Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Mais uma pergunta. Disseram me para não instalar solar térmico e apenas recorrer a bomba de calor.

    o que acham?
  2.  # 62

    Colocado por: Bru92Mais uma duvida relativamente ao aquecimento central.

    Numa solução de PRH poderei utilizar o gas natural em vez de bomba de calor?

    Vai compensar?


    Se o objectivo é apenas aquecimento, pode perfeitamente utilisar uma caldeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  3.  # 63

    Colocado por: Bru92Mais uma pergunta. Disseram me para não instalar solar térmico e apenas recorrer a bomba de calor.

    o que acham?

    Vai pedir empréstimo ao banco? Se sim, se calhar ter aqs vale a pena pois de junho a Setembro não gastará energia para AQs.
    Se não vai pedir empréstimo, e sai tudo do bolso, se calhar 2000 euros em energia por bomba de calor dá-lhe para 5 anos de energia nos meses quentes... A longo prazo os painéis solares não dando problemas compensam em larga escala.
  4.  # 64

    Colocado por: Bru92Numa solução de PRH poderei utilizar o gas natural em vez de bomba de calor?
    pode utilizar qualquer fonte termica e caldeira a gás natural é uma das opções, se for de condensação até pode ser ligada directamente sem acessorios.
  5.  # 65

    Colocado por: callinaster aqs vale a pena pois de junho a Setembro não gastará energia para AQs.
    se for um bom sistema e bem aplicado e calculado consegue ter agua quente quase todo o ano sem apoio,
  6.  # 66

    Espero que sim, só coloquei o cenário menos optimista
  7.  # 67

    Boa noite a todos, a obra ainda não iniciou mas já faltou mais.

    Tenho pedido orçamentos por especialidades, estou a comparar e a definir o que pretendo mas neste momento gostaria de obter vossas opiniões.

    Em termos de climatização, piso radiante hidráulico com bomba de calor, justifica sistema aquecimento + arrefecimento? ou é melhor optar apenas por aquecimento e poupar uns €?

    Ja li que este sistema não é dos melhores para arrefecimento pelo que não sei se valera a pena ter este custo adicional.

    A moradia ira ter cerâmica no R/C e flutuante no 1o andar.

    Desde já obrigado pelas respostas.
  8.  # 68

    Colocado por: Bru92Ja li que este sistema não é dos melhores para arrefecimento pelo que não sei se valera a pena ter este custo adicional.
    depende dos sistemas e obviamente do isolamento térmico da moradia, já existem soluções que garantem a mesma temperatura em arrefecimento que outra qualquer instalação de AC com a vantagem de não custar mais quase nada em relação a uma instalação somente aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  9.  # 69

    Olá!

    Primeiro, meus parabéns pela ideia de construir uma casa! Também ando a recolher muitas informações para decidir entre construír ou comprar uma que já esteja no mercado!

    Ou seja, não sou do ramo, tenho pouquíssimo conhecimento da área e a minha opinião vale o que vale! Então aqui vai!

    Eu ando muito inclinado para o PRH, não tanto pelo arrefecimento mas, claro, pelo aquecimento, no caso de construir, vou colocar a casa toda em cerâmico, não quero optar por pisos em madeira/flutuante por que tenho cães e eles também as vezes ficam aflitos e pronto, fazem uma ou outra asneira em casa de noite e só vemos pela manhã ( eles dormem dentro de casa) e isso estraga tudo, então opto pelo cerâmico, mais fácil de limpar e não tenho de me preocupar com isso!

    Aí o pessoal que defende a madeira/flutuante pensa:
    -mas como isso? E o toque da madeira nos pés?a casa vai ficar muito fria assim!

    Exatamente!

    A parte mais importante da casa será investir em um bom isolamento!
    E quando chegar lá e colocar essa informação aqui o pessoal todo vai dizer que "por meia dúzia de tostões colocava mais Xmm e ficava mais bem servido"
    E também acho essa ideia muito válida!
    Por que, sendo muito muito realista, nós temos, no máximo, uns 3 ou, jogando para um bom ano, 4 meses de verão, claro, o calor é incomodativo no pico do verão, mas acho que focar na opção de aquecimento é mais importante do que arrefecimento, e se estudar bem os sistemas de isolamento, consegue fazer uma ótima gestão da temperatura da casa, deixando os estores fechados durante o dia e só abrir durante a noite para manter uma melhor e menor temperatura dentro de casa durante esses meses é apenas um dos exemplos!

