Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    O presidente sírio Bashar Assad recebeu na terça-feira (24) uma notória carta do senador norte-americano Richard Black, contendo pesadas críticas à política intervencionista dos EUA e elogios à iniciativa russa na Síria. Em entrevista à Sputnik, ele afirmou que “mais pessoas reconhecem agora o absurdo de se aliar a terroristas contra a Síria”.




    Presidente russo Vladimir Putin participa da cúpula do G20 na Turquia, 15 de novembro de 2015
    © SPUTNIK/ MICHAEL KLIMENTYEV
    Putin não esperava 'golpes traiçoeiros e inexplicáveis nas costas'
    Em sua carta, Black disse que o conflito no país foi gerado de fora, constituindo “uma guerra ilegal de agressão por potências estrangeiras determinadas a forçar um regime fantoche sobre a Síria”.
    À Sputnik, o senador lembrou que, em 2001, o general Wesley Clark – ex-líder do Comando Europeu, que inclui todas as atividades militares dos EUA em 89 países e territórios na Europa, África e Oriente Médio – revelou planos de Washington de derrubar sete “nações pacíficas, incluindo a Líbia e a Síria”.

    “Aqueles planos levaram aos piores desastres da política externa na história dos EUA”, disse Black.

    Segundo ele, a Agência Central de Inteligência (CIA) norte-americana elaborou um pretexto para atacar a Líbia, a fim de enviar as armas do então presidente Muammar Khaddafi para a Turquia e, assim, derrubar eventualmente “o governo estável e secular da Síria”.

    “Antes mesmo que a Líbia tivesse entrado em colapso, agentes começaram a enviar armas apreendidas para a Turquia a partir de uma base aérea líbia ocupada. A Turquia forneceu essas armas a terroristas sírios por anos”, disse ele.

    O senador, representante do estado da Virgínia, disse ainda que “as agências de inteligência ocidentais instigaram a revolução síria a fim de derrubar o Presidente Assad”, cuja liderança secular seria repudiada pela Arábia Saudita e pela Turquia, que, segundo Black, prefeririam ver na Síria uma “severa ditadura islâmica”.

    “Se os turcos e sauditas forem bem-sucedidos, eles vão instalar um brutal regime islâmico dominado pelo Estado Islâmico ou pela Al-Qaeda. Um banho de sangue massivo, com o estupro e a escravização de cristãos, alauítas, drusos e muçulmanos moderados se seguirá inevitavelmente”, disse ele à Sputnik.

    Ainda segundo o senador norte-americano, o ataque químico de Ghouta, ocorrido em agosto de 2013 nos arredores de Damasco, foi “encenado por rebeldes para atrair a América [os EUA] para um combate direto contra a Síria”. O fato, segundo lembrou o político, foi confirmado pelo ganhador do Pulitzer Seymour Hersh, que afirma que o ataque com gás sarin na Síria foi realizado por rebeldes sob a direção de agentes da inteligência turca.

    Banderia da Turquia vista durante protestos em Antália. 15 de novembro, 2015.
    © AP PHOTO/ EMRAH GUREL
    Especialistas: Queda do Su-24 foi provocação turca coordenada com EUA
    Em sua carta a Assad, Black expressou decepção diante da maneira com a qual os EUA responderam a ajuda da Rússia para a Síria – enviando mísseis antitanque TOW a terroristas. Criticando a loucura de tentar separar os "bons terroristas", aos quais as armas seriam enviadas, em oposição aos "maus terroristas" que ficariam privados delas, o senador acrescentou que o envio dos mísseis por parte dos EUA é extremamente irresponsável, na medida em que armas antitanque têm longo alcance e podem ser usadas para atacar e destruir aviões de passageiros que estiverem decolando.
    À Sputnik, Black disse que, apesar do anúncio sobre o encerramento do programa de treinamento de “rebeldes moderados” da Síria por parte do Pentágono, “os EUA continuam profundamente envolvidos em treinar terroristas e em armá-los para confrontar as legítimas forças sírias”.

    “Nos últimos quatro anos, os EUA treinaram 200 terroristas a cada mês apenas em bases na Jordânia. Essas jihadistas atravessam regularmente a fronteira para invadir a Síria. A CIA também administra campos de treinamento na Arábia Saudita, no Qatar e na Turquia. Dezenas de milhares de caminhões Toyota equipados com canhões de 23 mm estão sendo entregues nos portos da Turquia, a partir da Croácia, e sendo entregues a facções ligadas ao Estado Islâmico e à Al-Qaeda que lutam na Síria”, disse ele.

