Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: pc ferreiraMas sendo técnico (ou entitulando-se), deveria ir além do gosto. Deveria procurar o conhecimento.

    Ah... mas eu procuro, disso pode estar certo. Infelizmente nesta situação a maior parte do que consigo é por documentação técnica e literatura sobre o assunto pois sou de uma zona onde são poucos os sistemas de prh e quem quer raramente pensa sequer em arrefecimento.
    Mas virem dizer que o piso radiante SÓ funciona por radiação sem nenhuma componente de convecção é gozarem com a ciência.
  2.  # 102

    Colocado por: pc ferreira

    Calma! Será guerra aberta confrontar inverdades?? Ou gostos pessoais?
    sory não tinha percebido a mensagem ... Mas já é um bom exemplo do que pode correr mal ... Um tipo como eu falar sem conhecimento da causa lol
  3.  # 103

    Colocado por: Nuno Nunes
    Ah... mas eu procuro, disso pode estar certo. Infelizmente nesta situação a maior parte do que consigo é por documentação técnica e literatura sobre o assunto pois sou de uma zona onde são poucos os sistemas de prh e quem quer raramente pensa sequer em arrefecimento.
    Mas virem dizer que o piso radiante SÓ funciona por radiação sem nenhuma componente de convecção é gozarem com a ciência.


    Iiii...Quem lhe disse isso nem sequer vem a este fórum, e duvido que saiba que exista!

    Terão sido os mesmos que lhe enviaram os catálogos??

    A questão é fazem falta no forum os produtores, ou devem os foristas submeterem-se a foristas tecnico-imcompetentes?
  4.  # 104

    Bem o produtor , o catalogo , a referência , o esquema , os contactos seria sempre bem vindo e é pelo que tenho visto ... Olhe a Sabrina por exp. O dialogo aberto com a marca vai dar asneira isso é de certesa ... Principalmente num forum cheio de encabussados !!!
  5.  # 105

    Colocado por: pc ferreiraIiii...Quem lhe disse isso nem sequer vem a este fórum, e duvido que saiba que exista!

    Terão sido os mesmos que lhe enviaram os catálogos??

    A questão é fazem falta no forum os produtores, ou devem os foristas submeterem-se a foristas tecnico-imcompetentes?

    A primeira parte sinceramente passou ao lado pois não percebi. Talvez estejamos a falar de coisas diferentes, não sei de catálogos nenhuns....
    Eu quando falo de literatura é de livros e artigos técnicos.

    Em relação aos produtores concordo que faltam. Mas o que aparece muito por aqui são os comerciais dos produtores que da parte técnica muitas vezes pouco percebem. O que falta mesmo são os técnicos dos produtores (claro que existem muitos comerciais que são bastante competentes e sabem do que tratam e podem prestar uma ajuda valiosa).
    No entanto de pouco me serve o comercial que diz que tem um equipamento com um COP de 6.5 (por exemplo) e não me consegue explicar em que condições esse valor é obtido.
  6.  # 106

    Colocado por: Nuno Nunes
    A primeira parte sinceramente passou ao lado pois não percebi. Talvez estejamos a falar de coisas diferentes, não sei de catálogos nenhuns....
    Eu quando falo de literatura é de livros e artigos técnicos.

    Em relação aos produtores concordo que faltam. Mas o que aparece muito por aqui são os comerciais dos produtores que da parte técnica muitas vezes pouco percebem. O que falta mesmo são os técnicos dos produtores (claro que existem muitos comerciais que são bastante competentes e sabem do que tratam e podem prestar uma ajuda valiosa).
    No entanto de pouco me serve o comercial que diz que tem um equipamento com um COP de 6.5 (por exemplo) e não me consegue explicar em que condições esse valor é obtido.


    Dos produtores que está a falar não sei quem são!!!
  7.  # 107

    Dei-lhe apenas o exemplo de um produtor (PC Ferreira da schluter) que se não estivesse aqui, pelo facto de o Sr Nunes se intitular Eng para muitos users, as suas inverdades seriam verdades.
  8.  # 108

    Cop 250 e sei isso porque é o terceiro e a garrafa acabou ...
      IMG_20151113_224521.jpg
  9.  # 109

    Ahahahah essa veio mesmo na malha certa
  10.  # 110

    Mas já estou batido na coisa que escrevo no TM e a coisa até corre direitinha ...
  11.  # 111

    Colocado por: pc ferreiraDei-lhe apenas o exemplo de um produtor (PC Ferreira da schluter) que se não estivesse aqui, pelo facto de o Sr Nunes se intitular Eng para muitos users, as suas inverdades seriam verdades.
    mas afinal produz o material ou aplica e revende ?
  12.  # 112

    Colocado por: rafaelisidoromas afinal produz o material ou aplica e revende ?