    O investimento inicial para o PRH é elevado dependendo da solução face um AC por exemplo? É, não tem como fugir disso! Só que uma solução bem estudada e bem dimensionada faz toda a diferença.
    Se o valor for muito alto, opte pela pré instalação! Não compre tudo de uma vez e "vá fazendo" quando o orçamento permitir!

    Temos no fórum o fiscal mais picuinhas de todos os tempos, mas que pode sempre lhe ajudar e tem uma frase ótima

    "são os pequenos pormenores da obra que depois se tornam pormaiores "

    Digo isso no sentido de, sim, aquilo que você vê conta muito, mas aquilo que depois fica escondido pelo cimento ou dentro das paredes e afins é que vai ser de grande e real importância, e como já disse, seu pai já tem um conhecimento de obras e provavelmente você já deve ter visto alguma e também já conseguirá ver as coisas de outra forma!

    E por fim, para irritar o pessoal, eu sei que a ideia de ter tudo feito a medida no que toca a móveis e afins é algo fantástico, mas pela cabeça minha e de minha esposa, se, por exemplo, uma cozinha servir o seu propósito e ser ikea, se no final ficar mais barato, melhor! E depois tem até à vantagem de ser mais fácil cobrar garantias e trocar móveis!
    Digo isso por que, investir dinheiro na estética pode ficar para mais tarde, enquanto investir na estrutura e nos métodos construtivos você só tem a oportunidade de o fazer uma única vez!

    Pronto, meus dois cêntimos!

    (tenho de parar de toda vez que for fazer uma intervenção no fórum criar essas paredes de texto!)
    Concordam com este comentário: C.CASTRO, silvacastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  10.  # 70

    Colocado por: dryfusOlá!

    Primeiro, meus parabéns pela ideia de construir uma casa! Também ando a recolher muitas informações para decidir entre construír ou comprar uma que já esteja no mercado!

    Ou seja, não sou do ramo, tenho pouquíssimo conhecimento da área e a minha opinião vale o que vale! Então aqui vai!

    Eu ando muito inclinado para o PRH, não tanto pelo arrefecimento mas, claro, pelo aquecimento, no caso de construir, vou colocar a casa toda em cerâmico, não quero optar por pisos em madeira/flutuante por que tenho cães e eles também as vezes ficam aflitos e pronto, fazem uma ou outra asneira em casa de noite e só vemos pela manhã ( eles dormem dentro de casa) e isso estraga tudo, então opto pelo cerâmico, mais fácil de limpar e não tenho de me preocupar com isso!

    Aí o pessoal que defende a madeira/flutuante pensa:
    -mas como isso? E o toque da madeira nos pés?a casa vai ficar muito fria assim!

    Exatamente!

    A parte mais importante da casa será investir em um bom isolamento!
    E quando chegar lá e colocar essa informação aqui o pessoal todo vai dizer que "por meia dúzia de tostões colocava mais Xmm e ficava mais bem servido"
    E também acho essa ideia muito válida!
    Por que, sendo muito muito realista, nós temos, no máximo, uns 3 ou, jogando para um bom ano, 4 meses de verão, claro, o calor é incomodativo no pico do verão, mas acho que focar na opção de aquecimento é mais importante do que arrefecimento, e se estudar bem os sistemas de isolamento, consegue fazer uma ótima gestão da temperatura da casa, deixando os estores fechados durante o dia e só abrir durante a noite para manter uma melhor e menor temperatura dentro de casa durante esses meses é apenas um dos exemplos!

    O investimento inicial para o PRH é elevado dependendo da solução face um AC por exemplo? É, não tem como fugir disso! Só que uma solução bem estudada e bem dimensionada faz toda a diferença.
    Se o valor for muito alto, opte pela pré instalação! Não compre tudo de uma vez e "vá fazendo" quando o orçamento permitir!