    Rebeldes sírios preparam um lançador de morteiro
    © REUTERS/ MOHAMAD BAYOUSH
    Rebeldes apoiados pela CIA recebem armas capazes de derrubar aviões comerciais
    Black observou ainda que a onda de refugiados da guerra civil síria, que já dura mais de 5 anos, só tomou as atuais proporções dramáticas na Europa “depois que o presidente [turco Recep Tayyip] Erdogan consolidou poder total na sequência das recentes eleições”.
    “Eu tenho um profundo afeto pelo povo sírio, mas seu lar é na Síria. Em vez de reassentá-los no exterior, deveríamos parar de fornecer armas aos terroristas e trazer um fim à guerra”, declarou o senador à Sputnik.

    De fato, segundo ele, as nações ocidentais que começaram a guerra teriam a capacidade de acabar com ela se assim o desejassem.

    “Não se engane, a guerra continua unicamente porque a coligação continua a jogar lenha na fogueira. Esta guerra é impulsionada por uma série de coisas relacionadas, incluindo: 1 — os petrodólares sauditas, financiando enormes compras de armas de comerciantes de armas ocidentais; 2 — a Turquia mantendo lacunas na fronteira, através das quais ela inunda os [grupos] afiliados do Estado Islâmico e da Al-Qaeda de jihadistas, veículos e armas; e 3 — comerciantes de armas ocidentais fornecendo mísseis antitanque e antiaéreos para os jihadistas”, concluiu o senador norte-americano.
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015

     # 142

    Colocado por: Rui A. B.
    Pára quando a Síria declarar o seu território como zona de exclusão aérea, permitindo que somente a Rússia o possa utilizar.

    A Rússia acaba com o ISIS e com os grupos rebeldes e Assad continua no poder.


    Mais fácil de dizer do q fazer,os americanos já meteram na cabeça q teem q correr com o assad, o q é q se vai fazer?
  2.  # 143

    Colocado por: jccp

    Mais fácil de dizer do q fazer,os americanos já meteram na cabeça q teem q correr com o assad, o q é q se vai fazer?


    Lá está... Não pode ser assim! Porque motivo os Americanos ou outro país qualquer se vai meter nas questões internas de outro país?
    Concordam com este comentário: tiyxu
  3.  # 144

    Colocado por: Rui A. B.Onde estão as provas que legitimaram a invasão do Iraque?


    Boa pergunta....

    A invasão dos Estados Unidos ao Iraque foi decisão unilateral e ilegal tomada pelo então presidente George Bush, mas até hoje não sofreu consequências. Por isso, ele conseguiu manter por anos a fio uma guerra imperialista que custou milhões de vidas aos iraquianos, cometendo crimes contra a humanidade até hoje impunes.
    De acordo com números, o Iraque perdeu cerca de 1,4 milhões de vidas, o que representou 5% da sua população. Esta cifra não chega a se comparar às perdas sofridas pela França (1%) e dos EUA (0,3%), por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, em resultado disso o Iraque ainda tem de lidar com a instabilidade interna, as tensões regionais e o ressentimento, exatamente o oposto do que os EUA declararam como objetivo para tornar o país mais seguro...
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015 editado

     # 145

    Colocado por: Rui A. B.
    Lá está... Não pode ser assim! Porque motivo os Americanos ou outro país qualquer se vai meter nas questões internas de outro país?


    Porque podem e porque os deixam

    Se estou de acordo,nem lá perto,enquanto os EUA não sofrerem outra derrota a nível de soldados mortos em combate cono no vietnam não aprendem, no entanto nem essa derrota pareceu demovê los de andarem armados em donos do mundo

    Se bem q sejam um aliado precioso da europa ultimamente não teem feito mais do meter nos em confusões inuteis.
    Basta ver agora quem é que está a sofrer as consequências da sua política externa,já não bastavam os atentados terroristas agora ainda temos que acolher os migrantes resultantes da confusão em que nos meteram

    Edit....enquanto isso o senado norte americano prepara se para passar alei de restrição aos refugiados....lindo,a europa q coma com eles!
  4.  # 146

    Só de pensar que o Isis se formou desde que o Iraque ficou de pântanos, dá que pensar...
    De salvadores da pátria como ostentação, o que os EUA fizeram foi exactamente o oposto.
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015 editado

     # 147

    Colocado por: BricoleiroSó de pensar que o Isis se formou desde que o Iraque ficou de pântanos, dá que pensar...
    De salvadores da pátria como ostentação, o que os EUA fizeram foi exactamente o oposto.