    Esqueca... Apenas vou ao "Galego" e ao "sentado em pé"!
  13.  # 113

    Colocado por: Anonimo16062021
    Parece que sim,tem por la umas plantas de tabaco..
    :-)))


    E com sementes acoreanas!
  14.  # 114

    Colocado por: Nuno Nunespois sou de uma zona onde são poucos os sistemas de prh e quem quer raramente pensa sequer em arrefecimento.
    tem piada tem sido essa zona a minha escola de sistemas não optimizados para arrefecimento e em todos obtive resultados muito positivos e francamente satisfatórios.
  15.  # 115

    Colocado por: jorgealvestem piada tem sido essa zona a minha escola de sistemas não optimizados para arrefecimento e em todos obtive resultados muito positivos e francamente satisfatórios.


    Esqueça Jorge o Sr Nunes, como diz que é Eng para o forum isso é que é importante. O Resto são vendedores!
  16.  # 116

    Colocado por: pc ferreiraDei-lhe apenas o exemplo de um produtor (PC Ferreira da schluter) que se não estivesse aqui, pelo facto de o Sr Nunes se intitular Eng para muitos users, as suas inverdades seriam verdades.

    Meu caro, eu quando falo de produtores falo de uma modo genérico. Não pretendi enfiar a carapuça a ninguém e estava a pensar em situações diversas que vi quer no forum quer na vida profissional não me tendo ocorrido sequer a situação se que se encontrava como produtor. Quando estamos na parte da construção então somos bombardeados por todos os produtos milagrosos que perdem todo o milagre nas fichas técnicas.

    Em relação às inverdades a que se referem são a minha opinião que deriva de informação que obtive de diversas fontes e como tal deve ser respeitada. Existem aqui instaladores que afirmam que já instalaram phr para arrefecimento com bastante sucesso e acredito na sua palavra e sem dúvida que para mim a experiência vale mais do que a teoria, no entanto já conheci outros instaladores onde a situação correu mal.

    O que lhe posso dizer é que, tendo fé na documentação de alguns fabricantes (que até está de acordo com o conhecimento técnico que tenho do assunto) podemos esperar um potência de arrefecimento perto de 40% da de aquecimento (para piso radiante). Assumindo 70 a 80 W/m2 de aquecimento teríamos cerca de 30 W/m2 de arrefecimento. Tenho muitos projetos onde este valor é notoriamente insuficiente correspondendo a pouco mais do que os ganhos solares. Pelo que digo que cada caso é um caso e não se fazem milagres.
  17.  # 117

    Colocado por: Nuno Nunes
    Meu caro, eu quando falo de produtores falo de uma modo genérico. Não pretendi enfiar a carapuça a ninguém e estava a pensar em situações diversas que vi quer no forum quer na vida profissional não me tendo ocorrido sequer a situação se que se encontrava como produtor. Quando estamos na parte da construção então somos bombardeados por todos os produtos milagrosos que perdem todo o milagre nas fichas técnicas.

    Em relação às inverdades a que se referem são a minha opinião que deriva de informação que obtive de diversas fontes e como tal deve ser respeitada. Existem aqui instaladores que afirmam que já instalaram phr para arrefecimento com bastante sucesso e acredito na sua palavra e sem dúvida que para mim a experiência vale mais do que a teoria, no entanto já conheci outros instaladores onde a situação correu mal.

    O que lhe posso dizer é que, tendo fé na documentação de alguns fabricantes (que até está de acordo com o conhecimento técnico que tenho do assunto) podemos esperar um potência de arrefecimento perto de 40% da de aquecimento (para piso radiante). Assumindo 70 a 80 W/m2 de aquecimento teríamos cerca de 30 W/m2 de arrefecimento. Tenho muitos projetos onde este valor é notoriamente insuficiente correspondendo a pouco mais do que os ganhos solares. Pelo que digo que cada caso é um caso e não se fazem milagres.


    Inscreva-se num curso da Passive House e terá o gosto de me ouvir a explicar!
  18.  # 118

    Colocado por: Nuno NunesO que lhe posso dizer é que, tendo fé na documentação de alguns fabricantes (que até está de acordo com o conhecimento técnico que tenho do assunto) podemos esperar um potência de arrefecimento perto de 40% da de aquecimento (para piso radiante). Assumindo 70 a 80 W/m2 de aquecimento teríamos cerca de 30 W/m2 de arrefecimento.
    tem que alargar os seus conhecimentos técnicos, pois as marcas de topo apresentam valores a rondar os 50W/m2, sendo muito fácil de complementar com uma VMC com baterias de arrefecimento para situações limites, podendo ser complementada com um ou outro ventilo-convector.
  19.  # 119

    Colocado por: jorgealvestem piada tem sido essa zona a minha escola de sistemas não optimizados para arrefecimento e em todos obtive resultados muito positivos e francamente satisfatórios.

    E continuo a dizer que obteve resultados que me impressionaram. No entanto não serão a solução para todos os casos.
  20.  # 120

    Colocado por: Nuno NunesNo entanto não serão a solução para todos os casos.
    não existem soluções que se apliquem indiscriminadamente em todos os casos, todas têm vantagens e desvantagens.
 
0.0326 seg. NEW