    Temos no fórum o fiscal mais picuinhas de todos os tempos, mas que pode sempre lhe ajudar e tem uma frase ótima

    "são os pequenos pormenores da obra que depois se tornam pormaiores "

    Digo isso no sentido de, sim, aquilo que você vê conta muito, mas aquilo que depois fica escondido pelo cimento ou dentro das paredes e afins é que vai ser de grande e real importância, e como já disse, seu pai já tem um conhecimento de obras e provavelmente você já deve ter visto alguma e também já conseguirá ver as coisas de outra forma!

    E por fim, para irritar o pessoal, eu sei que a ideia de ter tudo feito a medida no que toca a móveis e afins é algo fantástico, mas pela cabeça minha e de minha esposa, se, por exemplo, uma cozinha servir o seu propósito e ser ikea, se no final ficar mais barato, melhor! E depois tem até à vantagem de ser mais fácil cobrar garantias e trocar móveis!
    Digo isso por que, investir dinheiro na estética pode ficar para mais tarde, enquanto investir na estrutura e nos métodos construtivos você só tem a oportunidade de o fazer uma única vez!

    Pronto, meus dois cêntimos!

    (tenho de parar de toda vez que for fazer uma intervenção no fórum criar essas paredes de texto!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bru92


    Agradeço o seu comentario mas peço desculpa acabei por me perder no meio e fiquei sem perceber se vai optar apenas para aquecimento ou se vai optar aquecimento + arrefecimento?
  11.  # 71

    Colocado por: dryfusOlá!

    Primeiro, meus parabéns pela ideia de construir uma casa! Também ando a recolher muitas informações para decidir entre construír ou comprar uma que já esteja no mercado!

    Ou seja, não sou do ramo, tenho pouquíssimo conhecimento da área e a minha opinião vale o que vale! Então aqui vai!

    Eu ando muito inclinado para o PRH, não tanto pelo arrefecimento mas, claro, pelo aquecimento, no caso de construir, vou colocar a casa toda em cerâmico, não quero optar por pisos em madeira/flutuante por que tenho cães e eles também as vezes ficam aflitos e pronto, fazem uma ou outra asneira em casa de noite e só vemos pela manhã ( eles dormem dentro de casa) e isso estraga tudo, então opto pelo cerâmico, mais fácil de limpar e não tenho de me preocupar com isso!

    Aí o pessoal que defende a madeira/flutuante pensa:
    -mas como isso? E o toque da madeira nos pés?a casa vai ficar muito fria assim!

    Exatamente!

    A parte mais importante da casa será investir em um bom isolamento!
    E quando chegar lá e colocar essa informação aqui o pessoal todo vai dizer que "por meia dúzia de tostões colocava mais Xmm e ficava mais bem servido"
    E também acho essa ideia muito válida!
    Por que, sendo muito muito realista, nós temos, no máximo, uns 3 ou, jogando para um bom ano, 4 meses de verão, claro, o calor é incomodativo no pico do verão, mas acho que focar na opção de aquecimento é mais importante do que arrefecimento, e se estudar bem os sistemas de isolamento, consegue fazer uma ótima gestão da temperatura da casa, deixando os estores fechados durante o dia e só abrir durante a noite para manter uma melhor e menor temperatura dentro de casa durante esses meses é apenas um dos exemplos!

    O investimento inicial para o PRH é elevado dependendo da solução face um AC por exemplo? É, não tem como fugir disso! Só que uma solução bem estudada e bem dimensionada faz toda a diferença.
    Se o valor for muito alto, opte pela pré instalação! Não compre tudo de uma vez e "vá fazendo" quando o orçamento permitir!

    Temos no fórum o fiscal mais picuinhas de todos os tempos, mas que pode sempre lhe ajudar e tem uma frase ótima

    "são os pequenos pormenores da obra que depois se tornam pormaiores "

    Digo isso no sentido de, sim, aquilo que você vê conta muito, mas aquilo que depois fica escondido pelo cimento ou dentro das paredes e afins é que vai ser de grande e real importância, e como já disse, seu pai já tem um conhecimento de obras e provavelmente você já deve ter visto alguma e também já conseguirá ver as coisas de outra forma!