    A indústria do armamento tem um peso imenso na economia dos EUA, só os projectos f22 raptor e f35jsf custaram aos cofres do governi triliies de dólares.
    Os sauditas querem correr com o Assad mas não querem sujar as mãos,os americanos tratam disso e depois mandam lhes a fatura.
    O koweit foi libertado de Saddam mas tiveram q pagar a fatura.

    Na altura em q Saddam era o papão no médio oriente os americanos confrontaram os sauditas com fotos tiradas por satélite (falsas é claro) em q mostravam os tanques de Saddam posicionados a kilometrs da fronteira arabe.
    A resposta dos sauditas foi a encomenda de biliões de dolares em armamento .Fácil ;)
  5.  # 148

    O problema é que nos últimos anos os americanos não estão sozinhos nesta questão imperialista. Principalmente a França tem tido um comportamento bastante reprovável, como foi no caso da Líbia. O fornecimento de armas, veículos e formação aos "rebeldes", sim, porque quando dá jeito são rebeldes mas rapidamente se transformam em terroristas, tem sido um grande erro por parte da França, aliás, está a pagar o preço dessa política.

    Na Europa querem fazer crer que a Rússia está do lado dos vilões mas com este tipo de acontecimentos começo a pensar que é mais ao contrário.
    Concordam com este comentário: eu, jccp
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015

     # 149

    Colocado por: Rui A. B.Principalmente a França tem tido um comportamento bastante reprovável, como foi no caso da Líbia.


    Os franceses fazem o q os americanos lhe mandam como os ingleses o faziam no tempo do Tony blair.
    No caso da líbia e como os americanos ainda andavam ás voltas com o Iraque disseram lhes "vai lá tu q eu estou ocupado" e o Sarkozy armado em campeão foi.

    Infelizmente não são is únicos a estarem metidos nesta camisa de varas, Portugal então é tão pequenino q não nos resta outra solução senão prestar vassalagem a está gente,quer queiramos ou nao
  6.  # 150

    AI esta on fim do mundo a martelada!!!
    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=800884
  7.  # 151

    Colocado por: ramos1999AI esta on fim do mundo a martelada!!!
    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=800884


    Isso não era suposta estar no tópico das babes?
    Engraçado é que de costas eu ia dizer que tem os dorsais demasiado desenvolvidos para babe, mas depois vi de frente e calei-me :)
  8.  # 152

    Colocado por: Bricoleiro

    Isso não era suposta estar no tópico das babes?
    Engraçado é que de costas eu ia dizer que tem os dorsais demasiado desenvolvidos para babe, mas depois vi de frente e calei-me :)


    so ve quem quer,,aquelas costas fazem lembrar Daesh !!è verdade que de frente tira todas as duvidas,ate a cor do cabelo não esta correcta!
  9.  # 153

    Primeiras fotos dos S-400 na Síria.





    T-90A no sul de Aleppo.




    • eu
    • 26 novembro 2015

     # 154

    ISIS abate avião russo com míssil portátil: https://youtu.be/9vVwT3NCMEU
  10.  # 155

    ?!
    • eu
    • 26 novembro 2015 editado

     # 156

    Colocado por: branco.valter?!

    Perdeu o seu sentido de humor?
  11.  # 157

    Colocado por: euISIS abate avião russo com míssil portátil:https://youtu.be/9vVwT3NCMEU


    Lollll

    Em 2013?
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015

     # 158

    Parece q temos membros do Ísis entre nós.para ser sincero já me tinha apercebido há m tempo
  12.  # 159

    Colocado por: eu
    Perdeu o seu sentido de humor?

    Acha que a temática abre alas para humor??
  13.  # 160

    Colocado por: Bricoleiro
    Acha que a temática abre alas para humor??

    não sejam mauzinhos eu não gosto muito das citações dessa pessoa mas também não estamos propiamente em guerra para sermos tão sérios!
 
0.0808 seg. NEW