost12Agora mais a sério, para agradar aos bancos e mercados teríamos que ter sempre governos de direita.


    Agora ainda mais a sério, para pagar o que devemos teríamos que ter sempre governos responsáveis e rigorosos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 91

    Colocado por: loverscout

    eu nao estou a dar voltas nenhumas..... fui bastante claro, e a coisa é bastante clara, e de facil percepção! quem anda a dar voltas ao resultado das eleições sao precisamente os derrotados! (e que pessoalmente a minha opiniao, é que esta atitude os vai matar nos proximos anos, mas vamos ver....)

    daí ter dito que cada um interpreta os resultados como quer.... a matematica nao engana:

    o pedrinho comeu 37 laranjas
    o tó comeu 20 laranjas
    a maria comeu 12 laranjas
    o chico comeu 6 laranjas



    PS: por essa ordem de ideias quem deveria mandar no páis era a abstenção! claramente tem tido marioria absoluta os ultimos anos!

    ha um pormenor no seu comentário a ver melhor.
    o pedrinho comeu 27 laranjas
    o paulo comeu 12 laranjas
    o costa comeu 33 laranjas
    o tó comeu 20 laranjas
    a maria comeu 12 laranjas
    o chico comeu 6 laranjas

    Pelo que ocorreu, quem comeu mais laranjas foi o Paulo e o Pedro juntos. E não o Costa
    Se se ganham eleições assim, a esquerda tambem pode agora fazer o que bem entender.
  9.  # 92

    • eu
    • 10 novembro 2015

     # 93

    Colocado por: ghost12Agora mais a sério, para agradar aos bancos e mercados teríamos que ter sempre governos de direita.

    Há outra alternativa: mandar os mercados e os bancos à fava, não lhes pedindo emprestado nem um cêntimo.

    Claro que isso exigiria um défice 0, ou seja, a tal malvada austeridade que a esquerda tanto abomina. Não deixa de ser curioso que quem mais critica a austeridade é quem mais precisa dos mercados e dos bancos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 94

    Colocado por: DVilarAcabei de ler que o Costa, na discussão do programa do Governo na Assembleia da República, só fala no encerramento do debate, quando já não há direito a perguntas e respostas!

    Assumir, confrontar, discutir, olhos nos olhos??? Não lhe dá jeito, falam as 2ª linhas.

    Isto é de alguém que quer ser 1º ministro? Vamos ser governados por um individuo deste calibre??

    É um facto, o homem cada vez se revela mais rasteiro.


    Irão ter oportunidade de o interpelar de 15 em 15 dias nos debates quinzenais...
  11.  # 95

    "Porque pouco do que existe é eterno, ao mesmo tempo que a Esquerda vai perdendo o seu preconceito moral de superioridade cultural face à Direita, a Direita vai crescendo no seu complexo imoral de superioridade económica face à Esquerda. Porque pouco do que existe é eterno, talvez ainda sejamos testemunhas de um tempo em que a história contará o conto de um bicho-papão neoliberal. Aquele que enfiou milhões sem fim numa bolha especulativa, se alimentou de adultos por altura da ceia e promoveu a delinquência nas mais altas esferas do sistema financeiro e político. As crianças saberão o que foi o BPN. Em bom rigor."

    Miguel Neves, JN
  12.  # 96

    Colocado por: DVilar

    Só sei que a nossa foi inspirada na Francesa. Julgo que o Presidente francês tem mais poder que o Português, mas não sou constitucionalista.


    O regime francês também é semi-presidencialista, mas (salvo excepções) é o Presidente da República que governa e não o primeiro ministro... Agora a surpresa: A constituição Portuguesa dá os mesmos (ou mesmo mais) poderes ao nosso PR do que ao homólogo francês...

    Agora imaginem o Cavaco a formar governo e a governar... Era um golpe de estado! Mas a Constituição permite-o! Simplesmente nunca foi a tradição dos nos presidentes da República.

    O que estamos a vivenciar é a mesmíssima coisa! Havia um consenso dos últimos 40 de que quem ganhou as eleições tem direito a governar... Aliás no n/ sistema eleitoral, a excepção é haver maiorias absolutas...o normal é governos minoritários...

    E não venham com exemplos da Europa porque nesses países quem vota SABE A PRIORI que os partidos x e y se podem coligar e "passar à frente" do partido Z que foi o mais votado.

    O que está a acontecer é uma FRAUDE! Se as pessoas soubessem que o PS se podia coligar com a extrema esquerda os resultados eleitorais NUNCA seriam iguais...
    Concordam com este comentário: J.Fernandes, two-rok, tostex, André Barros
    • AXN
    • 10 novembro 2015

     # 97

    O que eu condeno neste "acordo" é que só um partido vai para o governo. Se por ventura as coisas não correrem como o previsto (o que raramente acontece) os apêndices do PS poderão sempre lavar as mãos. Se querem um governo de esquerda então que vão para o governo e que fiquem a frente de pastas ministeriais, que assumam a responsabilidade de governar, e não apenas repetir vezes sem conta os ideais do manifesto comunista, mas ficam sempre com medo (talvez por já saibam) que o seu populismo e demagogia não funciona numa economia como a nossa que está inserida não só na Europa mas também numa economia global.
    Concordam com este comentário: two-rok, André Barros
  13.  # 98

    O partido vencedor teve a hipótese de governar!
    O partido vencedor teve a possibilidade de chegar a acordo com outros partidos e não o fez.
    O partido vencedor formou governo!
    O partido vencedor vai ser deposto em DEMOCRACIA na Assembleia da Republica!
    O governo vai apresentar o seu orçamento de estado e ser rejeitado pela maioria dos deputados eleitos em democracia pelo povo português.

    Ainda estou para perceber tanto alarido quando a democracia funciona!
    • AXN
    • 10 novembro 2015

     # 99

    Colocado por: LuisPereiraO partido vencedor teve a hipótese de governar!
    O partido vencedor teve a possibilidade de chegar a acordo com outros partidos e não o fez.
    O partido vencedor formou governo!
    O partido vencedor vai ser deposto em DEMOCRACIA na Assembleia da Republica!
    O governo vai apresentar o seu orçamento de estado e ser rejeitado pela maioria dos deputados eleitos em democracia pelo povo português.

    Ainda estou para perceber tanto alarido quando a democracia funciona!


    E se o presidente não nomear o Costa? E ficar um governo de gestão até novas eleições, já não é a democracia a funcionar?
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 100

    Colocado por: Erga OmnesO que está a acontecer é uma FRAUDE! Se as pessoas soubessem que o PS se podia coligar com a extrema esquerda os resultados eleitorais NUNCA seriam iguais...


    Sou da mesma opinião, apesar de a última sondagem não o confirmar.

    E há aqui outra questão, que é o facto do António Costa estar a aproveitar esse pormenor da impossibilidade do Presidente da República não poder dissolver a Assembleia nos últimos 6 meses do mandato. Se assim não fosse, era certo que teríamos novas eleições e aí sim, o resultado seria realmente legítimo. Julgo até que o Costa se teria demitido no dia das eleições e esta questão nem se iria colocar.
 
0.0717 seg. NEW