    E por fim, para irritar o pessoal, eu sei que a ideia de ter tudo feito a medida no que toca a móveis e afins é algo fantástico, mas pela cabeça minha e de minha esposa, se, por exemplo, uma cozinha servir o seu propósito e ser ikea, se no final ficar mais barato, melhor! E depois tem até à vantagem de ser mais fácil cobrar garantias e trocar móveis!
    Digo isso por que, investir dinheiro na estética pode ficar para mais tarde, enquanto investir na estrutura e nos métodos construtivos você só tem a oportunidade de o fazer uma única vez!

    Pronto, meus dois cêntimos!

    (tenho de parar de toda vez que for fazer uma intervenção no fórum criar essas paredes de texto!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bru92

    Dryfus, concordo com algumas coisas que diz. Mas construir uma casa tem de ter algum encanto. Se nao pode caprichar numa coisa ou noutra, vai construir uma casa impessoal. So se constrói uma vez. E nao pense que depois quando tiver dinheiro faz a coisa como deve ser. As vezes ao fim de 20 anos continua tudo na mesma. Nao pense que as cozinhas do ikea são baratinhas. Ter o chão em cerâmico e muito econômico, mas senão tiver PRH nem com meias anda por cima no inverno. Mas como ainda não construiu, quando chegar la depois vemos.
  12.  # 72

    Colocado por: Bru92Agradeço o seu comentario mas peço desculpa acabei por me perder no meio e fiquei sem perceber se vai optar apenas para aquecimento ou se vai optar aquecimento + arrefecimento?


    Oh! Desculpe! Acabei por não falar o mais importante! No meu caso pretendo optar só por aquecimento ( minha ideia é usar caldeira de biomassa)!


    Colocado por: emadDryfus, concordo com algumas coisas que diz. Mas construir uma casa tem de ter algum encanto. Se nao pode caprichar numa coisa ou noutra, vai construir uma casa impessoal. So se constrói uma vez. E nao pense que depois quando tiver dinheiro faz a coisa como deve ser. As vezes ao fim de 20 anos continua tudo na mesma. Nao pense que as cozinhas do ikea são baratinhas. Ter o chão em cerâmico e muito econômico, mas senão tiver PRH nem com meias anda por cima no inverno. Mas como ainda não construiu, quando chegar la depois vemos.


    Concordo consigo emad! Mas te digo que se poupar em acabamentos não vou ter uma casa impessoal! Tanto eu quanto minha Maria temos uma noção muito minimalista das coisas, menos é mais! Enquanto para uns ter uma casa de banho com uma coluna de hidromassagem ou uma piscina na área exterior seja uma coisa fantástica, para minha Maria e eu, se existir um bom sistema de colunas para espalhar música pela casa já é algo que será fantástico!
    Quanto à cozinha ikea, sim, sei que não é "barata", mas com 6 ou 7mil€ já se faz uma cozinha grande que se farta, muito diferente de uns orçamentos de carpintaria que aparecem por aqui de 12,13 ou 15mil€!

    Repare, eu que estou falando para não colocar bons acabamentos, boas máquinas e afins! Só estou falando que existe a hipótese, a alternativa de, a possibilidade de o fazer depois!
    E se algo, ao fim de 20 anos se mantém o mesmo, é sinal que cumpre o seu propósito ;)!

    Há que ponderar muito, existem muitas coisas que são diferentes em uma nova casa, atulhar a casa nova de coisas faz com que depois se fique sem espaço para evoluir com a casa =)

    E sobre o chão cerâmico, na minha casa atual eu tenho ambos, tanto o pavimento flutuante ( foi daí que tirei a experiência com os cães e por ver o que aconteceu com o chão) e tenho o cerâmico, ando em ambos de meia ou descalço, existe diferença? Seria tolo se falasse que não, mas não acho que queira passar pela experiência do flutuante novamente em uma nova casa! É bonito, da um toque diferente, mas já tive minha quota e agora só cerâmico!

    Cumps! =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  13.  # 73

    Colocado por: Bricoleiro

    Muuuuuuito longo!


    Tudo depende, Bricoleiro.

    Ao fazer PRH, gasto mais dinheiro no sistema de emissão (placas e tubo PEX) que no comum sistema de radiadores e toalheiros.

    Por outro lado, se meter aquilo a trabalhar com bomba de calor, o PRH pode funcionar com BC de baixa temperatura, enquanto os radiadores normalmente funcionam a alta temperatura. Só aí, posso gastar mais 3 ou 4 mil euros no PRH e poupar imediatamente 2 mil na máquina.

    Claro que os radiadores também podem funcionar por baixa temperatura, mas são precisos mais emissores para debitar o mesmo calor...

    O PRH tem maior potencial em termos de explorar regimes de temperaturas mais baixas, o que permite uma maior optimização e eficiência das instalações. No entanto, é muito melhor ter radiadores do que nada. idealmente, a ter radiadores, eu tentaria sempre explorar o seu funcionamento a baixa temperatura, é uma questão de corrigir os circuitos e os elementos dos radiadores...
  14.  # 74

    Bem, pedi orçamento a uma empresa daqui da zona PRH só aquecimento e aquecimento + arrefecimento e a diferença de valor é pouca.. será mesma assim? ou é tatica da empresa para me fazer gastar mais dinheiro com sistema aquecimento + arrefecimento?
  15.  # 75

    Dúvidas na escolha da cor da caixilharia... estamos agora com duvida na cor da caixilharia, existe algum site que permite "simular" cores?
  16.  # 76

    Colocado por: Bru92Dúvidas na escolha da cor da caixilharia... estamos agora com duvida na cor da caixilharia, existe algum site que permite "simular" cores?

    Consoante a marca consoante as cores disponíveis. Também andei à procura disso há uns dias e experimentei este:
    http://windowscoloursimulator.com/uk/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  17.  # 77

    Colocado por: Bru92Dúvidas na escolha da cor da caixilharia... estamos agora com duvida na cor da caixilharia, existe algum site que permite "simular" cores?

    então isso não está definido no projecto de arquitectura? O que discutiu com o arquitecto? Ok, pode ser cinza escuro e temos varios cinzas... Mas mesmo assim , eu recomendo sempre o RAL que penso ser o melhor para o edificio em causa.

    PS: Faz-me confusão este tipo de "dúvidas"...
    Concordam com este comentário: riscos, Bru92
  18.  # 78

    Colocado por: Bru92Bem, pedi orçamento a uma empresa daqui da zona PRH só aquecimento e aquecimento + arrefecimento e a diferença de valor é pouca.. será mesma assim? ou é tatica da empresa para me fazer gastar mais dinheiro com sistema aquecimento + arrefecimento?
    se a solução de aquecimento for com bomba de calor solar integrada, o arrefecimento já está garantido, depois dependendo do sistema de Prh pode ter exactamente o mesmo preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  19.  # 79

    Colocado por: jorgealvesdepende dos sistemas e obviamente do isolamento térmico da moradia, já existem soluções que garantem a mesma temperatura em arrefecimento que outra qualquer instalação de AC com a vantagem de não custar mais quase nada em relação a uma instalação somente aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bru92


    Colocado por: jorgealvesse a solução de aquecimento for com bomba de calor solar integrada, o arrefecimento já está garantido, depois dependendo do sistema de Prh pode ter exactamente o mesmo preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bru92



    Caro jorgealves;

    Estes seus comentários não puderam deixar-me indiferente e despertaram a minha curiosidade! Gostaria que me explicasse as suas afirmações sff. Obrigado!
  20.  # 80

    Colocado por: jorgealvesse a solução de aquecimento for com bomba de calor solar integrada, o arrefecimento já está garantido, depois dependendo do sistema de Prh pode ter exactamente o mesmo preço.

    esta maquina só existe em versão reversivél(aquecimento e arrefecimento) logo ter o arrefecimento custa 0,

    uma solução de PRH com passo de 15cm ou inferior é o mais indicado para temperaturas de impulsão mais baixas, logo se for associado a uma bomba de calor com solar integrado versão EHSX o arrefecimento não tem custo inicial associado.
 
0.0334 seg. NEW